Ferramentas de e-mail marketing: 18 sugestões de especialista

imagem mostra mãos digitando em um computador, criando uma campanha de e-mail em uma ferramenta grátis de e-mail marketing
Pontos principais do artigo:
  • E-mail marketing é toda a comunicação direta, via e-mail, que ocorre entre uma empresa e seus clientes;
  • Com uma ferramenta de e-mail marketing, você pode automatizar essa tarefa, enviando e-mails automaticamente a partir de alguma ação;
  • Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual gratuita e usar a ferramenta de e-mails da Nuvem Marketing com 15 dias de teste grátis!

Apesar de muitas pessoas enxergarem esse canal como ultrapassado, o e-mail é parte importantíssima da estratégia de marketing de uma empresa. E, como sabemos que o dinheiro para investir em tantas áreas está longe de ser infinito, vamos conhecer a seguir as melhores ferramentas de e-mail marketing.

Se seu negócio ainda não adotou esse método, hora de começar! Isso porque, no mundo, 92% dos adultos conectados à internet utilizam o e-mail e 61% deles conferem suas contas diariamente. Os dados são da Pew Research e mostram como o e-mail marketing é uma forma efetiva de chegar aos consumidores.

Então, vamos conhecer as principais ferramentas de e-mail marketing e quais as melhores estratégias para colocar em prática? Continue com a leitura deste artigo e confira várias dicas dadas por nossa especialista em nutrição de leads! Vamos lá?

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é uma ferramenta de e-mail marketing?

Ferramenta de e-mail marketing é um recurso utilizado para criar, enviar e gerenciar e-mails que promovem marcas, produtos e serviços. No caso, e-mail marketing é toda a comunicação direta, via e-mail, que ocorre entre uma empresa e seus clientes.

Por meio deste tipo de estratégia, você será capaz de enviar à sua base de contatos:

Desse modo, você mantém seus potenciais consumidores sempre em contato com sua marca. Isso aumenta as chances de que eles se lembrem da sua solução quando precisarem do produto ou serviço que você oferece.

Como fazer e-mail marketing?

O primeiro passo é criar uma campanha personalizada para o seu público-alvo. Para isso, faça a segmentação das listas de e-mails de acordo com fatores que forem importantes para o seu negócio ou produto, como sexo, idade, localização, compras anteriores, abandono de carrinho etc. Você pode contar também com a ajuda de um bom localizador de e-mails.

Em seguida, crie um conteúdo valioso para os seus clientes, que faça com que as pessoas queiram visitar o site da sua empresa. Nessa etapa, é importante ser cativante e usar uma linguagem simples e pessoal.

Além do conteúdo, é importante ter um bom design de e-mail marketing para chamar a atenção dos seus consumidores e ressaltar o seu negócio no meio de tantas ofertas existentes no mercado.

Para isso, destaque o call to action (chamada para ação), ou seja, o botão que direciona o leitor para a página que você deseja. Uma dica é usar cores e contrastes e deixar sua chamada em uma posição de destaque, isolando-a do resto dos elementos do e-mail.

Por fim, monitore os resultados. Fique de olho na taxa de abertura dos seus e-mails, taxa de cliques e taxa de conversão! O monitoramento desses dados permite que você saiba se sua campanha está atingindo o resultado esperado e, caso não esteja, que você saiba exatamente como ajustar o problema.

Segundo a Taynara Schemes, estrategista global de Nurturing (nutrição de leads) da Nuvemshop, para fazer uma boa campanha de e-mail marketing é importante seguir esta dica:

"Estruture uma estratégia de nutrição equilibrando conteúdos. Um grande erro nessa etapa é oferecer apenas promoções e ofertas. Para uma boa conversão, você deve também entregar conteúdos de valor, como vídeos, tutoriais e provas sociais."

Taynara Schemes
Taynara Schemes
Estrategista global de Nurturing da Nuvemshop

 

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing passo a passo?

18 melhores ferramentas de e-mail marketing

Na lista a seguir, optamos por apresentar apenas as ferramentas que têm planos totalmente gratuitos para os empreendedores, não apenas períodos de teste. Desse modo, mesmo que não tenha o dinheiro necessário para investir nisso agora, você pode começar a trabalhar com o e-mail marketing.

Então, vamos conhecer as principais ferramentas de e-mail marketing grátis:

  1. Nuvem Marketing;
  2. MailChimp;
  3. Mailbiz;
  4. Sendinblue;
  5. HubSpot.

Se você se interessou por alguma destas opções ou quer ter acesso a lista completa, veja mais detalhes sobre a ferramenta de e-mail marketing abaixo:

1. Nuvem Marketing

A Nuvem Marketing é solução de automação de marketing exclusiva para clientes Nuvemshop. Com ela, é possível enviar cupons de desconto, recuperar carrinhos abandonados e criar campanhas automatizadas de maneira simples e fácil.

A ferramenta também viabiliza uma comunicação eficiente e personalizada com os possíveis clientes da sua empresa. Isso porque ela usa inteligência artificial para enviar mensagens direcionadas e relevantes para cada contato com base em seus interesses, suas atividades passadas e preferências.

Por exemplo, a Nuvem Marketing rastreia o comportamento dos clientes na sua loja virtual, como páginas visitadas, itens visualizados e tempo gasto em cada seção. Com base nessas interações, ela cria perfis de usuário detalhados para personalizar a comunicação.

Além disso, diferente de soluções alternativas, a Nuvem Marketing é totalmente integrada ao painel da Nuvemshop. Ou seja, é uma solução simples de usar e com fácil mensuração de impacto nas vendas.

⚙️ Baixe o aplicativo: Nuvem Marketing

2. MailChimp

O MailChimp é um serviço de e-mail marketing que tem um plano de graça para pequenos e médios negócios. Com ele, é possível criar e-mails a partir de templates personalizáveis e fazer até 10 mil envios por mês, com 2 mil contatos cadastrados.

Além disso, o serviço gratuito oferece ferramentas básicas de CRM (Customer Relationship Marketing, ou marketing de relacionamento), pesquisas com os clientes e um calendário de publicações.

💡 Saiba maisComo automatizar e-mail marketing?

A ferramenta está disponível apenas em inglês e tem planos mais completos, com a possibilidade de segmentar vários públicos e automações baseadas no comportamento das pessoas, que vão de US$ 9,99 a mais de US$ 300 mensais.

3. Mailbiz

A plataforma Mailbiz é um CRM completo com funções de automação de e-mail marketing para empresas de todos os portes. A empresa atende mais de 3.500 clientes e já gerou mais de R$ 250 milhões em vendas com suas campanhas automatizadas.

Uma das principais funcionalidades da Mailbiz é o template dinâmico, que permite criar e-mails com imagens e outros dados do produto a partir do link do produto no site. Ou seja, você consegue deixar o seu conteúdo mais dinâmico e atrativo com apenas um clique!

Para ter esse recurso, basta criar uma loja virtual na Nuvemshop e instalar o aplicativo Mailbiz. Os planos são mensais e custam a partir de de R$ 339,00.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Mailbiz?

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4. Sendinblue

A Sendinblue é considerada uma alternativa ao MailChimp, também grátis, mas com versão totalmente em português. Seus templates podem ser personalizados para envio e permite o cadastro de contatos ilimitados, além de 300 e-mails disparados por dia.

Tem suporte em português e a possibilidade de envios de SMS também. Os planos pagos vão de US$ 25 a US$ 66 mensais e incluem teste A/B e opções de automação de marketing.

5. HubSpot

A HubSpot é uma empresa de softwares de marketing que oferece, dentro do seu plano gratuito, um CRM que inclui a criação e disparo de e-mail marketing. É possível criar e-mails com um editor online e segmentar as bases de contatos que você tiver cadastrados.

Ademais, é possível criar formulários e gerenciar anúncios exibidos em outras plataformas. A solução também é toda em português e possui opções mais robustas, que vão de US$ 25 a US$ 4.200 por mês.

6. E-goi

A E-goi é uma plataforma de automação de marketing, em português, que possui um plano 100% grátis (Social One), com envios ilimitados de e-mail marketing para até 100 contatos. A modalidade também reúne funcionalidades como landing pages, criação e agendamento de posts nas redes sociais, notificações push e outras soluções para pequenas, médias e grandes empresas.

O plano gratuito inclui templates profissionais, prontos para usar, e o editor de arrastar e soltar intuitivo, para personalizar as campanhas de acordo com a necessidade de cada empresa.

Além do Social One, a E-goi tem outros planos a partir de R$ 44,99, com serviços que vão desde a automação de marketing, até o uso da inteligência artificial.

7. Nitronews

A Nitronews é uma ferramenta brasileira especializada em e-mail marketing. Seu plano grátis armazena 2 mil contatos, permite o envio de 10 mil e-mails por mês e oferece suporte para os clientes. Além disso, assim como nas anteriores, tem vários modelos personalizáveis de mensagens.

Os planos pagos possuem mais recursos, como um ranking de contatos engajados e a criação de landing pages. Diferentemente dos outros serviços, a cobrança dessas opções pode ser feita mensalmente ou pela compra de créditos, que são gastos à medida que o empreendedor vai utilizando o serviço. Os valores vão de R$ 31 em créditos a mais de R$ 945 mensais, de acordo com a necessidade do negócio.

8. Benchmark Email

A Benchmark Email promete campanhas de e-mail marketing bonitas e responsivas criadas pelos usuários em minutos, em um site em português. Com seu editor de “arraste e solte” é possível criar os e-mails mesmo sem experiência.

O plano grátis é um dos mais completos do mercado no que diz respeito aos recursos oferecidos. É possível cadastrar contatos ilimitados, mas o envio de e-mails fica restrito a 250 por mês. Nas versões pagas, os preços começam a partir de R$ 37,99 mensais.

9. Moosend

Apesar de ser uma ferramenta em inglês, a versão grátis da Moosend é bastante completa. Algumas das funcionalidades que ela oferece são:

  • E-mails ilimitados para envio;
  • Templates personalizáveis;
  • Relatórios sobre as campanhas;
  • Integração com Google Analytics;
  • Teste A/B;
  • Teste de spam;
  • Suporte por chat e e-mail (em inglês).

A versão paga inclui a criação de landing pages e relatórios customizados, além de um gerente de conta. O custo mensal começa a partir de US$ 8.

10. SendPulse

O SendPulse oferece mais de 100 modelos de e-mail para a sua escolha ou você pode criar o seu próprio layout com a função “arrastar e soltar”.

Ainda no plano gratuito, você conta com o recurso “reenviar”, que permite, novamente, o envio de e-mails não abertos pelo usuário com a possibilidade de editar o assunto da mensagem.

O recurso oferece 15 mil e-mails gratuitos por mês para até 2.500 contatos. Os valores começam a partir de US$ 9,85 ao mês para disparo de e-mails ilimitados.

11. Zoho Campaigns

Com o plano gratuito do Zoho Campaigns, você tem acesso a recursos como teste A/B, relatórios e layouts de e-mail, além da integração com outras ferramentas da empresa, como o Zoho Projects, um software de gerenciamento de projetos.

O Zoho Campaigns permite realizar 12 mil disparos por mês para uma base de até 2 mil assinantes. Os valores para envios ilimitados começam a partir de US$ 5 por mês.

📹 Veja também: Como criar um endereço de e-mail profissional no Zoho Mail para sua loja virtual

12. MailJet

O MailJet é uma opção que permite fazer 200 disparos diários para um total de até 6 mil e-mails enviados no mês.

A ferramenta também não limita o número de contatos e ainda oferece um editor de e-mail completo e moderno com acesso a relatórios detalhados dos envios.

Você pode fazer upgrade a partir de US$ 8,69 mensais para 30 mil e-mails, para a assinatura sem limite de envios diários.

13. ExpressPigeon

O ExpressPigeon oferece um plano gratuito que permite o envio de mil e-mails para 500 contatos por mês. O recurso apresenta uma boa solução para empresas que tenham listas de contatos restritas.

Com o plano gratuito, é possível criar e personalizar e-mails, além de automatizar respostas. A versão paga tem o preço de US$ 1 mil por mês para até 100 mil assinantes e 2 mil envios de e-mails.

14. EmailOctopus

O EmailOctopus disponibiliza, em seu plano gratuito, um limite de até 10 mil e-mails por mês para até 2.500 assinantes.

Além disso, todos os dados das campanhas de e-mail e relatórios são armazenados por um período de 30 dias e o time de suporte da empresa se dispõe a ajudá-lo na análise dos resultados. Os valores para envios ilimitados começam a partir de US$ 20 mensais para o envio de 50 mil e-mails

15. Omnisend

O Omnisend é uma das ferramentas gratuitas de e-mail marketing que apresenta um dos maiores limites de envio do mercado. No total, você pode disparar até 15 mil e-mails por mês, para até 2 mil pessoas por dia.

A plataforma ainda oferece relatórios de desempenho das suas campanhas e a criação de formulários.

A versão paga tem o valor mínimo de US$ 16 mensais para envio de até 15 mil e-mails. A diferença está nos recursos oferecidos, como a possibilidade de teste A/B e automação de marketing.

16.Sender

Com o plano gratuito do Sender, é possível enviar 15 mil e-mails mensais para, no máximo, 2.500 assinantes.

Um diferencial da plataforma é a possibilidade de reenvio de mensagens para listas específicas, como a de pessoas que abandonaram o carrinho de compras.

A Sender é outra plataforma que não propõe interface em português, sendo disponibilizada apenas em inglês.

O plano pago começa a partir de US$ 47 mensais, com a possibilidade de envio de 240 mil e-mails.

17. MailerLite

O MailerLite é uma ferramenta intuitiva que permite o envio de 12 mil mil e-mails por mês para até mil contatos.

O plano gratuito permite a criação ilimitada de landing pages, formulários e automação de marketing.

Os valores para upgrade começam a partir de US$ 10 ao mês, com envios ilimitados de e-mails.

18. Thunderbird

O Thunderbird é um aplicativo de e-mail gratuito, fácil de configurar e personalizar, inteiramente em português.

O recurso apresenta diversas funcionalidades, como a possibilidade de personalizar a experiência do uso de e-mail, com extensões e temas.

A ferramenta faz parte dos serviços do navegador Mozilla e permite o envio ilimitado de e-mails para quantos destinatários quiser. Além disso, o recurso é totalmente gratuito, o que não inclui planos para upgrade.

Por que usar uma ferramenta de e-mail marketing?

Para os empreendedores que estão começando agora e não têm tantos contatos assim, pode parecer que uma plataforma de e-mail marketing não é necessária. Todavia, essas ferramentas podem evitar uma série de problemas e auxiliar em outras frentes.

Com um disparador de e-mail, você é capaz de:

Evitar a caixa de spam

Com um disparador de e-mail, você pode impedir que os conteúdos que você envia aos seus leads parem na caixa de spam.

Quando muitas mensagens são enviadas de uma única conta (como seu e-mail pessoal, ou uma mensagem padrão do seu e-mail profissional), os provedores tendem a enxergar esse comportamento como invasivo e direcionam as mensagens ao spam. Nesse contexto, o uso de uma ferramenta previne contra esse problema.

Segundo a nossa estrategista de nutrição de leads, é fundamental adotar algumas práticas para que os seus e-mails não caiam na caixa de spam dos destinatários.

Para isso, é importante sempre usar um remetente confiável e memorável, tanto no nome quanto no endereço eletrônico. Aqui na Nuvemshop, por exemplo,  nós utilizamos o nome do especialista que criou o e-mail e o nome da empresa.

"No endereço eletrônico, sempre colocamos um e-mail reconhecível e profissional. Evite remetentes genéricos como “no-reply@” e opte por um endereço relacionado à sua marca. Isso fará com que seus disparos sejam facilmente reconhecidos pelos servidores de e-mails e pelos usuários."

Taynara Schemes
Taynara Schemes
Estrategista global de Nurturing da Nuvemshop

 

Enviar e-mails profissionais

Além disso, esses serviços permitem que seus e-mails tenham um ar mais profissional, com imagens e links bem posicionados. E, para isso, não é preciso entender sobre HTML ou programação, pois as ferramentas são desenvolvidas para que se possa criar e-mails mesmo sem experiência.

Se os e-mails que você envia são frequentemente marcados como spam pelos usuários, o domínio que você utiliza será prejudicado e suas campanhas têm mais chance de cair na caixa de spam. Por isso, procure manter uma boa reputação do seu domínio.

"Envie comunicações apenas para contatos engajados e que optaram por receber e-mails seus (opt-in). Enviar e-mails para pessoas que não deram consentimento aumenta as chances de ser marcado como spam."

Taynara Schemes
Taynara Schemes
Estrategista global de Nurturing da Nuvemshop

 

Mandar mensagens personalizadas para sua base de contatos

Também é possível personalizar as mensagens, com a inclusão do nome de cada um dos destinatários no corpo do texto, de forma automática — e sabemos como um cliente tratado pelo nome se sente muito mais especial do que ao receber uma mensagem genérica, não é mesmo?

E, aproveitando que estamos falando sobre do que os potenciais consumidores gostam mais, ninguém fica feliz ao receber e-mails de empresas nas quais não se cadastrou. Então, nunca compre listas de contatos! Além de não ser uma atitude bem vista pelos destinatários das mensagens, essa é uma prática que vai contra o que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Portanto, mande mensagens apenas às pessoas que se cadastraram em seu site ou já compraram em seu e-commerce e sempre pedindo seu consentimento na hora do cadastro, ok? 😉

Escolheu sua ferramenta de e-mail marketing?

Como vimos, apesar de apresentarem algumas limitações, existem boas opções de ferramentas de e-mail marketing grátis. As diferenças entre o que cada uma delas oferece no plano básico é o que pode fazer uma ou outra valer a pena para seu negócio.

Por isso, avalie, pesquise e, se possível, converse com outros empreendedores sobre os serviços que utilizem para esse fim. Dessa maneira, você fará a melhor escolha para sua empresa! 😉

E, se você quer  aumentar as suas vendas, o que acha de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? Comece a ganhar dinheiro online de forma prática e segura! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre ferramentas de email marketing

Com um disparador de e-mail, você pode impedir que os conteúdos que você envia aos seus leads parem na caixa de spam. Além disso, esses serviços permitem que seus conteúdos tenham um ar mais profissional, com imagens e links bem posicionados.

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Faça a segmentação da sua lista de e-mails, crie um conteúdo valioso, tenha bom design de e-mail marketing, destaque o call-to-action e monitore os resultados.

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