O que é Amazon Seller Central e como usar? [passo a passo]

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Pontos principais do artigo:
  • Amazon Seller Central é a plataforma de gerenciamento que permite aos empreendedores a comercialização dos produtos diretamente na Amazon;
  • Com o Amazon Seller Central é possível analisar as vendas, monitorar o inventário e gerenciar as vendas e devoluções facilmente;
  • Se está pensando em expandir suas vendas para a Amazon, baixe o guia gratuito sobre como vender em marketplace desenvolvido pela Nuvemshop!

Se você vende online, expandir as vendas e alcançar um público maior deve ser um dos objetivos do seu negócio. Existem algumas formas de fazer isso e o Amazon Seller Central é uma delas.

Essa plataforma oferece uma estrutura robusta para que os empreendedores consigam ampliar suas vendas e faturar ainda mais. Como forma de provar essa afirmação, dados da Amazon mostram que 70% dos vendedores fazem a primeira venda em menos de 60 dias.

Então, para se juntar a esses vendedores de sucesso, separamos o passo a passo de como vender pelo Amazon Seller Central e os principais benefícios oferecidos pela plataforma. Ficou interessado? Continue com a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

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O que é Amazon Seller Central?

Amazon Seller Central é a plataforma de vendas online da Amazon destinada aos empreendedores terceirizados que desejam vender seus produtos por meio do marketplace da empresa.

Ele é destinado para pequenas e médias empresas, vendedores individuais e marcas que desejam alcançar um maior número de clientes. Isso é feito por meio de um sistema robusto oferecido pelo Amazon Seller Central, permitindo que empreendedores expandam suas operações de e-commerce.

Além disso, o aplicativo permite que os vendedores se beneficiem da infraestrutura, logística e base de clientes da Amazoz.

Isso permite, por exemplo, o total controle do negócio, a criação e acompanhamento de pedidos, o gerenciamento de anúncios, o controle do inventário e a realização de desempenho das vendas.

Ou seja, ao se cadastrar no Amazon Seller Central, as marcas contam com uma plataforma completa com informações centralizadas e ferramentas que auxiliam na gestão de seus negócios.

💡Saiba mais: Como vender na Amazon?

O que o Amazon Seller Central oferece?

Vimos que o Amazon Seller Central é uma plataforma de vendas robusta que auxilia empreendedores a expandirem suas operações. Agora, vamos entender o que a aplicação oferece para seus assinantes. Veja:

Análise das vendas

O Amazon Seller Central oferece relatórios e análises de desempenho. Esses dados permitem que o vendedor tenha uma visão detalhada sobre todas as vendas realizadas e o comportamento dos clientes.

Essas informações servem para que os empreendedores consigam tomar decisões assertivas sobre seu estoque, estratégias de marketing e precificação dos produtos. Ou seja, os dados auxiliam os processos gerenciais e o planejamento financeiro do negócio.

💡Saiba mais: Como definir um preço competitivo para seus produtos?

Serviço de logística

A Amazon também oferece serviços logísticos, a facilidade está disponível para contratação no marketplace. Os valores podem ser consultados em taxas Amazon e as opções disponíveis são:

  • FBA – vendedor envia o pacote para o centro de distribuição da Amazon e a empresa cuida de todo resto;
  • FBA Onsite – vendedor utiliza a solução de gestão de estoque e a Amazon realiza a entrega;
  • DBA – vendedor gerencia e embala os produtos e a Amazon realiza a entrega.

Ou seja, os empreendedores podem optar por contratar serviços logísticos a fim de facilitar as operações de frete da sua empresa e aumentar a satisfação do cliente.

Para isso, as empresas podem usar os centros de distribuição da Amazon e contar com seu robusto sistema de logística para enviar pacotes aos clientes.

Entretanto, se o vendedor não quiser pagar taxas para a Amazon realizar o processo, ele pode gerenciar e enviar os pedidos por conta própria sem problemas.

Gerenciamento do inventário

A Amazon também oferece aos vendedores terceirizados da plataforma uma visibilidade completa do seu estoque.

Dentro do painel de administração os lojistas conseguem visualizar todos os produtos anunciados, os detalhes, quantidade disponível, quantidade enviada e outras informações.

Além disso, os empreendedores podem ajustar as quantidades de estoque e carregar atualizações em massa por meio dos arquivos CSV, facilitando o gerenciamento em grande volume.

O Seller Center também oferece sugestões automáticas de reabastecimento do estoque de determinado produto com base nos padrões de vendas anteriores, evitando problemas como falta de estoque no momento da compra.

Outra funcionalidade que auxilia no gerenciamento é configurar a plataforma para enviar alertas para os vendedores quando os níveis de estoque estiverem abaixo de um limite predefinido.

💡Saiba mais: O que é giro de estoque e como calcular?

Fotos profissionais

Apesar de não oferecer serviço de fotografia profissional diretamente, a plataforma disponibiliza ferramentas para auxiliar os vendedores a melhorar a qualidade das fotografias dos produtos nos anúncios.

A Amazon oferece orientações sobre como as fotos dos produtos devem ser tiradas, sugere ajustes, como fundo branco, iluminação adequada, alta resolução e cenário centrado no produto.

Além disso, dentro do Seller Central, os vendedores podem fazer uso de ferramentas para ajustar e otimizar as imagens para que cumpram os requisitos do marketplace.

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Atendimento ao cliente

O Amazon Seller Central também oferece formas de melhorar a gestão do relacionamento com os clientes.

Isso é feito por meio de ferramentas e recursos de atendimento ao cliente que ajudam os vendedores a melhorarem a qualidade das interações com os compradores.

Para isso, a plataforma tem um sistema de mensagens integrado que permite comunicação direta entre vendedor e comprador, facilitando o processo de resolução de problemas e esclarecimento de dúvidas.

Além disso, o Seller Central permite o acesso a diretrizes com as melhores práticas de atendimento ao cliente: como responder reclamações, como lidar com devoluções e dicas para aumentar a satisfação do cliente.

Por fim, o marketplace simplifica o processo de devolução e reembolso nas compras. Na plataforma, é possível configurar políticas de devolução e troca personalizadas, o que contribui para uma melhor experiência de compra e atendimento pós-venda.

💡Saiba mais: Como criar uma política de reembolso?

Passo a passo de como vender na Amazon

Agora que você já entendeu o que é Amazon Seller Central e o que a plataforma oferece, vamos conferir o passo a passo de como vender pelo marketplace. Veja:

1. Encontre sua categoria de produtos

O primeiro passo para vender na Amazon é definir seu nicho de mercado, ou seja, se especializar em um segmento de produtos para vender. Assim, você consegue focar em um mercado específico e atender melhor às necessidades desse público-alvo.

Uma dica é começar aos poucos: em vez de montar uma loja de roupas atendendo todos os públicos e faixas etárias, você pode investir em uma loja de roupa de bebês, por exemplo. Assim, é possível oferecer uma variedade de produtos para essa fatia específica do mercado.

A melhor parte é que no marketplace da Amazon é possível comercializar diversas categorias de produtos. Confira as principais:

  • Alimentos e bebidas: grãos, cereais, massas e bebidas;
  • Atividades ao ar livre: equipamentos para esportes;
  • Beleza: cuidados com o cabelo, corpo e banho, manicure, maquiagem e perfumes;
  • Calçados, bolsas e óculos: armações, óculos de sol, sapatos, sandálias e mochilas;
  • Casa e cozinha: produtos para armazenamento e organização, cama, mesa e banho, decoração, obras de arte, utensílios domésticos, produtos de limpeza;
  • Celulares: celulares e acessórios novos, reformados, usados e desbloqueados.
  • Computadores: computadores de mesa, notebooks, monitores, tablets e acessórios;
  • Eletrônicos: tv e vídeo, eletrônicos para carro;
  • Jóias: anéis, brincos, colares e pulseiras;
  • Livros: livros, calendários, quadrinhos, revistas, jornais e outras publicações;
  • Papelaria e escritório: agendas, cadernos, materiais de escrita, organizadores, materiais para desenho e pintura;
  • Pet shop: produtos para animais de estimação, brinquedos, coleiras, ração, itens para transporte, saúde e higiene;
  • Produtos para bebê: alimentação e amamentação, berçário, fraldas, itens para bebês e gestantes;
  • Roupas e acessórios: moda feminina, masculina, infantil, esportiva e acessórios;
  • Saúde e cuidados pessoais: produtos para bem-estar, dietas, nutrição e higiene, aparelhos de depilação e barbear, equipamentos e artigos médicos;

💡Saiba mais: Quais são os produtos mais vendidos na Amazon?

2. Escolha seu plano de vendas

O próximo passo é escolher o melhor plano de vendas para começar. Atualmente existem duas opções:

Plano Individual

O Plano Individual é para quem realiza o cadastro como pessoa física usando o número do CPF. É recomendado para quem planeja vender até dez itens por mês.

Realizar esse cadastro não tem custo algum e não é preciso pagar mensalidade. Entretanto, são cobrados R$ 2 por item vendido mais a comissão de vendas que pode variar entre 8% e 15% do valor do produto.

A Amazon Seller Central oferece recursos básicos nesse plano, como:

  • Suporte realizado pela equipe do Seller Central;
  • Recebimento a vista pelas compras parceladas;
  • Treinamentos para começar a vender.

Plano Profissional

O Plano Profissional é destinado para pessoas jurídicas que realizam o cadastro usando o CNPJ, como pequenas, médias e grandes empresas, além de microempreendedores individuais.

Nesse plano, é possível vender mais de dez itens por mês. Sua mensalidade é de R$ 19 ao mês após o período de 12 meses gratuitos. Além disso, desde a primeira venda é necessário pagar o valor da comissão que varia de acordo com o total da venda.

Já no Plano Profissional, o lojista tem acesso a ferramentas avançadas que podem impulsionar seu negócio:

  • Ferramenta de anúncios e promoções;
  • Importação de produtos em massa;
  • Programa de logística da Amazon;
  • Relatório de vendas e planilhas de cálculo;
  • Expansão para outros países, como Estados Unidos e México;
  • Autonomia para definir as condições e taxas de envio de cada produto;
  • Gerenciamento centralizado.

3. Crie sua conta no Seller Central

Para abrir sua loja na Amazon é preciso criar uma conta no Seller Central. Na primeira etapa é necessário fornecer:

  • Endereço;
  • E-mail e telefone para contato;
  • Documento de identificação oficial;
  • Declaração recente do banco com os rendimentos;
  • Cartão de crédito para cobrança.

Além disso, você vai precisar dos dados da empresa:

  • Tipo de negócio;
  • Razão social ou nome da pessoa física titular da conta;
  • Cartão CNPJ ou CPF;
  • Conta bancária;
  • Cartão de crédito;
  • Países em que você pretende vender.

4. Aprenda a usar o Seller Central

Como vimos, o Seller Central auxilia no gerenciamento da loja. Ele permite gerenciar os pedidos, organizar o catálogo de produtos, enviar mensagens aos clientes e ver relatórios sobre o desempenho do negócio.

Em caso de dúvidas é possível entrar no Seller Forums, espaço destinado para interação dos empreendedores que postam questionamentos, resolução de problemas, dicas e demais tópicos interessantes para o negócio.

Além disso, o Seller Central conta com um “buscador” e, no caso de questões mais imediatas, basta digitar sua pergunta nesse espaço e você será direcionado para a página de ajuda adequada.

Para facilitar o dia a dia do empreendedor, a plataforma recomenda o uso da central do vendedor pelo smartphone. O Seller Central está disponível para Android e iOS.

5. Configure sua conta

Depois de cadastrar sua conta e aprender a usar a plataforma, é hora de configurar suas preferências. Veja o que deve ser feito:

Método de recebimento e depósito

Aqui, é necessário fornecer os dados bancários da conta onde deseja receber os pagamentos das vendas. Os dados devem estar vinculados ao CNPJ ou CPF registrado na conta da Amazon nos passos anteriores.

Além dos dados bancários, é necessário configurar o método de cobrança para taxas e comissões cobradas pela Amazon. Ou seja, basta adicionar um cartão de crédito que será usado para cobrir as taxas de venda e demais cobranças da plataforma.

Informações sobre envios e devoluções

Nesta etapa, defina as opções de envio dos produtos, incluindo prazos, custos de frete e métodos de transporte disponíveis. Ao utilizar o Plano Profissional para efetuar vendas internacionais é necessário configurar fornecedores que possam lidar com devoluções fora do país de origem.

Ainda nesta fase, você precisa configurar as políticas de devolução da sua loja de acordo com os requisitos da Amazon. Lembre-se de inserir informações importantes como endereço de devolução e quaisquer taxas que podem estar associadas.

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Informações fiscais

Por fim, você precisa cadastrar as informações fiscais sobre seu negócio, como o regime tributário em que a empresa está inscrita e demais dados necessários para emissão correta da nota fiscal.

Se a sua empresa é obrigada a recolher o imposto ICMS, você também precisa configurar as alíquotas aplicáveis do cálculo desse imposto para garantir que a transação ocorra de acordo com a lei.

6. Adicione produtos

A Amazon Seller Central oferece o processo de cadastro de produtos de três formas. Confira-as a seguir:

Cadastro manual

O cadastro de produtos manual está disponível nos dois planos. O Amazon Seller Central permite a criação do seu inventário e a publicação dos produtos de forma interativa.

Ao optar pelo cadastro manual só é possível configurar as informações de um anúncio por vez.

Cadastro via planilha

Disponível apenas para o Plano Profissional, esse cadastro permite que o vendedor importe uma planilha com as informações de todos os seus produtos de uma só vez.

Assim, é possível adicionar diversas publicações de uma vez, reduzindo o tempo gasto nessa tarefa.

📈 Confira a planilha: Cadastro de produtos

Cadastro via integração

Se você já vende online em outros marketplaces, como Mercado Livre ou, ainda, se você já tem sua loja virtual própria em alguma plataforma de e-commerce é possível cadastrar os produtos via integração.

Assim, é possível importar os produtos de forma massiva e automatizada da plataforma já existente para o Amazon Seller Central.

Se você tem uma loja na Nuvemshop, por exemplo, você pode fazer a integração automática de produtos para sua loja Amazon por meio de aplicativos e tornar o processo mais simples.

💡Saiba mais: Como fazer integração com marketplace no e-commerce?

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7. Comece a vender

Por fim, após realizar todos os passos anteriores, chegou a hora de começar a vender. Para isso, certifique-se de que todos os produtos estão cadastrados corretamente e que as informações sobre frete e pagamento estejam claras para os clientes.

Depois que começar a realizar vendas, revise os relatórios gerados pela plataforma, ajuste suas estratégias de acordo com o desempenho dos produtos e capriche na divulgação da sua loja.

Vale a pena usar o Amazon Seller Central?

Utilizar o Amazon Seller Central e começar a vender na plataforma pode parecer desafiador no início, mas com o conhecimento certo e as ferramentas oferecidas, fica fácil perceber que vender no marketplace vale a pena.

Então, agregar esse canal de vendas para expandir o seu negócio, conquistar clientes e aumentar o seu faturamento é uma ótima opção.

Mas, se você ainda não vende online, que tal começar criando um e-commerce? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e conte com uma plataforma completa. É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

Amazon Seller Central é a plataforma de vendas online da Amazon destinada aos empreendedores terceirizados que desejam vender seus produtos por meio do marketplace da empresa.

A Amazon conta com dois planos de assinatura para vendedores. O Plano Individual é isento de mensalidade, mas uma taxa de R$ 2 é cobrada por item vendido, além das comissões por venda. No Plano Profissional a mensalidade é grátis por 12 meses e, após o período, tem custo de R$ 19 e também é cobrado comissão por venda.

Qualquer pessoa com CPF ou CNPJ válido, e-mail, conta bancária e cartão de crédito ativo pode criar uma conta e começar a vender na Amazon.

A Amazon deposita, quinzenalmente, o pagamento dos produtos vendidos na conta bancária cadastrada na plataforma.

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