O que faz um analista de e-commerce? Funções e salário
- Analista de e-commerce é um profissional que tem como principal função melhorar os processos de uma loja virtual, fazendo com que ela gere mais vendas e satisfação aos clientes;
- Para ser analista de e-commerce, é desejável ter formação em Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda ou Tecnologia da Informação;
- Uma das atribuições do profissional é a análise de dados e acompanhamento de performance. Para isso, pode contar com o apoio do e-book Gestão de indicadores para e-commerce, um material completo e, o melhor: gratuito! 🤓
Com a popularização das compras pela internet, a demanda por profissionais capacitados aumentou consideravelmente. Uma das peças-chave para o crescimento dos negócios online é o analista de e-commerce, responsável pela otimização de processos e pelo aprimoramento da operação de lojas virtuais.
Afinal, qualquer loja online precisa contar com o apoio de alguém especializado, que saiba coordenar diversas atividades com embasamento e análise crítica.
Por isso, entenda o que faz um analista de e-commerce na prática, como se tornar um, quais são as habilidades esperadas desse profissional, além de entender como ele pode alavancar o desempenho de um e-commerce. Vem com a gente! 💻
O que é analista de e-commerce?
O analista de e-commerce é o profissional responsável por otimizar as operações de uma loja virtual. Isso é feito por meio de melhorias nos processos internos, estratégias para aumento das vendas, além de avaliação e monitoramento constante de resultados.
Dessa forma, tem um papel fundamental nas empresas, já que ajuda a impulsionar o crescimento sustentável dos negócios online.
💡 Saiba mais: O que é e-commerce?
O que faz um analista de e-commerce?
Um analista de e-commerce tem uma atuação ampla, já que o seu papel é garantir o bom funcionamento do negócio e proporcionar uma experiência do cliente satisfatória.
Sendo assim, suas atividades podem incluir a gestão de estoque, da logística e das ações de marketing digital. Paralelamente, é essencial que o profissional faça o monitoramento de KPIs, os indicadores de performance estabelecidos para o sucesso e desenvolvimento da loja online.
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Quais são as funções de um analista de e-commerce?
Ainda falando sobre as atribuições de um analista de e-commerce, existe uma série de atividades que podem fazer parte do seu escopo. Cabe aos gestores ou proprietários do site definirem o que faz mais sentido para cada loja virtual.
Para facilitar, fizemos uma lista com algumas das possíveis atividades:
- Atualização do catálogo e dos grupos de produto da loja virtual;
- Controle de estoque;
- Separação de mercadorias;
- Implementação e gestão de campanhas de vendas e marketing;
- Otimização de processos internos e logística;
- Benchmarking e mapeamento de oportunidades;
- Mensuração de tráfego e conversões;
- Acompanhamento de vendas, pedidos e pagamentos;
- Busca por parcerias comerciais e de divulgação;
- Suporte ao atendimento ao cliente;
- Otimização do site para SEO;
- Criação e manutenção de anúncios no Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads;
- Relacionamento com clientes e agência de publicidade;
- Avaliação de resultados e indicadores de desempenho.
Onde atua um analista de e-commerce?
O marketing digital é o principal setor em que os analistas de e-commerce atuam. No entanto, também podem participar de tarefas junto a outras áreas e frentes da empresa, como a logística, para garantir que o estoque esteja atualizado, ou ao atendimento ao cliente, a fim de proporcionar uma experiência de compra eficiente.
Basicamente, o analista de e-commerce se integra a outros departamentos para coordenar as atividades de uma loja virtual sempre que necessário, buscando a sinergia e fluidez dos processos no dia a dia.
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Salários de um analista de e-commerce
Geralmente, a média salarial para um analista de e-commerce varia de R$ 2 mil a R$ 4 mil, segundo a Glassdoor, sendo que profissionais mais experientes podem ganhar entre R$ 5 mil e R$ 7 mil por mês.
O salário dependerá, além da experiência, da região na qual o profissional ou a empresa se encontra. Grandes capitais, como São Paulo ou Rio de Janeiro, podem ter salários superiores a R$ 6 mil, enquanto alguns estados do Norte e do Nordeste podem ter médias menores, chegando a R$ 4.500.
Por outro lado, empresas grandes e reconhecidas de e-commerce e marketplaces costumam investir mais em colaboradores com as habilidades desejadas, além de proporcionarem maior possibilidade de desenvolvimento profissional, crescimento na carreira e remuneração.
Como se tornar um analista de e-commerce?
Os profissionais interessados em se tornarem analistas de e-commerce precisam cumprir com algumas exigências básicas. São elas:
Formação acadêmica
Normalmente, a graduação desejada para um analista de e-commerce são os cursos de Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda ou Tecnologia da Informação — ainda que não seja exigida uma formação específica.
Conhecimento técnico e cursos
O aprendizado sobre plataformas de e-commerce, SEO, Google Analytics e outras ferramentas de análise de dados são essenciais para quem deseja trabalhar como analista de e-commerce. Paralelamente, conhecer gerenciadores de conteúdo (como o WordPress, por exemplo) e ter um conhecimento básico de programação também pode ser interessante.
Experiência prática
Embora não seja uma regra, a probabilidade de conseguir uma oportunidade após ter atuado em alguma das frentes que citamos é um diferencial. Dessa forma, a experiência prévia em atendimento ao cliente ou marketing digital pode abrir portas para esse cargo.
Habilidades analíticas
O desenvolvimento de análise e interpretação de dados, organização e pensamento crítico são fundamentais para um bom analista de e-commerce.
Atualização sobre e-commerce
Conhecer a dinâmica do comércio eletrônico e ficar por dentro das suas tendências é essencial para se destacar na área. O uso de novas tecnologias e boas práticas é constantemente renovado nesse mercado, então é necessário que os profissionais se mantenham atualizados e entendam como ele funciona na prática.
Cursos para especialização
Os cursos livres, presenciais ou online, podem ser uma boa oportunidade para ganhar conhecimento e especialização.
Para isso, recomendamos os cursos de e-commerce gratuitos que fazem parte das Trilhas de Conhecimento Nuvemshop. Neles, você pode se aprofundar em temas que vão desde como montar uma loja virtual, até a expansão da operação. E o melhor, é grátis! 😉
Outras opções de cursos que podem ser interessantes são:
- Curso de Analista de Ecommerce e Marketing Digital (ComSchool)
- E-Commerce e Modelo De Negócios Digitais (FGV)
- Intensivo em E-Commerce (Escola Superior de E-commerce)
Para escolher a melhor opção, considere o seu grau de conhecimento na área e quais são as frentes em que prefere se especializar — tráfego pago, logística ou ferramentas de gestão, por exemplo.
💡 Saiba mais: Cursos de e-commerce gratuitos para vender mais
Entendeu a importância de um analista de e-commerce?
O analista de e-commerce é imprescindível para o bom desempenho das lojas virtuais, pois dá todo o suporte necessário para que as operações aconteçam de maneira otimizada, sem interrupções ou ruídos, contribuindo para o aumento da taxa de conversão de um negócio.
Contar com profissionais capacitados é a melhor forma de garantir que as atividades do e-commerce sejam bem sucedidas e que os clientes fiquem satisfeitos.
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