O que é engajamento no Twitter (X)? [+7 dicas para aumentá-lo]

Engajamento no Twitter diz respeito a todo tipo de interação que seu perfil recebe dentro dessa rede social. Isso inclui curtidas, retweets, respostas e menções à sua marca, além de cliques no link, nas hashtags e nas mídias, como fotos ou vídeos.
Uma das redes sociais mais movimentadas e dinâmicas que existem, o Twitter tornou-se popular em 2008 e, desde então, conquistou uma legião de usuários. No ranking dos países que mais utilizam a plataforma, o Brasil aparece em quinto lugar, com 17,9 milhões de usuários ativos.
Só por esse número já podemos imaginar as mil e uma possibilidades que o Twitter pode oferecer ao seu negócio, não é mesmo? Além de humanizar sua marca, outras vantagens são a aproximação com o público-alvo e o alto nível de engajamento das pessoas por ali.
Por isso, se a sua loja virtual já tem uma conta na rede social, neste artigo, vamos entender o que é engajamento no Twitter, além de conferir 7 dicas para aumentar esse indicador!
Tudo pronto para começar? Então, vamos lá!
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+1. Tenha um tom de voz único
Uma das principais características do Twitter é o uso de uma linguagem mais informal e amigável. Isso porque essa rede social permite ter flexibilidade no tom de voz e dá a oportunidade perfeita para uma aproximação com o seu cliente.
Ao usar gírias e memes, a intenção é passar a percepção de que existe uma pessoa real por trás do perfil da sua marca. Portanto, pense na maneira como o seu público se comunica. Quais palavras e expressões ele costuma usar? Como tornar a comunicação com ele mais fluida e natural?
Exemplo de uma empresa que faz isso com maestria é a Netflix:
2. Mantenha a frequência das postagens
Como falamos anteriormente, o Twitter é uma rede social dinâmica, em que os usuários acessam várias vezes por dia e os assuntos (e memes) surgem rapidamente.
Por isso, de nada adianta postar de vez em quando. É preciso manter uma frequência de publicações e interações diárias por lá — dependendo das características do seu público, pode ser necessário que elas aconteçam várias vezes em um mesmo dia.
Além de criar um calendário editorial, por ser uma plataforma mais imediatista, também é interessante fazer o monitoramento constante e publicar tweets de acordo com os assuntos mais falados e relevantes do momento.
3. Interaja com outros perfis e usuários
Assim como qualquer outra rede social, a interação entre usuários também é superimportante para aumentar o engajamento no Twitter. Portanto, fique atento ao que outras empresas estão publicando e aos comentários e retweets dos seus seguidores.
Lembre-se do tom de voz que você escolheu adotar e, sempre que possível, busque reagir e responder a essas interações dos usuários. Veja o exemplo da Magalu:
💡 Saiba mais: Dicas para ganhar seguidores no Twitter (X)
4. Use as hashtags a seu favor
Diferentemente do Instagram — onde vemos publicações que fazem uso de várias hashtags ao mesmo tempo —, no Twitter é preciso ser mais estratégico. O principal motivo é o limite de 280 caracteres que existe nessa rede social. Ou seja, quanto mais hashtags, menos espaço para o real conteúdo do tweet.
Dessa forma, o ideal é optar por termos que ajudem no reconhecimento da sua marca (como nome e slogan da empresa) ou em hashtags que estão sendo mais usadas e podem fazer com que a sua publicação apareça na aba de Explorar.
5. Produza conteúdos relevantes
O Twitter também pode ser uma ferramenta interessante dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo. Mas, para ter o engajamento esperado, é preciso estudar o seu público-alvo e conhecer os assuntos que são mais relevantes para ele. Além disso, quando usar a função do retweet, lembre-se de incluir um comentário próprio.
Outra dica essencial é variar nos formatos: além do texto, explore o uso de fotos, vídeos, gifs e enquetes.
💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo em seu negócio?
6. Lembre-se dos CTAs
Principalmente se você tem um negócio virtual, é importante se lembrar de indicar ao usuário qual o próximo passo a partir daquele tweet que ele está lendo. Para isso, nada melhor do que fazer uso de CTAs (call-to-action ou, em português, chamada para ação).
Seja o clique em um link, a resposta a uma enquete ou o convite para retweetar, é importante deixar claro o que precisa ser feito.
7. Acompanhe os assuntos mais comentados
Por último, mas longe de ser o menos importante: esteja atento às tendências, aos tópicos e às hashtags mais comentadas no Twitter.
Faça, realmente, uso da aba Explorar (e da aba de trends topics da plataforma) para conferir quais assuntos estão em alta e fique sempre de olho nas notícias do mundo e do seu nicho de mercado. Esta é uma dica de ouro para garantir que você esteja na mesma página que o seu seguidor e possível cliente.
💡 Saiba mais: Como funciona o Twitter?
Tudo certo sobre como ter engajamento no Twitter?
Esperamos que você tenha entendido o que é engajamento no Twitter e como aumentá-lo. Essa é uma ferramenta incrível e que garante bons resultados para as empresas que sabem explorar o seu verdadeiro potencial. Aplique as dicas que citamos e aproveite os resultados!
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