SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual

Na imagem, vemos alguém mexendo em um notebook com uma tela que indica palavras-chave, mostrando o que é SEO para e-commerce

Pontos principais do artigo:

  • SEO para e-commerce é a prática de otimizar um site de comércio eletrônico para melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa, aumentando o tráfego orgânico e, consequentemente, as vendas;
  • A importância do SEO para e-commerce reside em melhorar a visibilidade online da loja, aumentar o tráfego orgânico, atrair clientes qualificados e impulsionar as vendas;
  • As melhores dicas de SEO para e-commerce incluem otimização de palavras-chave relevantes, descrições de produtos detalhadas, URLs amigáveis e experiência do usuário aprimorada.

Se você tem uma loja virtual, é indispensável aplicar práticas de SEO (Search Engine Optimization, do inglês) nela. Com uma boa estratégia de SEO para e-commerce, você conseguirá dar mais destaque ao seu site nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing, por exemplo.

O universo do SEO é bastante amplo e suas boas práticas vão desde os termos que você usa ao construir as páginas do seu site até ações técnicas em sua arquitetura. Por esse motivo, ao longo deste guia, vamos nos aprofundar em tudo o que você precisa saber sobre SEO para lojas online.

Quer saber mais? Siga a leitura! E, caso esteja sem tempo para ler agora, baixe o material para consultar quando e onde quiser:

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O que é SEO para e-commerce?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization — ou otimização para mecanismos de busca, em tradução livre. Essa, portanto, é uma estratégia para facilitar a identificação de um site pelos buscadores, como Google, Yahoo e Bing.

O que é SEO

Em uma loja virtual, esse é o processo que permite que os mecanismos de busca apresentem o seu e-commerce nos resultados quando um usuário fizer uma pesquisa por algo que você oferece ou pelo nome da sua loja.

Esse tipo de trabalho é importante para garantir que mais pessoas acessem seu site sem que os anúncios do Google sejam sua única fonte de tráfego. Se, por exemplo, alguém busca “meia esportiva Nike”, você oferece esse produto e tem seu site otimizado, idealmente sua página aparecerá como um dos principais resultados.

Imagem de um campo de pesquisa buscando por meia esportiva Nike

Então, está esperando o que para começar? Continue a leitura, porque ainda vamos entender a importância do SEO para loja virtual e algumas dicas para colocar em prática.

📹 Veja também: 8 dicas essenciais de SEO para o Google

Qual a importância do SEO para loja virtual?

Agora que você já entendeu o que é SEO para e-commerce, talvez se pergunte por que seu site deve estar otimizado para aparecer nas primeiras posições do Google.

Em primeiro lugar, vamos aos fatos. De acordo com a pesquisa SEO Trends, lojas virtuais brasileiras que investem nesse tipo de estratégia atraem 13,2 vezes mais visitantes e conquistam 5,7 vezes mais clientes.

Trabalhar o SEO para e-commerce, portanto, pode baratear o seu custo de aquisição de clientes (CAC) e, ainda assim, garantir visitas à sua loja virtual — que terão potencial para conversão em vendas.

Além disso, a estratégia também permite que você:

  • Atraia tráfego orgânico, sem investimento em anúncios;
  • Ganhe autoridade no mercado, por estar à frente da concorrência nos mecanismos de busca;
  • Gere tráfego qualificado de clientes interessados em seu conteúdo, já que os mesmos estarão buscando ativamente pelos assuntos e produtos oferecidos em suas páginas.

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Veja, a seguir, as principais dicas de SEO White Hat para usar no seu e-commerce.

Dicas básicas de SEO para e-commerce

Chegou a hora de conferir as dicas básicas para que seu site possa melhorar o posicionamento no Google. Lápis e papel na mão, porque vamos começar! 📑

💡 Saiba mais: O que são técnicas de SEO e como utilizá-las em seu site?

Faça um planejamento de palavras-chave

O SEO e as palavras-chave têm tudo a ver. Afinal, usando os termos corretos em suas páginas, você poderá indicar para o Google sobre o que elas tratam e, consequentemente, elas podem ser exibidas nos resultados de busca dos usuários.

imagem representativa de palavra-chave

Claro que essas keywords estarão relacionadas ao seu nicho de mercado, mas como saber exatamente o que os usuários estão buscando quando querem uma solução similar à que você oferece? É aí que entra o planejamento de palavras-chave.

Existem ferramentas que mostram o volume de buscas por cada termo, além da concorrência existente por cada um deles e de sugestões de outras keywords dentro do mesmo universo. A partir de então, você poderá analisar quais são as melhores palavras para utilizar em seu site (veremos como e onde usá-las nas próximas dicas).

O próprio Google oferece uma ferramenta para que esse estudo seja feito: seu Planejador de palavras-chave. Você pode conhecer mais sobre seu funcionamento no artigo abaixo:

💡 Saiba mais: O que é Planejador de palavra-chave do Google e como utilizá-lo?

Além do Planejador de palavras-chave do Google, existem outras opções. Uma delas é o Ubersuggest, que é gratuito. Além disso, há opções pagas, mas com períodos gratuitos de teste: a WebPeak, o SEMrush e o Ahrefs.

Pense nas palavras-chave para nomear produtos e categorias

Esse ponto é de extrema importância. De nada adianta você ter produtos incríveis e ignorar todo o potencial de SEO deles. Como assim? Sabe o planejamento de palavras-chave que acabamos de ver? É aqui que você vai começar a utilizá-lo.

Vamos ver um exemplo da Adidas, que tem uma linha de tênis chamada Superstar. Por mais que Superstar seja um nome bacana, será que “tênis Adidas Superstar” é um termo relevante para os buscadores?

Uma rápida olhada no Planejador de palavras-chave do Google revela que sim, mas também que o termo “Tênis Adidas” ou “Adidas Superstar” tem um volume de buscas bem superior:

planejador de palavra-chave do Google para o termo Adidas Superstar

Ao olhar para a Netshoes, um dos principais e-commerce do Brasil, veja como no site há a categoria “Tênis Adidas” e também uma URL customizada (imagem abaixo), incluindo essa keyword: repare como a Netshoes mantém o termo “Tênis Adidas” mesmo na landing page de um dos modelos do Superstar. Trata-se de uma estratégia tanto para atrair aqueles que buscam por “Tênis Adidas”, quanto aqueles que procuram “Adidas Superstar”.

print loja virtual Netshoes demonstrando o modelo de tênis Adidas Superstar

outro exemplo depágina loja virtual Netshoes para o modelo de tênis Adidas Superstar

Portanto, leve sempre em conta o que as pessoas buscam na hora de criar suas URLs, nomes de produtos e as categorias da sua loja.

Utilize esses termos nos campos corretos do seu e-commerce para que as chances de a sua página aparecer na primeira página de resultados do Google e de vender pela internet aumentem!

Caso queira se aprofundar no tema de SEO para categorias no e-commerce, confira nosso artigo supercompleto:

💡 Saiba mais: Tudo como criar categorias de produtos para e-commerce

Uma dica é usar o aplicativo Groups para descrever cada variação dos seus produtos, aumentando as chances de indexar diferentes cores e tamanhos com a otimização para SEO. O app permite agrupar as variações do seu produto e ainda mostrá-las de forma independente na sua loja virtual.

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Tenha URLs amigáveis

Como já vimos, é importante usar a palavra-chave principal na URL da página que trate sobre aquele termo. Por exemplo, se tenho uma página em meu e-commerce para a categoria de “smartphones da Samsung”, essa palavra-chave deve constar no endereço:

modelo de URL amigável

www.minhalojavirtual.com.br/smartphones-samsung

Desse modo, você utiliza a keyword e torna sua URL compreensível tanto para os usuários quanto para o Google.

Então, evite ao máximo que seus endereços incluam códigos com parâmetros, como por o exemplo o sinal de soma (+) e multiplicação (x), caracteres especiais (#) ou acentos. Deixe-os sempre com palavras identificáveis e que, preferencialmente, sejam curtas.

Outro aspecto a respeito das URLs para observar é em relação àquelas geradas por buscas no seu site por meio de filtros.

Normalmente, endereços com códigos são criados, mas, caso um filtro seja usado com frequência, pode ser uma boa ideia criar uma URL otimizada. Por exemplo, “www.minhalojavirtual.com.br/smartphones-samsung-linha-s” para um filtro para smartphones Samsung da linha S.

exemplo de URL amigável

Faça os buscadores lerem suas imagens

Existem quatro práticas de SEO on page que recomendadas na hora de incluir imagens em seu site. Vamos entender um pouco melhor quais fatores influenciam o SEO para e-commerce no que diz respeito às fotos que você usa.

💡 Saiba mais: O que é slug, importância e para que serve?

Alt Text (ou Texto Alternativo)

É impossível para os buscadores ler imagens e identificar do que elas tratam. Portanto, elas devem vir acompanhadas do parâmetro “Alt Text” (ou “Texto Alternativo”), descrevendo-as.

O “Alt Text”, que aparece quando você passa o cursor sobre uma foto, te ajudará a ter um melhor ranqueamento nos buscadores, uma vez que permitirá que o Google, que lê apenas informação em texto quando está analisando os sites, entenda o que está naquela imagem. Sempre que possível, use a palavra-chave também no “Alt Text e limite o texto a 60 caracteres.

💡 Saiba mais: Como rankear no Google e o que significa isso?

Além disso, o texto alternativo também é fundamental quando falamos de acessibilidade. Isso porque as ferramentas que fazem a leitura de sites para pessoas com deficiência utilizam as informações em texto para descrever as páginas.

Nome do arquivo

Por incrível que pareça, o nome que você dá a determinada imagem quando a salva no seu computador pode ajudar no SEO.

Desta forma, em vez de gravar uma imagem com o nome “foto.jpg”, faça um pequeno esforço e tente utilizar alguma palavra-chave no lugar. Exemplo: “sapatos-de-couro.jpg” (caso você tenha um e-commerce dedicado a sapatos).

exemplo visual de como salvar imagens para loja virtual

Tamanho do arquivo

O tamanho do arquivo deve ser adequado e ter boa qualidade, mas, se for muito grande, pode demorar mais para carregar. Além disso, fique de olho na proporção: de preferência para imagens retangulares (em 16:9 ou 4:3).

Legenda

Coloque legenda nas fotos e descreva o significado delas. Novamente, se possível, use a palavra-chave daquela página, mas apenas se puder fazê-lo de forma natural.

Trabalhe a linkagem interna

Linkagem interna é o termo utilizado para se referir a links para outras páginas do seu próprio site que você insere em seu conteúdo. Isso pode ser feito em textos, imagens e por meio de produtos relacionados, por exemplo.

exemplo visual de linkagem interna

A linkagem interna ajuda o Googlebot (o robô do Google que avalia as páginas para ranqueá-las) a navegar pelo seu site. Além disso, ela permite que o buscador identifique páginas relevantes, já que o fato de uma página ser linkada mais vezes demonstra a importância do seu conteúdo.

Essa é uma estratégia relevante também para os usuários. Para o visitante, a linkagem interna é interessante porque ele vai ter mais conteúdo disponível para ler e uma ideia melhor sobre o que trata aquela página.

Outra vantagem de incluir links internos é que isso, provavelmente, aumentará o tempo que um usuário permanece no site. E, quanto mais tempo no site, maior a chance de aquele visitante se tornar um cliente.

imagem representativa de como os robôs do google realizam a leitura de um site

Mas atenção: escolha bem que tipo de conteúdo linkar. Faça links que realmente sejam relevantes e tenham a ver com o assunto daquela página.

Encher de links em todos os lugares do seu texto também prejudica a leitura e pode deixar os buscadores confusos. Aqui, vale o bom senso de incluir apenas os links que fizerem sentido. Você vai saber quando olhar para uma página com excesso de hiperlinks!

Otimize o texto-âncora dos seus links

Além de observar as URLs na hora de definir o posicionamento, os buscadores também levam em conta o texto que é linkado neste processo. Esse trecho que leva o link é conhecido como texto-âncora.

É impossível controlar o texto que as pessoas linkam para a sua página em outros sites, mas você pode ter um cuidado especial ao linkar seus conteúdos internos. Nesse sentido, evite colocar links sobre palavras como “clique aqui”, uma vez que esse termo é muito genérico para os buscadores. Veja os dois exemplos abaixo:

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  • Correto: Compre os mais lindos buquês de rosas com frete grátis para todo o Brasil

Dessa forma, o Googlebot entende sobre o que fala a página para a qual você está apontando por meio do link. Entenda mais sobre esse assunto no artigo abaixo:

Escreva títulos e meta tags únicos para cada página

Primeiro de tudo, o que é uma meta tag? É o texto que vai identificar para o Google (ou qualquer outro buscador) do que se trata determinada página.

As principais meta tags que você deve utilizar são:

  • Meta title (ou título SEO);
  • Meta description.

Essas meta tags não aparecem na sua página, mas no resumo dela como resultado de uma busca no Google. Veja o meta title e a meta description indicadas pelas setas na imagem abaixo:

exemplo visual de meta tag e meta description

Uma boa meta tag influenciará diretamente na quantidade de visitas vindas dos resultados dos buscadores. Portanto, é essencial tê-las em cada página importante do seu site, incluir as palavras-chave e criar textos que despertem no usuário a vontade de clicar naquele resultado.

O tamanho recomendado para os meta titles é de 55 caracteres e de 145 caracteres para as meta descriptions. Esses são os limites exibidos para dispositivos móveis — no desktop os valores são um pouco maiores. Mas está lembrado da importância do mobile para o Google na hora de indexar páginas? Então é melhor focar nos limites para dispositivos móveis. 📱

Ao escrever as meta tags, tente ser o mais objetivo possível para se encaixar dentro dessa margem de caracteres e evite as práticas abaixo:

  • Textos que nada tenham a ver com o conteúdo da página;
  • Textos muito genéricos;
  • Copiar e colar um pequeno parágrafo que já exista;
  • Utilizar somente palavras-chave.

Faça o seu site elegível para os buscadores

O Google lê as informações sobre os sites por meio dos códigos em HTML. Outros formatos não são compreendidos pelos robôs do buscador. Portanto, evite utilizá-los.

O Flash, por exemplo, é uma ferramenta usada por designers para construir todo o diálogo do usuário com o site. Acontece que essa ferramenta é ilegível para os buscadores.

Lembre-se de que vai ser inútil aplicar todos esses passos sugeridos nos itens acima se sua página for inacessível para os mecanismos de busca!

Escreva para pessoas

Muitas vezes, os empreendedores acabam focando tanto em agradar ao Google que se esquecem dos usuários. Essa, todavia, não é uma boa prática.

O principal mecanismo de buscas do mundo é capaz de identificar o sentido das palavras e também o comportamento das pessoas ao navegar pelas páginas. Portanto, não adianta lotar seu site de palavras-chave que não fazem sentido para os visitantes e prejudicar a experiência do usuário.

Além de todos os fatores que listamos aqui, o Google tende a levar como primeiros resultados aqueles em que as pessoas clicam e ficam mais tempo. Isso acontece porque esse comportamento demonstra que a página realmente entregou ao usuário o que ele procurava — e esse é o principal objetivo do buscador.

Entenda as intenções de busca

Outro ponto fundamental para melhorar seu posicionamento no Google para determinada palavra-chave é entender a intenção de busca dos usuários. Para que esse conceito fique mais claro, vamos observar um exemplo.

Imagine que os usuários pesquisem “frete grátis”. Cabe a você tentar entender o que eles estão querendo ao buscar esse termo. Será que querem comprar em um e-commerce que oferece frete grátis? Ou, então, são empreendedores que estão querendo entender como usar a estratégia de frete grátis em suas lojas virtuais?

Para chegar a essa resposta, você deve olhar os primeiros resultados apresentados pelo Google para a palavra-chave. Lembra-se de quando falamos que o mecanismo de buscas observa o comportamento dos usuários para levar as melhores opções para uma pesquisa?

Pois bem, aqui a lógica será a mesma. Isto é, à medida que as pessoas clicarem em determinados resultados e permanecerem nessas páginas, o Google compreenderá o que exatamente elas querem saber e oferecerá esses resultados.

💡 Saiba mais: O que é voice commerce e como aplicar na sua loja virtual?

Cadastre sua loja física no Google Meu Negócio

A última dica é válida para aqueles que, além do e-commerce, têm um estabelecimento físico. Por meio do cadastro no Google Meu Negócio, sua loja pode aparecer com grande destaque quando o nome dela for pesquisado pelos usuários:

exemplo visual de estabelecimento cadastrado no Google Meu Negócio

Ao utilizar a plataforma gratuita do Google, você registra as informações sobre sua empresa e elas aparecem em um quadro em destaque. Os principais dados que podem aparecer nele são:

  • Endereço;
  • Localização no Google Maps;
  • Horários de funcionamento;
  • Site;
  • Avaliações de usuários;
  • Produtos em destaque.

Para saber mais sobre como usar o Google Meu Negócio, confira o artigo sobre esse assunto:

💡 Saiba mais: O que é o Google Meu Negócio e quais os benefícios para sua empresa

Dicas avançadas de SEO para e-commerce

Se você já cumpriu com as dicas básicas de SEO para e-commerce, pode seguir para as estratégias avançadas. Veja a seguir:

Fique atento ao tempo de carregamento do seu e-commerce

O tempo de carregamento de um e-commerce é um ponto de extrema importância. Os usuários não costumam ter muita paciência quando uma loja virtual demora para carregar. Além disso, os buscadores beneficiam aquelas páginas com um tempo de carregamento menor.

Então, como lidar com isso? Imagens pesadas podem fazer com que seu site demore para abrir por completo. Portanto, o ideal é redimensioná-las antes de fazer o carregamento em seu e-commerce. Existem ferramentas online e gratuitas como o Comprimir imagem, que diminuem o tamanho dos arquivos sem que as fotos percam a qualidade.

Além de garantir imagens leves, uma boa prática é a de não carregar todos os seus produtos em um mesmo lugar. Se você limitar a cerca de 15 produtos por página, isso vai tornar o carregamento mais rápido.

Para se aprofundar sobre a velocidade do e-commerce, confira nosso guia sobre o assunto:

💡 Saiba mais: Velocidade do e-commerce: como otimizar a da sua loja?

Tenha um site responsivo para mobile

Os mecanismos de busca também levam a responsividade em conta na hora de apresentar os resultados aos usuários quando fazem uma pesquisa.

Desde 2015, com o lançamento de uma atualização no algoritmo do Google, conhecida como Mobilegeddon, esse fator passou a ter enorme importância no ranqueamento. Atualmente, o buscador se baseia no mobile first indexing, ou seja, prioriza a versão para dispositivos móveis na hora de examinar as páginas e apresentá-las como resultados de busca.

exemplo visual de site responsivo

Nesse sentido, sites não otimizados para mobile dificilmente ficarão bem posicionados nas páginas de resultado do Google. Portanto, garanta que o seu site apresente o mesmo conteúdo em mobile e no desktop e que carregue normalmente em dispositivos móveis.

Caso você utilize a plataforma da Nuvemshop em seu e-commerce, não precisa se preocupar com isso. Os sites criados a partir do nosso serviço já são responsivos. 😉

💡 Saiba mais: O que é design responsivo?

Obtenha links externos para suas páginas

Quanto mais links apontarem para seu site, melhor será o seu posicionamento. Isso porque o Google entende que a sua página que recebe links é uma referência e, portanto, é confiável. Por esse motivo, o SEO off page, ou seja, o trabalhado fora do seu site, é tão importante.

Além disso, a quantidade de Linking Root Domains ou Referring Domains (domínios diferentes que tenham um link para a sua página) impactará ainda mais no ranqueamento. É melhor ter dois links de domínios diferentes que apontem para o seu site do que ter vários links do mesmo domínio.

Abaixo, oferecemos algumas boas práticas para obter links relevantes por meio de um trabalho conhecido como link building:

  • Ofereça-se para gerar conteúdo específico para blogs de outros sites. Se você é especialista em algum segmento, ninguém melhor do que você para escrever sobre o assunto. Portanto, use essa expertise para trazer links para a sua página;
  • Se você tem um blog, crie conteúdos educativos e, paralelo a isso, defina uma boa estratégia de redes sociais para divulgar esse material;
  • Invista em infográficos! Esse tipo de conteúdo com apelo imagético tende a ser mais compartilhado. Existem algumas ferramentas online que permitem que você crie infográficos sem a necessidade de ter um conhecimento prévio em design. Vale a pena dar uma olhada!

💡 Saiba mais: O que é SEO Off page e qual a sua importância?

Faça marketing de conteúdo para SEO

Outra dica válida de SEO para e-commerce é a criação de conteúdos que possam ajudar na decisão de compra dos seus clientes.

Neste sentido, o marketing de conteúdo é uma estratégia que, se aliada à otimização do seu site, pode aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual. Portanto, crie conteúdos em diversos formatos, como artigos de blog, vídeos tutoriais e infográficos: o objetivo é reforçar a autoridade da marca no mercado.

Lembre-se de que a estratégia deve focar em resolver problemas e oferecer soluções para clientes que estão buscando por palavras-chave relacionadas ao seu segmento de atuação no Google.

💡 Saiba mais: Como fazer otimização para SEO em marketplaces?

Como otimizar o SEO com a Nuvemshop?

Agora que você já conferiu todas essas dicas sobre SEO, deve estar se perguntando como aplicá-las à sua loja virtual, certo? Boa parte delas vão depender de como o seu e-commerce está estruturado e de que plataforma você usa. Caso seja a nossa, confira abaixo o guia completo de SEO para e-commerce e otimize as páginas da sua loja virtual:

Aproveite, a Nuvemshop tem todas as ferramentas necessárias para a sua loja decolar! 🚀

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3 erros em SEO para evitar em sua loja virtual

Por fim, mas não menos importante, procure evitar alguns erros comuns quando se trata de SEO para e-commerce. Conheça os principais a seguir:

Escolha da plataforma

Escolher a sua plataforma de e-commerce é determinante para ter sucesso em suas estratégias de SEO. Ela deve ser otimizada para facilitar as configurações citadas ao longo deste guia, além da própria análise do Google sobre as páginas.

Então, faça a seleção com atenção, já que nem todas as plataformas de e-commerce são otimizadas para SEO.

Caso você opte pela plataforma da Nuvemshop para a sua loja virtual, como já mencionamos, não precisa se preocupar com essa questão. Todos os sites criados a partir do nosso serviço já são responsivos e otimizados para SEO!

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Conteúdo duplicado

Primeiramente, vale explicar o que é conteúdo duplicado. Em uma loja online, é normal você conseguir acessar o mesmo produto por meio de URLs diferentes. Por exemplo:]

exemplo visual conteúdo duplicado

No primeiro caso, trata-se de um link direto para o buquê de rosas vermelhas, enquanto o segundo link é de alguém que clicou na categoria “Buquês” antes de chegar à página de rosas vermelhas. O mesmo vale para o caso de produtos com cores diferentes, por exemplo, um mesmo modelo de tênis branco ou azul.

Quando há mais de uma URL direcionando para um mesmo caminho, como os buscadores podem saber qual das páginas e em qual ordem elas devem aparecer primeiro? É quase impossível!

A alternativa para evitar tamanho problema é inserir URLs Canônicos no seu site. Por meio de uma tag (rel=“canonical”) no código HTML da página duplicada, você indica para o Google que aquela página tem praticamente o mesmo conteúdo que a original.

imagem ilustrativa de URLs Canônicos

Também é recomendado que a URL principal seja a do produto mais relevante, mais procurado pelos clientes e/ou de maior valor. As demais devem conter a tag de URLs canônicos indicando para essa de maior relevância.

Desse modo, apenas a que não tiver esse código será elegível para os mecanismos de busca e elas não competirão entre si. Quer aprender um pouco mais sobre o tema?

👉 Leia o tutorial do Google sobre URLs Canônicos.

Se você utiliza a plataforma da Nuvemshop, pode ficar tranquilo, já que a tag rel=“canonical” está incluída automaticamente na sua loja.

Tenha textos originais

Se você trabalha com mercadorias de terceiros, em hipótese alguma deverá copiar a resenha enviada pelo fabricante para descrever os produtos da loja. Isso certamente será identificado como conteúdo duplicado e irá te prejudicar nos buscadores, uma vez que a cópia vai contra as diretrizes do Google.

Imagem ilustrativa de campo de texto

Por esse motivo, capriche ao descrever seus produtos, seja original e lembre-se de utilizar palavras-chave no texto. Uma boa ideia também é usar muitos detalhes, de modo que a descrição tenha de 100 a 300 palavras. Isso influenciará positivamente no SEO da página. Portanto, fale sobre os materiais, cores, texturas e usos dos artigos na hora de descrevê-los!

Links quebrados

É normal que, depois de algum tempo, algumas páginas deixem de fazer sentido em seu site e precisem ser excluídas.

Por isso, é importante criar uma página de erro personalizada, que direciona o usuário para outros conteúdos, ou redirecionar para novas URLs do mesmo produto.

Isso serve para evitar que possíveis consumidores acessem uma página inexistente e abandonem o seu site.

Como o Google funciona?

Na hora de classificar os resultados de uma busca, o Google procura apresentar sempre as páginas que têm maior correspondência com a dúvida ou necessidade do usuário.

Para poder avaliar todos os sites disponíveis, existe o Googlebot. Ele é um robô que vai fazendo uma varredura — também conhecida como crawling — de todas as páginas de um domínio.

imagem ilustrativa do crawling do Google

Esse robô começa da home de um site e vai passando para cada link que encontra ali. Por meio da linkagem interna, o Googlebot vai navegando para cada nova página e avaliando seus conteúdos.

A partir daí, as páginas dos sites são indexadas, ou seja, passam a fazer parte do diretório do Google. Então, quando um usuário fizer uma pesquisa, o buscador vai consultar os conteúdos indexados e apresentar os melhores resultados que encontrou — tudo isso em questão de milissegundos!

imagem ilustrativa de como o Google classifica páginas

Desse modo, as boas práticas de SEO devem ser seguidas para facilitar a varredura dos Googlebots em seu site e apontar que seu endereço é a melhor opção à dúvida do usuário. Pensando assim, fica mais fácil organizar tudo, não é mesmo? 😉

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Tudo certo sobre SEO para e-commerce?

Espero que essas dicas sobre boas práticas de SEO para e-commerce tenham sido úteis e que você consiga aplicá-las o quanto antes!

Lembre, apenas, que esse tipo de estratégia de otimização costuma levar um tempo até mostrar seus primeiros resultados. É um trabalho de longo prazo, já que, como vimos, o Google leva em conta também a reputação de um site ao ranqueá-lo. Então, sem desânimo e mãos à obra! 💪

Para saber se está dando certo, não deixe de medir seus resultados por meio do Google Analytics. Com essa ferramenta, você conseguirá analisar a procedência do tráfego que chega ao seu site, ver em que página os visitantes o abandonam, descobrir quais páginas recebem mais acessos, o tempo de permanência dos usuários por página, etc.

Tem alguma experiência legal com SEO? Compartilhe conosco na caixinha de comentários. E, se você ainda não tem um e-commerce próprio, crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop. Garanto que você vai gostar! 😉

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre SEO para e-commerce

SEO para e-commerce é o processo de otimização que permite que os mecanismos de busca apresentem o seu e-commerce nos resultados quando um usuário fizer uma pesquisa por algo que você oferece.

Trabalhar o SEO para e-commerce pode baratear seu custo de aquisição de clientes (CAC) e, ainda assim, garantir visitas à sua loja virtual — que terão potencial para conversão em vendas.

Faça um planejamento de palavras-chave, pense nas palavras-chave para nomear produtos e categorias, tenha URLs amigáveis, faça os buscadores lerem suas imagens, trabalhe a linkagem interna, otimize o texto-âncora dos seus links, escreva títulos e meta tags únicos para cada página, faça o seu site elegível para os buscadores, escreva para pessoas, entenda as intenções de busca e cadastre sua loja no Google Meu Negócio.

Fique atento ao tempo de carregamento do seu e-commerce, tenha um site responsivo para mobile, obtenha links externos para suas páginas e faça marketing de conteúdo para SEO.

Escolha da plataforma, conteúdo duplicado e links quebrados.

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