Automação comercial: o que é, para que serve e quando investir?
- Automação comercial é a utilização de softwares para automatizar processos operacionais repetitivos em uma empresa, como controle de estoque e emissão de notas fiscais;
- Com a automação comercial é possível aumentar a produtividade, reduzir os custos e otimizar os processos logísticos;
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Sabia que 70% das empresas usam algum tipo de software para automatizar suas vendas? Esse dado da McKinsey & Company mostra como a automação comercial é importante para alavancar resultados e otimizar processos nos negócios.
Além de lucrarem mais, as empresas que utilizam essas soluções conseguem reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços. Sendo assim, investir nessa tecnologia é essencial para manter sua competitividade e prosperar no mercado.
Então, neste artigo, vamos entender o que é automação comercial, suas vantagens e qual é a importância para sua empresa. Ficou interessado? Vamos lá! 🤖
O que é automação comercial?
Automação comercial significa automatizar e otimizar os processos ou atividades manuais, repetitivas e específicas de uma empresa. Ou seja, os processos rotineiros de vendas, atendimento e marketing podem ser automatizados com o uso da tecnologia.
Ao adotar a automação dos processos as empresas conseguem garantir rapidez e eficiência, reduzir erros humanos e liberar funcionários para tarefas mais complexas, com maior valor agregado, por exemplo.
Ou seja, investir na automação comercial para o setor de vendas pode trazer diversos benefícios e aumentar a lucratividade do negócio. Ao longo do artigo exploraremos, em detalhes, as principais vantagens dessa tecnologia.
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Para que serve a automação comercial?
A automação comercial é ideal para empresas que desejam modernizar as operações e ganhar eficiência nos processos rotineiros. As tarefas manuais realizadas no dia a dia da empresa se tornam mais rápidas e precisas quando feitas com o auxílio de um software de automação.
Qualquer processo repetitivo que pode ser automatizado, como:
- Emissão de notas fiscais;
- Gerenciamento da folha de ponto;
- Emissão de holerites;
- Disparo de e-mails;
- Atendimento ao cliente;
- Cadastro de funcionários;
- Gestão de estoque;
- Controle de vendas.
Além disso, a automação comercial melhora a eficiência operacional por meio das informações geradas em tempo real com base em dados, permitindo que a equipe otimize os processos e foque em atividades estratégicas.
A automação comercial também serve para integrar diferentes plataformas e processos, o que garante uma visão completa e unificada da empresa. Alinhado a isso, a empresa também obtém dados valiosos sobre o negócio, o que auxilia na tomada de decisões e prevenção de erros.
Ou seja, implementar a automação comercial no seu negócio pode transformar as operações, trazendo resultados como um atendimento mais ágil, gestão eficiente e maior capacidade de lidar com altas demandas, aumentando a competitividade da sua empresa dentro do mercado e auxiliando na preparação para o crescimento.
💡Saiba mais: O que é gestão comercial e quais as vantagens?
📹 Veja também: ERP: o que é e como funciona na automatização das tarefas da sua sua loja virtual?
Como funciona a automação comercial?
A automação comercial funciona por meio da implementação de softwares que são programados para realizar as atividades operacionais e repetitivas de uma empresa.
Quando integrados ao fluxo de trabalho, esses sistemas substituem os processos que eram feitos de maneira manual, reduzindo a chance de erros humanos e aumentando a eficiência operacional, já que o tempo de execução das tarefas diminui significativamente.
A configuração do software de automação é realizada de acordo com as necessidades específicas do negócio, o que inclui a definição de regras e critérios para que a execução das atividades funcione corretamente.
Normalmente, as empresas de software oferecem o auxílio de programadores para realizar essa configuração, mas também é possível que o próprio time de TI da empresa programe o software.
Por exemplo, a automação empresarial quando programada para auxiliar no processo de controle de estoque pode servir para monitorar de forma contínua os níveis de estoque e enviar alertas para o lojista quando um produto está esgotado.
Além disso, quando utilizados para emitir notas fiscais, os softwares de automação podem ser integrados diretamente ao sistema de vendas da empresa para gerar as notas eletronicamente de forma automática.
💡Saiba mais: Qual melhor sistema de controle de estoque e como escolher?
Qual é a importância da automação comercial para empresas?
Se a sua empresa busca eficiência e otimização de processos rotineiros, investir em um bom software de automação comercial pode ser uma ótima ideia. Com o uso desses sistemas é possível diminuir os erros humanos, aumentar a produtividade e destinar a mão de obra para tarefas estratégicas capazes de gerar mais lucro para sua empresa.
Além disso, a automação empresarial facilita diversas áreas do seu negócio e possibilita a integração de sistemas para otimizar os processos. No marketing, por exemplo, a sua empresa pode utilizar um CRM (Customer Relationship Management) para realizar o gerenciamento das vendas, leads e demais processos ligados à aquisição de clientes.
Com um software de automação é possível executar de forma programada algumas ações de marketing repetitivas, como disparo de e-mail para fluxos de nutrição de leads, agendamento de posts para redes sociais e integração com o CRM para ter acesso às informações dos leads.
Ou seja, a automação comercial simplifica as operações e agrega valor ao negócio ao transformar tarefas operacionais em processos inteligentes.
Quais são as vantagens da automação comercial?
Como vimos, a automação comercial utilizando softwares tem diversas funções dentro de um negócio e pode auxiliar a empresa em muitos processos.
A seguir, conheça mais sobre os benefícios da automação comercial:
Otimização da logística
O primeiro benefício que a automação comercial pode trazer para a sua empresa é a otimização dos processos logísticos. Isso ocorre porque com a automação é possível controlar de maneira eficiente cada operação dentro da empresa.
Assim, controlar entradas e saídas de produtos, prazos de entrega e nível do estoque se torna um processo simples por meio da ampla visão das movimentações e previsibilidade para que sua empresa não sofra com perda de prazos ou falta de mercadoria.
💡Saiba mais: Qual a importância da logística para a administração da empresa?
Integração com banco de dados
Com a automação comercial é possível integrar o banco de dados de toda a sua empresa, centralizando as operações e mapeando cada resultado gerado.
Dessa forma, é possível melhorar o processo de análise de desempenho de cada área, traçar objetivos mais precisos e identificar possíveis erros de rota. Além disso, com a automação, os dados podem ser compartilhados de maneira mais segura e transparente, sem quaisquer interferências humanas.
Padronização
Outra vantagem da automação comercial é a padronização. Ao automatizar os processos da sua empresa você garante que todas as operações sejam realizadas de maneira consistente, uniforme e eficiente.
Assim, o padrão de qualidade estabelecido pela sua empresa, os critérios, padrões das atividades e adequação às normas é realizado com mais consistência, tarefa difícil de ser garantida manualmente. A automação comercial reduz a margem de erro e melhora a qualidade dos serviços e produtos da empresa.
Redução de custos
A automação comercial também pode auxiliar na redução de custos do negócio. Isso ocorre porque ao automatizar processos repetitivos, funcionários podem ser liberados para realizar tarefas mais complexas que exigem tomada de decisões.
Além disso, os softwares de automação detectam rapidamente processos que não estão funcionando conforme o esperado. Com isso, a empresa pode tomar ações para consertar erros e diminuir a perda de dinheiro e tempo com maior agilidade.
Monitoramento de desempenho
Uma das grandes vantagens da automação comercial é a facilidade no monitoramento de desempenho, por meio da automatização é possível acompanhar o desempenho das suas operações em todas as etapas.
O monitoramento de perto permite identificar rapidamente gargalos e áreas que precisam de ajustes, além de facilitar a tomada de decisões em dados concretos. Assim, fica mais simples garantir que a operação esteja funcionando conforme desejado e garantir o crescimento saudável dos resultados da empresa.
Aumento da produtividade
Por fim, temos o aumento da produtividade como vantagem da automação comercial. Isso ocorre porque o tempo gasto com atividades repetitivas, manuais e burocráticas diminui com a automação que é capaz de realizar tarefas que demandam horas de trabalho manual em poucos minutos.
Assim, a equipe é liberada para focar em atividades estratégicas, tornando sua empresa mais produtiva no dia a dia e acelerando o crescimento.
💡Saiba mais: 13 melhores ferramentas de produtividade do mercado
Tipos de sistemas de automação comercial
No mercado, você vai encontrar uma série de sistemas para automação comercial que podem ajudar a agilizar tarefas no seu negócio. Conheça os principais.
ERP
Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português. É um software que ajuda as empresas a integrar e gerenciar diversas operações e processos internos em um único sistema.
Com um ERP, é possível conectar áreas como produção, estoque, financeiro, vendas, expedição, RH e marketing em um único painel.
💡 Saiba mais: Quando a implantação de ERP é necessária e por onde começar?
CRM
CRM é uma sigla para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. Esse sistema serve para armazenar os dados de clientes e registrar informações como histórico de compras, interações passadas, preferências e canais de contato.
Com um CRM, é possível automatizar o follow up de vendas, o contato com os clientes e as atividades da equipe comercial.
💡 Saiba mais: Vantagens do CRM para o seu negócio
Automação de marketing e vendas
Por meio de ferramentas de automação de marketing e vendas, é possível realizar tarefas repetitivas de forma automatizada, deixando mais tempo para que as equipes se dediquem ao planejamento, às vendas e à análise de dados.
Algumas atividades centrais nessas soluções são o controle de leads, a gestão de conteúdos de redes sociais, a automação de campanhas de e-mail marketing e o acompanhamento de métricas-chave.
Automação de atendimento
As ferramentas de atendimento ao cliente também oferecem diversas opções de automação, como disparo automático de notificações, uso de chatbots e gestão de listas de transmissão.
💡Saiba mais: Como fazer a automação do WhatsApp para vender mais?
Como escolher um sistema de automação comercial?
A escolha do software de automação comercial ideal para sua empresa envolve uma serie de fatores. Confira a seguir:
Identifique as necessidades
Primeiramente, é importante definir quais processos você deseja automatizar (controle de estoque, emissão de notas fiscais, envio automático de e-mails etc). Saber quais áreas e processos precisam ser automatizadas é o primeiro passo para encontrar um sistema que ofereça as funcionalidades adequadas.
💡Saiba mais: O que é automação de e-mail marketing e como fazer?
Analise o custo-benefício
Também é importante comparar o preço do software e os benefícios oferecidos. Verifique se há opções de planos que estejam dentro do seu orçamento. Além disso, verifique se a empresa oferece suporte técnico e treinamento, caso necessário.
Verifique a escalabilidade
A tendência é que o seu negócio cresça com a automatização comercial, por isso é necessário encontrar um software capaz de acompanhar essa evolução e a mudança de necessidades da empresa. Então, verifique se o sistema oferece funcionalidades adicionais que podem ser configuradas conforme a expansão do negócio.
Tudo certo sobre automação comercial?
Agora que você entendeu o que é automação comercial, para que serve e suas vantagens, este é o momento ideal para começar a analisar quais processos do seu negócio podem ser automatizados. Lembre-se de que a tecnologia de automação serve como uma aliada para os setores da sua empresa, já que com ela é possível aumentar a qualidade dos processos, otimizar o tempo dedicado às tarefas e ainda reduzir os custos.
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