Como acessar e pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook?
- Biblioteca de Anúncios do Facebook é um catálogo que reúne todas as campanhas veiculadas na rede social. Nela, é possível ter visibilidade de todos os anúncios e anunciantes que utilizam as ferramentas do grupo Meta (Facebook, Instagram, Messenger);
- A solução pode ser importante para encontrar referências e criar campanhas, entender como posicionar a sua marca, descobrir elementos que aumentam a conversão, entre outros;
- Para usar a ferramenta, acesse o site da Biblioteca de Anúncios do Facebook, selecione a categoria que deseja explorar, escreva uma palavra-chave que represente o tema que você quer buscar e selecione o anúncio que deseja visualizar.
Para quem atua no mercado digital, estratégias de anúncios pagos tendem a ser parte da rotina. Nesse contexto, ter em mente referências e dicas pode ajudar — e muito — no desempenho das campanhas. E, para isso, a Biblioteca de Anúncios (ou Ad Library, nome original no inglês) é uma grande aliada.
Se você tem interesse em saber mais sobre anúncios pagos, em especial, no Facebook e Instagram, este artigo é para você. Separamos as principais informações sobre a Biblioteca de Anúncios em um passo a passo completo. Vamos lá? 🧐
O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?
Biblioteca de Anúncios do Facebook é um catálogo que reúne todas as campanhas veiculadas na rede social. Nela, é possível ter visibilidade de todos os anúncios e anunciantes que utilizam as ferramentas do grupo Meta (Facebook, Instagram, Messenger, Audience Network etc.).
Também conhecida como Ad Library, a ferramenta online foi criada para proporcionar maior transparência na veiculação de anúncios nas plataformas da empresa Meta. Ela permite que qualquer usuário acesse informações detalhadas sobre anúncios ativos e inativos, bem como seus respectivos anunciantes.
A biblioteca oferece insights sobre o conteúdo dos anúncios, como textos e imagens, a data de início da campanha e outros dados relevantes.
Embora algumas informações mais sensíveis, como o orçamento e a segmentação do público, não estejam disponíveis, a ferramenta desempenha um papel fundamental na promoção da transparência e na análise da estratégia de anúncios das empresas que utilizam as redes sociais do Facebook.
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Como usar a Biblioteca de Anúncios?
Para acessar a Ad Library é muito fácil. Basta ir até o site da Biblioteca de Anúncios e seguir os passos que veremos a seguir.
Um ponto importante: para acessar a plataforma não é necessário ser usuário de algum serviço do grupo Meta. Ou seja, qualquer pessoa pode visitar a página. 😉
Agora, vamos ao passo a passo para acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook:
1. Selecione a categoria que deseja explorar:
2. No campo de pesquisas, uma palavra-chave que represente o tema que você quer buscar, como “roupas”, por exemplo:
3. Nos resultados da busca, você terá a pré-visualização de algumas informações, como as redes nas quais o anúncio está ativo:
4. Selecione o anúncio que deseja explorar clicando em “Ver detalhes do anúncio”:
5. Feito isso, será possível visualizar as fotos, o texto, o nome da página e outras informações da campanha;
6. Para fazer a busca por anunciante, basta clicar em “Filtros” e selecionar o desejado. Também é possível filtrar a pesquisa por tipo de mídia, plataforma, idioma, entre outros:
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Por que usar a Biblioteca de Anúncios em sua estratégia?
Agora que você já sabe o que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook, confira as principais vantagens em acessar a plataforma:
Ter referências para criar anúncios
O principal benefício da Biblioteca de Anúncios é o repertório que a plataforma oferece. Se você está em busca de ideias para criar ou aprimorar suas campanhas, a Ad Library é um ótimo recurso para ajudá-lo.
Inclusive, se você tem um e-commerce e quer criar anúncios mais precisos, uma dica é integrar a sua loja virtual ao Facebook. Na Nuvemshop, isso pode ser feito por meio de uma integração nativa e também pelo Pixel do Facebook, uma extensão da rede social que permite que você analise dados sobre anúncios e conversões com mais facilidade.
Depois de fazer a integração, você poderá impulsionar suas vendas por meio do e-commerce do Facebook, criar anúncios a partir do seu catálogo de produtos com o Facebook Ads e criar um botão “Comprar agora” na sua página, levando seus clientes diretamente para o seu site de vendas. Assim, os consumidores terão acesso a inúmeros recursos na sua loja virtual, como cupons de desconto, diversas opções de formas de pagamento e promoções exclusivas.
💡 Saiba mais: Tamanho de anúncios do Facebook: especificações e formatos
Entender como posicionar a sua marca
Outro ponto interessante é poder entender o posicionamento de marca adotado por empresas do seu nicho de mercado. Isto é: qual tipo de linguagem elas adotam, quais cores compõem os materiais, qual é a média de engajamento, etc.
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Descobrir elementos que aumentam a conversão
Uma vez que você tem acesso ao engajamento dos anúncios na Ad Library, é possível identificar quais tenham maior taxa de conversão e entender quais elementos influenciam o indicador, como CTAs e copywriting (texto publicitário), por exemplo.
Entendeu o que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?
Agora que você já conhece a Biblioteca de Anúncios, fica mais fácil reunir insights sobre boas práticas e aplicá-los em suas campanhas. Aproveite que esse é um recurso gratuito e não deixei de usá-lo no seu dia a dia.
E, se você já vende online ou está pensando em começar, o que acha de conhecer a plataforma Nuvemshop? Crie sua loja virtual grátis e conte com diversas integrações do seu e-commerce com ferramentas de anúncios para potencializar as vendas. 🚀