Como acessar e pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook?

Imagem mostrando uma pessoa trabalhando com um laptop, representando o uso da biblioteca de anúncios.
Pontos principais do artigo:
  • Biblioteca de Anúncios do Facebook é um catálogo que reúne todas as campanhas veiculadas na rede social. Nela, é possível ter visibilidade de todos os anúncios e anunciantes que utilizam as ferramentas do grupo Meta (Facebook, Instagram, Messenger);
  • A solução pode ser importante para encontrar referências e criar campanhas, entender como posicionar a sua marca, descobrir elementos que aumentam a conversão, entre outros;
  • Para usar a ferramenta, acesse o site da Biblioteca de Anúncios do Facebook, selecione a categoria que deseja explorar, escreva uma palavra-chave que represente o tema que você quer buscar e selecione o anúncio que deseja visualizar.

Para quem atua no mercado digital, estratégias de anúncios pagos tendem a ser parte da rotina. Nesse contexto, ter em mente referências e dicas pode ajudar — e muito — no desempenho das campanhas. E, para isso, a Biblioteca de Anúncios (ou Ad Library, nome original no inglês) é uma grande aliada.

Se você tem interesse em saber mais sobre anúncios pagos, em especial, no Facebook e Instagram, este artigo é para você. Separamos as principais informações sobre a Biblioteca de Anúncios em um passo a passo completo. Vamos lá? 🧐

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

Biblioteca de Anúncios do Facebook é um catálogo que reúne todas as campanhas veiculadas na rede social. Nela, é possível ter visibilidade de todos os anúncios e anunciantes que utilizam as ferramentas do grupo Meta (Facebook, Instagram, Messenger, Audience Network etc.).

Também conhecida como Ad Library, a ferramenta online foi criada para proporcionar maior transparência na veiculação de anúncios nas plataformas da empresa Meta. Ela permite que qualquer usuário acesse informações detalhadas sobre anúncios ativos e inativos, bem como seus respectivos anunciantes.

A biblioteca oferece insights sobre o conteúdo dos anúncios, como textos e imagens, a data de início da campanha e outros dados relevantes.

Embora algumas informações mais sensíveis, como o orçamento e a segmentação do público, não estejam disponíveis, a ferramenta desempenha um papel fundamental na promoção da transparência e na análise da estratégia de anúncios das empresas que utilizam as redes sociais do Facebook.

💡 Saiba mais: O que é e como funciona o Facebook Developers?

Como usar a Biblioteca de Anúncios?

Para acessar a Ad Library é muito fácil. Basta ir até o site da Biblioteca de Anúncios e seguir os passos que veremos a seguir.

Um ponto importante: para acessar a plataforma não é necessário ser usuário de algum serviço do grupo Meta. Ou seja, qualquer pessoa pode visitar a página. 😉

Agora, vamos ao passo a passo para acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook:

1. Selecione a categoria que deseja explorar:

Captura de tela do passo a passo para acessar a biblioteca de anúncios.

2. No campo de pesquisas, uma palavra-chave que represente o tema que você quer buscar, como “roupas”, por exemplo:

Captura de tela do passo a passo para acessar a biblioteca de anúncios.

3. Nos resultados da busca, você terá a pré-visualização de algumas informações, como as redes nas quais o anúncio está ativo:

Captura de tela do passo a passo para acessar a biblioteca de anúncios.

4. Selecione o anúncio que deseja explorar clicando em “Ver detalhes do anúncio”:

Captura de tela do passo a passo para acessar a biblioteca de anúncios.

5. Feito isso, será possível visualizar as fotos, o texto, o nome da página e outras informações da campanha;

6. Para fazer a busca por anunciante, basta clicar em “Filtros” e selecionar o desejado. Também é possível filtrar a pesquisa por tipo de mídia, plataforma, idioma, entre outros:

Captura de tela do passo a passo para acessar a biblioteca de anúncios.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook: aprenda em 9 passos

Por que usar a Biblioteca de Anúncios em sua estratégia?

Agora que você já sabe o que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook, confira as principais vantagens em acessar a plataforma:

Ter referências para criar anúncios

O principal benefício da Biblioteca de Anúncios é o repertório que a plataforma oferece. Se você está em busca de ideias para criar ou aprimorar suas campanhas, a Ad Library é um ótimo recurso para ajudá-lo.

Inclusive, se você tem um e-commerce e quer criar anúncios mais precisos, uma dica é integrar a sua loja virtual ao Facebook. Na Nuvemshop, isso pode ser feito por meio de uma integração nativa e também pelo Pixel do Facebook, uma extensão da rede social que permite que você analise dados sobre anúncios e conversões com mais facilidade.

Depois de fazer a integração, você poderá impulsionar suas vendas por meio do e-commerce do Facebook, criar anúncios a partir do seu catálogo de produtos com o Facebook Ads e criar um botão “Comprar agora” na sua página, levando seus clientes diretamente para o seu site de vendas. Assim, os consumidores terão acesso a inúmeros recursos na sua loja virtual, como cupons de desconto, diversas opções de formas de pagamento e promoções exclusivas.

💡 Saiba mais: Tamanho de anúncios do Facebook: especificações e formatos

Entender como posicionar a sua marca

Outro ponto interessante é poder entender o posicionamento de marca adotado por empresas do seu nicho de mercado. Isto é: qual tipo de linguagem elas adotam, quais cores compõem os materiais, qual é a média de engajamento, etc.

💡 Saiba mais: Como o Creator Studio do Facebook pode ajudar na produção de conteúdo?

Descobrir elementos que aumentam a conversão

Uma vez que você tem acesso ao engajamento dos anúncios na Ad Library, é possível identificar quais tenham maior taxa de conversão e entender quais elementos influenciam o indicador, como CTAs e copywriting (texto publicitário), por exemplo.

Entendeu o que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

Agora que você já conhece a Biblioteca de Anúncios, fica mais fácil reunir insights sobre boas práticas e aplicá-los em suas campanhas. Aproveite que esse é um recurso gratuito e não deixei de usá-lo no seu dia a dia.

E, se você já vende online ou está pensando em começar, o que acha de conhecer a plataforma Nuvemshop? Crie sua loja virtual grátis e conte com diversas integrações do seu e-commerce com ferramentas de anúncios para potencializar as vendas. 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Biblioteca de Anúncios do Facebook

Biblioteca de Anúncios é um catálogo que reúne todas as campanhas veiculadas na rede social. Nela, é possível ter visibilidade de todos os anúncios e anunciantes que utilizam as ferramentas do grupo Meta (Facebook, Instagram, Messenger etc.).

Acesse o site da Biblioteca de Anúncios do Facebook, selecione a categoria que deseja explorar, escreva uma palavra-chave que represente o tema que você quer buscar e selecione o anúncio que deseja visualizar.

Ela pode ser útil para encontrar referências para criar campanhas, entender como posicionar a sua marca, descobrir elementos que aumentam a conversão etc.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies