65 frases prontas para atendimento ao cliente + dicas de expert
Ignorar o suporte online é sinônimo de que você não quer vender pela internet e de que está perdendo tempo! Para agilizar esse aspecto, muitos negócios seguem exemplos de frases prontas para o atendimento ao cliente.
Esse tipo de iniciativa é importante porque uma pesquisa conduzida pelo site FurstPerson revelou que 77% dos consumidores não compram de um site que não tenha chat online. Ou seja, só de não ter uma plataforma de suporte em sua loja virtual, você já perde mais de 3/4 dos potenciais compradores. E a agilidade também conta nesse ponto.
Existem diversos tipos de atendimento online em que você pode investir. Na pesquisa citada acima, falamos das plataformas de chat digital. Elas, de fato, são essenciais para quem tem um e-commerce, mas não são as únicas opções para fornecer respostas rápidas.
Então, vamos conhecer algumas frases prontas para o atendimento ao cliente? Continue a leitura deste conteúdo e confira dicas práticas da especialista em suporte e experiência do cliente da Nuvemshop!
Por que usar frases prontas no atendimento ao cliente?
Muitas empresas optam por frases prontas em momentos-chave do atendimento ao cliente para reduzir o tempo de resposta. Mas, embora seja uma solução muito efetiva para tal, é importante ter atenção para não comprometer a qualidade do atendimento.
Segundo a especialista em suporte e experiência do cliente da Nuvemshop, Raissa Leme, antes de automatizar tudo, é preciso entender quais são as atividades que não agregam tanto valor assim para o cliente.
"Quando falo isso, falo de eliminar as atividades burocráticas do seu dia a dia que façam você perder tempo nessa relação. Quando não for possível eliminá-las, busque automatizá-las o máximo possível."
Raissa diz que a qualidade do seu atendimento está na interação com seu cliente e não na busca por dados de quem é o seu cliente. Portanto, nessa situação, tente automatizar o máximo possível suas ferramentas de CRM e de fluxos de resolução de problemas, para que você de fato invista tempo em ler e escutar com atenção, se conectar e assim resolver o problema.
5 frases prontas para se apresentar ao cliente
Seja qual for o tipo de contato, use estas frases para se apresentar e dar boas-vindas ao cliente:
- Bom dia/ Boa tarde / Boa noite, Sr./Sra. [nome do cliente]! Me chamo [nome do atendente] e represento a [nome da empresa]. Em que posso ajudar?
- Olá! Seja bem-vindo(a) à [nome da empresa]! Sou [nome do cliente] e serei responsável pelo seu atendimento hoje. Como posso ser útil?
- Olá, [nome do cliente]! Como vai? Meu nome é [nome do atendente] e estou à disposição para ajudá-lo. O que você precisa hoje?
- Bom dia/ Boa tarde / Boa noite, Sr./Sra. [nome do cliente]! Me chamo [nome do atendente] e darei sequência ao seu atendimento. Qual o motivo do contato?
- Olá, [nome do cliente]! É um prazer receber seu contato. Me chamo [nome do atendente] e faço parte da equipe de vendas. Em que posso ajudá-lo(a)?
5 frases prontas para confirmar a solicitação do cliente
Um problema muito comum no atendimento é não entender a solicitação do cliente ou transmitir dados incompletos. Veja como evitar isso com algumas frases prontas:
- Certo, Sr./Sra. [nome do cliente]. Apenas confirmando, você precisa que o valor da conta seja revisto e que seus dados sejam corrigidos, é isso mesmo? Me confirme para que eu possa encaminhar à área responsável.
- Para garantir que não falte nenhuma informação, o Sr./Sra. pode me confirmar os dados novamente? Não se preocupe, suas informações estão seguras.
- Então, devo agendar uma visita técnica e alterar o seu plano no sistema para a opção x, é isso mesmo Sr./Sra. [nome do cliente]? Quer mais informações ou acrescentar algo?
- Sr./Sra. [nome do cliente], para que nossa comunicação fique clara e as informações sejam transmitidas da forma correta, vou ler novamente sua solicitação, ok? Se precisar acrescentar algo, me avise.
- Para registrar essa reclamação, preciso confirmar os valores e a causa do problema apontada pelo Sr./ Sra. É isso mesmo?
5 frases prontas para solucionar o problema do cliente
Chegou a hora de resolver o problema do cliente, fazendo a alteração solicitada ou encaminhando para outra área responsável. Veja as opções de frases prontas:
- Entendi, Sr./Sra. [nome do cliente]. Vou encaminhar ao departamento responsável e solicitar prioridade para o seu caso. O prazo para retorno é x dias úteis.
- Acabo de confirmar a operação, Sr./Sra. [nome do cliente]. A partir de agora, seu novo plano será ativado em até x dias. Você pode acompanhar o andamento da sua migração com o protocolo xxxxx.
- Sinto muito pelo problema, Sr./Sra. [nome do cliente]. Providenciarei a solução o mais rápido possível, dentro das possibilidades do sistema. O prazo para resolução definitiva da sua solicitação é de x dias úteis.
- Como se trata de uma situação mais complexa, vou encaminhar seu caso para a área xxx. Fique tranquilo(a), pois os profissionais saberão auxiliá-lo(a) e a solução será encontrada o mais rápido possível.
- Não se preocupe, consigo resolver imediatamente. Pelo que aguarde x minutos enquanto eu concluo a alteração no sistema, ok?
Em relação à etapa de solução do problema, é importante ter atenção. Em situações delicadas, as mensagens automáticas podem aumentar ainda mais a insatisfação do cliente. Por isso, tenha uma equipe bem treinada nas ferramentas e nos processos para que ela consiga ser criativa na resolução de problemas.
"Tanto o atendimento quanto o conhecimento sobre o seu negócio devem ser como quando entramos em um quarto escuro e precisamos acender a luz. Não devemos pensar para acender a luz. Então, foque em treinar sua equipe e estruturar os processos para que seu time tenha tempo para desenvolver soluções e criar uma relação com o cliente."
💡 Saiba mais: O que é help desk e quais são as vantagens desse serviço?
5 frases prontas para acalmar clientes insatisfeitos
Tem um cliente insatisfeito? Veja como acalmar a situação:
- Entendo perfeitamente sua situação e sua insatisfação. Peço desculpas em nome da [nome da empresa] e garanto que farei tudo o que for possível para solucionar o seu problema.
- Peço desculpas pelo inconveniente. Já priorizei seu caso junto à área responsável e me comprometo a acompanhar a resolução.
- Sinto muito pelo problema, não é algo que acontece com frequência e estamos trabalhando para resolver o mais rápido possível. O Sr./Sra. tem mais detalhes sobre o ocorrido que queira acrescentar ao chamado?
- Compreendo o quanto isso afetou o Sr./Sra. e reitero a preocupação da [nome da empresa] em resolver seu problema o quanto antes. Conte comigo para acompanhar o processo e não hesite em entrar em contato em caso de dúvidas.
- Vamos tentar manter a comunicação para resolver o problema mais rapidamente, tudo bem? Peço desculpas pelo inconveniente. O Sr./Sra. pode explicar melhor o que aconteceu para resolvermos juntos?
5 frases prontas para encerrar o contato com o cliente
O pós-venda é parte essencial da jornada do consumidor. Então, que tal finalizar o atendimento com uma boa frase?
- Tudo certo, então! Ajudo o(a) Sr./Sra. em algo mais?
- O(a) Sr./Sra tem mais alguma dúvida? Fique à vontade para esclarecer antes de encerrarmos.
- Espero ter conseguido tirar suas dúvidas e solucionar seu problema. O(a) Sr./Sra precisa de mais alguma coisa?
- Foi um prazer atendê-lo(a). A [nome da empresa] agradece seu contato!
- Fico feliz que tenha dado tudo certo. Sempre que precisar, a [nome da empresa] está à disposição! Tenha um ótimo dia/tarde/noite.
💡 Saiba mais: Frases de vendas para impulsionar o negócio
5 frases prontas para cobrar o cliente
Cobrar clientes nunca é uma tarefa fácil. Mas é possível enviar mensagens de cobrança educadamente. Veja algumas ideias:
- Olá, Sr./Sra [nome do cliente]! Não identificamos o pagamento da fatura x com valor R$ xxxx. Houve algum contratempo?
- Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite Sr./Sra. [nome do cliente]. Sou [nome do atendente] da empresa [nome da empresa] e estou entrando em contato para verificar a situação do pagamento das suas duas últimas faturas.
- Olá, Sr./Sra. [nome do cliente]! Sua fatura de R$ xxx referente ao mês de abril ainda está pendente. Entendemos que imprevistos acontecem. Posso enviar uma segunda via para pagamento até xx/xx?
- Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite Sr./Sra. [nome do cliente]. Este contato é para informar que teremos que suspender o serviço devido à pendência na fatura do mês de abril, no valor de R$ xxxx. Gostaria de negociar esse débito antes da suspensão?
- Olá, Sr./Sra. [nome do cliente]! Sou [nome do atendente] da empresa [nome da empresa] e estou entrando em contato com uma proposta de negociação para quitar sua dívida de R$ xxx de forma facilitada.
💡 Saiba mais: Mensagem de cobrança para clientes: 27 modelos criativos e eficazes
10 frases prontas para delivery
Você vende comida pela internet? Então, confira dez ideias de frases para delivery:
- Não estamos entregando felicidade, mas é o delivery mais próximo disso!
- Nós levamos o restaurante até você! Faça seu pedido e aproveite a comodidade do nosso delivery.
- Rapidez, sabor e praticidade a um clique de distância. Peça seu delivery agora!
- Cozinhar é um hobby, não uma obrigação. Faça seu pedido e aproveite!
- Tá sentindo o cheirinho? Seu pedido chegou!
- Você não precisa saber cozinhar se sabe onde pedir comida! Bom apetite!
- Delivery que não brinca em serviço. Sabor, qualidade e rapidez em cada entrega. Peça e confirme!
- Cozinhamos com paixão, entregamos com carinho. Peça e saboreie!
- Da nossa cozinha para a sua mesa, com amor e sabor. Faça seu pedido e deixe-nos mimar você!
- Seu pedido é uma ordem, [Nome do cliente]. Aproveite!
💡 Saiba mais: Como montar um delivery em casa? 11 dicas para começar
5 frases de agradecimento curtas para clientes
Que tal mandar uma mensagem agradecendo aquele cliente que finalizou uma compra ou um pedido? Confira cinco ideias de frases curtas para essas ocasiões:
- Cada cliente é uma estrela que ilumina nosso caminho. Obrigado por brilhar conosco!
- Sua preferência é nosso maior elogio. Obrigado por escolher nossos produtos/serviços!
- Se os clientes fossem troféus, você seria o nosso campeão. Muito obrigado pelo seu apoio!
- Sua lealdade é o melhor presente que poderíamos receber. Obrigado pela confiança!
- Agradecemos por ser parte da nossa história. Seu apoio é o que nos impulsiona a crescer e melhorar constantemente!
💡 Saiba mais: Satisfação do cliente: o que é e como funciona?
5 frases prontas para cliente que não responde WhatsApp
Todo mundo tem aquele cliente que não responde no WhatsApp. Se essa resposta é importante para continuar a venda ou finalizar o atendimento, confira alguns exemplos de mensagens que você pode tentar:
- Olá [Nome do Cliente], estamos sentindo sua falta por aqui! Se precisar de algo ou tiver alguma dúvida, ficaremos felizes em ajudar. Aguardamos ansiosos por seu retorno.
- Ei [Nome do Cliente], esperamos que esteja tudo bem. Seu feedback é muito importante para nós. Estamos aqui para ajudar no que precisar. Aguardamos sua resposta.
- Olá [Nome do Cliente], espero que esteja tudo bem. Estamos aqui para ajudar. Se tiver alguma dúvida ou precisar de assistência, por favor, sinta-se à vontade para nos contatar. Estamos aguardando seu retorno.
- Ei [Nome do Cliente], notamos que ainda não tivemos retorno de sua parte. Se surgir alguma dúvida ou se precisar de mais informações, estamos à disposição para ajudar.
- Oi [Nome do Cliente], só queríamos confirmar se recebeu nossa última mensagem. Estamos aqui para facilitar e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir.
💡 Saiba mais: 50 frases para atrair clientes pelo WhatsApp e pelas redes sociais
5 frases prontas para melhor atender nossos clientes
Deu tudo certo com a venda? Então, que tal pedir aquele feedback para entender o que o consumidor achou da experiência? Veja alguns exemplos de frases “para melhor atender nossos clientes”:
- [Nome do Cliente], poderia dedicar um momento para compartilhar o que achou da sua experiência conosco? Seu feedback é importante para continuarmos melhorando!
- Ei [Nome do Cliente], queremos melhorar sempre! Pode nos dar um toque sobre como foi sua experiência?
- Prezado [Nome do Cliente], queremos garantir que estamos atendendo às suas expectativas. Pode nos dizer como foi sua última experiência com a gente?
- Oi [Nome do Cliente], estamos sempre evoluindo e sua opinião é crucial. Conta pra gente como podemos melhorar?”
- Queremos ouvir como podemos tornar nossos serviços ainda melhores para você. Pode nos dar seu feedback sobre sua experiência mais recente?
💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?
10 frases prontas para atendimento ao cliente no Instagram
Agora, confira os principais exemplos de frases prontas para o atendimento ao cliente que podem ser enviadas automaticamente no Instagram.
1. Dar mensagens de boas-vindas
Para cumprimentar visitantes que acessam seu chat ou Instagram Direct, você pode usar o código /oi para enviar a seguinte mensagem:
Olá, tudo bem? Em que posso ajudar?
💡Saiba mais: Métricas de atendimento ao cliente: as 9 principais
2. Se despedir
Para fechar um contato de maneira cordial, utilize o código /despedir para enviar a seguinte mensagem:
Muito obrigado pelo seu contato. Esperamos o seu retorno!
3. Informar horário de funcionamento
Ideal para quem tem loja física, mas também pode ser usado com o atendimento online. Quando um cliente perguntar o horário no qual sua equipe estará disponível ou sua loja estará aberta, você pode criar o atalho /funcionamento para programar a seguinte resposta rápida:
Atendemos das [8h às 17h] de [segunda a sábado].
Você deve substituir os horários e dias pelas informações referentes à sua empresa.
4. Responder sobre rastreio do pedido
Não é incomum ver clientes acionando o chat online para saber o status da entrega de um produto. Para dar essa informação, você pode usar o código /rastrear para enviar:
Vamos rastrear o seu pedido, aguarde alguns momentos.
Lembre-se de não demorar para informar o estado atual do envio, ok?
5. Resolver problemas
Por melhor que seja o seu produto, sempre terá um cliente que vai detectar ou achar que ele tem algum defeito ou problema. Por isso, trazemos exemplos de respostas prontas para clientes insatisfeitos.
Quando entrarem em contato dizendo que há algo de errado, utilize o atalho /problema para enviar a seguinte mensagem:
Qual é o defeito que o produto está apresentando? Pode nos enviar uma foto ou vídeo, por gentileza?
ou
Vou te ajudar com esse problema. Pode me informar o que aconteceu?
6. Indicar produtos
Nem sempre o motivo de alguém acionar seu atendimento é para relatar um problema. Alguns podem estar apenas procurando alguma oferta ou produto em específico.
Nesses casos, você pode configurar o código /comprar para enviar a seguinte mensagem:
Olá! Procura algo específico em nossa loja virtual?
7. Fornecer informações sobre frete
Outro questionamento bastante comum para lojas online é o preço do frete. Boa parte dos e-commerces já têm uma calculadora embutida que retorna os valores.
Se esse não for o seu caso, você pode criar o código /frete para enviar a mensagem:
O valor de envio para o seu CEP é de [X reais], com previsão de [X dias] para chegada.
8. Oferecer ofertas e descontos
Tem algum cupom ativo e um visitante pediu um preço melhor? Ou está em uma campanha de desconto para converter mais? Você pode oferecer um cupom de desconto!
Para isso, o ideal é utilizar o atalho /desconto para rapidamente enviar o cupom, como no exemplo abaixo:
Seja bem-vindo! Primeira vez em nossa loja? Então use o cupom [X] e garanta [X% ou X reais] de desconto!
9. Divulgar endereço do seu negócio
Para quem tem uma loja física, se algum usuário encontrou o perfil do seu negócio e deseja visitá-lo, você pode usar as respostas rápidas para oferecer essa informação. Use o código /endereço e programe a mensagem:
Nossa loja fica no [endereço X] e nosso atendimento funciona das [Xh às Yh].
10. Fazer a confirmação do pedido
Seja por lentidão da internet ou algum outro problema, pode parecer a um cliente que sua compra não foi efetuada. Para esclarecer essa dúvida, você pode configurar o atalho /pedido para enviar a seguinte mensagem:
Seu pedido [de número X] foi confirmado e tem previsão de [X dias] para chegar. Muito obrigado e espero que o produto te deixe satisfeito!
Como configurar frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp?
Cada plataforma de chat online têm as suas próprias configurações, tornando impossível dizer ao certo como acessar essa opção. Para quem atende pelo WhatsApp, é importante lembrar que só há respostas rápidas para o WhatsApp Business. Portanto, vale a pena ativar a conta comercial para atender por lá.
Uma vez na versão para conta comercial do WhatsApp, acesse Mais opções > Ferramentas comerciais > Respostas rápidas. Então, clique em Adicionar e crie as mensagens que quiser. Você poderá salvá-las com o nome que quiser por meio de um atalho iniciado por uma barra (/). Desse modo, se salvar a mensagem de boas-vindas com o nome “oi”, bastará digitar “/oi” para que o texto completo seja enviado.
Para quem tem loja virtual na Nuvemshop, uma dica é usar aplicativos para integrar seu e-commerce ao WhatsApp e oferecer atendimento automatizado, seja por meio de chatbots (robôs de conversação) ou mensagens em massa. Algumas opções são Robbu, Sak, Mensagex e Colom.
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💡 Saiba mais: Como ter e fazer bom uso da conta comercial no WhatsApp?
Como configurar mensagens prontas de atendimento ao cliente no Instagram?
No Instagram, uma das redes sociais mais usadas no mundo, também é possível configurar respostas rápidas personalizadas. Para isso, basta acessar a tela de configurações do seu perfil, acessar o menu Empresa — disponível apenas para perfis de negócios — e seguir para a opção Respostas rápidas. Lá você pode definir os códigos e o conteúdo delas.
Conheça o tutorial completo de como criar respostas rápidas no Instagram Direct para agilizar seu atendimento!
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