API de Conversões: o que é, como funciona e qual a diferença do Pixel?
API de Conversões no Facebook é um recurso da Meta que possibilita a integração direta entre um servidor externo, como uma plataforma de e-commerce, um aplicativo ou um CRM, e o Facebook Ads.
Se você faz anúncios no Facebook Ads, provavelmente já ouviu falar sobre o termo API de Conversões, certo? Afinal, esse é um dos principais recursos da Meta para otimizar as campanhas de anúncios.
E a boa notícia é que não é preciso ser nenhum especialista em tráfego pago para entender como funcionam as APIs da Meta e, principalmente, como elas podem te ajudar a melhorar o retorno sobre o investimento feito nas suas campanhas.
Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto: o que é API, qual a diferença entre Pixel e API e quais as vantagens de ativar a API de Conversões no seu site. Vamos lá?
O que é API da Meta?
API é a sigla para Application Programming Interface, que significa Interface de Programação de Aplicativos, em português. Ou seja, é uma série de protocolos de programação que permite a integração de funcionalidades ou dados entre plataformas diferentes.
A API de Conversões do Facebook, por exemplo (ou Conversions API, no nome original), é uma ferramenta da Meta que permite a integração direta entre um servidor e o Facebook Ads. Esse servidor pode ser uma plataforma de e-commerce, um aplicativo ou um CRM.
Na prática, esse recurso serve para compartilhar eventos que acontecem dentro do site com o Facebook, como uma compra ou um clique no link. Com isso, é possível usar essas informações para otimizar campanhas de tráfego pago na plataforma.
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Como funciona a API de Conversões do Facebook?
A API de Conversões do Facebook é instalada no servidor onde o seu site está hospedado para coletar os dados da navegação do usuário Então, essas informações são criptografadas, ou seja, transformadas em um código que não permite identificar quem é o usuário, e enviadas diretamente para o Facebook.
A partir daí, a Meta usa esse material para te ajudar a entender melhor os usuários e criar segmentos de público-alvo baseados nos dados de conversão adquiridos pela ferramenta.
Isso permite direcionar melhor os anúncios para atingir pessoas mais interessadas. Afinal, um usuário que acessou a página de um produto e não finalizou a compra, por exemplo, pode ser mais propenso a comprar a partir de um anúncio com uma oferta especial.
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Qual a diferença entre Pixel e API de Conversões?
A principal diferença entre o Pixel e a API de Conversões é a forma como eles coletam as informações. O Pixel faz a coleta por meio do navegador, usando cookies internos ou de terceiros, já a API faz esse processo diretamente de servidor para servidor.
Nesse caso, uma das vantagens da API é que ela sofre menos restrições de informações. Isso porque, com a LGDP, os navegadores precisam oferecer a opção para que o usuário possa bloquear cookies de terceiros — o que limita a coleta de dados por meio de Pixel, mas não afeta as APIs.
No entanto, apesar do Pixel e da API de Conversões parecerem concorrentes, eles não são. O próprio Facebook recomenda que sejam utilizados juntos para aumentar a eficácia na coleta de dados dos clientes.
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Quais são os benefícios de usar a API de Conversões?
Usar a API de conversões pode trazer uma série de benefícios na hora de anunciar no Facebook. Veja alguns dos principais:
Otimização dos anúncios
Com os dados coletados a partir da API de Conversões, é possível melhorar o direcionamento dos anúncios, alcançando pessoas mais propensas a se interessar por aquele conteúdo.
Além de tornar a estratégia de marketing mais eficiente, isso contribui para diminuir os custos da campanha, investindo recursos com mais precisão por meio dos dados coletados.
Dados de múltiplas fontes
A API de Conversões permite registrar e enviar eventos de fontes que incluem sites, e-commerces, e-mails, aplicativos e até estabelecimentos físicos. Assim, é possível coletar dados de várias fontes usando uma única propriedade.
Fácil de configurar
Outra grande vantagem da API da Meta é que, em muitos casos, não é preciso contar com um desenvolvedor para fazer a integração.
Na Nuvemshop, por exemplo, esse processo pode ser realizado de forma simples e prática (como veremos a seguir). Isso porque a plataforma oferece integração direta com o grupo Meta, o que permite que qualquer pessoa faça as configurações necessárias.
Sem limitação de cookies
Como vimos, a API de Conversões não depende do navegador, já que coleta as informações a partir do servidor. Assim, seu funcionamento não é e nem será afetado pelos navegadores que, cada vez mais, aderem à onda de navegação “cookie free”, ou seja, livre de cookies.
Como ativar a API de Conversões do Facebook na Nuvemshop?
Se você já tem uma loja Nuvemshop, veja passo a passo como fazer ativar a integração com a API de Conversões:
- Vá até o painel administrador Nuvemshop;
- Acesse “Mais canais de Venda > Facebook/Meta”;
- Conecte novamente a sua loja ao Facebook;
- Permita a opção “Acessar seus anúncios do Facebook e estatísticas relacionadas”;
- Confirme a verificação de domínio no Gerenciador de Negócios;
- Verifique se configurou os eventos totais do Pixel;
- Pronto! A API de Conversões foi habilitada na sua loja Nuvemshop.
👉 Confira: Como ativar a API de conversões do Facebook?
Com a sua loja Nuvemshop, você pode anunciar no Facebook, no Instagram e nos principais canais de vendas. Ao clicar no anúncio, o seu consumidor pode concluir a compra a qualquer hora e em qualquer lugar, sem a necessidade de que você esteja online para finalizar a venda.
Tudo certo sobre como funciona a API de Conversões?
Como vimos, a API de Conversões é parte essencial do sucesso de uma campanha de anúncios no Facebook. Por isso, esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto neste artigo.
E, se você faz anúncios para alcançar um público maior, que tal trazer a sua loja para a melhor plataforma de e-commerce da América Latina?
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