Como usar a automação para e-commerce? [dicas de experts]
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- Automação para e-commerce consiste no uso de tecnologia para automatizar as tarefas manuais e repetitivas da sua loja virtual;
- Contar com a automação para e-commerce traz vantagens, como aumento da produtividade, diminuição de erros e escalabilidade para o negócio;
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Você sabe o que é automação para e-commerce? Se você está começando a empreender, é normal que alguns termos ainda não sejam conhecidos e causem certo estranhamento, de início.
Segundo uma pesquisa da Ebit/Nielsen, 74,8% dos e-commerces brasileiros já utilizam Inteligência Artificial (IA) para automação em algum nível em suas operações de marketing, logística e atendimento ao cliente.
Assim, é importante entender como fazer uso dessa tecnologia para impulsionar o seu negócio online e se manter à frente da concorrência.
Para te ajudar nesse processo, montamos um guia com as principais vantagens da automação de e-commerce, as principais áreas que podem ser automatizadas e sugestões de ferramentas de automação.
Antes de começar a leitura, caso você já tenha um negócio consolidado e esteja buscando uma plataforma de e-commerce, vale a pena conhecer a plataforma da Nuvemshop.
O que é automação para e-commerce?
Automação para e-commerce é o uso de ferramentas para automatizar tarefas rotineiras e repetitivas de uma loja virtual.
O objetivo por trás dessa estratégia é a otimização do tempo e dos recursos da sua empresa — independentemente do setor que vai ser automatizado ou do segmento em que a sua loja virtual atua.
Para atingir esse objetivo, a automação utiliza dados e Inteligência Artificial (IA) para automatizar tarefas diárias do negócio, como escrever descrições de produtos, analisar a preferência dos consumidores, sugerir itens, enviar e-mail marketing e muito mais.
Com isso, a necessidade de intervenção manual em diversas etapas é reduzida, possibilitando que a equipe se concentre em tarefas mais estratégicas e de maior valor agregado para a empresa.
No painel apresentado pela Nuvemshop, no Fórum do E-commerce Brasil, sobre “Automação que funciona”, Victor Ramos, CEO da VegPet, explica a importância da automação para retenção de clientes e aumento do LTV, sigla para Lifetime Value, que em português significa “valor do tempo de vida”.
Assim, ele destaca que atrair clientes é importante, mas o processo de fidelização fica mais fácil quando feito com estratégias automatizadas:
"Na parte da mídia paga, por exemplo, você traz a aquisição do cliente, mas a retenção e a manutenção, que a gente chama de LTV, vêm através das estratégias aplicadas com a automação e isso faz toda a diferença."
Quais as vantagens da automação para e-commerce?
Se ainda está em dúvida se a automação para e-commerce vale a pena, confira as principais vantagens da estratégia:
Aumento da produtividade
Com o uso da automação é possível automatizar diversas tarefas repetitivas da sua empresa, como atendimento ao cliente, envio de e-mails e gestão de pedidos.
Ao simplificar esses processos diários, a equipe ganha mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas, como análise de campanhas e pesquisa de mercado, por exemplo.
Com isso, o funcionamento do e-commerce torna-se mais ágil e os processos mais organizados. Esses benefícios fazem com que a produtividade da empresa aumente consideravelmente.
Diminuição de erros
Muitas empresas, em especial as de pequeno e médio porte, optam por trabalhar com cadernos ou planilhas para organizar tarefas do dia a dia. No entanto, conforme o negócio cresce, esse processo pode se tornar inviável, aumentando as chances de erros de digitação ou cálculos incorretos, por exemplo.
Erros como esses podem resultar em compras erradas, produtos parados no estoque e, consequentemente, prejuízos financeiros para sua empresa.
Com a automação para e-commerce, a necessidade da intervenção manual nos processos é reduzida, o que minimiza falhas e erros. Isso porque os sistemas automatizados garantem maior precisão de dados, o que torna toda a operação mais eficiente.
Escalabilidade
Por último, mas não menos importante, a automação para e-commerce contribui para a escalabilidade da sua empresa. À medida que o negócio cresce, as dúvidas dos clientes aumentam e os pedidos não param de chegar, pode ser muito difícil manter a qualidade em áreas como atendimento ao cliente e controle de estoque, por exemplo.
Nesse sentido, a automação para e-commerce serve como aquela ajudinha que o lojista precisa para não perder a qualidade operacional. Isso porque, com sistemas automatizados, é possível lidar com um maior número de solicitações sem precisar expandir a equipe, por exemplo.
O que pode ser automatizado em um e-commerce?
Agora que já entendemos o que é automação para e-commerce e suas principais vantagens vamos conferir quais setores da loja virtual podem ser automatizados:
Atendimento ao cliente
Uma das principais formas de contar com as vantagens da automação para e-commerce é o atendimento ao cliente. Muitas empresas optam por configurar chatbots para responder às dúvidas frequentes dos clientes, eles atuam como assistentes virtuais e ficam disponíveis 24 horas por dia sete dias por semana.
Assim, essa tecnologia é ideal para proporcionar um primeiro atendimento rápido, sem intervenção humana, o que tende a melhorar a experiência do cliente.
Gestão de estoque
Todo empreendedor precisa saber que a gestão do estoque é importante para garantir que os produtos estejam disponíveis para os clientes e que sejam entregues dentro do prazo estabelecido.
Nesse sentido, a automação para e-commerce auxilia a monitorar o estoque em tempo real e fazer um controle mais preciso de todo o inventário, o que evita excesso ou falta de produtos, por exemplo.
Que tal ver um bom exemplo disso? Vamos considerar um e-commerce que recebe um alto volume de pedidos na Black Friday. Com o uso da automação, a loja consegue acompanhar o estoque em tempo real e identificar produtos com alta demanda. Assim, o lojista pode acionar os fornecedores para repor os itens antes que se esgotem.
E-mail marketing
Outro serviço que pode se beneficiar da automação no e-commerce é o envio de e-mail marketing. Com a automação, é possível criar e enviar campanhas personalizadas, como lembretes de carrinho abandonado e promoções, por exemplo.
Essa é uma grande vantagem para empresas que desejam implementar o e-mail marketing para estreitar o relacionamento com os clientes e melhorar as taxas de conversão.
Victor Ramos, CEO Vegpet, também fala sobre a estratégia de automação de e-mail marketing na VegPet:
"A gente tem duas estratégias no dia a dia da operação: primeiro, a gente faz e-mail de engajamento com um blog que também gera retorno financeiro e venda. Por mais que seja um conteúdo educacional da marca, a gente sempre tem um call-to-action para venda do produto. Segundo, a gente configura as trilhas de automação para recuperação de carrinho, primeira compra e recuperação de cliente inativo."
Recomendação de produtos
A automação para e-commerce também pode ser utilizada para personalizar a experiência de compra do cliente. Com o uso da Inteligência Artificial (IA), as ferramentas conseguem analisar o comportamento dos consumidores e o histórico de compras online.
Assim, o sistema consegue sugerir produtos relevantes para cada cliente que acessa o e-commerce, a partir de compras anteriores.
Breno Villan, CEO da Dr. Growth, explica sobre o funcionamento da automação para recomendação de produtos:
“Por exemplo, se, em uma uma loja de moda, a pessoa comprou uma blusa, a automação analisa qual seria o próximo passo, ou seja, qual o próximo produto que o site pode recomendar para ela. Então, é importante montar essa personalização de jornada como estratégia de fidelização.”
Análise de dados
Por fim, a automação permite a coleta e análise dos dados do site de vendas em tempo real. Com esses relatórios em mãos, o lojista pode entender melhor o desempenho da loja, quais áreas precisam de atenção e o que está performando bem.
Por exemplo, ao identificar quais produtos têm maior taxa de abandono no carrinho, é possível pensar em formas de resolver o problema: oferecer descontos, melhorar a descrição do produto e as imagens no site.
Como implementar a automação de e-commerce?
Agora, confira o passo a passo para implementar a automação de e-commerce:
1. Avalie as necessidades
O primeiro passo, antes de implementar a automação de fato, é avaliar quais áreas do seu negócio podem se beneficiar da tecnologia.
Para isso, identifique tarefas repetitivas e manuais que consomem muito tempo, como a gestão do estoque, por exemplo.
2. Escolha as ferramentas
Feito isso, defina ferramentas que atendam as necessidades do setor levantado no tópico anterior. Caso tenha optado por começar com o disparo de e-mail marketing, por exemplo, você deve investir em uma ferramenta de automação de marketing.
3. Configure os fluxos de automação
Com a ferramenta definida, comece a estruturar os fluxos de automação. Aqui, é importante escolher tarefas que realmente são importantes para sua empresa.
No caso dos e-mails automáticos, você pode configurar o envio de boas-vindas, recuperação de carrinhos abandonados e pós-venda, por exemplo.
Já para o controle de estoque, é possível escolher alertas automáticos para reposição de produtos com pouca saída e a atualização do status de compra e envio de notificações ao cliente.
4. Monitore e ajuste
Depois de configurar os fluxos de automação e deixar a ferramenta trabalhando por um tempo, é importante acompanhar os resultados. Com o monitoramento, você pode identificar erros ou áreas que podem ser otimizadas.
Além disso, ajustes também são necessários para que a automação se mantenha alinhada com os objetivos do negócio e continue entregando resultados.
Ferramentas de automação para e-commerce
A seguir, confira opções de ferramentas para automação de e-commerce:
Nuvem Marketing
A Nuvem Marketing é uma plataforma de e-mail marketing e automação de marketing que se destaca por melhorar a eficiência de estratégias em e-commerces.
Entre os seus principais benefícios, podemos destacar:
- Automatização de campanhas;
- Criação de campanhas com Inteligência Artificial;
- Remarketing e recuperação de carrinhos;
- Envio de cupons e cashback;
- Painel de controle intuitivo;
- Centralização de contatos e produtos;
- Testes A/B e envios inteligentes;
- Análise com mapas de calor;
- Segmentação de clientes com base no comportamento de compra.
Quem é lojista Nuvemshop pode usar a ferramenta com plano gratuito para até 500 contatos. Caso precise alcançar mais clientes, é possível fazer um teste de 15 dias grátis em qualquer uma das opções de planos pagos.
Robbu
A Robbu é uma opção de ferramenta de automação de comunicação que oferece chatbots com inteligência artificial agregada. A plataforma é parceira oficial do Grupo Meta e outros sites, além de ser usada para gerar chatbots em lojas virtuais.
Com ela, você pode:
- Unificar canais de chat e voz;
- Receber dados em tempo real;
- Criar templates para mensagens;
- Realizar atendimento omnichannel;
- Ativar WhatsApp em várias máquinas.
Os planos e preços estão disponíveis mediante consulta no site da Robbu. Os valores variam de acordo com as necessidades do negócio.
Omie
A Omie é um ERP criado para descomplicar o trabalho operacional e contábil das empresas. Com ela, você pode dizer adeus às planilhas e atividades manuais.
A ferramenta permite:
- Emitir notas fiscais;
- Controlar o estoque com precisão em tempo real;
- Fazer a gestão do relacionamento com o cliente por meio de um CRM integrado;
- E muito mais.
Além disso, a ferramenta de automação pode ser diretamente integrada à plataforma da Nuvemshop e oferece um desconto de 10% para lojistas Nuvemshop na solução Omie Multivarejo.
Pluga
A Pluga é uma plataforma que permite integrar diversas ferramentas utilizadas no seu e-commerce, automatizando tarefas repetitivas sem necessidade de programar.
Por exemplo, você pode configurar para que, sempre que um cliente fizer uma compra na sua loja online, os dados sejam automaticamente adicionados a uma planilha do Google Sheets ou ao seu CRM.
Isso economiza tempo e reduz erros, permitindo que você se concentre em atividades mais estratégicas.
Pluga oferece as seguintes funcionalidades:
- Envie informações das suas vendas na Nuvemshop para +100 ferramentas web;
- Construtor de integrações no-code;
- Filtros simplificados;
- Campos personalizados.
Você pode experimentar a Pluga grátis por 7 dias e escolher entre os planos: Basic por R$ 89/mês, Pro por R$ 209/mês e Ultimate por R$ 359/mês.
Tudo certo sobre automação para e-commerce?
Como vimos, as ferramentas de automação para e-commerce estão aí para simplificar a rotina do seu negócio, aplicando inteligência a processos e garantindo maior produtividade, qualidade e agilidade — o que resulta em mais vendas e consolidação da sua marca!
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