Aprenda como funciona o algoritmo do Facebook
Algoritmo do Facebook é a tecnologia por trás da rede social que determina qual conteúdo aparecerá para qual usuário e em que ordem isso vai acontecer. Por meio de diversos critérios, o algoritmo define tudo o que cada usuário visualiza no feed da rede social.
Muito se fala sobre a popularidade do Facebook, se ele ainda é uma rede social que vale a pena investir, se ainda tem muitos acessos, entre outras questões. E, a verdade é que, mesmo não sendo tão popular assim na comunidade jovem, o Brasil, por exemplo, é o quarto país com mais usuários ativos na rede. O que é um número bastante expressivo, uma vez que 130 milhões de brasileiros utilizam a rede social.
Por isso, se você quer ter sucesso com o seu negócio, vale a pena usar o Facebook, você só tem que fazer isso de maneira estratégica. Para isso, é essencial entender o algoritmo do Facebook para alcançar sempre as pessoas certas.
É justamente pensando neste ponto que criamos este guia completo do algoritmo do Facebook. Continue lendo e descubra tudo sobre ele e como usar isso a seu favor.
O que é o algoritmo do Facebook?
Algoritmo do Facebook é a tecnologia que determina qual conteúdo um usuário vê ao abrir a plataforma, além da ordem das demais publicações.
Essa decisão é tomada com base em um conjunto gigante de instruções implementadas no código que compõem o algoritmo. O algoritmo do Facebook analisa fatores como o tipo de postagem, histórico de interação e com quantas das regras de comunidade do Facebook o conteúdo se alinha.
O algoritmo não decide apenas a ordem do conteúdo, mas também determina se o conteúdo é exibido ou não. Sim, exatamente: o alcance médio de uma postagem orgânica é de apenas 5,5% dos seguidores de uma página do Facebook. Se você acha que tem uma audiência consolidada apenas por ter muitos seguidores, saiba que você se enganou.
💡 Saiba mais: O que é Facebook? aprenda tudo sobre a rede social
Como funciona o algoritmo do Facebook?
Agora que você entendeu bem o que é o algoritmo do Facebook, vamos ver exatamente como ele funciona assim que um usuário abre sua página principal.
1. Coleta de dados
O algoritmo do Facebook pega todas as postagens disponíveis na rede de um usuário (também conhecido como “inventário”) e pontua essas postagens de acordo com regras de classificação predeterminadas, como tipo de postagem, data, formato, dentre outros. Isso também pode ser chamado de varredura inicial.
2. Descarte
Em seguida, o algoritmo descarta as postagens com as quais é improvável que um usuário interaja, com base no comportamento anterior dele. Também rebaixa (ou descarta completamente) conteúdos que os usuários não desejam ver (ou seja, click baits, desinformação ou conteúdo que eles já indicaram anteriormente que não gostam).
3. Seleção dos melhores
Agora, é feita uma varredura ainda mais poderosa e criteriosa sobre as postagens restantes para pontuá-las de forma personalizada para aquele usuário específico. Através de Inteligências Artificiais, o algoritmo rastreia seu comportamento na rede e registra suas taxas de probabilidade de interagir com cada tipo de postagem.
Exemplo: você tem 15% de chance de interagir com postagens sobre futebol, 90% de chance de interagir com postagens sobre marketing, e assim vai. Esse processo também é chamado de EdgeRank.
💡 Saiba mais: Como o Creator Studio do Facebook pode ajudar na produção de conteúdo?
4. Ordenação
Por fim, o algoritmo do Facebook organiza uma boa seção cruzada de fontes e tipos de mídia para que o usuário tenha uma variedade interessante de postagens para percorrer. Por exemplo, mesmo que fotos de filhotinhos de cachorros sejam o conteúdo que você tem maior probabilidade de interagir, o Facebook não vai colocar apenas isso ou 10 publicações sobre isso em sequência para você, existe uma preocupação com a variedade.
Qual é o impacto do algoritmo do Facebook em suas publicações?
Como já mencionamos por aqui, apenas 5,5% dos seguidores de uma página são atingidos pelas publicações dela. Isso é o que diz o estudo de 2020 realizado pela We Are Social com a Hootsuite. Essa estatística pode até parecer bastante desanimadora.
No entanto, ela te dá uma boa informação para trabalhar sua estratégia de rede social no Facebook: você nunca vai agradar a todos, mas você pode encontrar uma intersecção com a maioria.
Em resumo, o impacto do algoritmo do Facebook nas suas publicações é o alcance que elas terão.
Quais fatores influenciam o algoritmo do Facebook?
Muito se estuda sobre o algoritmo do Facebook. Apesar da plataforma não divulgar abertamente quais são os critérios que influenciam a ordenação de publicações no Feed de Notícias, existe a especulação de especialistas da área acerca dos pontos principais. Confira quais são eles!
1. Rede própria do usuário sempre primeiro
O Facebook usa seu algoritmo para priorizar o conteúdo de amigos e familiares acima de tudo. Isso significa que é mais provável que você veja os comentários dos seus amigos e família sobre um certo acontecimento, antes de ver o acontecimento em si no seu feed de notícias.
Desde que foi introduzido pela primeira vez em 2015, nada superou o objetivo do Facebook de manter amigos e familiares conectados. Por isso, esse é o principal ponto que influencia o algoritmo do Facebook.
2. Informação e diversão juntas
Depois de amigos e familiares, o Facebook valoriza o conteúdo que informa ou diverte. Isso inclui notícias atuais, vídeos engraçados e histórias sobre celebridades que um usuário específico pode achar interessante.
Se você é uma marca, o Facebook sugere a criação de conteúdo em que seu público encontre informações novas, interessantes e relevantes. Isso aumenta as chances de o algoritmo colocar suas postagens na frente do seu público-alvo.
Por exemplo, se você é um e-commerce de moda, você pode postar sobre as tendências, cor do ano, como fazer combinações, dentre outros assuntos.
3. Conteúdo relevante e autêntico
O Facebook descobriu que os usuários não gostam e não interagem com conteúdo pouco relevante, como spam, click bait e manchetes enganosas ou sensacionalistas. O algoritmo do Facebook é treinado para detectar esse tipo de conteúdo impreciso e inautêntico e rebaixá-lo a um local bem longe da rolagem do seu feed de notícias.
Por isso, a própria rede a aconselha a sempre usar manchetes claras e evitar espalhar informações incorretas. No marketing, isso pode ser perigoso, pois muitas vezes as pessoas usam frases para chamar a atenção do usuário que podem ser consideradas spam.
4. Engajamento em publicações orgânicas
Antes de compartilhar sua postagem com um público amplo, o algoritmo do Facebook analisa quantas curtidas, reações, comentários e compartilhamentos uma postagem recebe inicialmente, nas primeiras horas depois de publicada.
Quanto mais engajamento positivo uma postagem obtém, maior a chance de o algoritmo classificá-la bem. Em contraste, qualquer envolvimento negativo reduz drasticamente a probabilidade de o algoritmo do Facebook expandir seu alcance. Envolvimento negativo são pessoas passando direto e não interagindo e, principalmente, denúncias.
Como usar o algoritmo do Facebook?
Ok, você sabe bem o que é o algoritmo do Facebook e como ele funciona. Mas o que fazer com essas informações em mãos? Confira algumas dicas de como direcionar sua estratégia nessa rede social e obter muito sucesso!
Estimule o engajamento além da curtida
Se uma postagem gerou muita conversa entre os amigos de um usuário, o algoritmo aplica uma “lógica de quebra de ação” para mostrar a postagem ao usuário novamente. Isso porque o Facebook entende que o usuário deseja continuar vendo atualizações daquela postagem. O algoritmo valoriza o conteúdo que as pessoas desejam compartilhar e discutir com seus amigos.
Outro ponto aqui é que, nos últimos anos, o algoritmo pesou os botões de reação mais fortemente do que um simples Like. Portanto, concentre-se nas reações em suas postagens.
Por fim, sempre responda as pessoas que comentarem nas suas publicações. Isso porque, ao se sentirem ouvidos e receberem essa atenção, provavelmente voltarão a interagir com você em postagens futuras, te favorecendo no algoritmo. Para isso, recomendamos que utilize o Facebook Insights.
💡 Saiba mais: Como transformar perfil em página do Facebook?
Frequência em horários estratégicos
O algoritmo coloca primeiro no feed dos usuários as publicações mais recentes. Por isso, você precisa ter frequência de publicação. Postar apenas uma vez por semana, ou até por mês é extremamente ineficaz, pois o algoritmo entende que, em pouco horas, aquele conteúdo já não é tão relevante. Por isso, estude sua audiência e poste uma quantidade de vezes adequada, para que eles consigam consumir o conteúdo.
Além disso, é extremamente importante testar horários de postagem para que você encontre as horas e dias exatos em que sua audiência está mais ativa nessa rede. Assim, tendo um maior engajamento nos primeiros minutos, suas publicações terão um alcance bem maior. Que tal fazer uma planilha e ir testando horário ao longo de uma ou duas semanas?
💡Saiba mais: Qual é o melhor horário para postar no Facebook?
Use os stories do Facebook
Essa é uma dica entregue pelo próprio Facebook. Um estudo feito pela própria companhia, apontou que 65% dos entrevistados se sentem mais próximos de uma pessoa ou de uma marca ao consumir stories dela. Além disso, 62% dos participantes disseram que pretendem usar mais essa funcionalidade no futuro.
Outro ponto aqui é que os stories “pulam” o algoritmo do Feed, uma vez que vêm antes dele e estão ali flutuantes, como primeiro elemento da página. Assim, as pesquisas mostram que as pessoas checam os stories antes de ver o Feed de Notícias. Por isso, esteja sempre por ali, com algum conteúdo de rápido consumo, que é a proposta dessa funcionalidade.
Aproveite bastante o argumento de autoridade
Aqui, o centro da estratégia são dois elementos: seus funcionários e seus clientes fidelizados. Seus funcionários têm mais credibilidade e autoridade com o algoritmo do Facebook do que a página de sua marca.
Isso ocorre porque eles têm mais credibilidade e autoridade com seus próprios seguidores e amigos. Além disso, eles sabem tudo sobre sua marca e conseguem passar isso com eficácia.
Por fim, seus clientes fidelizados podem te ajudar bastante nessa estratégia. Postando o resultado de um serviço ou produto e marcando o cliente satisfeito, você consegue uma interação quase que imediata da parte dele, o que pode te favorecer bastante com o algoritmo do Facebook.
Tudo certo sobre o algoritmo do Facebook?
Como você viu, o algoritmo do Facebook pode sim ser bastante cruel e prejudicar seu alcance. No entanto, ao produzir conteúdo de qualidade e postar em datas e horários estratégicos, você já consegue driblar essa questão.
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