O que é automação de e-mail marketing e como fazer uma?
A automação de e-mail é uma forma de enviar mensagens automáticas para diversos públicos pela internet, sem precisar passar horas repetindo o envio de e-mails. Com uma ferramenta de automação, você consegue disparar campanhas de e-mail marketing para um grande número de pessoas e promover seus produtos e serviços online.
Se você tem uma loja virtual, sabe como é importante ter ferramentas e canais para estreitar o relacionamento com os clientes e aumentar as suas vendas. Nesse sentido, trabalhar com automação de emails pode ser uma excelente estratégia para o seu negócio.
Além de trazer mais agilidade nesse processo, se você já trabalha com envios de e-mail marketing em sua empresa, as ferramentas de automação ajudam a potencializar os resultados da estratégia.
Então, quer fazer a automação de e-mail marketing do seu e-commerce? Preparamos este guia completo para te ajudar! Separe o lápis e a caneta e vamos lá.
O que é automação de emails e como funciona?
Automação de emails é o uso de ferramentas para automatizar o disparo de e-mail marketing e aumentar a escalabilidade da comunicação. O objetivo é criar um relacionamento personalizado com os leads, isto é, possíveis clientes do seu negócio.
Em outras palavras, a automação de e-mail marketing incentiva que um possível consumidor caminhe por todas as etapas do funil de vendas do seu negócio, ou seja, o passo a passo que o comprador deve percorrer até chegar ao fechamento do negócio.
Por exemplo, vamos supor que você venda cursos online e criou uma landing page, ou “página de captura de leads”, para divulgar uma aula gratuita em sua plataforma.
Quem se interessar pelo atrativo, ao se inscrever na promoção, será incluído em uma base de e-mails da sua empresa.
A partir daí, é possível criar um fluxo de automação de e-mail marketing e disparar uma série de comunicação relacionadas ao curso divulgado, além de assuntos que possam vir a interessar sobre o tema.
Depois de automatizar o envio, todo o possível cliente que entrar nessa base de leads receberá automaticamente os e-mails cadastrados, sem que você tenha que interferir neste processo.
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Por que investir em automação de e-mail marketing?
Uma estratégia de automação de e-mail marketing garante mais agilidade nos envios da comunicação. Esse tempo extra pode ser usado para tarefas mais importantes, como a própria elaboração do modelo de e-mail marketing.
Além disso, a automação de emails permite outras vantagens. Confira-as a seguir:
Personalização da mensagem
Com ferramentas de automação de marketing é possível implementar uma série de técnicas que deixam a mensagem personalizada de acordo como seu público-alvo.
Isso porque essas plataformas permitem a segmentação e envio do conteúdo com base nos interesses dos clientes, além de gerar relatórios de audiência para que você crie um material cada vez mais especializado.
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Segmentação de listas
Recursos para automatizar emails permitem a criação e segmentação de listas. Dessa forma, você pode tornar rápido o processo de envio de mensagens para bases de contatos diferentes.
O filtro pode ser os interesses do consumidor, conhecimento sobre a empresa e serviço, assim como aqueles que estão perto de fechar uma compra.
Como fazer automação de emails?
Antes de contratar uma ferramenta de automação de emails, você deve criar o planejamento dos envios. Para isso, confira as dicas a seguir:
1. Conheça o seu público
Quem são os potenciais clientes que você quer atingir com a comunicação? A primeira coisa que você deve definir é a persona do seu negócio, isto é, o perfil do seu consumidor ideal.
Para isso, busque entender o que há em comum entre todos os seus possíveis compradores. Esse processo considera as particularidades de cada perfil, desde a sua profissão, região onde mora, seus hobbies e até marcas preferidas.
A partir daí, você consegue definir como se comunicar com o seu público nos e-mails, se pode usar linguagem formal ou informal, entre outros.
2. Organize os contatos de e-mail
Nessa etapa, separe a lista de contatos conforme os tipos de leads que você vai enviar a comunicação.
Uma dica é criar bases de e-mails, além de suas respectivas comunicações, de acordo com a etapa de funil que um possível cliente se encontra.
Por exemplo, quando uma pessoa demonstra interesse no formulário de cadastro para receber mais conteúdos do blog da empresa, é uma boa prática enviar um e-mail de agradecimento.
💡 Saiba mais: O que é página de agradecimento?
Em seguida, com o consentimento do leitor, você pode incluí-lo na lista de atualização de posts. Assim, a cada novo texto publicado, ele receberá um e-mail atualizado.
Outra opção de segmentação é a de leads interessados em um determinado produto da sua loja virtual. Vamos supor que você vende camisetas online e criou uma promoção nas redes sociais para divulgar o novo lançamento da marca.
Que tal enviar um e-mail com sugestões de outros produtos complementares para quem se cadastrou na campanha? Isso é possível graças à automatização do e-mail marketing.
3. Prepare os e-mails para envio
Aqui, você vai precisar fazer o e-mail marketing para cada lista de segmentação criada. Lembre-se de que o objetivo é preparar lead para a próxima etapa do funil. Por isso, crie títulos de e-mail relevantes e CTAs, isto é, chamadas para ação, que ofereçam alguma vantagem para o cliente.
💡 Saiba mais: 7 exemplos de e-mail marketing
4. Crie as automações de email na plataforma
Essa é a etapa em que você deve definir o fluxo de automação de e-mail marketing.
Nas ferramentas de automação de e-mail marketing é possível configurar quanto tempo após baixar um material o seu potencial cliente irá receber uma nova comunicação.
Além disso, você pode definir os objetivos dos CTAs. Por exemplo, ao clicar em uma chamada para ação “quero comprar o produto”, você quer que o lead seja direcionado para o seu site ou para um chat online?
É com essas e outras questões em mente que você conseguirá montar uma estratégia de automação de e-mails eficiente.
💡 Saiba mais: 10 ferramentas de automação para o seu negócio
5. Acompanhe o desempenho das campanhas
Após ativar o fluxo de automação, analise os resultados dos disparos. Acompanhe as taxas de abertura, conversão, cliques e rejeição do e-mail e o quanto dos leads estão evoluindo no funil de vendas a cada disparo.
Com essas informações em mãos, é possível fazer pequenos ajustes de rota caso a estratégia não esteja performando conforme o esperado.
3 ferramentas para automação de e-mail marketing
Se você ainda não escolheu a sua ferramenta de automação de e-mail marketing, separamos três plataformas para você começar a sua estratégia hoje mesmo. Confira a seguir:
1. MailChimp
O MailChimp oferece planos gratuitos e pagos para o disparo de e-mail marketing.
A ferramenta está disponível apenas em inglês e tem opções que possibilitam a segmentação de vários públicos e automações baseadas no comportamento das pessoas, que vão de US$ 9,99 a mais de US$ 300 mensais.
💡Saiba mais: Automação comercial: o que é, para que serve e quando investir?
2. HubSpot
Com a HubSpot é possível criar e-mails com um editor online e segmentar as bases de contatos que você tiver cadastrados.
Além disso, é possível criar formulários e gerenciar anúncios exibidos em outras plataformas. A solução é toda em português e oferece opções mais robustas, que vão de US$ 25 a US$ 4.200 por mês.
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing para e-commerce?
3. ExpressPingeon
Já o ExpressPigeon oferece um plano gratuito que permite o envio de mil e-mails para 500 contatos por mês.
Com a ferramenta de automação de e-mail marketing, é possível criar e personalizar e-mails, além de automatizar respostas.
A versão paga tem o preço de US$ 1 mil por mês para até 100 mil assinantes e 2 mil envios de e-mails.
💡 Saiba mais: 15 melhores ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis
Tudo certo sobre automação de emails?
Agora que você entendeu como automatizar o e-mail marketing, é hora de colocar tudo visto por aqui em prática.
Busque conhecer seu público-alvo e assim, você vai poder entregar conteúdos úteis que os façam converter vendas e gerar engajamento no e-commerce.
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