Como construir uma lista de e-mails para o seu negócio do zero em 2025?

- As listas de emails servem para criar uma rede de contatos, manter os leads fidelizados e guiar a jornada de compra;
- Embora muitas pessoas busquem por lugares onde comprar listas de emails, essa não é uma prática recomendada porque, além de não trazer bons resultados, pode impactar negativamente a base de contatos que você construiu organicamente;
- Para criar uma lista de emails é necessário apresentar as vantagens de se cadastrar, usar pop-ups, entregar conteúdos interessantes, tentar parcerias e publicar nas redes sociais;
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Uma etapa importante para quem investe em marketing de conteúdo e quer expandir o alcance da marca é atrair e fidelizar os usuários. Para isso, é necessário criar uma lista de emails com contatos de pessoas realmente interessadas no que a sua empresa tem a oferecer.
Nesse sentido, criar uma boa estratégia de produção de conteúdo é o primeiro passo para atingir um público alinhado à proposta da sua marca.
Para isso, é necessário investir em diferentes canais, como blog, redes sociais e, claro, o email. Embora muita gente pense o contrário, o correio virtual ainda é uma ferramenta muito usada para fortalecer o relacionamento com os clientes.
Então, quer entender como usar o email marketing como um aliado para conquistar potenciais clientes? Neste artigo, vamos explicar o que é lista de emails, como conquistar a sua sem precisar comprar e como se aproximar de um possível leitor sem ser invasivo.
E, para criar e organizar as estratégias de marketing da sua empresa, não deixe de baixar o nosso plano de marketing gratuito! Vamos lá?
O que é lista de emails?
Lista de emails é uma ferramenta que reúne todos os endereços de email de potenciais clientes e compradores da sua marca. Além do endereço eletrônico, esses arquivos também trazem informações como nome, área de atuação, data do aniversário e outros dados interessantes para tornar a comunicação mais próxima e eficaz.
Com base nas informações contidas na lista de emails, é possível criar newsletters, ou seja, boletins virtuais, que serão disparados conforme o nível de interesse da pessoa e seu estágio no funil de vendas.
Isso quer dizer que os dados das pessoas ajudam sua equipe a criar conteúdos cada vez mais alinhados aos seus interesses, nutrindo os leitores e os educando sobre as soluções que a marca oferece.
Assim, conforme as pessoas recebem seus emails, elas ficam mais próximas de se tornarem clientes.
Quais os benefícios da lista de emails?
Ter uma lista de emails é muito benéfico para ações de inbound marketing, ou seja, marketing de atração aplicado às lojas online.
Isso porque o envio de conteúdos para as pessoas certas, auxilia no processo de levar o consumidor por toda a jornada de compra, até a finalização.
As vantagens são tantas que muitas pessoas compram listas de emails — uma prática não recomendada e bastante prejudicial para o seu negócio. Vamos falar mais sobre isso ao longo do artigo.
Por ora, confira quais são os benefícios de ter uma lista de emails:
Comunicação direcionada
Como já mencionamos, criar uma lista de emails permite que você envie mensagens e conteúdos alinhados aos interesses dos seus leads — ou seja, das pessoas que forneceram as informações delas para você.
Além disso, por terem sido as próprias pessoas que forneceram seus dados para sua empresa, é provável que elas queiram saber mais sobre seus negócios, produtos e serviços. Essa é uma ótima oportunidade para nutrir esses leads com assuntos bem direcionados.
Entregabilidade
Emails marcados como “enviados” não necessariamente são o mesmo que e-mails entregues. Além disso, muitas comunicações vão direto para a caixa de SPAM dos usuários quando eles não têm nenhuma interação com o remetente.
Disparar emails para pessoas aleatórias, sem haver sequer uma relação delas com a sua empresa, é um erro muito cometido. Isso acontece, principalmente, com pessoas que adquirem lista de emails gratuitos na internet ou compram de terceiros.
Quando os servidores de email percebem algo de errado com as mensagens enviadas, elas simplesmente não aparecem na caixa de entrada dos usuários. Portanto, criar a sua própria lista de emails garante que as mensagens vão ser entregues a quem deseja recebê-las.
💡Saiba mais: Como evitar que seu email marketing seja considerado SPAM
Maior retorno sobre o investimento
O ROI é uma métrica que ajuda a mensurar os lucros de uma empresa em comparação aos investimentos feitos em um determinado espaço de tempo. A sigla ROI vem do inglês Return on Investment. Sua tradução para o português significa “retorno sobre o investimento”.
No e-mail marketing, enviar mensagens para as pessoas certas faz toda a diferença. Isso acontece porque ao atingir contatos qualificados, ou seja, pessoas que já demonstraram interesse no seu nicho, você consegue reduzir a necessidade de disparos massivos e melhora a taxa de conversão.
Todo esse processo significa que a empresa consegue gerar mais vendas gastando menos, o que torna o e-mail marketing uma das estratégias com melhor custo-benefício para as marcas.
Segmentação de leads
Criar uma lista de emails segmentada é separar os contatos de acordo com o estágio de cada um no processo de compra: desde o surgimento da necessidade até o momento da compra de um produto ou serviço.
Isso quer dizer que pessoas pertencentes a uma mesma etapa do funil recebem a mesma comunicação.
Esta, por sua vez, deve ser construída para fazer com que as pessoas avancem no funil (passando pelo topo, meio e fundo) até se tornarem clientes.
Trabalho com contatos frios
Contatos ou leads frios são aquelas pessoas que permitiram que sua empresa enviasse emails, mas raramente abrem as mensagens. Ou seja, são pessoas pouco ativas, por isso são chamadas de frias.
Ter uma lista de emails só de leads frios é uma ótima forma de criar conteúdos direcionados a eles e, aos poucos, incluí-los de volta nas listas de leads quentes. Isso pode aumentar, consideravelmente, as suas chances de conversão.
💡Saiba mais: Assuntos para e-mail marketing: confira dicas e boas práticas
Como criar uma lista de emails?
Agora que você já sabe o que é lista de emails, chegou a hora de entender de que forma é possível criar a sua. Confira as dicas a seguir:
1. Supere o medo de ser chato e invasivo
Montar um e-commerce não é apenas vender produtos, empreender também envolve fazer contato com as pessoas, sem ter vergonha ou receio. Isso porque, trabalhar nesse relacionamento, faz parte do processo de crescimento do negócio.
Com isso em mente, nunca perca a chance de criar novos contatos e expandir sua base de clientes, o que pode começar a ser feito por meio do envio de conteúdos relevantes e promoções via e-mail, por exemplo.
Aproveite também para mapear oportunidades de contato, escolha as páginas mais acessadas do seu site (veja no relatório de conteúdos do Google Analytics) para anexar um campo de cadastro.
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing para e-commerce?
2. Apresente as vantagens de se cadastrar
Sejamos sinceros: a maioria das pessoas recebe muitos e-mails por dia e, a maioria deles, acaba sendo ignorado.
No entanto, é possível se destacar mostrando, de forma clara, o que o cliente ganha ao se cadastrar e o tipo de conteúdo que vai ser enviado. Assim, ele só vai fornecer o contato se realmente se interessar pelo que a sua empresa oferece.
Você pode oferecer descontos exclusivos para os inscritos na lista, acesso antecipado a promoções e lançamentos, conteúdos relevantes (e-books e tutoriais) ou até um brinde especial na primeira compra.
O blog da Nuvemshop é um ótimo exemplo de como comunicar de forma objetiva os benefícios do cadastro. Ao entrar para a lista de emails, o usuário passa a receber conteúdos, cursos e dicas sobre e-commerce.
Isso faz com que apenas pessoas realmente interessadas nesse tipo de material se cadastrem, resultando em uma base de contatos qualificada:
Além disso, a especialista em nutrição da Nuvemshop, Taynara Schemes, fala sobre os benefícios de oferecer conteúdo de qualidade e educar o consumidor fortalece a autoridade da marca e incentiva a conversão:
“Ofereça guias, tutoriais, dicas de uso dos seus produtos, tendências do seu segmento e convites para eventos. Ao educá-lo, você agrega valor ao cliente, aumentando a percepção de autoridade da sua marca e incentivando a conversão.”
3. Use pop-ups
Há alguns anos, alguns especialistas diriam para evitar o uso de pop-ups — aquelas comunicações que aparecem na tela do usuário após algum tempo de navegação. Contudo, as ferramentas para criar pop-ups evoluíram e se tornaram menos invasivas.
Por meio dessas caixinhas, o usuário não precisa sair do conteúdo que ele está lendo para se cadastrar na sua lista de emails. Além de facilitar o cadastro, isso não irrita os visitantes e, consequentemente, não prejudica sua interação com a sua página.
Cada tipo de negócio tem suas próprias características, o que torna difícil predizer se o pop-up vai ser benéfico ou não. No entanto, essa é uma ferramenta que merece ser considerada, então o melhor caminho é fazer um teste e analisar os resultados.
A BEIDÊ Jeans usa o pop-up no seu e-commerce para coletar nome, telefone e e-mail dos clientes:
4. Entregue conteúdos interessantes
Se você chegou até aqui, certamente já está ciente da importância de criar um conteúdo que seja significativo para os leitores. O primeiro passo é realmente deixar de pensar no que é relevante para você e pensar nos tipos de conteúdos que podem ser interessantes para o público-alvo da sua marca.
Em geral, os leitores tendem a deixar seus e-mails em troca de um conteúdo que agregue valor, fazendo com que eles queiram realmente continuar o contato com a sua marca.
Algumas empresas lançam um pequeno formulário durante o cadastro perguntando quais tipos de assunto o leitor gostaria de receber. Esse tipo de estratégia ajuda a aumentar a taxa de abertura e os cliques dentro do e-mail.
Veja, a seguir, o exemplo da Loja El Gato que faz uso do pop-up em sua loja virtual para capturar o contato dos clientes. Nele, é possível que o usuário escolha se quer receber comunicações sobre lançamento, peças nostálgicas ou roupas e acessórios:
5. Tente parcerias
Fazer parcerias é uma excelente maneira de expandir o conhecimento da sua marca em lugares relacionados a ela.
Escrever um e-mail em parceria com alguma loja ou blog que já tenha uma base de seguidores ativa e realizar uma postagem como convidado ajuda a validar a qualidade dos seus serviços, principalmente quando você ainda está começando.
💡Saiba mais: Exemplos de e-mail marketing para você se inspirar
Vale a pena comprar lista de emails?
Já pincelamos ao longo deste artigo algumas desvantagens em relação às listas de emails gratuitas e à estratégia de compra de listas. No entanto, basta pesquisar no Google “comprar lista de emails” para ver a quantidade de pessoas que ainda fazem isso.
Essa não é uma prática recomendada porque, além de não trazer bons resultados, pode impactar negativamente a base de contatos que você construiu organicamente.
Ainda em dúvida? Então, veja por que evitar comprar uma lista de e-mails:
Atrapalha a reputação
Os leads dessas listas não são específicos para um tipo de negócio, ou seja, você vai estar contactando pessoas que não querem ou não precisam da sua solução.
Além de ser um investimento jogado fora, ao comprar listas de emails, você gera uma imagem negativa na sua empresa, prejudicando o seu relacionamento com o público. Além disso, as chances de seus e-mails irem para a caixa de SPAM são muito maiores, fazendo os servidores enxergarem seu endereço com maus olhos.
Contra a LGPD
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) deixa claro que, para receber qualquer tipo de comunicação, o usuário precisa autorizar. Ou seja, enviar emails sem o consentimento do destinatário pode implicar em penalidades.
Portanto, melhor do que comprar listas de emails é encontrar formas de conquistar leitores organicamente. Além de trazer pessoas mais alinhadas ao seu público ideal, você aumenta consideravelmente as chances de fechar vendas.
Recusa das ferramentas de e-mail marketing
Outro motivo pelo qual não vale a pena comprar as listas é que muitas ferramentas de e-mail marketing não permitem a importação de listas compradas.
Para evitar esses problemas, as plataformas utilizam mecanismos de detecção que identificam padrões dessas listas, como envio massivo de e-mails de uma só vez, baixa taxa de engajamento e alta de taxa de rejeição e descadastro
Assim, quando esses sinais são detectados, o serviço bloqueia o envio de emails e impede o uso dos contatos, o que pode comprometer o sucesso das suas campanhas e até resultar em banimento da conta.
Que tal começar sua própria lista de emails?
Uma lista de e-mail bem construída é o coração de uma estratégia de marketing eficaz, sendo capaz de aumentar o engajamento e gerar vendas.
Comprar listas pode comprometer a autenticidade e prejudicar a reputação, enquanto cultivar uma base própria permite relacionamentos mais sólidos e impacto sustentável no público-alvo, garantindo o sucesso a longo prazo da sua campanha de e-mail marketing.
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