Como fazer a automação do WhatsApp para vender mais?
- Automação de WhatsApp é uma estratégia que permite criar mensagens automáticas, programar respostas e integrar o aplicativo com chatbots;
- Ao automatizar suas vendas no WhatsApp, você agiliza o atendimento, aumenta as conversões e reduz as tarefas manuais no dia a dia;
- Se você quer vender pelo WhatsApp com mais eficiência, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e utilize as ferramentas de integração com o app de mensagens. Utilize também nosso Gerador de link de WhatsApp grátis!
Cansou de enviar mensagens sobre produtos, informar preços e calcular fretes manualmente para seus clientes? Então, a solução para facilitar sua vida e aumentar suas vendas é investir na automação de WhatsApp.
Já ficou claro que o WhatsApp é um canal de vendas e marketing poderoso para as empresas. Afinal, 96% da população brasileira utiliza esse aplicativo de mensagens instantâneas, conforme relatório do Statista.
Na plataforma de e-commerce Nuvemshop, quase 60% dos lojistas utilizam o WhatsApp como canal de vendas, segundo dados do NuvemCommerce 2024. Logo, automatizar as vendas pelo app é o caminho para poupar tempo, agilizar o atendimento e impulsionar as conversões do seu negócio.
Agora, vêm as perguntas: como automatizar o WhatsApp? Quais recursos minha empresa precisa? Quais ferramentas são necessárias? Tire essas e outras dúvidas ao longo do nosso artigo e entenda por que a automação do WhatsApp é seu próximo passo rumo ao sucesso! 🚀
O que é automação de WhatsApp?
A automação de WhatsApp é um conjunto de recursos que possibilita criar fluxos de respostas automáticas e agilizar o atendimento ao cliente pelo aplicativo de mensagens. Dessa forma, empresas que vendem e atendem por mensagens instantâneas conseguem automatizar seu trabalho e ganhar tempo.
O próprio WhatsApp, em sua versão para negócios, oferece funcionalidades nativas que contribuem para a automação. Você consegue, por exemplo, configurar mensagens de saudação e ausência, programar respostas rápidas e criar um catálogo de produtos.
Além disso, o mercado está repleto de plataformas e aplicativos que podem ser integrados ao WhatsApp para automatizar conversas e fluxos de atendimento. Logo, se você tem um negócio próprio e atende clientes pelo aplicativo, precisa entender qual é a solução de automação ideal para o seu negócio. É o que vamos descobrir nos próximos tópicos!
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Quais são os recursos do WhatsApp?
Antes de explorar as possibilidades de automação do WhatsApp, é importante entender quais são os recursos básicos do aplicativo para empresas. Confira os principais:
- Respostas automáticas;
- Listas de transmissão (mensagem em massa);
- Agendamento de mensagens;
- Integração com chatbots;
- Catálogo de produtos;
- Coleta de dados.
Agora, vamos entender cada um desses recursos em detalhes:
Respostas automáticas
Com a versão gratuita do WhatsApp Business, você já consegue criar diversas respostas automáticas e opções de respostas rápidas para atender seus clientes com mais agilidade. Veja o que pode ser feito:
- Mensagem de saudação, enviada quando o cliente entra em contato com a sua empresa pela primeira vez;
- Mensagem de ausência, utilizada quando a sua empresa não está no horário do expediente;
- Respostas rápidas pré-configuradas para responder a perguntas frequentes, como horário de funcionamento, produtos disponíveis, preços, etc.
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Listas de transmissão (mensagens em massa)
A lista de transmissão é um recurso do WhatsApp que permite enviar mensagens em massa para seus clientes. Com essa funcionalidade, cada pessoa da lista recebe a mensagem como se fosse privada, ao contrário dos grupos, onde todos visualizam o recado no mesmo local.
Assim, você consegue enviar promoções, lançamentos e novidades da sua empresa para uma lista com até 256 contatos. No entanto, é importante ressaltar que somente as pessoas que salvaram seu contato na agenda receberão as comunicações.
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Agendamento de mensagens
O WhatsApp também permite que você agende mensagens para serem enviadas em horários específicos. Esse recurso de automação é bastante útil para lançamentos com data programada, por exemplo.
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Integração com chatbots
Para empresas que lidam com um grande volume de clientes e contatos, a melhor forma de automação no WhatsApp é o uso de chatbots (robôs de conversação). Essas ferramentas são desenvolvidas por empresas de tecnologia e podem ser integradas ao mensageiro facilmente.
Catálogo de produtos
Criar um catálogo do WhatsApp é uma estratégia certeira para expor seus produtos com facilidade no aplicativo de mensagens. Com esse recurso, todos os itens vendidos pela sua empresa ficam listados em uma vitrine virtual.
Embora não seja exatamente uma ferramenta de automação, o catálogo é importante para agilizar a visualização dos produtos.
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Coleta de dados
A função de coleta de dados pode ser ativada no WhatsApp por meio de plataformas e aplicativos de terceiros. Nesse caso, as ferramentas conseguem coletar informações específicas dos usuários nas conversas, como dados pessoais e feedbacks, de forma automática.
💡 Saiba mais: Como criar um funil de vendas para WhatsApp?
Como funciona a automação para WhatsApp?
Existem três formas de implementar a automação para WhatsApp:
- Utilizar as funções básicas de automação do app WhatsApp Business;
- Fazer a integração com a API oficial do WhatsApp Business;
- Escolher uma das plataformas de automação de WhatsApp do mercado brasileiro e fazer a integração com o app da empresa.
Veja como funciona cada uma dessas opções e qual escolher para o seu negócio.
App grátis do WhatsApp Business
Para pequenas e médias empresas que não têm um grande volume de pedidos, o app gratuito do WhatsApp Business costuma ser suficiente. Como vimos, ele não tem recursos avançados de automação, mas sim algumas ferramentas básicas que agilizam as vendas e o atendimento, como mensagens automáticas e respostas rápidas.
Conforme a empresa vai crescendo e o número de pedidos aumentando, a tendência é partir para as soluções mais completas que veremos a seguir.
Plataforma WhatsApp Business (API oficial)
A Plataforma WhatsApp Business é a API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos) oficial do Instagram para empresas que precisam de uma solução de automação mais robusta. A solução oferece modelos personalizáveis de mensagens automáticas para toda a jornada de compra, além de chatbots, opção de atendimento com vários atendentes e envio de status de pedidos.
Além disso, a plataforma oficial do WhatsApp possibilita a integração com sistemas de atendimento já utilizados na empresa. No Brasil, existem vários provedores da API que atendem negócios de médio e grande porte (conheceremos alguns deles mais adiante).
Plataformas para automação de WhatsApp
Por fim, a terceira opção para implementar a automação no WhatsApp é integrar seu aplicativo com diversas ferramentas e plataformas disponíveis no mercado. Hoje, com a popularização desse canal de venda, surgiram inúmeras opções de soluções desse tipo, vinculadas ou não à API oficial da Meta (empresa dona do WhatsApp, Instagram e Facebook).
São plataformas que oferecem chatbots, softwares de atendimento integrados, segmentação de clientes, automação de marketing e muito mais. Fique com a gente para conhecer as ferramentas mais populares e escolher a sua.
Vantagens de automatizar vendas pelo WhatsApp
Agora que você entendeu um pouco mais sobre a automação para WhatsApp, deve estar se perguntando quais são as vantagens desse recurso. Veja as principais:
1. Mais rapidez no atendimento
Imagine poder enviar mensagens personalizadas para quantos clientes quiser em segundos, sem se preocupar em digitar tudo manualmente. Graças aos recursos de automação do WhatsApp, você pode criar respostas automáticas, configurar fluxos de conversa inteiros e enviar ofertas sem precisar da ação humana.
É como ter um exército de robôs atendentes trabalhando 24/7 para você, liberando o tempo dos profissionais para assuntos mais complexos e fechamento de negócios. Dessa forma, os clientes são atendidos com muito mais agilidade e eficiência.
2. Aumento das conversões
Se aumentar a taxa de conversão é um dos objetivos do seu negócio, automatizar as vendas no WhatsApp pode ser um passo decisivo. Afinal, a automação permite atender muito mais clientes em menos tempo, agilizar o processo de compra e proporcionar uma experiência do cliente fluida e satisfatória. Consequentemente, as vendas só têm a crescer!
3. Personalização das mensagens
Embora a automação no WhatsApp crie padrões de atendimento, as mensagens ainda podem ser personalizadas para diferentes segmentos de públicos. Com os chatbots, por exemplo, as respostas podem ser planejadas de acordo com as perguntas mais comuns de cada tipo de cliente.
4. Qualificação de leads
Para empresas que trabalham com um funil de vendas estruturado e técnicas de inbound marketing, a automação do WhatsApp é perfeita para fazer a qualificação de leads (potenciais clientes que fornecem contatos).
Basta um contato inicial do consumidor para que as ferramentas coletem as informações necessárias e saibam a hora certa de enviar o contato para o time de vendas.
5. Relatórios detalhados
As ferramentas de automação ainda oferecem relatórios detalhados que ajudam a tomar decisões acertadas sobre o uso do WhatsApp. Você pode, por exemplo, verificar quais mensagens convertem mais, qual é a taxa de resposta de clientes e qual o tempo médio de atendimento.
6. Integração com outros sistemas
Para fechar, quando você automatiza seu WhatsApp, também tem a possibilidade de integrar o aplicativo com outros sistemas do negócio. O mais popular, sem dúvidas, é o software CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Com o WhatsApp integrado a um CRM, você consegue rastrear o status de todos os contatos, fazer o follow-up de vendas (acompanhamento dos contatos enviados), mensurar o tempo para fechamento dos negócios e muito mais.
💡 Saiba mais: CRM para ecommerce: benefícios e melhores ferramentas
📹 Veja também: Como integrar o WhatsApp com a minha loja virtual para vender MUITO MAIS?
Como automatizar o Whatsapp na empresa?
Agora sim, vamos ao passo a passo de como automatizar seu WhatsApp na versão gratuita. Confira as principais dicas:
1. Utilize o WhatsApp Business
Qualquer processo de automação começa com a configuração do WhatsApp Business, a versão do aplicativo exclusiva para negócios. Para criar sua conta comercial no WhatsApp, é só seguir os passos abaixo:
- Baixe e instale o aplicativo do WhatsApp Business para Android ou iOS, ou selecione a opção “Mudar para perfil comercial” nas suas configurações, caso já utilize o aplicativo na versão pessoal;
- Aceite os termos de serviço, confirme seu número e permita o acesso aos contatos e fotos;
- Crie um perfil comercial completo, adicionando a categoria da empresa, o logotipo, o endereço comercial e o horário de funcionamento.
2. Defina uma mensagem de saudação e de ausência
No aplicativo grátis do WhatsApp Business, seus primeiros passos devem ser a criação de uma mensagem de saudação e outra de ausência.
Assim, seus clientes terão sempre uma resposta imediata quando enviarem uma mensagem, seja de boas-vindas ou informando sobre o horário de atendimento.
3. Crie respostas automáticas
Você vai ver que o WhatsApp Business oferece diversos modelos para preparar respostas automáticas com antecedência. Então, o próximo passo é escrever mensagens padronizadas para as perguntas mais frequentes dos seus clientes.
Por exemplo, você pode ter respostas com a descrição dos principais produtos e preços para enviar instantaneamente aos clientes.
4. Crie etiquetas personalizadas
O WhatsApp Business oferece um recurso de etiquetas que permite organizar as conversas com os clientes em diferentes categorias. Assim, você pode criar rótulos do tipo “Aguardando pagamento” ou “Novos clientes” para saber em que estágio estão os contatos.
5. Avalie a necessidade de novos recursos
Após configurar os recursos básicos de automação, avalie se será necessário buscar uma solução mais avançada para agilizar seu atendimento.
Se você sente que está perdendo o controle das conversas ou demorando mais tempo do que o ideal para responder aos clientes, por exemplo, é sinal de que chegou a hora de investir em uma plataforma de automação.
8 melhores ferramentas para automação do WhatsApp
Chegou o momento de conhecer as principais ferramentas de automação para WhatsApp disponíveis no mercado. Confira a lista dos campeões:
- Robbu;
- Blip;
- Zendesk;
- WPP Marketing;
- Mensagex;
- Letalk;
- Sak;
- Fleezy;
- Whatsplaid GPT.
Agora, vamos conhecer as funcionalidades de cada ferramenta em detalhes.
1. Robbu
A Robbu é uma das principais plataformas de automação de atendimento digital via WhatsApp, Instagram e Facebook. Com ela, você pode automatizar conversas com chatbots que usam inteligência artificial, criar jornadas omnichannel e ter vários atendentes atuando ao mesmo tempo na sua conta.
Os preços da ferramenta são personalizados de acordo com as necessidades da empresa. Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode instalar o aplicativo Robbu e fazer a integração direta com seu e-commerce.
⚙️ Instale o aplicativo: Robbu
👉 Confira: Como instalar o aplicativo Robbu na minha Nuvemshop?
2. Blip
A Blip é uma empresa pioneira em soluções de comunicação digital que atende mais de 5 mil marcas. Sua principal solução é uma plataforma impulsionada por IA que promove a integração com o WhatsApp e oferece chatbots, mensagens automáticas e relatórios personalizados.
Os planos da Blip custam a partir de R$ 1.199 ao mês (plano com até 10 atendentes e até 800 conversas mensais), sendo uma opção de plataforma mais robusta.
3. Zendesk
A Zendesk é uma plataforma renomada em automação de atendimento via WhatsApp com mais de 110 mil clientes. O sistema pode ser integrado com diversos apps de mensagens e oferece chatbot, conversas por voz, e-mail marketing, painéis analíticos e muito mais.
Os planos da Zendek custam entre R$ 359 e R$ 755 por agente ao mês, com opção de teste grátis e planos anuais com desconto.
4. WPP Marketing
A WPP Marketing é uma das plataformas de automação para WhatsApp com o melhor custo-benefício do mercado. Com ela, você pode utilizar seu próprio número, integrar o app com seu e-commerce, instalar chatbots e programar campanhas de marketing automatizadas.
Os preços do WPP Marketing vão de R$ 99 ao mês, no plano Starter (até 500 mensagens mensais), até R$ 199 ao mês, no plano Unlimited (mensagens ilimitadas). Para os lojistas Nuvemshop, é só instalar o aplicativo
⚙️ Instale o aplicativo: WPP Marketing
👉 Confira: Como instalar o aplicativo WPP Marketing na minha loja?
5. Mensagex
Para quem busca preços acessíveis, o Mensagex é mais uma opção que cabe no bolso de pequenos empreendedores. Ele oferece gestão de mensagens, personalização de contatos, envio de conversação por meio de templates e integração simplificada.
Os planos custam entre R$ 165 e R$ 1.375 ao mês, de acordo com o número de requisições necessárias. Mais uma vez, os lojistas Nuvemshop têm a integração com o Mensagex à disposição na Loja de Aplicativos.
⚙️ Instale o aplicativo: Mensagex
6. Letalk
A Letalk é uma plataforma de automação de WhatsApp que se diferencia pelos chatbots humanizados. A empresa oferece recursos de mensagens automáticas, pré-cadastro, atendimento multiusuários, sistema de filtros por etiquetas e envios em massa.
A empresa oferece dois planos: o Iniciante, que custa R$ 297 por mês e permite até 250 mensagens por dia, e o Avançado, que custa R$ 497 por mês e permite até 1.500 mensagens por dia.
7. Sak
O Sak é a primeira plataforma brasileira de recuperação de boletos e carrinhos abandonados com WhatsApp e e-mail. Com ela, você consegue implementar múltiplos atendentes, recuperar carrinhos, monitorar boletos, capturar leads e muito mais.
O Sak oferece um teste grátis de três dias e planos que custam entre R$ 35 e R$ 1.159 ao mês. Clientes Nuvemshop têm desconto de 75% no pacote Empreender Plus, que reúne aplicativos como CJ Dropshipping by Dropi, 365 Artes, Botão Zap, Rastreio, Landing Page e muito mais.
⚙️ Instale o aplicativo: Sak
👉 Confira: Como instalar o aplicativo SAK – WhatsApp 2.0?
8. Fleezy
O Fleezy é a solução ideal para lojistas que buscam automatizar a comunicação com seus clientes via WhatsApp. Com esse app, você consegue enviar notificações automáticas sobre o status dos pedidos, recuperar carrinhos abandonados e facilitar a recuperação de pagamentos via Pix e boleto bancário.
O aplicativo tem planos que custam entre R$ 89 e R$ 249 ao mês, sendo que o plano inicial permite o envio de até 400 mensagens. No plano avançado, as mensagens são ilimitadas e o suporte via e-mail e WhatsApp é prioritário.
⚙️ Instale o aplicativo: Fleezy
9. Whatsplaid GPT
O Whatsplaid GPT é uma plataforma inovadora que simplifica a integração do WhatsApp com chatbots de inteligência artificial, utilizando a tecnologia avançada do ChatGPT. Seu chatbot inteligente melhora a satisfação do cliente, aumenta as taxas de conversão e reduz devoluções, tornando seu atendimento mais eficaz e personalizado.
O aplicativo Whatsplaid GPT cria um Widget em seu e-commerce com o ícone do WhatsApp. Quando o cliente clicar para entrar em contato com atendimento da sua loja, automaticamente um assistente “robô” vai realizar a tarefa de entender a demanda e formular uma resposta humanizada para responder às dúvidas ou solicitações do consumidor.
Os planos do aplicativo custam a partir de R$ 99 ao mês no plano anual, chegando a R$ 199 mensais para a versão mais avançada. Ainda é possível fazer um teste grátis de até 50 atendimentos ou 7 dias.
⚙️ Instale o aplicativo: Whatsplaid GPT
Como escolher a melhor plataforma de automação para WhatsApp?
Na hora de escolher sua plataforma de automação para WhatsApp considere os seguintes critérios:
- Avalie as necessidades da empresa;
- Procure por integrações compatíveis;
- Analise o processo de integração;
- Priorize a segurança;
- Pesquise sobre a reputação da empresa;
- Considere a usabilidade.
Saiba mais sobre cada um desses pontos para tomar a decisão certa:
Avalie as necessidades da empresa
Como vimos, existem ferramentas de automação de WhatsApp com as mais diversas funcionalidades e valores. Então, cabe a você analisar quais recursos são necessários para a sua empresa e qual é o volume de contatos mensal.
Se você tem uma empresa pequena, por exemplo, talvez não valha a pena investir muito dinheiro em um chabot avançado que automatiza todo o processo de compra. Nesse caso, uma automação mais simples com mensagens automáticas e um pré-atendimento pode ser suficiente.
Procure por integrações compatíveis
Ao escolher seu software, priorize sempre aqueles que são compatíveis com as soluções utilizadas atualmente pela empresa. Se você utiliza outros mensageiros além do WhatsApp, por exemplo, pode preferir uma plataforma que se conecta também ao Facebook Messenger e ao Instagram.
Analise o processo de integração
É muito importante conhecer os detalhes do processo de integração para ter certeza de que a ferramenta será viável para o seu negócio. Prefira sempre os aplicativos e plataformas que são conectados facilmente e não requerem processos muito complexos para começarem a funcionar.
Priorize a segurança
Lembre-se de que os dados de clientes transmitidos por WhatsApp são altamente valiosos para a sua empresa. Logo, a solução de automação escolhida precisa oferecer recursos de segurança e privacidade, sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Pesquise sobre a reputação da empresa
Antes de contratar uma plataforma, pesquise sobre a reputação da empresa e leia avaliações de outros usuários. Você pode verificar os próprios cases publicados pela marca e também opiniões em sites como Reclame Aqui.
Considere a usabilidade
E, claro, é fundamental que a ferramenta de automação de WhatsApp seja fácil de usar no dia a dia. Se possível, faça um teste grátis antes de contratar o serviço para entender o funcionamento da solução na prática.
Como fazer a automação do WhatsApp na Nuvemshop?
A plataforma de e-commerce Nuvemshop tem várias soluções que ajudam você a automatizar as vendas e o atendimento via WhatsApp. São recursos nativos e aplicativos de terceiros que facilitam sua vida e aumentam suas conversões.
Se você já vende pelo WhatsApp, ter um e-commerce totalmente integrado ao aplicativo é uma grande vantagem, já que permite automatizar seu processo de venda, integrar seu catálogo de produtos e ainda transmitir uma imagem mais profissional aos seus clientes.
Você ainda pode usar sua loja virtual para oferecer benefícios exclusivos ao público que já te conhece pelo WhatsApp e pelas redes sociais. Com um e-commerce da Nuvemshop, você consegue criar cupons de desconto, lançar promoções, veicular anúncios na internet e muito mais.
Confira o que temos a oferecer para o seu negócio:
Botão de chat do WhatsApp
Assim que você cria sua loja virtual na Nuvemshop, seja no plano gratuito ou pago, já pode adicionar um botão de WhatsApp ao seu site. É só acessar seu painel de administrador, escolher a opção “Configurações > WhatsApp” e clicar em “Informar telefone”.
Então, basta marcar a opção “Mostrar um botão na loja para que possam te contatar pelo WhatsApp”. Pronto, seus clientes poderão contatar sua loja diretamente pelo WhatsApp com um clique.
👉 Confira: Como habilitar o chat do WhatsApp na Nuvemshop?
Teclado Nuvem
O Teclado Nuvem é um recurso exclusivo da Nuvemshop para compartilhar facilmente os produtos da sua loja com seus contatos do WhatsApp. Depois de instalar essa funcionalidade, você consegue selecionar qualquer produto do seu catálogo rapidamente no campo de mensagens e enviar para o cliente no mesmo instante.
Para habilitar o Teclado Nuvem, você deve baixar o aplicativo da Nuvemshop para Android ou iOS. Depois, é só selecionar a opção “Teclado Nuvem” e seguir as instruções para configurar o recurso.
👉 Confira: Como habilitar e usar o Teclado Nuvem?
Aplicativos de automação de WhatsApp
Como vimos na lista de ferramentas de automação de WhatsApp, existem várias plataformas que podem ser integradas diretamente à sua loja virtual Nuvemshop. Você encontra todas elas na nossa Loja de Aplicativos. Conheça as principais:
- Robbu;
- Sak;
- Mensagex;
- Colom;
- Whatsapp Chat;
- Whats.ly – Grupos de WhatsApp;
- WhatsApp by Klinko;
- CommunicaZap;
- Fleezy.
Link de pagamento
Com o Nuvem Pago, o meio de pagamento exclusivo da Nuvemshop, você consegue gerar links de pagamento e enviá-los por WhatsApp para seus clientes. Assim, os consumidores são direcionados para o seu checkout e podem pagar com cartão de crédito — uma maneira muito mais fácil do que enviar dados para Pix e transferência.
Entendeu como automatizar seu WhatsApp?
Esperamos que este artigo tenha iluminado suas ideias sobre a automação do WhatsApp. Agora você sabe que pode contar com recursos gratuitos do aplicativo e com uma série de ferramentas que impulsionam seu atendimento e suas vendas!
Se você ainda não tem uma loja virtual para integrar com o WhatsApp, este é o momento de abrir seu e-commerce grátis na Nuvemshop. Você vai ver como é fácil criar seu site de vendas em poucos minutos e explorar todo o potencial das suas redes sociais! 💙