Me avise quando chegar: como usar o recurso para vender mais?
- O “Me avise quando chegar” é uma funcionalidade que notifica clientes sobre a reposição de produtos esgotados;
- Ele é importante porque evita a perda de vendas para concorrentes, fideliza por meio da transparência e oferece alternativas que atendem às necessidades dos consumidores;
- Na plataforma da Nuvemshop, o lojista conta com o aplicativo Avise-me quando chegar e outras ferramentas que facilitam a gestão do e-commerce. Crie uma loja grátis e confira!
Fazer a gestão de estoque é uma tarefa fundamental para um e-commerce, porque garante o controle dos produtos vendidos. Porém, quando um item falta, é importante não só informar aos clientes, mas dar a ele motivos para voltar ao site. E é justamente para isso que serve o recurso “me avise quando chegar”.
Com tantas lojas online no ar, o comerciante não pode se dar ao luxo de perder uma venda para a concorrência.
No entanto, sabemos que um produto pode sumir das prateleiras por inúmeros motivos. O importante, nesses casos, é ser transparente e fornecer uma alternativa para os consumidores.
Quer entender como funciona a notificação “me avise quando chegar” e de que forma você pode adotá-la no seu e-commerce para aumentar as vendas? Então, continue a leitura e anote todas as dicas! ✍
O que é o “me avise quando chegar”?
Avise-me quando chegar é um recurso usado em lojas virtuais para notificar o potencial cliente quando há reposição de um produto.
Ou seja, quando o item não está mais disponível no estoque, basta o usuário clicar em um botão e, automaticamente, ele será avisado que a mercadoria foi reposta.
Essa é uma solução eficaz para não perder vendas e ainda fidelizar o cliente. Afinal, assim que o e-mail chegar avisando que o produto chegou, o usuário saberá que você cumpriu a sua palavra. Isso ajuda a fortalecer a imagem da marca e criar uma boa relação com o público.
As formas de notificação podem variar de acordo com o perfil e a preferência dos seus clientes. Contudo, as modalidades mais comuns são:
- E-mail;
- SMS;
- Mensagem de WhatsApp.
💡 Saiba mais: Como programar uma mensagem automática no WhatsApp?
Para que serve o botão “me avise quando chegar”?
Além de notificar o cliente sobre a reposição de algum produto no estoque, esse recurso serve para guiar o lojista quanto às preferências dos consumidores.
Isso porque a quantidade de inscrições serve como um termômetro para saber o que precisa ser reposto primeiro.
Ademais, assim que o cliente clica no botão “avise-me quando chegar”, você pode mostrar opções de produtos semelhantes que supram as necessidades dele e ainda garantir a venda.
Como usar o “me avise quando chegar” na sua estratégia de vendas?
Já deu para perceber que o botão de avise-me quando chegar é um recurso muito interessante tanto para o cliente quanto para o lojista. No entanto, você pode somá-lo a outras estratégias e, desse modo, potencializar as vendas no e-commerce.
Confira, a seguir, de que forma você pode usar o “me avise quando chegar” para incrementar sua estratégia:
1. Mostre produtos similares
Sugerir opções semelhantes ao produto buscado pelo cliente é uma solução viável para não perder vendas.
Se você tem uma loja virtual de roupas, por exemplo, pode sugerir a mesma peça em outras cores, por exemplo. Outra alternativa é mostrar ao cliente os itens mais clicados da sua loja para gerar o desejo de compra.
2. Use os relatórios para ter ideias
Com base na quantidade de e-mails inscritos por item, você saberá quais reposições são mais urgentes e quais não valeriam a pena — considerando todo o custo envolvido nessa operação.
Essa análise dos relatórios também permite conhecer as oportunidades de negócio, se vale a pena comprar diferentes tamanhos de uma peça ou, quem sabe, investir na fabricação própria.
3. Crie uma estratégia multiestoque
Há empresas que trabalham com estoques separados para a loja física e virtual. Desse modo, é comum que um item esteja disponível em um canal, mas não em outro.
Uma estratégia multiestoque, nesse caso, seria uma alternativa para não deixar o e-commerce desabastecido, já que você terá uma loja virtual integrada com a física.
Como instalar o recurso “avise-me quando chegar”?
Quando um produto estiver indisponível no estoque da sua loja virtual, basta substituir o botão de “Comprar” por “Me avise quando chegar”. Assim que o cliente clicar, aparecerá um campo para que ele insira o e-mail.
Para habilitar esse recurso na sua loja virtual, é necessário que a plataforma de e-commerce usada tenha a aplicação disponível.
Lojas Nuvemshop contam com o Avise-me quando chegar, um aplicativo que coloca automaticamente a mensagem em produtos esgotados.
A ferramenta também permite que você visualize com facilidade quais são os produtos esgotados mais procurados e que precisam ser repostos imediatamente. Além disso, o cliente pode deixar um número de telefone caso queira uma comunicação mais personalizada e ágil.
Veja, a seguir, o passo a passo para instalar o app Avise-me quando chegar na sua Nuvemshop:
- Acessar a Loja de Aplicativos e procure pelo app Avise-me quando chegar;
- Clique em “Instalar aplicativo”. Imediatamente, o seu Administrador Nuvemshop será aberto para que você aceite as permissões clicando em “Aceitar e começar a usar”;
- Depois da instalação, vá ao painel do aplicativo e altere os textos exibidos no e-mail para o cliente. Para isso, basta clicar em “Configurações”, no topo da página;
- Em “Integração com a loja”, configure o texto do botão e a mensagem de confirmação;
- Em “E-mail de notificação”, configure o layout do e-mail que o cliente vai receber;
- Na seção “Envio de e-mails”, você pode configurar como as notificações deverão funcionar;
- Após finalizar as configurações, clique no botão “Salvar alterações”;
- Na seção “Notificações”, você tem acesso a todos os clientes que solicitaram uma notificação de alteração de estoque, bem como o status dessa notificação.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo Avise-me Quando Chegar?
Aprendeu como usar o “me avise quando chegar”?
Quanto mais estratégias e recursos tecnológicos você utilizar para entregar ao usuário aquilo que ele deseja, maiores serão as chances de encantar os clientes e fidelizá-los. E, sem dúvidas, o botão “me avise quando chegar” pode te ajudar a alcançar esse patamar de sucesso.
Esperamos que o conteúdo tenha deixado clara a importância de manter uma comunicação transparente e honesta com os clientes, além de mostrar como é possível, por meio de um aplicativo, melhorar o desempenho do seu e-commerce.
Gostou do recurso “Avise-me quando chegar”? Então, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e aproveitar esse e outros aplicativos disponíveis em nossa loja? É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙