O que é boleto registrado e qual a diferença para o sem registro?

Boleto registrado sobre a mesa com calculadora em cima

Boleto registrado é um título de cobrança que tem seus dados oficializado por uma instituição bancária. Assim, oferece segurança tanto para o pagador quanto para o emissor, já que evita fraudes e dá o direito do recebedor protestar em caso de não pagamento do documento.


Mesmo com a ascensão de meios de pagamento como o cartão de crédito, débito e Pix, muitas pessoas ainda utilizam o boleto bancário para realizar pagamentos. Essa escolha se tornou ainda mais segura depois da obrigatoriedade do boleto registrado, que é o padrão nacional desde 2018.

Para você ter uma ideia, são emitidos mais de 3,6 bilhões de boletos todos os anos no Brasil, segundo um levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) . Antes de 2018, poucos desses títulos eram registrados.

Isso porque o registro junto ao banco era opcional e as empresas evitavam pagar a taxa cobrada pelo serviço, além de preferir os títulos simples pela sua praticidade. No entanto, um título de cobrança sem identificação do emissor e pagador não é nada seguro e, por isso, a Febraban eliminou essa possibilidade e tornou o registro obrigatório.

Se você, empreendedor, quer oferecer o boleto registrado como forma de pagamento e aproveitar as vantagens desse documento, é só continuar a leitura! Vamos lá? 👀

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é boleto registrado?

Boleto registrado é um título de cobrança emitido por empresas que tem seus dados de identificação validados por uma instituição financeira (geralmente, um banco). Sua função é viabilizar o pagamento de produtos e serviços após uma venda ao consumidor. Resumidamente, um boleto registrado deve conter os seguintes dados:

  • Identificação do pagador e do emissor;
  • CPF ou CNPJ de ambos;
  • Endereço;
  • Valor da transação.

Esses elementos devem estar disponíveis no próprio boleto registrado, sendo inclusos no sistema pela instituição financeira responsável. Dessa forma, o título se torna seguro para ambas partes: o consumidor, que tem certeza sobre o valor do pagamento e sobre a autenticidade da cobrança, e o vendedor, que consegue cobrar pela venda com agilidade.

💡 Saiba mais: Como funciona o boleto parcelado em compras e dívidas?

Quais são as vantagens do boleto registrado?

Existem alguns benefícios em saber como identificar se um boleto é registrado e utilizar essa versão ao invés da opção simples. Veja abaixo:

Segurança e credibilidade

O boleto registrado, como citamos, traz várias informações importantes para o cliente e o vendedor. Esse diferencial torna esse título mais seguro, pois a instituição financeira se responsabiliza pelo documento e, em qualquer caso de divergência, pode acionar o rastreamento para averiguar a autenticidade do título.

💡Saiba mais: Qual é o prazo de compensação de um boleto bancário?

Débito automático

O boleto registrado também permite que o cliente programe o pagamento no débito automático, evitando atrasos na quitação das faturas. Essa função é muito utilizada por empresas que trabalham com planos e assinaturas, como serviços de streaming.

Cobrança extrajudicial

Mesmo com os mecanismos de segurança do boleto registrado, muitas pessoas acabam tendo problemas financeiros e não conseguindo quitar a dívida do título. Nesses casos, a empresa que emitiu o documento pode protestar o boleto em cartório, como último recurso de cobrança para evitar a inadimplência — lembrando que esse tipo de medida só é indicada quando as negociações amigáveis falham.

Rastreabilidade do pagamento

Para o cliente, uma das vantagens é a possibilidade de fazer o rastreio do pagamento. Ou seja, verificar com o banco se o boleto já foi pago e, assim, evitar o problema da duplicidade de pagamento.

💡 Saiba mais: Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?

Como emitir um boleto registrado?

Qualquer empresa ou pessoa física pode emitir boleto, porque o processo é fácil e acessível. Porém, para e-commerces que atuam com um grande número de transações, o ideal é usar uma plataforma de gestão que automatiza todos os pagamentos online.

Como citamos, a emissão do título é feita a partir de um contrato com o banco, que é o responsável pelas carteiras de cobrança. Existem várias soluções disponíveis de meios de pagamento, confira:

Nuvem Pago

Nuvem Pago é a solução de pagamentos online exclusiva para lojistas da Nuvemshop que proporciona mais agilidade na gestão das vendas, taxas competitivas e integração total com as lojas da plataforma. Com ela, você pode emitir boletos registrados de cobrança em segundos e garantir a isenção de tarifas por venda.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Mercado Pago

Para emitir boletos com o Mercado Pago, basta baixar o aplicativo, fazer o cadastro e acessar a conta da carteira digital. O app também permite programar todos os pagamentos e posteriormente ter os valores debitados de forma automática, sendo uma forma de evitar atrasos ou juros.

💡 Saiba mais: Como cobrar online pelo Mercado Pago?

PagHiper

Com o PagHiper você tem as melhores ferramentas e recursos para fazer o gerenciamento dos recebíveis através do boleto bancário. Além disso, conta com as vantagens de isenção de taxa de adesão ou mensalidades, envio de boleto por e-mail, lembretes de vencimentos e repasse dos valores em até 2 dias.

E se você ainda não tem uma loja virtual para vender produtos e cobrar online, crie uma de graça agora mesmo:

💡 Saiba mais: O que é antecipação de recebíveis, como funciona e vantagens

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é um boleto não registrado?

Um boleto não registrado é aquele que, como o nome sugere, não tem registro no sistema do banco emissor. Ou seja: a instituição financeira não tem conhecimento nem controle sobre esse título e, dessa forma, a tarifa de emissão é cobrada apenas após a efetivação do pagamento.

Se você está se perguntando quanto tempo demora para um boleto ser registrado, saiba que, hoje em dia, muitos títulos são registrados imediatamente, no momento da emissão. Por exemplo, quando você faz uma compra online e escolhe esse meio de pagamento, o título gerado na hora para pagamento é registrado automaticamente.

No entanto, dependendo do sistema bancário, é preciso aguardar entre duas horas e 24 horas para que o registro seja efetivado pela instituição.

💡 Saiba mais: Como consultar boleto pelo código de barras?

Qual a diferença entre boleto registrado e boleto não registrado?

Se você quer saber qual a diferença entre boleto registrado e não registrado, a resposta é simples: o boleto registrado tem uma identificação exclusiva na instituição bancária a partir dos dados do emissor e pagador, o que possibilita seu rastreamento e evita fraudes. Já o boleto sem registro não tem seus dados validados por uma instituição e não pode ser rastreado.

É importante ressaltar que, desde a resolução da Febraban de 2015 que completou sua vigência em novembro de 2018, o boleto sem registro não pode mais ser utilizado em território nacional. Isso porque foi criada uma nova plataforma de cobrança, liquidação e compensação que evita fraudes e aumenta a segurança na emissão de títulos.

Assim, desde o dia 27 de outubro de 2018, todo boleto com valor a partir de R$ 0,01 precisa estar registrado na Nova Plataforma de Cobrança (NPC), sistema de liquidação e compensação desenvolvido pelos bancos, conforme divulgado na Agência Brasil.

Antes dessa regra entrar em vigor, o banco não conseguia ter muito controle sobre os documentos que eram gerados. Com esse novo método, todo boleto que é gerado é acompanhado de uma requisição encaminhada ao banco, que deve validar os dados antes de disponibilizar o título para o cliente efetuar o pagamento.

Apesar de, na maioria das vezes, esse processo acontecer de maneira instantânea sem que nenhum outro procedimento seja necessário, em alguns casos, o cliente precisa esperar o processamento para pagar. Assim, basta que o consumidor informe seus dados, solicite o boleto e aguarde a aprovação para fazer o pagamento.

Além disso, outro ponto a destacar é a taxa de emissão do boleto registrado, que é cobrada no ato da geração do documento, e não no pagamento, como acontecia anteriormente. Se for preciso fazer alguma alteração, seja na data de vencimento ou no valor, o responsável deve entrar em contato com o banco e solicitar a mudança.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como saber se o boleto é registrado?

Para saber se o boleto foi ou não registrado, é preciso prestar atenção em alguns detalhes importantes. Veja como conferir se o título de cobrança está identificado:

Observe o código de barras

Verifique se o código de barras que aparece no título do boleto registrado é o mesmo da parte de baixo do documento. Assim, você consegue ter a certeza de que ele é válido. Lembrando que os três primeiros números que aparecem no arquivo representam o código do emissor.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de código de barras

Verifique como o boleto foi recebido

Você recebeu um boleto via mensagem de WhatsApp ou SMS de um número desconhecido sem nenhuma informação a mais? Há uma grande possibilidade de que seja um golpe! Os títulos para os clientes devem ser encaminhados apenas pelos canais oficiais da empresa que emitiu o documento.

Analise os dados e o valor

Por fim, verifique se as informações contidas no boleto registrado são verdadeiras. Dados como valor da transação, número do documento, data, localização, CNPJ e demais campos devem ser analisados com calma. São esses elementos que ajudam a entender o que significa um boleto não registrado e se o documento que você tem em mãos passou realmente pelo banco.

Tudo certo sobre o boleto registrado?

O serviço de boleto registrado traz a garantia de recebimento do valor completo, para o empreendedor, e no caso do cliente, a certeza de estar pagando pelo pedido correto e com segurança. Ou seja, é vantajoso para ambos!

Aprendeu como registrar um boleto bancário e usar esse meio de pagamento? Então, aproveite para criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop e usar o Nuvem Pago para emitir quantos boletos quiser para os seus clientes. 💙

Referências:

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

O boleto registrado é a opção mais segura para receber um pagamento através dessa modalidade, pois ele é um documento que tem uma certa revisão da instituição bancária e pode ser rastreado para evitar fraudes.

As principais vantagens são segurança e credibilidade, possibilidade de programar débito automático, possibilidade de fazer cobrança extrajudicial e rastreabilidade do pagamento.

Observe o código de barras, verifique como o boleto foi recebido e analise os dados e o valor.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies