70 frases para bio do Instagram [+dicas]

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Pontos principais do artigo:
  • Bio do Instagram é o campo logo abaixo do nome do usuário da conta, em que é possível compartilhar frases e informações sobre pessoas e empresas;
  • Ela deve ter no máximo 150 caracteres e trazer as informações mais relevantes sobre a sua marca, aproximando a empresa dos seguidores;
  • Precisa de ajuda para criar a sua bio? Use o Gerador de Slogan grátis da Nuvemshop e transmita a identidade do seu negócio em uma frase memorável.

É muito comum usarmos as redes sociais para compartilhar informações pessoais e profissionais. Para isso, contamos com espaços específicos em cada plataforma para criarmos um pequeno resumo sobre nós, como, por exemplo, a bio para Instagram.

Se você está chegando agora e não está entendendo muito bem o que é a bio do Instagram, relaxe. Venha com a gente, porque vamos te ensinar tudo sobre essa função, como criar uma bio do Instagram para a sua loja e, por fim, você ainda confere uma lista com ideias de bio para Instagram prontas para copiar! 😊

O que é a bio para Instagram?

Bio para Instagram, ou biografia do Instagram, é o campo do perfil na rede social posicionado logo abaixo do nome do usuário da conta, em que é possível compartilhar informações pessoais ou sobre um negócio.

Como ideia de bio para Instagram, você pode incluir uma breve descrição, dados para contato, hashtags, emojis e até cinco URLs, ou seja, um endereço de um site ou o link do seu WhatsApp, por exemplo. Tudo isso em, no máximo, 150 caracteres.

No caso de uma conta comercial, a biografia no Instagram é uma excelente estratégia de marketing digital, já que pode ser determinante para um potencial cliente decidir seguir ou não a sua página.

Então, lembre-se de que é preciso informar as pessoas quem é você e o que faz de forma objetiva.

💡Saiba mais: Como usar o Instagram?

🎓 Curso grátis: Curso de marketing no Instagram: funcionalidades e estratégias

📹 Veja também: Bio do Instagram: como fazer uma que vende

Como criar uma bio para Instagram?

Para criar uma bio para Instagram e/ou atualizar uma já existente, acesse o aplicativo da rede social pelo celular e entre na página inicial do seu perfil.

Em seguida, clique em “Editar perfil” e faça as alterações desejadas. Lembre-se de escrever um texto de no máximo 150 caracteres, que traga mais informações relevantes sobre a sua marca e aproximem o seu negócio dos seguidores.

💡 Saiba mais: Como vender no Instagram com poucos seguidores?

O que colocar na bio do Instagram?

Sua bio do Instagram deve conter informações importantes de contato e identificação, tais como:

  • Nome do perfil (pessoa ou empresa);
  • Nome de usuário (@);
  • Foto de perfil (ou logotipo, em caso de conta corporativa);
  • Categoria (ou área de atuação, no caso de uma conta empresarial);
  • Minibiografia (ou breve descrição do negócio);
  • Endereço físico, caso haja;
  • Informações de contato (telefone, e-mail, WhatsApp etc)
  • Hashtags relacionadas com seus produtos ou serviços;
  • Link ou site de vendas;
  • CTAs (botões de ações).

Confira, abaixo, como é a bio do Instagram da Nuvemshop:

Captura de tela da bio do Instagram da Nuvemshop.

💡 Saiba mais: Como ser verificado no Instagram?

Como criar bio do Instagram?

Agora que já sabemos quais são as informações importantes na hora de preencher a bio do Instagram, vamos a algumas dicas que vão te ajudar a fazer a biografia perfeita para o seu negócio.

💡 Saiba mais: Como montar uma loja virtual?

1. Tenha uma boa foto de perfil

Sabe aquela máxima: “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Ela também se aplica na hora de escolher uma foto para o seu perfil do Instagram.

Se você é uma marca, coloque o logo do seu negócio. Caso a conta seja sua como pessoa física, mas você a use para assuntos de trabalho, escolha uma foto profissional. Atente-se à qualidade da imagem e à percepção que você gostaria de passar.

Essa etapa é essencial para que o cliente possa se interessar pelo seu negócio e busque mais informações sobre a empresa na bio do Instagram.

2. Seja objetivo

Conforme comentamos anteriormente, a bio no Instagram precisa entregar brevemente qual o propósito da sua conta. Portanto, estruture uma descrição do seu negócio de forma objetiva, que evidencie qual é o seu produto ou serviço, como e onde você atende e que seja convidativa. Assim, as chances de o usuário se tornar um seguidor serão maiores.

3. Destaque suas informações de contato

Como estamos falando de contas comerciais, lembre que o Instagram pode ser um canal para aumentar a visibilidade do seu negócio. Por isso, aproveite para deixar bem visível os dados de contato da sua loja, como e-mail, WhatsApp, telefone e outras redes sociais.

💡 Saiba mais: Como criar um catálogo no Instagram para vender produtos?

👉 Ferramenta grátis: Gerador de link WhatsApp

4. Insira até 5 links na bio do Instagram

Desde a última atualização, o Instagram passou a permitir a inclusão de até 5 links na bio. Antes, era possível colocar apenas um, então os usuários aderiam à ferramenta Linktree para conseguir incluir várias URLs. Agora, basta acessar as configurações do perfil e ir até “Links” para adicionar os endereços do seu interesse.

Para contas comerciais essa possibilidade é excelente, já que permite fixar o link do seu negócio em sua bio, facilitando o acesso dos usuários ao seu site.

Inclusive, se você tem uma loja virtual, vale muito a pena conectá-la ao Instagram para automatizar as vendas e proporcionar mais benefícios aos seus clientes. Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode fazer a integração com o Instagram Shopping, criar uma loja na plataforma e marcar produtos no Instagram (a famosa sacolinha de compras).

Além disso, ter um e-commerce traz inúmeras possibilidades, como enviar cupons de desconto aos clientes, fazer remarketing (impactar novamente usuários que já visitaram a loja) e enviar links de pagamento para facilitar as vendas.

💡 Saiba mais: Como colocar link no Instagram?

5. Inclua CTAs

CTAs (calls-to-action) são nada mais do que breves chamadas, normalmente no imperativo, usadas no marketing para instigar os usuários a realizarem determinadas ações. Por exemplo: “acesse o site”, “baixe o e-book”, “cadastre-se já” etc. Estes elementos textuais podem ser muito bem utilizados para aumentar o tráfego da sua loja e até mesmo a sua taxa de conversão.

💡 Saiba mais: 27 ferramentas para Instagram

6. Crie destaques relevantes

Para que a sua bio do Instagram fique ainda mais completa, utilize o recurso de destaques da rede social, que permite que as mídias postadas no modelo de Instagram Stories sejam fixadas no perfil do usuário.

Como a minibio tem um limite de caracteres, você pode aproveitar os destaques para falar um pouco mais sobre o seu negócio e os serviços que oferece. É possível, por exemplo, ter um de “quem somos” para explicar sobre a empresa.

💡Saiba mais: Como usar e personalizar os Destaques do Instagram?

7. Use palavras-chave

Por último, mas não menos importante, vêm as palavras-chave. Se você já está um pouco familiarizado com técnicas de SEO, sabe que o uso de palavras-chave é um ponto crucial para melhorar o posicionamento do seu site e, para a bio do Instagram, isso não é diferente.

Ao criar sua biografia, foque em palavras que tenham relação com seu negócio e que reflitam a forma como seus clientes pesquisam no Google. Por exemplo: se você vende roupas, use uma estrutura de palavras que possa ter um volume alto de pesquisa, como: loja de roupas ou comprar roupas online.

Para fazer uma pesquisa assertiva de quais palavras-chave utilizar, use ferramentas como o Google Trends. Isso vai te ajudar a definir os termos que poderão trazer mais tráfego para sua conta.

Como personalizar a bio do Instagram?

Agora que você já sabe como criar uma bio no Instagram bem completa para o seu perfil, vamos para a parte mais divertida: a personalização. Veja abaixo algumas dicas para customizar sua biografia e deixá-la com a cara do seu negócio:

1. Edite a fonte

Já acessou um perfil no Instagram e viu aquela fonte superdiferente e se perguntou como o usuário fez aquilo? Pois saiba que é possível inserir textos com fontes personalizadas por meio de ferramentas externas, como o LingoJam e o IgFonts. Para isso, basta digitar o texto e escolher a fonte desejada.

Aqui é importante ter cuidado na escolha da fonte; evite modelos que dificultem a leitura ou que causem poluição visual.

Aqui é importante ter cuidado na escolha da fonte; evite modelos que dificultem a leitura ou que causem poluição visual.

💡 Saiba mais: Como mudar a fonte do Instagram e se destacar?

2. Aumente o espaço da biografia

A bio do Instagram tem um limite de 160 caracteres. Portanto, se você está se perguntando como inserir todas as informações em um espaço reduzido, saiba que tem um jeitinho para isso.

Esta dica é quase um segredo, já que poucos usuários sabem que, com ferramentas como o Apps4life e o PostBuilder, é possível aumentar a área de conteúdo da biografia.

Com a ajuda desses aplicativos, você consegue estruturar sua bio de forma vertical, sem exceder o limite de 160 caracteres, já que as ferramentas não contam os espaços como caracteres.

3. Utilize emojis

O uso dos emojis também é uma boa estratégia para personalizar a bio do seu Instagram. Um bom uso destes recursos visuais pode ajudar a cativar os usuários. Afinal, um perfil mais bonito e organizado sem dúvidas atrai mais seguidores, não é? 😉

4. Adicione links

Como já mencionamos, a ferramenta Linktree — árvore de links, em tradução livre para o português — é uma agregadora de links que permite criar um link único para ser compartilhado na bio do Instagram da sua marca, isto é, a URL inserida no perfil da sua conta.

Ao acessar o Linktree, você consegue criar uma página de destino concentrando todos os links que deseja disponibilizar para acesso. E, com a URL dessa única página em sua bio do Instagram, os usuários poderão acessar todos os endereços selecionados.

Esse é um ótimo recurso para contas comerciais divulgarem e gerarem tráfego para outras páginas como o site da marca, canal do YouTube e outras redes sociais, por exemplo.

No entanto, agora o Instagram permite adicionar até 5 links na bio, o que possibilita dispensar o uso do Linktree caso você não tenha tantos links para divulgar em seu perfil.

💡 Saiba mais: O que é copy para vendas no Instagram e como fazer?

60 ideias de biografias para Instagram prontas para copiar

Para dar continuidade neste guia completo sobre bio para Instagram, nada mais justo que conferir alguns modelos de biografias para Instagram prontas para colar no seu perfil pessoal ou no do seu negócio.

Lembre-se de que você não precisa, necessariamente, usar os mesmos exemplos. É possível unir modelos e criar uma biografia personalizada. Além disso, não se esqueça também das dicas dadas anteriormente. Quanto mais recursos você utilizar na construção da sua biografia, mais chamativa ela será.

Para se inspirar, confira abaixo exemplos de biografia para Instagram:

20 bios do Instagram prontas para lojas online

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  17. Clique no site da empresa para acessar a página de promoções da empresa (link na bio)
  18. Só aqui você encontra o melhor (tipo de produto que você vende)
  19. Compre com um clique!
  20. Loja virtual de [segmento] líder de mercado.

💡 Saiba mais: Como usar estratégias de cuponagem para impulsionar as vendas?

20 bios do Instagram prontas para empresas

  1. Nome do seu negócio e slogan da marca. (Ex.: Nuvemshop. Potencializando histórias de sucesso)
  2. As melhores peças com os melhores preços! (para bio do Instagram de lojas de roupas)
  3. Tudo o que você precisa entregue na sua casa em até 24 horas 📦(para bio do Instagram de mercados online)
  4. Os principais lançamentos e as melhores marcas em um só lugar! (para bio do Instagram de lojas de eletrônicos e variedades)
  5. A melhor loja de produtos naturais da região do Grande ABC (aqui você pode mudar o ramo da loja e a região)
  6. Produtos artesanais e personalizados. Feito à mão, produtos sob encomenda 🧶 (para lojas de produtos artesanais)
  7. Compre roupas femininas agora! Levamos estilo até você (para lojas de roupas femininas)
  8. Produtos formulados com materiais sustentáveis ♻️ (para lojas que fabricam produtos sustentáveis)
  9. Cafés deliciosos preparados com os melhores ingredientes ☕ (para uma cafeteria)
  10. Pizzaria artesanal com o sabor da Itália 🍕 (para pizzarias artesanais)
  11. As melhores roupas e marcas infanto-juvenis estão aqui! 💗 (para lojas de vestuário adolescente)
  12. Celular estragou? Nós consertamos rapidamente para você 📲 (para lojas de assistência técnica)
  13. Cerveja artesanal como deve ser: saborosa, encorpada e com os melhores ingredientes! 🍺 (para cervejarias artesanais)
  14. Quer sua casa com a sua cara? O melhor da decoração você encontra aqui 🖼️ (para lojas de decoração)
  15. Tudo para quem ama seu pet e cuida como um membro da família! 🐶🐱 (para pets shops)
  16. Promoções imperdíveis somente hoje
  17. Perfil oficial da [nome da marca] no Instagram
  18. Clique no link abaixo para comprar nossos produtos
  19. Compartilhe suas fotos conosco usando # [nome da marca]
  20. De São Paulo para o Brasil inteiro.

💡 Saiba mais: Melhores frases para biografia do WhatsApp

20 bios de Instagram criativas para perfis pessoais

  1. Seja bem-vindo ao meu universo particular! Volte sempre.
  2. Vida real e sem filtro.
  3. Meu feed, minhas regras.
  4. Aberto(a) a todas as experiências que a vida pode me proporcionar.
  5. Ou soma ou some!
  6. Até aqui o Senhor nos ajudou.
  7. Mil cairão ao teu lado; dez mil, à tua direita, mas nada o atingirá.
  8. Abençoada por Deus e bonita por natureza.
  9. A vida não é perfeita, mas aqui eu registro os melhores momentos.
  10. Seja a mudança que você quer ver no mundo.
  11. Compartilhando minha jornada quadro a quadro.
  12. Se você chegou até aqui, faça essa conexão valer a pena.
  13. Todo dia é uma oportunidade de viver o novo e me surpreender.
  14. A vida não é para ser entendida, apenas vivida.
  15. Não me apego a números, porque a vida não é um placar.
  16. Obrigado por fazer parte da minha história.
  17. Entre e pegue uma xícara de café.
  18. Para os dias bons: sorrisos. Para os dias ruins: paciência. Para todos os dias: fé!
  19. Estar em paz é melhor do que estar certo.
  20. Aqui só existe o bem. Se você me deseja o mal, eu te desejo amor.

10 biografias de Instagram engraçadas para perfis pessoais

  1. Linda, rica e famosa. Essa é a Beyoncé, eu sou só a [seu nome].
  2. Lindo, rico e famoso. Esse é o Brad Pitt, eu sou só o [seu nome].
  3. Quem vê close não vê corre.
  4. Se a vida estiver muito amarga, dê uma rebolada. Às vezes o açúcar está no fundo!
  5. Procrastino a escrita desta bio desde que eu criei meu perfil.
  6. Aqui usa-se filtros, porque não sou obrigado a ser feio também na internet.
  7. Talvez você sinta vergonha alheia, mas sempre vai querer voltar aqui.
  8. Uma mistura de hipster, cringe e e-girl.
  9. Eu não existo na vida real.
  10. Vou fazer você perder horas do seu dia neste perfil.

Exemplo de como ajustar a bio do Instagram com dados de contato

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Como usar emojis na bio do Instagram?

Além de serem fofos, os emojis podem ser utilizados para indicar ação nas redes sociais. Por isso, confira, abaixo, exemplos de como usar emojis na bio do seu Instagram:

  • 👇: Use-o para apontar para algum link importante;
  • 👉: Use-o para chamar a atenção para alguma informação;
  • 📍: Use-o para indicar o endereço físico do seu negócio;
  • 📩: Use-o para indicar seu endereço de e-mail;
  • 🎉: Use-o para destacar alguma conquista importante sua ou do seu negócio;
  • 🎥 : Use-o para chamar a atenção das pessoas para o seu canal do YouTube ou TikTok.

Pronto para montar a sua bio para Instagram?

Esperamos que estas dicas tenham te ajudado com ideias de bio para o Instagram. Lembre-se que as redes sociais são grandes aliadas dos negócios. Portanto, não hesite em levar a sua marca para esse tipo de plataforma. Você notará que o tráfego na sua loja aumentará significativamente.

Se você ainda não vende online, o que acha de criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop? Em poucos minutos, você poderá alcançar milhares de novos clientes na internet. Esperamos por você. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre bio para Instagram

Bio do Instagram é o campo do perfil na rede social posicionado logo abaixo do nome do usuário da conta, em que é possível compartilhar informações pessoais ou sobre um negócio.

Algumas informações que você pode incluir na sua bio são: nome (pessoa ou empresa), tipo de perfil ou área de atuação, uma breve descrição de negócio e do que é encontrado na página, endereço físico, informações de contato com link para WhatsApp, hashtags relacionadas com seus produtos ou serviços e um link para o seu site.

A bio do Instagram pode ter no máximo 150 caracteres.

Primeiro, é importante que você tenha uma boa foto de perfil e seja objetivo na sua mensagem. Então, faça uma descrição atrativa com foco na sua identidade na rede. Além disso, é importante usar palavras-chave que descrevam o seu ramo de atuação. Insira um link para o seu site ou informações de contato e, por fim, não esqueça de incluir um CTA para estimular seu público a entrar em contato.

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