O que é o algoritmo do Instagram e como usá-lo a favor da sua marca?
Algoritmo do Instagram é um conjunto de regras e processos utilizados pela plataforma para determinar quais conteúdos aparecem no feed dos usuários, no Explore, nos Reels e em outras partes do aplicativo.
O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo. De acordo com o relatório da We Are Social e da Hootsuite, a plataforma conta atualmente com mais de 100 milhões de usuários. Por isso, saber como funciona o algoritmo do Instagram é importante para manter um bom contato com o seu público e se destacar diante da concorrência.
Além disso, o cenário digital está cada vez mais aquecido e as empresas estão percebendo a importância de usar as mídias sociais para gerar mais tráfego e resultados. Dessa forma, aprender sobre a lógica de funcionamento do Instagram pode aumentar o alcance das suas publicações.
Então, para que você fique por dentro do assunto, preparamos um artigo completo para você. Vamos aprender como funciona o algoritmo do Instagram? Confira tudo a seguir!
O que é o algoritmo do Instagram?
O Algoritmo do Instagram é, na verdade, composto por diversos algoritmos (robôs classificadores) que obedecem a um conjunto de critérios escolhidos e calculados pela plataforma para apresentar as publicações de forma automática aos usuários, de acordo com o perfil e os interesses de cada um. Dessa forma, existem fatores que influenciam como será a experiência do usuário e a apresentação das marcas no feed. Alguns deles são:
- Idade;
- Gênero;
- Preferências;
- Engajamento das publicações do perfil;
- Horário em que foi postado o conteúdo;
- Entre outros.
Além disso, para cada grupo de pessoas existe uma apresentação diferente das publicações. Sendo assim, é preciso trabalhar um conteúdo rico nas redes sociais e garantir que o usuário tenha cada vez mais interesse pelos posts da sua empresa.
Segundo o próprio Instagram, os algoritmos são divididos de acordo com as funcionalidades da plataforma, ou seja, eles são definidos conforme as seguintes categorias:
- Feed e Stories;
- Explorar;
- Reels.
💡 Saiba mais: Como fazer marketing no Instagram?
Como funciona o algoritmo do Instagram para Feed e Stories?
Para saber como funciona o algoritmo do Instagram é preciso entender alguns princípios básicos. Veja a seguir:
Temporalidade
Apesar de, atualmente, o algoritmo do Instagram não ser baseado na ordem cronológica, a temporalidade ainda é um tópico importante para a rede. Isso porque a lógica temporal prioriza o que há de novo na plataforma.
Relevância da postagem
A plataforma leva em conta a relevância das publicações, ou seja, a popularidade em termos de comentários, curtidas etc. Além disso, conteúdos mais atuais e longos (em se tratando de vídeos) costumam apresentar melhores desempenhos.
Em se tratando de Stories, o Instagram usa como critério de exibição a localização. Ou seja, quanto mais próximo você estiver de um usuário, geograficamente falando, existe uma maior oportunidade de que ele veja as suas publicações.
Engajamento
Engajamento nada mais é do que a quantidade de curtidas, comentários e usuários que clicam nos links divulgados. Esse dado mostra o quanto as pessoas se interessaram por determinada postagem.
Esse é outro ponto fundamental, já que, por meio desse indicador, o Instagram vai decidir o que vale a pena ou não exibir primeiro para os usuários, de acordo com o que chamaria mais a sua atenção.
💡 Saiba mais: Funcionalidades para aumentar o engajamento no Instagram
Perfis mais relacionados
A plataforma sempre faz uma análise dos perfis com os quais os usuários mais interagem. As postagens dessas contas serão as exibidas antes, sempre que a pessoa abrir o aplicativo. Os dados coletados são a partir de comentários, buscas no Instagram e até mesmo compartilhamentos de Stories e posts.
Portanto, o algoritmo do Instagram exibe os Stories tendo como critério os perfis com que as pessoas mais interagem, isto é, é medido de acordo com os comentários, reações, mensagens via Direct.
Como funciona o algoritmo do Instagram para Reels?
O algoritmo do Instagram para Reels, um formato de vídeo curto da rede social, funciona de forma semelhante ao algoritmo utilizado para organizar o feed dos usuários.
Dessa forma, o conteúdo é exibido como prioridade para os perfis que mais interagem com uma determinada conta. Veja, a seguir, o que os robôs do Instagram consideram interessante para mostrar aos usuários:
Histórico de atividades
O algoritmo do Instagram no Reels considera os conteúdos já assistidos e curtidos pelos usuários. A partir dessa análise os robôs selecionam as postagens mais relacionadas e relevantes para cada pessoa.
Dados do Reels
Informações como as músicas usadas nos Reels, tipo de conteúdo, quantidade de pixels, frames, duração e popularidade são critérios para encontrar e selecionar conteúdos semelhantes que aparecerão na plataforma.
Interações
Mesmo que o usuário não siga um produtor de conteúdo específico, é provável que os vídeos apareçam na sua linha do tempo simplesmente pelo fato de o teor do post ser semelhante.
Relação com a pessoa que postou
Por fim, o algoritmo do Instagram seleciona as postagens considerando o perfil de quem a publicou, sua popularidade e relevância. Quanto mais interessante for a publicação indicada, maiores serão as chances de o usuário continuar na plataforma consumindo conteúdo.
Como funciona o algoritmo do Instagram para Explorar?
Explorar é a aba que aparece com diversos conteúdos quando um usuário clica na lupa para fazer uma busca. Seu principal objetivo é disponibilizar posts e contas novas para o usuário.
Por isso, o algoritmo funciona com base nas últimas interações da pessoa e nos assuntos que ela mais costuma curtir. Ou seja, se você é uma pessoa apaixonada por temas sobre empreendedorismo, provavelmente, no seu Explorar, esse tema será o destaque.
Veja, abaixo, como funciona o algoritmo no Explorar:
Suas atividades
Os robôs do Instagram levam em conta as publicações curtidas, comentadas e salvas para selecionar novos conteúdos. A interação do usuário é um critério muito importante, pois garante que as publicações exibidas serão apreciadas.
Quem produziu o conteúdo
Informações sobre o perfil da pessoa que postou o conteúdo também são um critério para o algoritmo do Instagram. A plataforma considera quantas vezes o usuário interagiu com o perfil nas últimas semanas.
Registro de interações
O Explorar tende a mostrar conteúdos de diversos criadores, não somente aqueles seguidos pelo usuário. Como o nome sugere, essa é uma forma de apresentar novas postagens e manter o usuário engajado na rede social por mais tempo.
Dados da postagem
Por fim, para considerar uma postagem relevante ou não, o algoritmo do Instagram avalia quantas vezes aquele conteúdo foi visto e com que rapidez — fora dado de curtidas, compartilhamentos, comentários e salvamentos. Esse é, inclusive, o fator com maior peso, seja no feed, nos Stories, no Reels ou no Explorar.
💡 Saiba mais: Como aparecer no Explorar do Instagram?
Como funciona o novo algoritmo do Instagram em 2024?
De maneira geral, os fatores citados nos tópicos anteriores continuam sendo os principais na hora de decidir quais publicações mostrar para os usuários. Apesar disso, algumas mudanças foram implementadas na rede social.
As principais novidades do novo algoritmo do Instagram são:
- Possibilidade de ver publicações em ordem cronológica;
- Opção de criar uma lista de contas favoritas para acompanhar os posts recentes.
Além disso, há quem diga que a plataforma tem priorizado publicações em formato de vídeo, como é o caso do Reels.
Como usar o algoritmo do Instagram a favor da sua marca?
Quem está acostumado com o meio digital, com certeza sabe o quão importante é ter boas estratégias, principalmente em se tratando de divulgação, vendas e marketing. Por isso, para gerar um impacto positivo na sua marca e conseguir ótimos resultados, existem algumas ações para obter sucesso. Confira:
1. Descubra os melhores horários para as postagens
Esse é o primeiro passo para quem deseja usar o Instagram para conseguir alcançar mais pessoas. Saber o melhor horário para fazer as publicações vai te ajudar a ter mais engajamento, visto que assim você poderá alcançar seus seguidores nos horários em que eles mais usam o Instagram.
Se tiver um perfil comercial, esses e outros detalhes sobre sua audiência estão disponíveis na sessão “Insights”.
💡 Saiba mais: Como usar o Instagram Insights para guiar a estratégia da sua marca
2. Conheça seus seguidores
Entender quem são as pessoas que acompanham o seu Instagram é essencial, já que assim você pode oferecer para eles exatamente o que eles procuram.
Com os dados reunidos no tópico anterior, você consegue conhecer as características do seu público-alvo e o que as pessoas mais gostam de ver sobre a sua marca.
3. Crie conteúdos compartilháveis
Quando você cria conteúdos que as pessoas têm interesse em compartilhar, fica mais fácil fazer com que usuários que não seguem a sua conta profissional conheçam seu perfil e passem a te acompanhar.
Esse compartilhamento pode ser feito por meio de posts, mensagens diretas (também conhecidas como directs) e até mesmo pelos Stories.
💡 Saiba mais: Como produzir conteúdo?
4. Produza conteúdos de qualidade
Parece um tópico básico, mas quando o conteúdo é de qualidade, mais pessoas têm interesse em acompanhar a sua rede social. No caso do Instagram, isso é mais destacado, já que ele é uma plataforma totalmente focada no visual.
Então, faça bons vídeos e imagens para atrair novos seguidores e tornar os antigos cada vez mais fiéis. Além disso, aproveite os diferentes formatos que a rede oferece, como carrossel (postagens com mais de uma foto no feed), Reels, vídeos mais longos no IGTV e Stories, por exemplo.
💡 Saiba mais: 10 ideias criativas de conteúdo para Instagram
5. Invista em anúncios
Apostar em anúncios é uma tática que pode ser crucial para o sucesso da sua empresa nas redes sociais. Com campanhas de bom desempenho, você consegue fazer com que o Instagram perceba a relevância do seu conteúdo, já que esses posts promovidos serão vistos por mais gente.
Assim, a médio prazo, o algoritmo da rede social vai fazer com que as suas publicações orgânicas tenham maior alcance.
💡 Saiba mais: Guia sobre como anunciar no Instagram Ads
Sobre o último ponto, se você vende pela rede social, ter um e-commerce pode te ajudar a dar o próximo passo no empreendedorismo. Além de um site próprio permitir que você tenha seu domínio (por exemplo, www.nomedasuamarca.com.br) para transmitir confiança aos clientes, por lá, você consegue fazer a integração com ferramentas de remarketing de redes sociais, como o pixel do Facebook.
Com esse recurso, você consegue mensurar quando uma pessoa visualiza seu conteúdo, clica em um anúncio ou faz uma compra no seu site depois de acessar a rede social. Dessa maneira, você consegue acompanhar de perto o caminho que os consumidores fazem para comprar na sua loja virtual.
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6. Faça parceria com influenciadores digitais
Quando os influenciadores digitais são escolhidos de modo a estarem alinhados com a sua marca, os benefícios dessa parceria são inúmeros — inclusive para o algoritmo do Instagram beneficiar suas publicações.
O nome do influencer costuma chamar a atenção do público, que vai engajar com publicações que falem sobre a sua marca e procurar pelo seu perfil. Dessa forma, o Instagram percebe a relevância do seu perfil e seus posts tendem a ser exibidos para mais gente.
Tudo certo sobre o algoritmo do Instagram?
Aprender sobre o algoritmo do Instagram pode te ajudar a ter uma empresa mais visível nas redes sociais e te dá vantagens diante da concorrência, o que consequentemente aumenta suas vendas e resultados.
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