Agência de e-commerce: quando contratar? [11 melhores agências]
À medida que um negócio de e-commerce cresce, a complexidade das estratégias e das atividades também aumenta. É neste momento que muitos empreendedores e gestores de lojas virtuais decidem buscar uma agência de e-commerce.
Em determinado estágio de crescimento, é fundamental delegar atividades para especialistas. Seja o tráfego pago, desenvolvimento de layout ou outras atividades críticas, contar com uma agência de e-commerce pode ser a chave para o sucesso.
Neste artigo, exploraremos os tipos de agência de e-commerce e quando é hora de considerar contratar uma agência. Também apresentaremos uma lista das 11 principais agências de e-commerce no Brasil. Continue a leitura!
Agência de e-commerce: quando contratar?
Contratar uma agência de e-commerce pode ser uma decisão estratégica em vários cenários. São eles:
Entrada em novos canais de venda
Se o seu negócio está migrando de plataforma e quer renovar o layout, ou se vende offline e está investindo em um canal digital pela primeira vez, contratar uma agência pode te ajudar a definir prioridades e lançar o projeto mais rápido.
Vendas em queda
Se as vendas estão em declínio, é importante avaliar o que está acontecendo. Uma agência pode realizar auditorias e fornecer insights para melhorar suas campanhas e métricas, identificando áreas que precisam de melhorias.
💡Saiba mais: Como aumentar as vendas do seu negócio?
Falta de habilidades
Se você não possui habilidades avançadas em sua equipe interna, uma agência pode preencher as lacunas, oferecendo expertise em áreas como marketing digital, desenvolvimento e personalização de sites, design e SEO.
Falta de tempo
À medida que seu negócio crescer, você terá mais responsabilidades. Se você está lutando para encontrar tempo para gerenciar sua estratégia de redes sociais ou tráfego pago, por exemplo, uma agência pode assumir essa carga de trabalho.
💡 Saiba mais: Quanto custa um funcionário para a empresa?
Tipos de agência de e-commerce
Você encontrará diversos tipos de agência de e-commerce, cada uma com suas especialidades:
Agências de desenvolvimento e design
Estas agências são especializadas na criação e personalização de layouts de lojas virtuais. Elas atuam na construção da identidade do seu site, de acordo com o seu branding, e na usabilidade do seu site.
Elas ajudam a garantir que um e-commerce não seja apenas bonito, mas tenha boa velocidade de carregamento e tenha uma boa arquitetura de informação, por exemplo.
Agências de marketing digital para e-commerce
Estas agências se concentram em estratégias de marketing para impulsionar as vendas online. Algumas oferecem serviços em áreas específicas do marketing, como tráfego pago, SEO ou CRM para e-commerce. Porém, outras são agências full-service, ou seja, oferecem estes serviços a seus clientes.
11 melhores agências de e-commerce do Brasil
Agora que você já conhece os diferentes tipos de agência de e-commerce, vamos te apresentar algumas das principais agências de e-commerce do Brasil.
E se você já tem um e-commerce e está em busca de uma agência, saiba que a maioria das agências listas a seguir são especialistas Nuvemshop, ou seja, são parceiras certificadas para a implementação de projetos com a nossa plataforma.
E se sua loja já tem alto volume de vendas e pensa em migrar para a Nuvemshop, saiba que pode construir um layout personalizado e fazer a migração acelerada com várias agências que listamos a seguir.
Mas então, vamos às melhores agências de e-commerce?
Auaha
A Auaha é uma agência que se destaca por seu domínio em desenvolvimento de projetos e marketing para e-commerce. Ela oferece serviços de marketing digital e implementação de layouts. A Auaha tem um histórico impressionante, tendo trabalhado com marcas notáveis como Mundo Verde, Mãe Terra, H20 Purificadores e JVN Studio.
Odo Digital
A Odo Digital é reconhecida por desenvolver layouts personalizados para pequenas e médias empresas. A agência trabalha com plataformas de e-commerce como Nuvemshop e Bagy, e já desenvolveu layouts para marcas como Aff the Hype e Saint Germain Brand.
💡 Saiba mais:
- Nuvemshop, Bagy ou Loja Integrada: qual é a melhor?
- Nuvemshop, Tray ou Loja Integrada: qual a melhor plataforma?
Weethub
A Weethub atua tanto na implementação de projetos personalizados de design quanto na consultoria de e-commerce. A agência se especializa em criar layouts personalizados que se destacam. Um exemplo foi a implementação de elementos interativos de redes sociais no layout da Letícia Vaz Store, loja da influenciadora Letícia Vaz.
MT Soluções
A MT Soluções também é conhecida por oferecer uma ampla gama de serviços que vão desde a construção de layouts até a integração com marketplace e com ERP. Além disso, a agência também oferece serviços de branding e marketing. Marcas que usam Nuvemshop, como Novo Bebê e Barraca do Willinha, contaram com a MT Soluções para desenvolver seus layouts personalizados.
Agência e-Plus
A Agência e-Plus é especialista em implantação e performance de e-commerce. Eles oferecem soluções completas, desde layouts exclusivos e UX até SEO e gestão de mídia. Se você está procurando uma abordagem mais abrangente para melhorar seu comércio eletrônico, esta também pode ser uma opção.
Ideia Vertical
É especializada em projetos de layout complexos para plataformas como Nuvemshop, Nuvemshop Next e Vtex, oferecendo implementação de e-commerce, serviços de tráfego pago e SEO. Com clientes como Hammerhead e editora H1, eles são conhecidos por criar designs envolventes e eficazes.
Eficaz Marketing
A Eficaz Marketing atende principalmente a PMEs, com uma abordagem abrangente. Seus serviços visam melhorar a visibilidade e o desempenho das lojas online,. Mas, além disso, a agência também trabalha com a implementação pontual de novos layouts.
DNA 360
A DNA 360 é uma agência de e-commerce que oferece uma variedade de serviços abrangentes, como o desenvolvimento de sites, design de layout, estratégias de marketing digital e otimização de mecanismos de busca, atendendo a várias marcas em diferentes setores.
Admake
A Admake é especializada na criação de lojas virtuais nas plataformas Nuvemshop, Vtex ou Tray, oferecendo um conjunto completo de serviços de marketing digital, incluindo Google Ads e SEO. A agência é conhecida por sua experiência em otimizar o desempenho das lojas virtuais e direcionar o tráfego qualificado para aumentar as conversões.
💡Saiba mais:
- Tray ou Nuvemshop: qual a melhor plataforma?
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Conversion
A Conversion é uma agência especializada em SEO e tem uma ampla experiência não apenas com e-commerce. Ela se destaca por sua capacidade de melhorar o ranking nos mecanismos de busca e gerar mais tráfego orgânico. Grandes marcas como Cobasi, Americanas e Evino contaram com a Conversion para suas estratégias de SEO.
V4 Company
A V4 Company atua como uma assessoria de marketing, auxiliando empresas em crescimento. A agência promete “auxiliar em todas as frentes do seu marketing pelo preço de 1 funcionário”. A empresa se concentra em estratégias de tráfego pago e redes sociais, com a execução das campanhas sendo de responsabilidade do cliente.
💡 Saiba mais: 10 sites que usam a Nuvemshop para inspirar o seu negócio
Como escolher a melhor agência de e-commerce?
Agora que você conhece os tipos de agência de e-commerce e um resumo das principais agências do setor, é necessário considerar alguns critérios para escolher a agência certa para suas necessidades.
Aqui estão algumas diretrizes adicionais para garantir que você tome a decisão certa:
Escopo de serviço
Para contratar a agência com o melhor perfil para o seu negócio, saiba quais são os problemas-chave que você quer resolver com essa parceria. Uma empresa de serviço completo (full-service) pode ser a melhor opção se você tem uma equipe enxuta e precisa de ajuda com vários aspectos da sua loja virtual.
Ter acesso a um conjunto diversificado de serviços pode ser benéfico, especialmente à medida que suas necessidades crescem.
Por outro lado, uma agência especializada pode ser a melhor escolha se você tem muitas demandas em uma única área.
💡 Saiba mais: O que é full commerce e como adotar no varejo online?
Recomendações e estudos de caso
Busque clientes reais e histórias de sucesso das agências em que está interessado. Se puder encontrar avaliações de clientes anteriores ou conversar com um cliente do seu segmento, melhor ainda! Assim você consegue ouvir diferentes opiniões e tomar a melhor decisão.
💡Saiba mais: Histórias de sucesso da Nuvemshop: LV Store, Aff The Hype e mais!
Comprometimento e cultura
A cultura da agência deve estar alinhada com a da sua empresa. Isso facilitará a colaboração e a comunicação eficaz. Certifique-se de que você e a agência entendem seus objetivos de negócios.
Especialmente se tratando de parcerias de marketing digital, o ideal é que sua equipe consiga firmar uma parceria a longo prazo com a agência de e-commerce para trazer resultados contínuos. Certifique-se de que a agência esteja comprometida, e não apenas com projetos pontuais.
Mensuração de resultados
Defina expectativas claras para a medição de desempenho desde o início. Determine quais métricas e KPIs serão acompanhados e com que frequência você receberá relatórios, atualizações ou correções nos projetos. Isso permitirá que você avalie o investimento.
Pronto para contratar uma agência de e-commerce?
Como vimos neste artigo, a escolha de uma agência de e-commerce no Brasil é uma decisão estratégica que pode impactar significativamente o sucesso de seu negócio online. Leve o tempo necessário para pesquisar, avaliar suas necessidades e fazer perguntas cruciais antes de tomar uma decisão.
E se você já usa a Nuvemshop, te convidamos a conhecer a nossa rede de especialistas parceiros para apoiar na personalização do seu layout ou na sua estratégia de marketing.
E, se você já tem alto volume de vendas e pensa em migrar para a Nuvemshop, o time da Nuvemshop Next pode te indicar a melhor agência para fazer a migração acelerada, de forma totalmente segura e com um gerente de projetos para te apoiar. Saiba mais sobre a migração aqui!