O que é e como funciona um boleto com baixa operacional?

Lojista de meia idade fala ao telefone enquanto segura folhas de papel, representando boletos com baixa operacional.
Pontos principais do artigo:
  • Boleto com baixa operacional é uma guia de cobrança que foi cancelada ou invalidada pelo emissor;
  • Isso pode acontecer por erros na hora da emissão, mudança na forma de pagamento ou quando o cliente desiste da compra;
  • Se você vem tendo problemas com essa situação, confira esta checklist completa de como escolher os melhores meios de pagamento para o seu negócio.

Desde 2018, todos os boletos gerados para cobrança precisam ser registrados e validados pelo sistema de uma instituição financeira. Esse processo traz mais segurança para os lojistas, mas também adiciona uma nova questão: os boletos com baixa operacional.

Isso porque, desde então, sempre que um boleto não for pago ou precisar ser invalidado por algum motivo, é necessário fazer a baixa oficial no sistema para que o documento não continue registrado como “em aberto” gerando taxas para o empreendedor.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer saber quando é realmente necessário dar baixa no boleto, continue a leitura! Neste artigo, trouxemos uma explicação detalhada de tudo o que você precisa saber sobre a baixa operacional. Vamos lá?

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O que é um boleto com baixa operacional?

Um boleto com baixa operacional é uma guia de cobrança que foi cancelada antes de ser paga. Ou seja, um boleto que se tornou inválido para pagamento.

Essa baixa é necessária sempre que o boleto não for mais utilizado, independentemente do motivo. Geralmente, as causas mais comuns são:

  • Cliente desistiu da compra;
  • Mudanças no meio de pagamento;
  • Erros de digitação;
  • Falha no sistema emissor;
  • Mudança na data de vencimento;
  • Emissão do documento por engano.

Em todas essas situações, é preciso fazer a baixa manual do documento. A única exceção é quando o cliente não realiza o pagamento dentro do prazo de vencimento. Nesse caso, muitos sistemas fazem a baixa automaticamente caso o pagamento não seja registrado.

💡 Saiba mais: Como gerar boletos de cobrança para clientes?

O que acontece quando dá baixa no boleto?

Um boleto que recebe baixa operacional é invalidado. Isso porque, como vimos, a baixa indica que o documento foi emitido de forma incorreta, atingiu a data de vencimento ou foi cancelado antes de ser pago.

Uma vez que isso aconteça, é importante saber que não se pode reutilizar o número de boleto que recebeu baixa. Afinal, não podem existir dois boletos com o mesmo número de registro, mesmo que um deles já tenha sido cancelado.

Por isso, é essencial ficar atento ao seu emissor para que ele nunca reutilize essa numeração. Caso isso aconteça, o Fisco, que é a autoridade responsável por controlar o pagamento de impostos no Brasil, pode bater à sua porta.

Mas, se você tem uma loja virtual Nuvemshop, por exemplo, pode emitir boletos com total segurança usando o Nuvem Pago, que é a solução de pagamento própria da plataforma e a mais utilizada pelos nossos lojistas para receber pagamentos com cartão de crédito, boleto bancário e Pix.

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Por que é importante fazer a baixa de boletos?

Existe um custo para o lojista na hora de gerar e manter um boleto em aberto para o consumidor. Por isso, quando o boleto não recebe a baixa operacional, ele continua gerando taxas para o negócio.

Isso porque, quando o boleto não é cancelado automaticamente após o vencimento, ele continua registrado como “em aberto” e vinculado ao sistema da instituição financeira que o emitiu.

Como resultado, a empresa acumula cobranças para cada boleto sem baixa registrada, que, muitas vezes, estão relacionados a compras que já foram canceladas ou finalizadas por outro meio de pagamento.

💡 Saiba mais: O que é boleto registrado e qual a diferença para o sem registro?

Erro: boleto com baixa operacional. O que fazer?

Seu time de atendimento ao cliente recebeu um chamado de consumidor que tentou pagar o boleto e recebeu a mensagem de “erro: boleto com baixa operacional”? Isso significa que o boleto já foi baixado no sistema e não pode mais ser pago.

Nesse caso, a solução é emitir um novo boleto para pagamento. Caso o documento tenha sido cancelado porque excedeu o prazo de vencimento, por exemplo, também vale a pena alertar o consumidor sobre a atualização da data e o risco de novo cancelamento caso a guia não seja paga dentro do prazo.

💡 Saiba mais: 27 modelos grátis de mensagem de cobrança para clientes

Como evitar os boletos com baixa operacional?

Os boletos com baixa operacional podem gerar uma grande dor de cabeça para o lojista. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a evitar essa situação. Confira:

Verifique os dados na emissão

Na hora de gerar um boleto de pagamento, verifique com atenção todos os dados do documento, como valor, data de vencimento e informações do beneficiário. Isso ajuda a evitar erros de digitação e retrabalho para ter que emitir uma nova guia.

💡Saiba mais: Qual é o prazo de compensação de um boleto bancário?

Tenha um processo claro

A maioria das pessoas já está acostumada a lidar com boletos bancários. Ainda assim, vale a pena explicar o processo passo a passo quando o cliente finaliza a compra usando esse meio de pagamento.

Você pode, por exemplo, enviar um e-mail logo após a conclusão da venda, explicando ao consumidor que, caso o boleto não seja pago dentro do prazo previsto, ele é cancelado.

Aqui, a dica é destacar que, em caso de cancelamento, é necessário refazer a compra no site, perdendo os descontos que foram aplicados no momento da venda. Assim, o consumidor pode ficar mais atento ao pagamento para evitar perder as vantagens.

👉 Confira: Como oferecer desconto via boleto no Nuvem Pago?

Envie lembretes de pagamento

Outra dica que pode ajudar a reduzir o número de boletos com baixa operacional é usar um sistema automatizado para enviar lembretes aos clientes antes da data de vencimento do boleto.

Isso pode ser feito por meio de e-mails, mensagens automáticas no Whatsapp, SMS ou qualquer outro canal de contato que o cliente tenha fornecido na hora da compra.

Esses lembretes devem conter informações sobre o valor a ser pago, a data de vencimento e as instruções de pagamento. Se o boleto precisa ser pago em um banco específico, por exemplo, essa orientação também precisa estar clara para o cliente.

Ajuste a data de vencimento

Os boletos têm prazo de vencimento de um a trinta dias. No entanto, colocar uma data de vencimento próxima pode ajudar a reduzir as chances de que o cliente esqueça de realizar o pagamento e o boleto precise ser cancelado. Então, prefira prazos menores, como de três dias úteis.

Entendeu o que são boletos com baixa operacional?

Boletos com baixa operacional fazem parte da vida de todo empreendedor e é importante saber quando dar a baixa e o que fazer com os boletos que foram cancelados. Então, esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto!

E, se você vende pela internet e quer gerar boletos com mais segurança, venha para a Nuvemshop! Crie sua loja virtual grátis ainda hoje e receba pagamentos com isenção da tarifa de venda usando com o Nuvem Pago! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre boleto com baixa operacional

Um boleto com baixa operacional é um documento de cobrança que foi emitido de forma errada ou cancelado pelo emissor antes de ser pago.

A baixa pode acontecer por erros de digitação na hora da emissão, mudança no meio de pagamento escolhido, desistência da compra, mudança na data de vencimento, falha no sistema emissor, emissão do documento por engano ou não pagamento dentro do prazo previsto.

Não existe diferença. Algumas instituições financeiras usam o termo “cancelamento”, enquanto outras usam a palavra “baixa”, mas ambos indicam que o boleto foi cancelado e se tornou inválido para pagamento.

Um boleto com baixa operacional não pode mais ser pago. Nesse caso, é preciso entrar em contato com a instituição emissora para gerar um novo boleto ou refazer a compra.

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