O que é análise de mercado, para que serve e como fazer?
Análise de mercado é um estudo detalhado de um determinado mercado para entender suas características e identificar oportunidades de negócio. É importante para qualquer empresa que busca crescer e se manter competitiva, já que fornece as informações necessárias para tomar decisões mais assertivas e aumentar as chances de sucesso.
Criar uma loja virtual requer tempo e investimento. Pode ser mais fácil para aqueles que já têm uma loja física e mais complexo para quem nunca teve experiência com vendas na vida. O e-commerce, contudo, está aí para todos e é extremamente acessível.
Mas é preciso cautela para se aventurar no mundo virtual. Essa dose de cuidado atende pelo nome análise de mercado. Sem ela, há grandes chances de você dar vida a uma loja e nunca conseguir sua primeira venda.
Foi pensando nisso que resolvemos criar este post. O intuito é dar dicas para você que está pensando em montar um e-commerce e explicar como fazer uma análise de mercado antes do lançamento do seu negócio. Então, vamos lá?
O que é análise de mercado?
Análise de mercado é uma pesquisa aprofundada sobre informações relacionadas ao segmento de atuação de um negócio. Com estes dados, é possível entender quem é o público-alvo, o que compram, quem são os concorrentes, quais são os fornecedores e as tendências do setor.
Essa análise garante insights importantes para a tomadas de decisões mais estratégicas em relação ao negócio. Assim, as empresas podem ajustar suas abordagens para atender às necessidades do consumidor e se destacar em um mercado competitivo.
Além disso, a análise de mercado também ajuda a estabelecer o plano de negócios da empresa, o que permite definir alguns pontos fundamentais para começar a vender produtos ou serviços, como:
- Qualidade;
- Preço;
- Formas de distribuição;
- Branding (estratégia de gestão da marca).
💡 Saiba mais: O que é análise digital e como fazer?
Para que serve a análise de mercado?
Como já comentamos, a análise de mercado traz informações essenciais para conhecer o seu nicho e saber se a sua ideia de negócio é viável ou não. Além disso, também podemos destacar outras vantagens, como:
1. Conhecer a sua persona
A análise de mercado permite que você trace a persona da empresa, ou seja, a representação do seu cliente ideal. Assim, fica mais fácil entender o que esse consumidor busca para comprar, qual a sua principal forma de comunicação, quais são as suas necessidades e, principalmente, como a sua empresa pode ajudá-lo.
Com essas informações, é possível criar estratégias de marketing mais direcionadas, desenvolver produtos alinhados às expectativas do cliente e oferecer uma experiência personalizada, aumentando a eficácia das ações comerciais.
💡 Saiba mais: O que é cliente oculto, como funciona e por que contratar?
2. Entender os concorrentes
Com o estudo do mercado, você também consegue observar as estratégias utilizadas pela concorrência. Isso permite identificar pontos fortes, fraquezas e estratégias de preço, ajudando na definição de diferenciais competitivos e na tomada de decisões mais informadas.
A partir disso, é possível elaborar o diferencial competitivo da sua empresa. Conhecendo as fraquezas dos concorrentes, por exemplo, você pode fortalecer essas áreas em sua própria oferta, respondendo a uma demanda do mercado que ainda não foi atendida.
💡 Saiba mais: Como fazer uma análise de concorrência?
3. Encontrar fornecedores
A análise de mercado também facilita encontrar os melhores fornecedores para o seu negócio. Isso porque, conhecendo o mercado, existe mais facilidade em encontrar parceiros confiáveis, com preços competitivos e qualidade adequada.
Isso impacta não só nos custos e na qualidade dos produtos, mas também na sustentabilidade do seu negócio. Afinal, são os fornecedores que vão te ajudar a garantir a satisfação do cliente, mantendo sempre um estoque disponível dos itens que ele procura.
💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor para o seu negócio?
Tipos de análise de mercado
Existem dois tipos de análise de mercado: a pesquisa de mercado e a análise de gabinete. Veja como funciona cada uma delas:
Pesquisa de mercado
Esse tipo de análise de mercado entra em contato diretamente com o cliente. No questionário, são incluídas perguntas diretas sobre os níveis de serviço esperados, as expectativas sobre o negócio e sobre o mercado, entre outros.
Pesquisa de gabinete
Já a pesquisa de gabinete acontece de forma mais genérica e ampla. Ou seja, ela é realizada usando dados disponíveis em portais de notícia, de pesquisa, redes sociais e outras fontes de informação, sem que a empresa precise ter contato direto com os consumidores.
Como fazer análise de mercado?
Está preparado para começar a pesquisa da sua empresa? Então, confira o passo a passo de como fazer análise de mercado:
1. Pesquise as palavras-chave relacionadas ao seu negócio
Vamos supor que você tem uma loja física de flores e quer investir em uma floricultura online. Aqui, o primeiro passo é saber se existe demanda para o produto que você quer vender, certo? Para isso, existe uma ferramenta que se chama Google Trends.
Com ele, você pode pesquisar termos específicos relacionados ao seu negócio. Nesse caso, usaremos como exemplo os termos floricultura perto de mim (em azul), floricultura que entrega (em vermelho), floricultura online (em amarelo) e onde comprar flores (em verde). Veja:
Com essas informações, você sabe que o seu produto tem bastante interesse na internet. Mas, antes de partirmos para a próxima dica, é legal ressaltar que o Google Trends é bem flexível. Com ele, você poderá filtrar os termos de busca por país, período de tempo, categoria de produto, além de saber em que cidades/estados eles têm mais popularidade.
Outra forma interessante de analisar o mercado é observar os dados divulgados por grandes empresas de determinado setor sobre faturamento e market share.
Vamos supor que os três principais e-commerces de flores online detenham 40% do mercado, isso significa que as empresas menores disputam os 60% restantes, o que é uma fatia considerável. A porcentagem vai variar de segmento para segmento, mas essa com certeza é uma boa maneira de saber se existe campo para crescer dentro da sua área.
💡 Saiba mais: Ideias de nomes para empresas [+ ferramenta grátis]
2. Analise os seus concorrentes e se diferencie
Agora que já descobrimos que existem milhares de pessoas atrás de flores na internet é só montar minha loja virtual e correr pro abraço, certo? Calma, você está no caminho correto, mas ainda faltam alguns passos importantes, como analisar seus principais concorrentes com cuidado.
Antes de tudo, pense no seguinte: se há muita procura por determinado produto, há também muita oferta. Com centenas de e-commerces vendendo artigos semelhantes, é provável que tenha muita coisa legal que você possa incorporar à sua loja e também diversos defeitos que você deve evitar.
Por isso, investigue o máximo de e-commerces que você puder antes de lançar o seu e absorva as coisas boas que encontrar. Pense sempre que a concorrência é forte e que a disputa por clientes é grande. Portanto, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na hora do consumidor escolher onde comprar.
💡 Saiba mais: O que é marketing de guerrilha e como usar?
Na Nuvemshop, temos a loja virtual Orquidário Maripá, por exemplo. Logo na primeira página, ela dá bastante destaque à compra de orquídeas para colecionar, atingindo uma parcela específica do público e se diferenciando da concorrência. Veja:
3. Calcule o investimento mínimo necessário
Saber exatamente quanto é investimento mínimo para um empreendimento virtual não é uma tarefa tão simples. Mas você pode considerar alguns gastos básicos, como:
- Abertura da empresa (como MEI, por exemplo);
- Plataforma de e-commerce;
- Registro de domínio (URL do seu site de vendas);
- Matéria prima ou estoque;
- Capital de giro para começar;
- Ações de marketing (como anúncios pagos);
- Custos com entrega.
💡 Saiba mais: Quanto custa abrir uma loja virtual em 2024?
Se você está começando, a boa notícia é que pode criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop. Assim, além das visitas ilimitadas ao seu site, você também pode oferecer envios mais baratos usando o Nuvem Envio e receber pagamentos com o Nuvem Pago, que é a única solução de pagamento que não cobra tarifa por venda.
4. Crie um nome e um domínio vencedor
Você já estudou o mercado, seus concorrentes e já sabe o quanto investir, agora o próximo passo é escolher o nome da sua loja e registrar um domínio para ela.
O domínio, vale lembrar, é como o endereço da loja na internet. Ou seja, é o que as pessoas digitam no navegador para encontrar sua loja. Na Nuvemshop, por exemplo, o nosso domínio “nuvemshop.com.br”.
Ter um bom domínio é importante para ser facilmente lembrado e encontrado na internet. Por isso, se o seu e-commerce venderá flores, é essencial que o nome dele e também o seu domínio tenham palavras relacionadas ao mercado, como “floricultura”, “flores” ou “orquidário”, como no exemplo que vimos.
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💡 Saiba mais: 4 passos para registar um domínio na internet
5. Se planeje para estocar os produtos e fazer as entregas
Quando os pedidos começarem a chegar, onde você vai fazer o estoque dos produtos? Geralmente, essa é uma decisão mais simples quando já se tem uma loja física. Mas, se você for um comerciante de primeira viagem, saiba que precisará do mínimo de espaço para fazer a gestão de estoque.
A dica é começar com um estoque pequeno e com uma gama de produtos menor, até para medir a receptividade do público. Se a receptividade for boa, aos poucos você pode ir aumentando a variedade de produtos da sua loja e também a quantidade estocada.
Se espaço for um problema para você, pesquise sobre o mercado de dropshipping. Neste modelo, você conta com fornecedor parceiro que, além de fornecer, também possa armazenar e enviar as mercadorias por você.
💡 Saiba mais: Como trabalhar com dropshipping e vender sem estoque?
Tudo entendido sobre análise de mercado?
Dar vida a um empreendimento online requer muito estudo e planejamento. Mas, se você seguir os passos acima para fazer uma boa análise de mercado, com certeza estará à frente da maioria dos concorrentes.
Então, que tal colocar esse conhecimento em prática e dar o primeiro passo do seu próprio negócio? Crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e comece a vender ainda hoje. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙