O que é gerenciamento de Instagram e como fazê-lo?
- Existem várias opções de gerenciadores de Instagram, tanto gratuitas como pagas, que auxiliam na organização e programação de publicações, respostas de mensagens, e fornecem métricas sobre o desempenho das postagens;
- Alguns dos principais gerenciadores de Instagram incluem Creator Studio, Later, mLabs, Hootsuite, Bume, Iconosquare, Sprout Social, Buffer, Instaeasy, Instazood, Postcron, Crowdfire, Scalehot e Agorapulse;
- Essas ferramentas oferecem diversas funcionalidades, como agendamento de postagens, interação automatizada, análise de métricas, gestão de múltiplas contas, entre outras, permitindo que as marcas otimizem suas estratégias no Instagram.
Tão importante quanto postar boas fotos no Instagram é conseguir manter organizadas todas as atividades na rede social. Por isso, hoje vamos falar sobre um tipo de ferramenta que pode ajudar muito nessa tarefa: o gerenciador de Instagram.
Além de entender o que é exatamente o gerenciamento dessa rede social, vamos conhecer as principais opções para seu Instagram, tanto pagas, quanto gratuitas. Então, sem mais enrolação, hora de ir direto ao ponto! 🎯
💡 Saiba mais: 27 ferramentas para Instagram
📹 Veja também: Como vender pela internet com o Instagram?
18 opções de gerenciadores de Instagram para você conhecer
Além do próprio Estúdio de Criação para gerenciar o Instagram, há outras empresas que oferecem esse tipo de serviço. Na sequência, vamos conhecer as principais:
1. Creator Studio
O próprio Facebook, dono do Instagram, tem um gerenciador de conteúdos para as duas redes sociais. Por meio do Creator Studio — ou Estúdio de Criação — é possível fazer a gestão das suas publicações, incluindo postar no Instagram pelo computador.
A ferramenta está disponível para quem tem uma conta comercial no Instagram e permite que se confira dados sobre a interação do público com cada uma das suas postagens. Outra informação legal que o Creator Studio disponibiliza é a respeito do alcance das publicações.
Essas métricas também podem ser conferidas por meio do Instagram Insights, porém o Estúdio de Criação facilita seu acompanhamento por permitir seu acesso por meio do PC.
💡 Saiba mais: Como usar o Instagram Insight?
2. Later
O Later é um gerenciador de Instagram gratuito para sempre, como eles dizem no site. Por meio dele, é possível planejar, agendar e analisar postagens tanto do Insta, quanto do Facebook, Pinterest e Twitter. O ponto negativo é que a plataforma é totalmente em inglês.
3. mLabs
A mLabs permite o gerenciamento de praticamente todas as redes sociais em um mesmo lugar. Com ela, além do agendamento de postagens e dos relatórios gerados, você pode responder mensagens do Instagram diretamente pela ferramenta. O plano mais completo permite, inclusive, o monitoramento da concorrência.
Tem um período gratuito de testes de 7 dias. As mensalidades vão de R$ 4,13 (no plano anual) a R$ 29,90, e a plataforma é inteira em português.
4. Postgrain
O Postgrain permite o gerenciamento de diversas contas no Instagram. Com ele, é possível agendar postagens, responder directs e interagir com seguidores.
Também em português, é possível fazer um teste grátis por 7 dias. Depois disso, o preço começa em R$ 29,90 por mês.
5. Etus
A Etus permite o gerenciamento do Instagram e de outras redes sociais em um mesmo lugar. Além das funcionalidades comuns às outras ferramentas, permite o impulsionamento de publicações e a inserção do logo da empresa nas imagens postadas.
O período gratuito de testes também é de 7 dias e as mensalidades começam em R$ 7,80 (no plano anual). Essa ferramenta também é totalmente em português.
6. Iconosquare
O forte do Iconosquare são os dados. Além do agendamento de publicações, apresenta relatórios completos aos usuários. Permite também o gerenciamento de diversas contas de Instagram e Facebook.
É uma ferramenta em inglês e tem um período de teste grátis de 14 dias. Depois disso, as mensalidades custam a partir de US$ 29.
7. Hootsuite
A Hootsuite permite criar, agendar e planejar postagens em diferentes redes sociais, incluindo o Instagram. Ademais, é possível acompanhar as mensagens recebidas por esses canais.
É em português e tem um plano totalmente grátis, que permite três perfis de rede social, 30 mensagens agendadas por mês e um usuário. As opções mais completas começam a partir de US$ 19 por mês.
8. Bume
O Bume permite o agendamento de postagens e indica o melhor horário de publicação para seu público. Outra funcionalidade interessante que a ferramenta oferece é um link na bio do Instagram único, por meio do qual você pode adicionar seus conteúdos mais importantes. Por fim, é possível programar frases prontas para o atendimento ao cliente para quem enviar mensagem.
O período de teste gratuito é de 5 dias e os planos começam a partir de R$ 0,85 mensais (para o plano anual). A ferramenta é em português.
9. Grow Social
O grande destaque do Grow Social é a interação automatizada com usuários do Instagram, por meio de curtidas e comentários. Além disso, é possível usar a plataforma para agendar postagens e enviar mensagens.
A ferramenta é em português, o teste grátis dura apenas 3 dias e, no plano anual, as mensalidades saem por R$ 59,42.
10. Sprout Social
O Sprout Social tem uma funcionalidade bem interessante de social listening — ou escuta social —, em que conversas dos usuários que falem sobre a marca ou o nicho de mercado são destacadas para o usuário, funcionando como uma fonte de inspiração para a estratégia.
Além disso, permite o agendamento de publicações, a interação com usuários e o acompanhamento de relatórios.
Com uma plataforma em português, o teste grátis é de 30 dias e as mensalidades começam em US$ 99.
11. Socialbakers
Com uma plataforma em inglês, a Socialbakers oferece uma opção bem completa para empresas maiores e, portanto, com mais capital para investir nessa frente. Com ela, é possível:
- Agendar publicações;
- Gerenciar campanhas com influenciadores digitais;
- Organizar o community management (ou gerenciamento de comunidade online);
- Acompanhar relatórios sobre o comportamento do público.
Seu plano básico começa em US$ 200 por mês para 10 usuários e possui um período gratuito de testes de 14 dias.
12. Buffer
O Buffer é um gerenciador de Instagram em inglês que permite agendar e analisar os dados de publicações nas redes sociais. Seu plano mais básico permite a inclusão de 8 perfis na conta.
O período de teste gratuito é de 14 dias e, depois disso, o custo começa a partir de US$ 15 mensais.
13. Instaeasy
O destaque do Instaeasy vai para a automação no momento de seguir e deixar de seguir usuários. Também possui um painel que informa quantos follow e unfollow foram dados no dia, de modo que você consegue evitar punições como o shadowban do Instagram.
Ademais, a plataforma em português permite também o agendamento de posts e o acompanhamento de relatórios. Seu período grátis de testes é de 5 dias e o único plano oferecido custa R$ 127 por mês.
14. Instazood
O Instazood é uma ferramenta em inglês cujo ponto forte é a automação de tarefas como curtidas, seguidas e comentários. Também permite o agendamento de postagens e, além do Instagram, conta com uma função para o TikTok.
Seus planos são separados por função. O Instagram Bot custa US$ 11,99 por mês, enquanto o agendamento de publicações sai por US$ 7,99 mensais. O período de testes é de 3 dias.
📹 Veja também: Marketing digital no Instagram
15. Postcron
A Postcron é uma ferramenta que permite o agendamento de postagens no Instagram, tanto no feed, quanto nos Stories, em seu plano mais simples. Ele sai por US$ 8 mensais, o período de testes é de 7 dias e o site é em português.
16. Crowdfire
Com o Crowdfire, é possível ter acesso a um plano grátis de gerenciador de Instagram, além de outras redes sociais. Uma funcionalidade interessante é que a plataforma sugere hashtags para suas postagens.
💡 Saiba mais: Quais principais hashtags para usar no Instagram? [guia 2022]
O site tem algumas páginas traduzidas para o português, mas não todas. Os planos pagos começam a partir de US$ 7,48 por mês.
17. Scalehot
A Scalehot se destaca pela automação do Instagram, ao analisar o engajamento do público e indicar o que tem funcionado melhor em sua estratégia. Além disso, envia mensagens automáticas aos novos seguidores da sua conta.
Seu período de testes é de 7 dias grátis e o plano, quando pago por mês, sai por R$ 81,92. A plataforma é toda em português.
18. Agorapulse
Por meio do Agorapulse, você pode programar publicações, visualizar seu calendário editorial e acompanhar relatórios completos. Além disso, é possível centralizar as mensagens recebidas no Instagram e em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.
A plataforma em português oferece 28 dias de teste gratuito. Os planos começam a partir US$ 79 mensais.
🎥 Veja também: Como turbinar as publicações no Instagram?
O que é o gerenciamento de Instagram?
Gerenciamento de Instagram é o ato de organizar as atividades de uma conta na rede social. Entre essas ações, estão principalmente:
- O agendamento de fotos e vídeos no feed;
- A programação de publicações de Stories;
- A resposta de mensagens diretas;
- O acompanhamento de relatórios sobre seu público e suas atividades.
Vale destacar que as ferramentas para gerenciar o Instagram podem ou não executar tarefas automatizadas, como seguir pessoas e fazer comentários sem que você precise escrever um por um. Para saber mais sobre esse assunto, confira: Tudo o que você precisa saber sobre automação para Instagram.
E aí, escolheu seu gerenciador de Instagram?
Conforme suas contas nas redes sociais crescem, é necessário mais tempo para administrá-las. Encontrar um gerenciador de Instagram que te ajude a organizar suas atividades por lá é essencial. Assim, você consegue dar atenção a tudo o que acontece nessa rede social que tanto envolve a sua marca!
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