O que é adquirente e para que ele serve nos pagamentos?
- Adquirente é uma empresa que faz a ponte entre bancos, bandeiras e lojas nas transações com cartões de crédito e débito;
- Para escolher o melhor adquirente, subadquirente ou gateway, você deve considerar seu volume de vendas, o custo-benefício e os meios de pagamento disponíveis;
- Se você quer uma solução de pagamentos sob medida para o seu negócio, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e utilize o Nuvem Pago.
Toda vez que um pagamento com cartão de débito ou crédito é feito, uma empresa adquirente entra em cena para garantir uma transação segura. Por isso, se você oferece esses meios de pagamento na sua loja, é muito importante conhecer os parceiros envolvidos em cada operação.
No mercado, nós temos adquirentes, subadquirentes e gateways de pagamento. Pois é, são muitos nomes complicados. Mas, no fim das contas, o que importa é receber o dinheiro das vendas, ter os menores custos possíveis e garantir uma boa experiência do cliente, não é mesmo?
E, para te ajudar a garantir esses três pilares, preparamos este artigo completo para explicar o que é adquirente de cartão e como escolher o parceiro ideal para a sua empresa. Confira!💲
O que é adquirente?
Adquirente é uma empresa que faz a intermediação entre bancos, bandeiras e lojas nas transações realizadas com cartões de crédito e débito. Ela é responsável, principalmente, por confirmar os dados do cliente e autorizar o pagamento.
Assim, quando um consumidor faz uma compra usando um cartão, é a adquirente do cartão que fica responsável por repassar o valor da venda para o empreendedor de acordo com o prazo de contratado.
Empresas como Cielo, Rede, Stone e GetNet são algumas das principais adquirentes no Brasil. Elas fornecem as famosas maquininhas de cartão e estão sempre envolvidas no processamento de pagamentos no varejo.
Como acontece a comunicação entre loja, adquirente e banco?
Toda vez que um consumidor faz uma compra e opta pelo pagamento no crédito ou débito, o adquirente do cartão entra em ação. Em uma loja virtual, por exemplo, o processo de adquirência funciona da seguinte forma:
- O consumidor digita os dados do cartão de crédito (como número e CVV) e confirma o pagamento na hora do checkout;
- Nesse momento, a adquirente é acionada e se comunica com a bandeira do cartão e com o banco para verificar se o cliente tem limite de crédito ou saldo disponível, além de autenticar os dados informados;
- Se estiver tudo certo e a instituição financeira aprovar a transação, o adquirente libera o pagamento e faz o repasse do valor da compra na data acordada, de acordo com o plano de recebimento do lojista.
Por isso, dizemos que a função do adquirente é fazer a ponte entre o cliente, o banco emissor, a bandeira e a loja que vende o produto ou serviço. No caso, esse exemplo foi com uma loja online, mas o mesmo processo acontece quando o consumidor passa o cartão na maquininha em uma loja física.
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Qual é a diferença entre adquirente e subadquirente?
A diferença é que o subadquirente não se comunica diretamente com a bandeira de cartão ou com o banco emissor. Em vez disso, ele se conecta ao adquirente, ou seja, faz o processo indiretamente.
Os subadquirentes surgiram no mercado para facilitar a contratação de soluções de pagamento. Isso porque contratar uma empresa adquirente de cartão pode ser burocrático e caro, além de exigir uma implementação mais trabalhosa e um sistema robusto.
O subadquirente, por outro lado, simplifica todo o processo e costuma oferecer pacotes de serviços completos para ajudar o lojista a receber pelas vendas realizadas. Em contrapartida, esse tipo de empresa cobra taxas mais altas do que aquelas praticadas pelos adquirentes.
Alguns exemplos de subadquirentes no Brasil são o Mercado Pago, o PayPal, e o PagSeguro. Assim, se você contratar uma empresa desse tipo, não terá que se preocupar em integrar sua empresa a um adquirente, pois elas já fazem todo o trabalho.
💡 Saiba mais: O que é a taxa MDR nas vendas com cartão?
O que é gateway de pagamento?
O gateway de pagamento é um software que processa pagamentos e armazena dados. Ele é usado para fazer a conexão com um adquirente.
Logo, se a sua empresa optar por um gateway, deverá contratar os serviços de um adquirente para fazer a comunicação com as instituições financeiras e bandeiras de cartão. A vantagem, nesse caso, é ter mais controle sobre a gestão e poder negociar taxas mais baratas com as credenciadoras.
💡 Saiba mais: Qual é o gateway de pagamento mais barato?
Com a expansão atual do mercado de pagamentos, muitos gateways funcionam como subadquirentes, de modo que esses termos vêm se tornando cada vez mais próximos. Na Nuvemshop, por exemplo, você conta com o meio de pagamento completo Nuvem Pago.
Ele é um gateway de pagamento completo que permite oferecer métodos como cartão de crédito, boleto, Pix e também link de pagamento. Além disso, já vem com a melhor tecnologia antifraude para proteger o seu e-commerce.
Comparativo adquirente x subadquirente x gateway
Quer saber quais são os prós e contras no comparativo entre adquirente, subadquirente e gateways de pagamento? Veja a tabela abaixo:
Como você pode ver, o Nuvem Pago é uma solução moderna que combina todas as vantagens de um gateway e subadquirente, sem a dificuldade de ter que contratar adquirentes à parte ou gastar com a implementação.
💡 Saiba mais: Melhores meios de pagamento para e-commerce
Por que é importante entender o que é adquirente?
Saber o que é adquirente e a diferença dele para os subadquirentes e gateways é importante para escolher a melhor solução de pagamentos para o seu negócio.
Isso porque, se você tem uma loja virtual, por exemplo, precisa escolher um sistema que disponibilize diversos meios de pagamento para os clientes, processe dados com segurança e garanta uma boa experiência de compra para o cliente.
Além disso, cada solução cobra diferentes taxas por transação. Compreender isso permite escolher o melhor parceiro, minimizando custos e aumentando a margem de lucro do seu negócio.
Como escolher a melhor solução de pagamentos?
Para escolher a melhor solução de pagamentos para o seu negócio, siga as dicas abaixo:
1. Considere seu volume de vendas
O meio de pagamento ideal depende do volume de vendas da sua empresa. Isso porque os adquirentes, subadquirentes e gateways reduzem as taxas por transação conforme aumenta o número de transações realizadas.
Além disso, pequenas empresas podem usar sistemas mais simples, enquanto as maiores exigem softwares robustos para processar um alto fluxo de vendas.
2. Pense na diversidade de meios de pagamento
Quanto mais formas de pagamento você oferecer, mais sua loja ficará atrativa para os consumidores. Afinal, todo mundo quer conveniência e praticidade na hora de pagar por uma compra.
Então, quando for escolher um adquirente ou plataforma, certifique-se de que sua loja ofereça meios de pagamento como cartão de débito e crédito, boleto bancário, Pix, entre outras.
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3. Priorize o checkout transparente
Sabe quando você está fechando uma compra na internet e, de repente, precisa sair do site para finalizar o pagamento? Essa inconveniência pode ser evitada pelas empresas com um checkout transparente.
Com essa solução, o cliente não precisa ser redirecionado para fazer o pagamento, uma vez que o sistema é integrado e tudo acontece dentro do seu site. Isso aumenta a confiabilidade da sua empresa, tranquiliza os clientes e reduz problemas como o abandono de carrinho.
Na Nuvemshop, por exemplo, todos os clientes que usam Nuvem Pago já contam com checkout transparente ativado automaticamente. Além disso, a plataforma também oferece a solução de checkout acelerado, aumentando a taxa conversão dos lojistas em até 6.1%.
4. Analise o custo-benefício
Como vimos, todas as soluções de pagamentos cobram tarifas e taxas por transação. Cabe a você analisar o melhor custo-benefício, comparando as funcionalidades oferecidas com os preços cobrados.
Lembre-se de considerar os planos oferecidos já que, geralmente, as taxas aumentam conforme diminui o prazo médio de recebimento do dinheiro das vendas.
5. Verifique se a integração é simples
É fundamental que a solução de pagamentos escolhida seja fácil de integrar com a plataforma de e-commerce da sua empresa. No caso da Nuvemshop, por exemplo, você pode utilizar o Nuvem Pago, que já vem perfeitamente integrado ao painel administrativo, ou escolher outros adquirentes, subadquirentes e gateways disponíveis na nossa Loja de Aplicativos.
Independentemente da sua escolha, o processo de integração é simples e fácil, o que ajuda a já colocar o seu negócio na internet e começar a vender em poucos minutos!
Entendeu o que é adquirente e como escolher a melhor solução?
Agora você sabe o que é adquirente e já pode analisar as soluções de pagamento que o mercado oferece. Na hora de fechar a parceria, pense na experiência do seu cliente e procure o melhor custo-benefício para o seu negócio.
Se você quer um meio de pagamento sob medida, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e utilize o Nuvem Pago! É fácil, rápido e você não precisa de nenhum conhecimento técnico para configurar seus pagamentos. 💙