Qual a diferença entre atacado e varejo? Guia comparativo

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Pontos principais do artigo:
  • Atacado e varejo são modelos de negócios que se diferenciam, principalmente, pelo tipo de cliente e pelo volume de vendas;
  • No atacado, as vendas acontecem em grandes quantidades de empresa para empresa, já o varejo representa a venda unitária para o consumidor final;
  • Independentemente da sua escolha, na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual grátis e contar com todas as ferramentas necessárias para começar a vender.

Se você tem o sonho de empreender, existem dois principais caminhos para começar: o atacado e o varejo. Embora ambos sejam comuns no nosso dia a dia, cada um tem as suas particularidades — e fazer a escolha certa é essencial para ter um negócio de sucesso.

Mas, para tomar a melhor decisão, é importante conhecer os detalhes da operação de cada modelo, além de suas principais vantagens, desvantagens e como elas podem se apresentar (e impactar) na rotina da empresa.

Pensando nisso, preparamos este guia completo sobre as diferenças entre atacado e varejo. Continue a leitura e confira todos os detalhes que você precisa saber antes de tomar a decisão que vai mudar a sua vida: a de empreender!

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O que é atacado?

Atacado é a venda de produtos em grande quantidade, geralmente, para outras empresas que vão revender esses produtos ao consumidor final. Ou seja, é uma venda B2B (Business to Business) — de empresa para empresa.

Aqui, o grande diferencial entre atacado e varejo é que a maioria das empresas atacadistas fabrica os próprios produtos ou compra diretamente das fábricas. Com isso, o mercado de atacado consegue oferecer preços mais baixos do que o de varejo.

Vantagens e desvantagens do atacado

Antes de tomar a decisão entre atacado e varejo, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada modelo. A seguir, vamos conhecer as do atacado:

Vantagens

Para quem escolhe empreender no setor atacadista, alguns dos principais pontos positivos são:

Mais previsibilidade de receita

Quando um varejista encontra um fornecedor de produtos com preços competitivos, existem muitas chances de que ele se torne um cliente recorrente, já que a empresa precisa sempre reabastecer o seu estoque.

Com isso, a receita das marcas de atacadistas se torna mais previsível. Afinal, os clientes fazem pedidos com uma certa regularidade, como de seis em seis meses, o que facilita o planejamento financeiro dos fornecedores, que vendem em atacado.

Ticket médio mais alto

Como as vendas no atacado acontecem em grandes quantidades, cada transação movimenta um valor mais alto em dinheiro. Com isso, o ticket médio das marcas atacadistas é maior do que as de varejo.

Além disso, ter um número menor de pedidos com valor mais alto pode ser mais barato do que lidar com muitas vendas de valor baixo. Isso porque, nesse caso, é possível reduzir os custos administrativos e de processamento das transações, por exemplo, garantindo uma margem de lucro maior para a empresa.

💡 Saiba mais: O que é B2B e B2C e qual a diferença entre os dois modelos?

Desvantagens

Por outro lado, o mercado atacadista também oferece alguns desafios que precisam ser considerados. Veja alguns exemplos:

Investimento inicial alto

Para vender produtos em grandes quantidades, é necessário comprar em quantidades maiores ainda. Isso significa que é preciso ter um capital inicial bem significativo para começar, o que é um dos principais pontos negativos na hora de escolher entre atacado e varejo.

Também vale lembrar que o setor atacadista precisa arcar com outras despesas importantes, como o espaço para armazenar as mercadorias e a logística de distribuição, que tem um custo mais alto para grandes volumes.

💡 Saiba mais: O que é multi CD e como ter múltiplos centros de distribuição?

Dificuldade para atrair clientes

Como vimos, quando um cliente encontra um fornecedor confiável, tende a permanecer com ele. Por isso, atrair os primeiros clientes pode ser uma tarefa difícil para quem está começando no mercado de atacado.

Da mesma forma, as estratégias de marketing B2B são diferentes e, muitas vezes, mais complexas do que as que conhecemos tradicionalmente no setor de varejo. Para se destacar, é preciso investir em feiras, eventos e publicidade especializada para alcançar os clientes certos.

O que é varejo?

Já o varejo é o tipo de venda mais comum no nosso dia a dia, quando uma empresa vende produtos por unidade diretamente para o cliente final. Ou seja, uma venda B2C (Business to Consumer) — de empresa para consumidor.

Aqui, vale lembrar que os varejistas compram das empresas de atacado para revender. Por isso, é normal que os preços no varejo sejam mais altos, já que a margem de lucro do lojista é adicionada ao preço de venda.

A maioria das lojas físicas e virtuais que conhecemos são empresas que trabalham com vendas no varejo. Lojas de roupas, papelarias, confeitarias e farmácias são alguns exemplos, assim como todo negócio que vende diretamente para o consumidor final.

💡 Saiba mais: E-commerce B2C e B2B: o que muda entre esses modelos de negócio?

Vantagens e desvantagens do varejo

O mercado varejista é o caminho mais procurado pela maioria das pessoas que quer começar a empreender. Mas, quando comparamos atacado e varejo, também existem vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração.

A seguir, listamos algumas delas:

Vantagens

Algumas das principais vantagens de começar a empreender com um negócio varejista são:

Bom desempenho do setor

Produtos vendidos no varejo, como alimentos, roupas e eletrônicos, são itens de necessidade diária e com alta demanda no mercado. Por isso, apesar de não ter uma receita tão previsível quanto o atacado, o setor garante vendas contínuas durante todo o ano.

Além disso, as marcas varejistas conseguem atrair um número maior de consumidores, o que permite que as empresas mantenham um fluxo constante de novos clientes, além daqueles já recorrentes, o que ajuda a garantir a sustentabilidade do negócio.

💡 Saiba mais: Como atrair e fidelizar clientes?

Menor investimento

Outra vantagem que é determinante na hora de escolher entre atacado e varejo é o custo, que tende a ser bem menor na segunda opção. Isso porque, no varejo, você pode começar um negócio com pouco dinheiro e expandir a ideia à medida que as vendas forem acontecendo.

Na Nuvemshop, por exemplo, é possível criar uma loja virtual totalmente gratuita com todos os recursos que você precisa para já começar a vender. Conforme o seu negócio crescer, você pode migrar de plano e adicionar novas funcionalidades ao seu negócio.

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Desvantagens

Assim como qualquer modelo de empresa, o varejo também tem as suas desvantagens. Veja as principais:

Encontrar fornecedores

As empresas do varejo, geralmente, não têm produção própria, por isso, se tornam dependentes dos fornecedores. Esse é um dos grandes desafios para começar nesse mercado, já que é necessário fazer uma busca detalhada para escolher parceiros que sejam realmente confiáveis.

Isso porque, nesse caso, a marca está diretamente relacionada ao fornecedor. Assim, problemas como atrasos na entrega e qualidade das mercadorias, por exemplo, podem afetar diretamente a reputação da empresa no mercado.

👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores

Alta concorrência

Vale também lembrar que o varejo representa a maior parte do comércio. Logo, existem diversas empresas disputando a atenção dos consumidores, principalmente nos nichos considerados mais lucrativos, como o de moda.

Essa alta concorrência pode acabar gerando uma guerra de preços. Com isso, muitas empresas acabam reduzindo a margem de lucro para se manter competitivas, prejudicando a rentabilidade do negócio.

💡 Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como criar um para a sua loja?

Qual a diferença entre atacado e varejo?

A principal diferença entre atacado e varejo é o tipo de cliente e o volume de vendas, o que impacta diretamente na operação e nas estratégias de cada modelo.

Para que essa ideia fique mais clara, preparamos uma tabela que facilita a comparação. Veja:

Atacado Varejo
Definição Venda de produtos em grandes quantidades para revenda Venda de produtos unitários diretamente ao consumidor final
Público-alvo Pessoas jurídicas Pessoas físicas
Preço de venda Preços mais baixos Preços mais altos
Frequência de venda Menos vendas com ticket médio maior Mais vendas com ticket médio menor
Tipo de transação B2B (Business to Business) B2C (Business to Consumer)
Investimento inicial Alto, principalmente para estoque, armazenamento e logística Variável, podendo ser baixo para pequenas empresas e lojas online
Estratégia de marketing Feiras, eventos e publicidade especializada Tráfego pago e orgânico, promoções e experiência do consumidor
Exemplos Distribuidores de alimentos, eletrônicos e roupas para varejistas Lojas de roupas, papelarias, confeitarias e farmácias

Cada tipo de venda tem seus pontos fortes e fracos. Por isso, também é comum que muitas empresas comecem em um modelo e acabem migrando para outro com o passar do tempo e a mudança de objetivos.

A Autêntica Retrô, por exemplo, começou as vendas no atacado, produzindo camisas de time para que outras lojas revendessem. No entanto, a marca também enxergou uma oportunidade no varejo e hoje fatura mais de R$ 500 mil por ano vendendo diretamente para o consumidor final na plataforma da Nuvemshop.

🚀 Conheça o case de sucesso: Autêntica Retrô: do atacado offline ao sucesso no varejo online

Captura de tela da página inicial da loja Autentica Retrô

O que é atacarejo?

O atacarejo é uma terceira opção de negócio que combina características de atacado e varejo, oferecendo produtos tanto em grandes quantidades para empresas (atacado) quanto em pequenas quantidades para o consumidor final (varejo).

Nesse modelo, como as empresas compram grandes volumes para atender o setor atacadista, é possível oferecer preços mais baixos mesmo nos produtos unitários — o que acaba se tornando um diferencial competitivo para o negócio.

No entanto, quanto maior a quantidade de produtos, menor o valor pago. Dessa forma, é possível incentivar compras maiores também por parte do consumidor final, aumentando ainda mais o faturamento da empresa.

Atacado e varejo: qual vale mais a pena?

Como vimos, atacado e varejo têm prós e contras, por isso, a escolha sobre qual vale mais a pena depende do objetivo de cada empreendedor. E, agora que você já sabe a diferença entre os conceitos, esperamos que esteja pronto para dar o próximo e tomar essa decisão.

Independentemente da sua escolha, saiba que você pode contar com a Nuvemshop nessa jornada! Crie sua loja virtual grátis ainda hoje e conte com recursos específicos para facilitar as suas vendas tanto no varejo, como no atacado. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre atacado e varejo

Atacado é a venda de produtos em grandes quantidades para empresas que os revendem ou os usam em seus negócios. Focado em transações B2B (Business to Business), o modelo oferece preços mais baixos por unidade devido ao volume de compra.

Varejo é a venda de produtos em pequenas quantidades diretamente para o consumidor final. A maioria das lojas físicas e virtuais que conhecemos, como lojas de roupas, papelarias e confeitarias, são exemplos de empresas que trabalham com vendas no varejo.

A diferença entre atacado e varejo está no tipo de cliente e no volume de vendas. O atacado vende grandes quantidades de produtos para empresas (B2B), enquanto o varejo vende pequenas quantidades diretamente ao consumidor final (B2C).

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