Como promover a acessibilidade no e-commerce?
- Acessibilidade no e-commerce refere-se ao conjunto de práticas adotadas para tornar o mercado virtual mais inclusivo para pessoas com deficiência;
- Além de ser uma prática socialmente responsável, sua empresa passa a incluir milhões de pessoas que podem se tornar consumidoras da sua marca;
- Para implementá-la, inclua descrições nas imagens, legendas nos vídeos, a opção de navegação por teclado e a mudança de contraste nas cores do site. Além disso, você pode usar algumas ferramentas online que verificam o nível de acessibilidade do seu site.
É certo que o mercado virtual segue crescendo e alcançando um público cada vez maior e mais diverso. Como consequência, a fim de proporcionar uma experiência de compra mais inclusiva para pessoas de diferentes origens e habilidades, um tema que vem sendo bastante discutido é a acessibilidade no e-commerce.
Segundo estudo feito pelo Movimento Web para Todos com pessoas com deficiência visual, mais de 75% dos participantes tiveram problemas ao tentar navegar com leitor de tela em lojas virtuais. Além disso, no Brasil, mais de 3,2% da população tem baixa visão. Logo, nem precisamos falar que esse é um tema importante, certo?
É por isso que, neste artigo, vamos te contar tudo sobre acessibilidade no e-commerce: o que é, sua importância e como tornar a sua loja virtual mais inclusiva. Então, vamos lá?
O que é acessibilidade no e-commerce?
Acessibilidade no e-commerce diz respeito às medidas adotadas por empresas do comércio eletrônico para proporcionar uma experiência de compra acessível para todos os usuários, independentemente de suas habilidades ou limitações.
Segundo estudo do Movimento Web para Todos, das pessoas que usam leitores de tela entrevistadas, mais de 32% não conseguiram alterar ou remover itens do carrinho de compras durante o processo de checkout.
Esse tipo de problema continua sendo muito comum em lojas virtuais. Portanto, se você é um empreendedor digital e deseja se posicionar de forma coerente e responsável perante o mercado, é importante dedicar a atenção devida ao tema da acessibilidade.
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Mas investir em acessibilidade não é apenas uma questão ética, como também uma estratégia de negócios inteligente. Ao promover igualdade de acesso e posicionar-se a favor da diversidade, você constrói uma imagem positiva para sua marca e atrai consumidores com valores parecidos.
Não só isso, você também começa a ter acesso a um mercado de milhões de pessoas que o seu e-commerce passa a incluir e podem se tornar consumidoras.
Qual a importância da acessibilidade no e-commerce?
Garantir a acessibilidade no e-commerce é importante por diversos motivos. A seguir, listamos alguns deles:
- Inclusão social: torna a experiência de compra online inclusiva para todos, incluindo pessoas com deficiência;
- Aumento do alcance de clientes: facilita o acesso a um público maior, aumentando as chances de conversão e fidelização;
- Melhoria da usabilidade: acessibilidade e usabilidade estão intimamente relacionadas. Ao tornar seu site mais acessível, você também está melhorando a experiência do usuário para todos;
- Cumprimento de leis e regulamentações: em muitos países, inclusive no Brasil, há leis que exigem que os sites sigam diretrizes de acessibilidade, como o Decreto nº 5.296/2004 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
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O que são as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG)?
As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) são um conjunto de recomendações internacionais desenvolvidas pelo World Wide Web Consortium (W3C) para tornar o conteúdo online mais acessível a pessoas com deficiência.
As diretrizes estabelecem alguns princípios fundamentais que devem ser seguidos para que o meio virtual seja mais inclusivo. Segundo o consórcio, o conteúdo virtual deve ser:
- Operável: a interface de navegação deve ser utilizável por qualquer pessoa, independentemente do dispositivo usado ou das habilidades motoras;
- Perceptível: os conteúdos devem ser perceptíveis aos sentidos, como visão e audição. Os vídeos devem ter legendas e as imagens, descrições;
- Robusto: o conteúdo deve ser acessível em diferentes tecnologias e dispositivos, como navegadores, leitores de tela e dispositivos móveis;
- Compreensível: o conteúdo deve ser compreensível para todos, inclusive pessoas com diferentes níveis de habilidades cognitivas. Isso inclui usar uma linguagem simples, com instruções claras e um texto organizado de forma lógica.
As WCAG são divididas em três níveis de conformidade: A (nível básico), AA (nível intermediário) e AAA (nível avançado).
Para o e-commerce, recomenda-se seguir, pelo menos, as diretrizes WCAG no nível AA, que incluem critérios de sucesso e boas práticas para tornar o conteúdo mais acessível.
6 elementos essenciais da acessibilidade no e-commerce
Agora que você sabe o que é acessibilidade no e-commerce e sua importância, vamos falar sobre alguns dos principais elementos a observar para garantir uma navegação mais inclusiva. Confira:
1. Navegação por teclado
A navegação por teclado tem como foco permitir que todos os elementos interativos do site (links, botões, formulários etc.) possam ser acessados e operados apenas com o uso do teclado, sem a necessidade de um mouse.
Essa medida é especialmente importante para pessoas com limitações motoras ou dificuldades de coordenação.
2. Texto alternativo para imagens
O texto alternativo (ou alt-text) tem como propósito explicar imagens em forma de texto, descrevendo seu conteúdo ou função. Não só isso, essa também é uma técnica conhecida de otimização para SEO, visto que essa é uma boa opção para reforçar palavras-chave.
O texto, então, é lido por leitores de tela, software bastante usado por pessoas com algum tipo de deficiência.
💡Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual
3. Contraste adequado
Outra ação usada para promover a acessibilidade é garantir que a combinação de cores do site ofereça contraste suficiente entre o texto e o fundo. As WCAG 2.1 (Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web) estabelecem níveis mínimos de contraste para textos normais e grandes.
Fazer isso facilita a leitura para pessoas com baixa visão ou daltonismo. Como alternativa, você pode oferecer a opção de personalização do site para que o usuário defina o contraste, tamanho das fontes etc. de acordo com as suas necessidades.
4. Títulos e cabeçalhos estruturados
Os títulos e cabeçalhos (H1, H2, H3 etc.) do seu e-commerce devem estar dispostos de forma hierárquica e consistente.
Além de ajudar o Google e outros mecanismos de busca a entenderem o seu conteúdo, essa é uma medida que facilita a navegação e compreensão do conteúdo por leitores de tela.
💡Saiba mais: Como criar um site: 8 passos para começar
5. Legendas em vídeos
As legendas são uma forma tradicional de tornar os conteúdos audiovisuais acessíveis para pessoas com deficiência auditiva ou surdez. Elas são responsáveis por colocar em texto tudo o que acontece no vídeo, descrevendo diálogos e outros acontecimentos ou sons relevantes.
Portanto, se quiser incluir recursos audiovisuais no seu e-commerce, não esqueça de incluir legendas claras, com textos bem escritos e sincronizadas com o conteúdo do vídeo.
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6. Formulários acessíveis
Por fim, não esqueça de tornar seus formulários (cadastro, login, pagamento etc.) acessíveis, incluindo indicações para cada campo, instruções claras e mensagens de erro fáceis de entender.
Como verificar a acessibilidade no meu e-commerce?
Agora que você já sabe como deixar sua loja virtual mais inclusiva, listamos alguns sites e ferramentas para analisar os principais fatores e sugerir melhorias. Confira:
1. Plugins e extensões
Se quer uma checagem rápida e acessível, existem extensões de navegador que facilitam a identificação de problemas enquanto você navega pelo site, como:
2. Verificadores de acessibilidade
Se você prefere uma solução online, também existem algumas opções para te ajudar. As ferramentas a seguir analisam o código HTML e CSS de uma página e geram relatórios com sugestões de melhorias:
- WAVE;
- Axe;
- Lighthouse.
3. Consultorias em acessibilidade
Agora, se prefere insights mais profundos de especialistas da área, você pode contratar uma consultoria especializada em acessibilidade digital, como:
- Iguale Digital Acessibilidade;
- Movimento Web para Todos;
- Uncle Web Accessibility;
- Interacessibilidade.
3 cases de sucesso de acessibilidade no e-commerce
Para que você entenda melhor como a acessibilidade funciona na prática no e-commerce, trouxemos alguns exemplos conhecidos. Confira:
Magazine Luiza
O Magazine Luiza é um exemplo de empresa brasileira que investe em acessibilidade no e-commerce. Isso porque o site oficial conta com um manual de acessibilidade detalhado para pessoas com deficiência.
Além disso, eles oferecem outros recursos úteis como leitura em voz alta e a opção de personalizar o contraste das cores e tamanho da fonte da plataforma.
Amazon
A Amazon é outra empresa de e-commerce que promove a acessibilidade. A loja virtual da Amazon possui uma central de acessibilidade com informações e recursos para usuários com deficiência, como suporte a leitores de tela e legendas em vídeos.
Além disso, a Amazon tem uma seção específica no seu site dedicada a produtos de acessibilidade, como cadeiras de rodas, aparelhos auditivos e bengalas para pessoas com deficiência.
Americanas
A Americanas, outra gigante do mercado brasileiro, também tem investido em acessibilidade na sua loja virtual.
Em 2021, a empresa lançou a plataforma “Acessibilidade Americanas“, que oferece recursos como alto contraste, zoom de tela e leitura de tela para pessoas com deficiência visual. Além disso, a plataforma disponibiliza uma central de atendimento em Libras e opções de navegação por teclado para pessoas com deficiência motora.
Tudo entendido sobre acessibilidade no e-commerce?
A acessibilidade no e-commerce é uma questão que deve ser considerada por todas as pessoas que querem investir nesse mercado. Além de ser uma prática socialmente responsável, é uma estratégia de negócio inteligente que permite que você amplie o seu alcance e construa uma imagem positiva e inclusiva para a sua empresa.
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