Automação para e-commerce: tudo o que você precisa saber

executivo mexendo no notebook representa a automação para e-commerce

Existe um sentimento de apreensão, por parte de muitos empresários, sobre os rumos que o mercado pode tomar ao longo dos próximos anos. A despeito disso, para você que atua no varejo online, a boa notícia é que o segmento de e-commerce não para de crescer!

Só para este ano de 2018 as projeções já indicam uma expansão de 15% nas vendas em relação ao ano anterior, além de um significativo aumento do ticket médio. Entre os diversos setores do varejo online, o nicho de moda apresenta um dos maiores potenciais para crescimento a médio prazo.

Os principais motores desse avanço estão a facilidade no acesso à internet, a popularização dos smartphones e uma maior oferta em soluções de qualidade para e-commerces.

Justamente por isso, é importante aproveitar esse momento único da economia para impulsionar o seu negócio online. E a melhor forma de fazer isso é investindo em ferramentas para automação e modernização da sua gestão.

São essas ferramentas que vão garantir que a sua loja virtual possua todos os recursos necessários para se manter à frente da concorrência, otimizando o atendimento e maximizando a taxa de conversão.

Para te ajudar nesse processo, preparamos o artigo que você confere a seguir:

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Automação para e-commerce: o que é e por que todos estão falando disso?

O objetivo que está por trás do conceito da automação de marketing para e-commerce é sempre o da otimização do tempo e dos recursos da sua empresa — independentemente do setor do seu negócio que será automatizado ou do segmento em que a sua loja virtual atua.

Para alcançar esse propósito, a automação propõe um novo olhar, mais inteligente, para as rotinas e processos diários. Trata-se, então, de identificar quais os procedimentos passíveis de mecanização ou que podem ser integrados de forma mais eficiente através de uma única plataforma única.

Dessa forma, reduz-se o número de pessoas envolvidas em cada uma das etapas internas, possibilitando que uma série de tarefas se realizem de forma mecânica.

No segmento industrial, os benefícios não são apenas evidentes, mas a base de todo modelo de produção atual. Já no setor comercial, esse tipo de ferramenta começa a se estabelecer como meio de aumentar a produtividade e obter melhores resultados.

Certamente não é à toa que mecanismos de automação comercial, de vendas e marketing têm conquistado um público cada vez maior.

Um software de automatização de gestão permite acompanhar em tempo real todos os dados do controle financeiro da empresa — sem a necessidade de designar um funcionário para alimentar o sistema.

Reduz-se, assim, o ruído organizacional que poderia resultar em números distorcidos ou imprecisos, além de otimizar o funcionamento da sua equipe, que fica disponível para resolver outros assuntos que exijam um toque humano, como é o caso do atendimento ao cliente.

💡Saiba mais: Automação comercial: o que é, para que serve e quando investir?

Quais as vantagens da automação para o meu e-commerce?

Entre as principais vantagens da automação para loja virtual, destacam-se:

Aumento da produtividade

Os investimentos em automação de lojas podem ser o grande diferencial para a sua marca na hora de garantir os melhores serviços, preços e prazos aos seus clientes. E isso porque, ao simplificar os processos diários da sua empresa, melhora-se a produtividade da sua equipe.

Diminuição de erros

A redução da margem de erros é outra grande vantagem que a automação de processos oferece: afinal, ao diminuir o número de intervenções humanas necessárias para o bom andamento desses processos, as imprecisões também diminuem.

Que ver um bom exemplo disso? Vamos considerar o caso do controle de estoque, fundamental para o bom andamento de um e-commerce.

Realizado de forma eficiente, esse processo permitirá que os produtos anunciados aos clientes possam ser entregues na data certa e pelo valor prometido; da mesma forma, é esse mesmo controle que garantirá que a sua gestão saiba quais são os itens com maior ou menor saída, para organizar um calendário de reposição e realizar todas as negociações necessárias junto aos seus fornecedores.

Dito isto, também é fato que essa atividade pode ser realizada de forma manual: muitas empresas, em especial as de pequeno e médio porte, optam por trabalhar com cadernos ou planilhas.

Em relação aos cadernos, as planilhas já representam uma certa evolução. Embora o preenchimento seja um processo majoritariamente manual, elas já contam com alguns elementos de automação que as tornam um recurso muito mais eficiente na comparação: um exemplo, é o caso da utilização de fórmulas para cálculo automático das quantidades finais de cada item em estoque, a partir da inserção do volume inicial e das vendas realizadas ao longo do mês.

Contudo, em uma rotina empresarial na qual há de se atender às mais diversas demandas, é compreensível que aconteçam eventuais erros de digitação ou de cálculo — o que, pode gerar uma compra junto aos seus fornecedores maior ou menor do que o necessário.

O resultado você certamente pode imaginar: produtos parados em estoque, em depreciação contínua — o que representa perda de dinheiro, ou pior, clientes insatisfeitos pela demora na entrega, gerando publicidade negativa para sua marca.

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Integração de serviços

Ao optar por uma gestão automatizada que permita integrar os contatos com fornecedores, a emissão de ordens de serviço e o controle de estoque, a sua empresa poderá evitar toda essa situação.

A automação do seu site de e-commerce permitirá ainda uma maior integração entre as vendas realizadas e todo o processo de envio das mercadorias.

Tudo entendido sobre automação para e-commerce?

As ferramentas de automação para e-commerce estão aí para simplificar a rotina do seu negócio, aplicando inteligência a processos e garantindo maior produtividade, qualidade e agilidade no atendimento — o que resulta em mais vendas e consolidação da sua marca!

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