Atualização do Instagram: novidades da rede social em 2025

- As últimas atualizações do Instagram são: a chegada do Criador de chatbots Meta AI Studio, a introdução das notas da comunidade nos conteúdos e a nova duração dos Reels, de até 3 minutos;
- Para 2025, são esperadas atualizações como a criação de uma aba de destaques, o lançamento do botão “descurtir” e a possibilidade de reorganizar o feed;
- É importante ficar por dentro de todas as novidades do Instagram para sair na frente da concorrência e utilizar as funcionalidades na conta da sua empresa.
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As redes sociais mudam o tempo todo, em um ritmo que fica até difícil de acompanhar. Se você sente que as novidades vêm e vão muito rápido, este artigo especial sobre atualização do Instagram vai te deixar por dentro de tudo o que acontece na plataforma da Meta.
Reunimos todas as atualizações importantes, como a mudança no formato do feed, as novas ferramentas de chatbots e a nova duração dos Reels. Assim, você já pode entrar no seu perfil pessoal e na conta da sua empresa sabendo o que mudou.
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Agora, sim, vamos à leitura!
13 principais novidades do Instagram em 2025
As atualizações do Instagram são feitas o tempo todo, com direito a testes com grupos de usuários e novidades que, muitas vezes, nos pegam de surpresa. Para não se sentir mais perdido, confira o que foi atualizado em 2025 na plataforma:
1. Criação de chatbots com IA
Uma das novidades mais recentes do Instagram em 2025 é a chegada do Criador de chatbots Meta AI Studio, lançado no dia 26 de março no Brasil.
A ferramenta permite que qualquer pessoa crie seu próprio chatbot, alimentado pelo LLM (Large Language Model, modelo de processamento de linguagem que usa inteligência artificial para compreender e gerar texto) da Meta, mesmo sem conhecimento técnico sobre o assunto.
A criação de chatbots está disponível no app do Instagram, do Messenger e também na versão web da plataforma AI Studio. No Instagram, é só selecionar a opção “Descobrir IAs” na caixa de entrada e tocar em “Criar” para começar a criar seu próprio robô de conversação de forma totalmente intuitiva.
Você deverá descrever a proposta do chatbot, escolher uma imagem de avatar (também gerada por IA) e definir o comportamento do bot, configurando instruções de interação e inserindo exemplos de diálogo.
2. Nova duração dos Reels
Desde 18 de março de 2025, os Reels do Instagram aumentaram sua duração máxima de até 90 segundos para até 3 minutos (180 segundos). A mudança foi anunciada pelo diretor do Instagram, Adam Mosseri, com o objetivo de permitir que criadores de conteúdo contem histórias mais longas.
Além disso, é possível gravar, editar e publicar os vídeos diretamente no app.
3. Chatbots clones de famosos
O ano de 2025 também foi marcado pelo lançamento dos chatbots de IA nas DMs (Direct Messages, ou mensagens diretas) do Instagram, que gerou uma onda de clones de famosos. É só acessar sua caixa de entrada no app e tocar no ícone de IA, que aparece ao lado do ícone de nova mensagem, para acessar a página “Descobrir IAs”. Nela, você vai encontrar diversos personagens de IA populares, como Neymar Jr. e Cristiano Ronaldo.
Mais abaixo, você encontra várias categorias de bots, como “Conselhos e conexão”, “Cultura pop”, “Anime” e “Jogos”.
4. Novas métricas para medir o desempenho dos Reels
Para quem tem um Instagram Business, a conta comercial para empresas, a novidade de 2025 são três novas métricas para medir o desempenho dos Reels:
- Taxa de visualização ou View Rate: mostra quantas pessoas continuaram assistindo seus vídeos após os 3 primeiros segundos;
- Tempo de visualização: permite acompanhar o crescimento de visualizações do seu Reel ao longo do tempo, com a possibilidade de comparar com vídeos anteriores e ver a diferença entre visualizações de seguidores e não seguidores;
- Dicas personalizadas: são insights personalizados fornecidos pela ferramenta para te ajudar a melhorar o desempenho dos seus vídeos.
💡Saiba mais: Métricas do Instagram para medir os resultados do seu perfil
5. Mudança do feed para vertical
A polêmica mudança dos posts do feed para o formato vertical foi feita em janeiro de 2025. Na ocasião, o Instagram alterou a visualização da página inicial do perfil, abandonando as antigas imagens quadradas para adotar imagens retangulares e verticais.
Segundo a Meta, a alteração foi feita para evitar que as mídias precisem ser editadas para se adaptar ao formato quadrado. Junto com a verticalização do perfil, veio também a nova posição do nome de usuário, que antes aparecia abaixo da foto e, agora, ocupa o topo da página.
Na época, muitos usuários reclamaram que a rede social estava copiando o TikTok e que as imagens verticais aumentaram o tempo de rolagem de página.
Para ajustar a prévia das imagens no feed, é só tocar no post desejado e segurar para abrir as opções. Então, escolha “Ajustar prévia” e verifique como a capa fica melhor: com toda a área preenchida ou com um fundo.
💡Saiba mais: Quais são os novos tamanhos de post no Instagram?
6. Meta AI na DM
Desde o final de 2024, a Meta AI, a inteligência artificial da Meta, está disponível na DM do Instagram. Dessa forma, você pode fazer qualquer pergunta diretamente à IA da plataforma pelo seu inbox.
7. Música na DM
Chega de ter que abrir o Spotify para enviar músicas via DM no Instagram: agora é só tocar na figurinha “Música” e escolher o som. Assim, qualquer faixa da biblioteca de áudio pode ser enviada no formato de prévia de 30 segundos, com exibição de um vinil girando.
Essa funcionalidade está sendo implementada em 2025, para facilitar o compartilhamento de músicas na rede social.
8. Programação de DMs
Em 2025 foi implementada a função de agendamento de mensagens diretas no Instagram. Basta digitar a mensagem e segurar o botão “Enviar” para escolher a data e a hora de envio!
É uma funcionalidade muito útil para ser o primeiro a dar parabéns para um amigo, por exemplo, ou para escolher horários mais oportunos para enviar mensagens.
9. Possibilidade de fixar mensagens na DM
Para quem usa muito a DM do Instagram, as mensagens podem se perder rapidamente na conversa. Por isso, a rede social lançou uma funcionalidade que permite fixar até três mensagens importantes na caixa de entrada.
10. Convite para bate-papo com QR Code
Outra novidade da DM é a possibilidade de convidar pessoas para um bate-papo em grupo utilizando um QR Code personalizado. Para criá-lo, toque no nome do grupo na parte superior, escolha o link de convite e toque no QR Code para compartilhar com qualquer um.
11. Fim da Meta Spark
A Meta anunciou o fim do estúdio de realidade aumentada (RA) Meta Spark em 2025. A plataforma era usada por criadores para desenvolver filtros e efeitos personalizados para o Instagram e o Facebook.
De acordo com a Meta, a decisão é motivada pela necessidade de priorizar produtos que atendam às necessidades de usuários e clientes empresariais. A expectativa é que a empresa substitua o Meta Spark por soluções de inteligência artificial.
12. Remoção das notas de conteúdo
As notas de conteúdo, lançadas em julho de 2024, foram removidas do Instagram em 2025. Esse recurso permitia adicionar pequenas notas a fotos, reels e carrosseis, que ficavam visíveis apenas para amigos.
A ideia da Meta era estimular conversas e ajudar o algoritmo a entender o que é mais relevante na plataforma. Porém, a novidade não pegou entre os usuários.
13. Aba de vídeos curtos no Google
Não é bem uma atualização do Instagram, mas sim uma novidade do Google que afeta diretamente a rede social da Meta: o lançamento da aba “Vídeos curtos” na pesquisa do Google entre 2024 e 2025. Veja o exemplo com a pesquisa “nuvemshop”:
Dependendo da palavra-chave pesquisada, o Google exibe uma barra de vídeos curtos personalizada com posts do Instagram, TikTok e YouTube Shorts. Além disso, é só selecionar a aba “Vídeos curtos” para ver exclusivamente esse tipo de resultado.
Para aumentar a chance de ter seus vídeos aparecendo no Google, você deve aplicar técnicas de otimização para SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca). Para isso, use palavras-chave nos seus textos, adicione sempre texto alternativo às publicações e crie uma bio atrativa.
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Próximas atualizações do Instagram
As atualizações do Instagram não param e já há expectativas de várias mudanças ainda em 2025. Confira o que vem por aí:
Notas de comunidade
A Meta anunciou o recurso de ‘notas da comunidade’ para substituir o sistema de checagem de fatos por empresas terceiras em 2025. O novo sistema, parecido com o que já existe no X (ex-Twitter), vai permitir que usuários adicionem contexto a postagens, com o objetivo de combater a desinformação nas plataformas.
Veja como será a aparência da ferramenta, conforme divulgação da Meta (em inglês):

“Colaboradores podem escrever uma nota para adicionar mais contexto a posts que são potencialmente enganosos ou confusos”. Campo nota: escreva até 500 palavras. Campo Fonte: insira um link de uma fonte para contexto adicional.
O recurso está sendo implementado gradualmente no Instagram, começando com pequenos grupos. De acordo com a Meta, qualquer usuário com mais de 18 anos e conta ativa há pelo menos seis meses poderá contribuir, desde que tenha um número de telefone cadastrado ou utilize a verificação em dois fatores.
As notas de comunidade serão anônimas e terão limite de 500 caracteres, além da obrigatoriedade de incluir um link para uma fonte de comprovação. Essa mudança é um reflexo das novas políticas de moderação de conteúdo da Meta, que encerram a colaboração com agências de checagem de fatos ativa desde 2016.
Botão “descurtir”
Em fevereiro de 2025, começaram os testes para a implementação de um botão de “descurtir” em comentários de fotos e Reels. O objetivo é permitir que os usuários sinalizem comentários desagradáveis, tornando a timeline um ambiente mais amigável.
Mudanças nos destaques
Ainda em 2025, os destaques do Instagram devem ser totalmente reformulados pela Meta. A expectativa é que eles sejam transferidos para uma nova aba da rede social, deixando para trás o formato de círculos que temos atualmente.
Dessa forma, os destaques terão uma grade exclusiva, como o feed e os Reels. Além disso, será possível transferir posts para os destaques diretamente da grade principal com apenas um toque.
Reorganização do feed
Uma mudança muito esperada pelos usuários do Instagram é a possibilidade de reorganizar o feed, movendo os posts na grade. Atualmente, as publicações são exibidas em ordem cronológica.
Por que acompanhar as atualizações do Instagram?
Vale a pena acompanhar as atualizações do Instagram para ficar por dentro de todas as funcionalidades que a plataforma lança — e também das que são descontinuadas. Assim, se você tem uma conta empresarial, por exemplo, pode sair na frente da concorrência utilizando novos recursos para atrair seu público.
Hoje, o Instagram soma mais de 2 bilhões de usuários, sendo que o Brasil chegou à marca de 134,6 milhões de contas, segundo um estudo da Opinion Box. O relatório ainda mostra que 82% dos usuários seguem pelo menos uma empresa na plataforma, enquanto 46% gostam de usá-la para se comunicar com marcas.
Já a pesquisa NuvemCommerce, o maior relatório sobre e-commerce do país, mostra que quase metade dos lojistas digitais utilizam o Instagram Shopping como canal de vendas.
Com números tão expressivos, dá para entender por que as atualizações do Instagram são tão importantes, não é mesmo?
Por isso, a Nuvemshop tem uma plataforma de e-commerce que pode ser facilmente integrada ao Instagram Shopping, permitindo que você marque produtos da sua loja virtual na rede social — a famosa “sacolinha” do Instagram.
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