Como fazer uma análise de concorrência? [passo a passo]

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Pontos principais do artigo:
  • Análise da concorrência diz respeito a observar o que as empresas concorrentes estão fazendo para criar e melhorar suas próprias estratégias;
  • A análise de mercado e concorrência ajuda a incrementar as vendas, impulsionar o faturamento e posicionar melhor a marca;
  • Para se destacar da concorrência, conheça o público, tenha um bom site, diversifique os meios de pagamento e envio, comunique-se bem e planeje ações de engajamento.

Dedicar-se à análise da concorrência é uma estratégia fundamental para quem deseja alcançar o sucesso. Por meio de tal acompanhamento, é possível melhorar as ações de marketing de um negócio, converter e fidelizar mais clientes e, principalmente, ficar frente à frente dos maiores empreendimentos do mercado.

Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos entender tudo sobre essa análise, como fazê-la e formas para que a sua loja virtual possa se destacar dos concorrentes.

Agora, para se aprofundar nesses conceitos, bloco de notas à mão! 🧐

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O que é análise da concorrência?

Análise da concorrência, conhecida também como análise de mercado, é a prática de monitorar regularmente os seus concorrentes, ou seja, negócios que oferecem produtos e serviços similares aos seus. Alguns dos aspectos que podem ser observados são os preços oferecidos, a gestão comercial, experiência do cliente etc.

Esse estudo é importante para as etapas de planejamento e de gerenciamento de vendas, já que permite a identificação de riscos e oportunidades que são capazes de prejudicar ou de impulsionar as suas vendas. Cabe a você identificar o que faz sentido para sua estratégia e partir para a análise!

💡 Saiba maisPlano de negócios: o que é e como fazer o seu?

No vídeo abaixo, você verá algumas dicas do especialista em precificação, Frederico Zornig, para fazer a análise da concorrência:

A importância da análise de concorrência

Ao fazer uma análise da concorrência, você pode saber como sua marca está posicionada no mercado em relação a outras empresas que disputam o mesmo público que você. Dessa forma, será capaz de identificar o que diferencia sua empresa do resto.

Além disso, esse tipo de estratégia permite que você identifique os pontos em que seu negócio está bem em relação aos concorrentes e aquilo que você precisa melhorar para conquistar mais clientes. Assim, sua marca pode se tornar cada vez mais competitiva.

Resumidamente, pode-se dizer que a análise de mercado permite criar estratégias para:

  • Incrementar as suas vendas;
  • Impulsionar o seu faturamento;
  • Posicionar melhor a sua marca em determinado mercado.

💡 Saiba maisBenchmarking: o que é, como fazer e vantagens dessa análise

Como fazer análise de concorrência?

Existem muitas maneiras de dedicar-se à análise da concorrência. Visitar outras lojas virtuais e suas redes sociais, cadastrar-se na newsletter e buscar tais marcas no Reclame Aqui são algumas formas de examinar os concorrentes.

Todavia, para que você possa estruturar sua análise de mercado , vamos conferir um passo a passo:

1. Defina quem é a sua concorrência

Em primeiro lugar, você deve identificar quem são os concorrentes no nicho de mercado em que você atua. Aqui, você deve incluir não apenas as empresas que ofereçam o mesmo tipo de solução que seu negócio, mas, como vimos, aquelas que disputam o mesmo público.

Um exemplo bem simplificado disso poderia ser a concorrência entre uma empresa que vende ou aluga bicicletas e outra, patinetes. Um produto não é exatamente igual ao outro, mas as pessoas tendem a escolher apenas uma opção entre essas duas.

💡 Saiba mais: O que é marketing de guerrilha e como usar?

2. Estabeleça os objetivos da análise

Depois de identificar os concorrentes, você precisa estabelecer seu objetivo ao fazer a análise. Pode ser o de examinar os preços ou as campanhas de e-mail marketing da outra empresa, por exemplo.

Saber o que motiva sua análise da concorrência vai torná-la muito mais eficiente, pois seu olhar será direcionado ao ponto específico que você pretende reconhecer.

3. Escolha que critérios vai analisar

Agora, é hora de escolher quais aspectos você vai analisar. Digamos que você definiu, no ponto anterior, que quer observar os blogs dos concorrentes. O que você vai considerar? O volume de tráfego orgânico por mês? A frequência de novas postagens?

Saber quais critérios você quer examinar também vai aumentar a assertividade da estratégia. Lembre-se, apenas, de identificar quais métricas são relevantes para cada análise que pretende fazer, certo?

4. Determine seu método de pesquisa

Aqui, você deve estabelecer como vai coletar, organizar e analisar os dados encontrados. Não há uma regra específica sobre como isso deve ser feito, porém uma forma utilizada por muitas empresas é a análise SWOT (ou FOFA).

Esse método visa a identificar as Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses) Oportunidades (Opportunities), e Ameaças (Threats) de cada concorrente — e pode ser aplicado também ao seu próprio negócio.

💡 Saiba mais: Aprenda o que é análise SWOT e como fazê-la em seu negócio

5. Colete os dados e apresente-os às áreas envolvidas

Por fim, é chegada a hora de colocar a mão na massa e fazer a sua análise da concorrência seguindo a metodologia que você definiu para coletar os dados. Você pode fazê-la, por exemplo:

  • Navegando pelos e-commerces dos seus concorrentes;
  • Analisando as redes sociais deles;
  • Cadastrando-se nas newsletters dos competidores;
  • Visitando suas lojas físicas etc.

Depois disso, anote tudo o que encontrou e apresente as informações às áreas e pessoas envolvidas. Desse modo, um plano de ação pode ser desenvolvido para melhorar aspectos que vão te colocar à frente da concorrência.

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Ferramentas para analisar os concorrentes

Como vimos, existem diversos aspectos da concorrência que você pode analisar. Esse é um campo bastante amplo, por isso, listamos algumas ferramentas gratuitas que costumam ser bastante úteis na análise de concorrentes:

Google Alerts

Por meio dessa funcionalidade do maior buscador do mundo, é possível configurar alertas sobre menções da sua concorrência na mídia. Dessa forma, toda vez que algum competidor for citado, você será notificado e saberá o que está acontecendo.

💡Saiba mais: O que é Google Alerts e como utilizá-lo?

Reclame Aqui

Provavelmente você já conhece o Reclame Aqui, aquele site em que clientes relatam problemas que tiveram com empresas. E ele pode ser um grande aliado na hora de fazer a análise da concorrência.

Ao avaliar as páginas da concorrência no portal, você pode observar reclamações recorrentes dos consumidores e como esses negócios têm respondido a essas solicitações. Assim, é possível oferecer ótimas condições em relação àquilo em que a concorrência está falhando.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta de planejamento de palavras-chave que permite a análise dos sites de concorrentes. Desse modo, você pode saber o tráfego mensal estimado para as páginas e as palavras-chave em que o site costuma ficar melhor posicionado.

Como se destacar da concorrência no e-commerce?

Depois de conferir o que é análise da concorrência, como e por que realizá-la, chega o momento de aprender estratégias exclusivas para se diferenciar. Vamos lá? 😉

Conheça seu público-alvo

Parece meio óbvio, certo? Mas, muitas vezes, esquece-se daqueles que fazem o seu negócio realmente lucrar e crescer. Por isso, estabeleça seu público-alvo.

Compreenda os hábitos de compra, o que buscam e quais necessidades pretendem suprir. Quanto mais informações, melhor. Considere idade, gênero, nível socioeconômico, quais atividades exercem e problemas enfrentados, o que consomem com mais frequência e o porquê.

Por exemplo: você tem uma loja de cosméticos e uma das seções vende produtos com glitter. Claramente, esse departamento só será interessante, em grande parte, para jovens. Levando isso em consideração, é necessário cuidado na precificação e nas formas de pagamento oferecidas, pois seu alvo, provavelmente, ainda não tem um emprego fixo.

Determinando essas informações, será muito mais fácil satisfazer seus consumidores. Por meio desses dados atrelados a uma análise da concorrência, você conseguirá estabelecer com maior certeza suas estratégias de marketing.

💡Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

Atente-se à plataforma

Seu site é semelhante a uma loja física. Se você chegar a um estabelecimento e o atendente demorar para te receber, você vai embora, não? O mesmo acontecerá se o carregamento de páginas for lento: o cliente perderá a paciência e buscará por outro e-commerce. Logo, otimize sua página de vendas para aumentar a velocidade e a qualidade.

Além disso, faça da versão mobile sua melhor amiga. Então, invista em layouts responsivos. Com isso, as imagens serão automaticamente redimensionadas, não sobrecarregando a transferência de dados.

Na Nuvemshop, oferecemos uma plataforma estável e ágil, projetada para se adequar a todos os tamanhos de dispositivos – desde desktop a smartphones e tablets. Caso queira descobrir mais vantagens, fale com um especialista.

Lembre-se também de aperfeiçoar as páginas de checkout. Imagine o cliente como se estivesse na fila do supermercado: ele quer adquirir apenas um produto e há mais de 10 pessoas à sua frente. Desanimador, não é?

O mesmo vale para as páginas que o levam à finalização da compra — tente fazê-las com no máximo três passos, além de simplificar o quanto puder o preenchimento de dados do consumidor.

Capriche, por fim, na interface e no conteúdo. Um design intuitivo e descrições relevantes farão toda a diferença. Saiba informar do que se trata cada produto: tamanho, cor, peso, forma e quais são suas funcionalidades. Tomando todos esses devidos cuidados, você com certeza proporcionará uma navegação muito mais agradável ao seu cliente.

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Diversifique as condições de pagamento

Cerca de 82% dos carrinhos de compras gerados no e-commerce brasileiro são abandonados, segundo o E-commerce Radar — e grande parte dessas desistências estão relacionadas ao momento de encerrar a compra.

Pensando em uma experiência mais rápida e prática e, consequentemente, no aumento da taxa de conversão, opte pelo checkout transparente. Trata-se de uma experiência que permite que o cliente efetue o pagamento dentro da própria loja, sem a necessidade de ser redirecionado a páginas exteriores.

Perceba também quais são os melhores meios de pagamento a serem adotados no seu e-commerce: gateways de pagamento ou intermediadores. O primeiro é uma ferramenta que conecta a sua loja com os bancos e operadoras — como as maquininhas físicas de cartões. E o segundo, o próprio nome já diz: são empresas intermediadoras das transações financeiras, como PagSeguro, Moip, Paypal, entre outras.

Portanto, dê diferentes alternativas ao seu consumidor, possibilitando, assim, maior acesso aos seus produtos e serviços. Garanta descontos à vista, mas também parcelamentos por meio de cartões de crédito e boletos bancários.

Comunique-se bem

Já dizia Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”. Com o seu cliente, então, isso faz toda a diferença.

Ofereça atendimento ao cliente exclusivo e de qualidade. Esteja sempre aberto a ouvi-lo e use isso a seu favor, implementando melhorias. Responda tudo o mais rápido possível (reclamações principalmente!) e tenha sempre em mente que a reputação da sua marca está em jogo.

Disponibilize suporte via chat antes, durante e depois da compra. Os dois primeiros serão para tirar dúvidas sobre os produtos, serviços, entregas e formas de pagamento, diminuindo assim carrinhos abandonados, já que muitos deixam de comprar por não compreenderem bem o que a loja disponibiliza.

Já o pós-venda terá o intuito de fidelizar o seu cliente. Ele é crucial, pois é o momento para encantar e surpreender. É a ocasião ideal para proporcionar ao seu consumidor uma experiência única. Invista então no elemento surpresa: brinde-o com descontos e/ou frete grátis para a próxima compra.

Se você vende algum tipo de produto que necessita de instalação, outra dica é a de presentear seu cliente com tal serviço gratuito. Por exemplo: “Na compra de três chuveiros da marca X, oferecemos uma instalação grátis em até sete dias úteis!” — só não se esqueça de deixar claro em quais cidades o serviço estará disponível.

Com isso, além de se sentir especial e bem atendido, ele voltará para fazer um novo negócio.

Faça liquidações e parcerias + ofereça produtos exclusivos

Esses são outros três elementos — juntos de uma boa divulgação — que te diferenciarão da concorrência. As liquidações são oportunidades de vender produtos que estão parados no estoque e de combinar itens com boa saída e de baixo custo.

Já as parcerias com influenciadores digitais são ótimas tanto para divulgar produtos, quanto serviços. Por exemplo, se você gerencia uma loja de maquiagem e não tem percebido uma boa saída para itens de olhos, esse é o momento ideal para uma cooperação.

Nesse caso, você poderia divulgar: “Na compra de uma sombra cremosa, um delineador e um rímel, ganhe um curso grátis com a maquiadora Y!”. Assim, com certeza sua marca e o trabalho dessa profissional ganharão mais visibilidade.

Os produtos exclusivos são a oferta de algo singular, podendo ser a marca registrada do seu e-commerce. Se você vende artigos esportivos, como camisas de times, ofereça o serviço de customização como um adicional. Isso pode aumentar o valor da compra e, com certeza, chamará a atenção dos torcedores de futebol.

Pense sempre nas possibilidades e facilidades que só a sua marca poderá proporcionar ao seu comprador. Inovação é a palavra de ordem!

Crie conteúdos engajadores

Vender bons produtos, ter layouts funcionais e diferentes formas de pagamento faz a diferença? Com certeza! Porém, seu e-commerce não depende só disso. Hoje é preciso ir além. É de extrema importância estar em contato com o seu cliente e não somente no momento da compra.

Por isso, crie conteúdos de qualidade relacionados ao nicho e divulgue-os no seu blog e nas suas redes sociais. Esses são os meios ideais para se aproximar dos seus seguidores e mantê-los informados sobre as novas tendências.

Se você vende acessórios para o cabelo, por exemplo, invista em postagens que ensinem a fazer penteados para diferentes ocasiões. Ou, se você vende brinquedos infantis, crie conteúdos que auxiliem os pais em recreações lúdicas.

Por meio desses canais, você imprimirá a personalidade da sua marca e assim será muito mais fácil criar um elo de identificação e fidelização com o seu consumidor.

💡Saiba mais: O que postar no Instagram para conseguir seguidores?

Seja sustentável

Nos tempos atuais, campanhas voltadas à preservação de recursos naturais vêm se tornando cada vez mais frequentes. Governos, escolas e empresas estão se unindo para que ocorra, com maior veemência, uma conscientização mundial.

Por essa razão, sua loja não pode ficar de fora. Seja responsável e transparente em relação aos seus produtos. Se você trabalha com móveis de madeira, por exemplo, indique a origem das peças. Nas entregas, personalize selos de comprovação. E para ganhar ainda mais destaque diante da concorrência, providencie os selos oficiais que são distribuídos por organizações ecológicas.

Se você trabalha com pequenos eletroeletrônicos, negocie: “Envie-nos uma peça quebrada, que está parada na sua casa e ganhe desconto de 15% na próxima compra!”. Investindo no comércio consciente, o seu cliente admirará sua política de venda e voltará para usar o cupom de recompensa.

Busque por economia, agilidade e responsabilidade na hora de empreender. Invista em novos projetos para fazer o seu e-commerce crescer ainda mais!

💡Saiba mais: Ideias de produtos sustentáveis para vender

Desenvolva uma voz própria

Sim, é verdade: sua marca precisa ter personalidade, assim como uma pessoa. Ela necessita de uma missão, uma visão e de valores, pois só com essas particularidades será possível transmitir a todos a cultura da sua empresa.

Logo, se você não tem essas características bem delimitadas, repense. Sabendo qual é o propósito da sua marca e o que deseja transmitir, você automaticamente terá um norte sempre que se sentir em dúvida de qual caminho apostar e investir.

💡Saiba mais: O que é branding: aprenda como fazer a gestão da sua marca

Pronto para analisar a concorrência?

Esperamos que essas orientações sobre análise da concorrência tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo na sua marca. Acredite no seu negócio e mãos à obra! 💪

Para começar a vender pela internet, crie sua loja grátis! E, se você sente que é o momento de aumentar o alcance da sua loja virtual, conheça o Nuvemshop Next e aproveite todas as vantagens da nossa plataforma de e-commerce. Fale com um especialista e conte com a gente para potencializar a sua história de sucesso. 💙🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre análise da concorrência

Análise da concorrência, conhecida também como análise de mercado, é a prática de monitorar regularmente os seus concorrentes sobre os preços oferecidos, a gestão comercial, experiência do cliente etc. Ao fazer uma análise da concorrência, você pode saber como sua marca está posicionada no mercado em relação a outras empresas que disputam o mesmo público que você. Dessa forma, será capaz de identificar o que diferencia sua marca do resto.

Para fazer a análise da concorrência é necessário definir quem são seus concorrentes, estabelecer os objetivos da análise, escolher que critérios vai analisar, determinar seu método de pesquisa e coletar os dados e apresente-os às áreas envolvidas.

Para se destacar em meio à concorrência é necessário conhecer seu público-alvo, diversificar as condições de pagamento, comunicar-se bem e criar conteúdos engajadores.

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