Brainstorming: o que é, função e técnicas de como fazer
Brainstorming é uma técnica de geração de ideias em grupo. O objetivo é criar um grande número de ideias criativas em pouco tempo para solucionar problemas ou gerar inovação. A estratégia é utilizada para promover a diversidade de pensamento, estimulando a criatividade e a colaboração.
Criar um diferencial competitivo para o seu negócio não é uma tarefa fácil, principalmente quando consideramos quantas coisas já existem no mercado. Por isso, se você quer ter novas ideias para o seu negócio, pode ser uma boa ideia fazer um brainstorming.
O termo, que também é conhecido como brainstorm, está relacionado à geração de ideias livres e sem restrições, buscando criar uma grande quantidade de sugestões de forma rápida e criativa. Assim, você pode fazer um apanhado de tudo e transformar os insights adquiridos em planos de ação.
Então, se você quer entender melhor o que é brainstorming e como ele pode ajudar a potencializar as estratégias da sua empresa, continue a leitura deste artigo e aprenda tudo sobre o assunto! Vamos lá?
O que é brainstorming?
Brainstorming (ou “tempestade de ideias”, na tradução) é uma técnica utilizada para gerar um grande número de ideias em um curto período de tempo. Ela pode ser utilizada para ideias criativas, resolução de problemas ou tomada de decisões em grupo, por exemplo.
A ideia central é encorajar a livre expressão de pensamentos e sugestões, sem críticas ou julgamentos iniciais, e gerar o maior número possível de ideias. Não importa se são boas, ruins, realistas ou impraticáveis nesse estágio.
A partir disso, é possível revisar as ideias antes de avaliar e refinar as melhores opções. Isso porque acredita-se que, quanto mais ideias forem produzidas, maior a probabilidade de encontrar soluções inovadoras.
Essa técnica encoraja os indivíduos a terem pensamentos e ideias que podem, às vezes, parecer um pouco fora da curva do que a empresa realmente precisa. No entanto, algumas delas podem ser transformadas em soluções originais e criativas para um problema, enquanto outras podem gerar ainda mais ideias.
Para que serve o brainstorming ?
O brainstorming é uma técnica usada para gerar ideias criativas em grupo, sem restrições iniciais. Serve para promover a diversidade de pensamento, estimulando a criatividade e a colaboração.
Essa é uma ferramenta muito útil em processos criativos e de resolução de problemas nas empresas. Com a “tempestade de ideias”, é possível reunir diversos pontos de vista e incentivar a geração de insights em equipe.
Com ele, você consegue extrair soluções de forma colaborativa e estimular os colaboradores a “pensarem fora da caixa”. Além disso, a dinâmica do brainstorming favorece a construção de uma cultura empresarial colaborativa e focada em inovação.
Em um mercado ultracompetitivo como o atual, inovar é um dos diferenciais mais importantes para uma organização. Logo, o brainstorm deve fazer parte do kit de ferramentas de toda equipe, seja na área de marketing, vendas, RH ou qualquer outro departamento.
Quais as vantagens de um brainstorming?
O brainstorming oferece uma série vantagens, o que faz com que essa ferramenta seja útil em diversos contextos da vida pessoal ou do empreendorismo. Veja alguns benefícios de apostar nessa técnica:
Estimula a criatividade
Ao encorajar a expressão aberta e sem julgamentos durante o brainstorming, os participantes se sentem mais à vontade para explorar soluções inovadoras. Esse processo criativo é fundamental para desenvolver novas abordagens e estratégias para o negócio.
💡 Saiba mais: As estratégias de marketing digital mais eficientes
Incentiva o trabalho em equipe
Outra grande vantagem do brainstorming é o incentivo ao trabalho em equipe. Isso porque, ao reunir membros de uma equipe para compartilhar ideias, a técnica promove a colaboração, melhorando a coesão e o relacionamento do grupo.
💡 Saiba mais: O que é Kanban e como funciona o sistema?
Rompe bloqueios criativos
A estrutura de uma sessão de brainstorming encoraja a produção rápida e contínua de ideias e ajuda a liberar a mente de restrições auto impostas, permitindo que os participantes superem o bloqueio criativo e encontrem novas soluções para os desafios.
💡 Saiba mais: Ideias criativas de conteúdo para Instagram
Oferece perspectivas diferentes
O brainstorming também é uma maneira eficaz de obter perspectivas diferentes sobre um produto, problema ou projeto. Isso porque cada pessoa envolvida traz suas próprias experiências, conhecimentos e pontos de vista. Essa diversidade de perspectivas enriquece a geração de ideias, levando a soluções mais abrangentes e inovadoras.
Acelera o processo de solução
Por mim, o brainstorming é conhecido por contribuir para geração rápida de ideias. Ao priorizar a quantidade sobre a qualidade nas fases iniciais, a técnica permite uma produção mais ágil. Isso acelera o processo de solução de problemas ou desenvolvimento de ideias, sendo particularmente útil em situações que exigem respostas rápidas e criativas.
💡 Saiba mais: 10 exemplos de marketing digital para contornar a crise
Onde utilizar o brainstorming?
Como você viu ao longo do artigo, o brainstorm é uma técnica que pode ser utilizada em várias situações por tratar-se de uma estratégia eficaz que prioriza novos insights.
Pensando nisso, separamos alguns exemplos em que ele pode ser útil para você se inspirar. Confira:
Exemplo 1
Imagine que o seu site está com pouco tráfego. Como resultado, isso está impactando nas vendas e no seu reconhecimento de marca. Uma boa solução para resolver esse problema é reunir todo o time da empresa e realizar um brainstorming para discutir novas formas de aumentar as visitas na página.
💡 Saiba mais: Estratégias para gerar tráfego para e-commerces
Exemplo 2
Agora, suponhamos que você, funcionário da área comercial, foi encarregado de elaborar uma estratégia de crescimento para o próximo ano da empresa, que se concentre em expandir a presença da marca no seu nicho de mercado.
Nessa situação, você sabe que há espaço para crescimento, mas não tem certeza sobre em quais áreas focar e está se sentindo sem boas ideias. Então, uma dica pode ser reunir as principais partes interessadas em seu departamento e em toda a organização para uma sessão de brainstorming.
Isso ajudará você a reunir rapidamente uma lista de oportunidades de crescimento, uma vez que cada profissional pode contribuir com ideias que serão adicionadas a uma lista de possibilidades estratégicas.
Exemplo 3
Pense que sua empresa já está há anos no mercado e você tem vontade de criar um novo slogan para o negócio. Basicamente, algo envolvendo uma comemoração de 15 anos de sucesso. Mas, afinal, por onde começar?
Nessa situação, o brainstorm também se faz útil. Para isso, você pode reunir a opinião de parceiros, clientes e colaboradores para que todos mostrem suas percepções sobre o negócio. Assim, você terá mais ideias e poderá criar um slogan com base na visão que o mercado tem sobre o seu negócio.
Quais sãos os tipos de brainstorming?
Agora que você já sabe o que é brainstorming, pode estar se perguntando quais são os modelos dessa estratégia de ideias. De modo geral, existem dois tipos, são eles: brainstorming individual e em grupo.
Individual
O brainstorming individual é, como o nome diz, um processo no qual só uma pessoa está envolvida. Nesse caso, você pode ser mais livre e criativo, uma vez que não existem outros indivíduos colaborando. Por exemplo, é possível descobrir que uma ideia que você sempre hesita em apresentar em um grupo é, na verdade, uma boa estratégia.
Para tirar o máximo proveito de sua sessão de brainstorming individual, escolha um lugar confortável para sentar e pensar. Além disso, busque reduzir as distrações para que você possa se concentrar no problema em questão e considere usar um mapa conceitual para organizar e desenvolver ideias.
Em grupo
Por outro lado, o brainstorming em grupo é uma atividade que envolve várias pessoas para tirar o maior proveito possível da sessão.
Nele, muitas vezes, profissionais de empresas que precisam de uma dose de criatividade se juntam para fazer um apanhado das percepções de todos os indivíduos envolvidos. No final da atividade, todos os pensamentos expostos dão origem a uma ideia.
Quais são os princípios do brainstorm?
O brainstorm se baseia em alguns princípios básicos que fazem dessa ferramenta um método diferenciado de geração de ideias. Entre eles, destacam-se:
- Quantidade sobre qualidade: no primeiro momento, o foco é gerar o maior número possível de propostas e visões;
- Sem críticas: durante a fase de geração de ideias, todas as sugestões são aceitas sem críticas para promover a livre expressão de pensamentos;
- Incentivo à criatividade: já que os participantes são encorajados a compartilhar suas ideias mais ambiciosas, independentemente se parece “absurdo” ou “desconexo”;
- Diferentes pontos de vista: de forma que seja possível cruzar pensamentos distintos para chegar a soluções criativas. Quanto mais perspectivas diferentes, melhor;
- Todos contribuem: cada participante é encorajado a contribuir com pelo menos uma ideia para garantir que todas as vozes sejam ouvidas;
- Registro de todas as ideias: todas as ideias devem ser registradas em um quadro branco, papel ou meio digital. Isso permite uma revisão completa e impede que boas sugestões se percam.
O que não fazer em um brainstorm?
O brainstorming é um processo de pensamento lateral. Ou seja, ele é projetado para auxiliá-lo a perder o medo de expor novas ideias, fazendo com que você consiga enxergar novas maneiras de explorar as coisas.
Nesse sentido, o ideal é que, durante a fase de brainstorming, não exista nenhum tipo de crítica às soluções apresentadas, sejam as suas ou a de seus colegas.
Isso é fundamental porque a chuva de ideias serve para que todos os envolvidos enxerguem novas possibilidades e cessem preconceitos. Por isso, nada de se autossabotar e não expor um pensamento maluco que te veio à cabeça. Na verdade, pode ser que essa ideia dê lugar a um projeto bastante interessante.
Como fazer um brainstorming?
Chegou a hora de entender a como utilizar o brainstorming para gerar novas ideias para um projeto. Confira passo a passo como fazer um brainstorming completo:
1. Prepare a equipe
Antes da realização do brainstorming, é fundamental preparar a equipe que vai participar da dinâmica. O ideal é que os envolvidos recebam as seguintes informações:
- Qual é o problema que deve ser resolvido com o brainstorming;
- Quem será o mediador responsável;
- Quem serão os participantes;
- Qual será a duração do encontro;
- Onde será a reunião.
Além disso, é importante que sejam anexadas referências e materiais para que os colaboradores consigam fazer uma imersão antes do brainstorming. Dessa forma, eles chegarão ao encontro preparados para compartilhar seus melhores insights.
2. Apresente o problema
O mediador responsável pelo brainstorming deve iniciar a sessão apresentando o problema que precisa de solução. Se possível, ele deve escrever o tema em um quadro ou fazer uma apresentação de slides, introduzindo as questões mais importantes para os participantes.
Por exemplo, se o problema é a dificuldade em fidelizar clientes, o mediador pode mostrar o histórico de queda da taxa de fidelização e as possíveis causas para a situação. Dessa forma, a equipe começa a pensar em possíveis caminhos para solucionar a situação.
3. Oriente a discussão
Apesar de ser uma “tempestade de ideias”, o brainstorming precisa ser organizado para que as sugestões sigam um caminho coerente. Logo, não se trata de disparar pensamentos aleatórios. O papel do mediador direcionar os participantes para o rumo correto.
Por exemplo, na discussão sobre fidelização de consumidores, alguém pode sugerir a criação de um clube premium para clientes fiéis e, de repente, a equipe pode se empolgar um pouco nas ideias de premiação. No entanto, o modelo de negócio não permite esse tipo de campanha.
Nesse momento, cabe ao mediador orientar o time a pensar em outras ideias mais viáveis e expandir as soluções para outras direções, em vez de passar muito tempo em um único ponto que pode não ser tão produtivo.
💡 Saiba mais: Como promover a fidelização de clientes com cashback?
4. Tome nota de tudo
Para que o brainstorm funcione, o mediador deve anotar todas as ideias propostas e direcionamentos feitos a partir delas. Geralmente, tudo o que é discutido vai sendo registrado em um quadro ou em post-its.
Assim, os participantes conseguem visualizar melhor as propostas e podem fazer conexões entre diversos pontos. Afinal, a ideia é justamente filtrar a avalanche de insights e chegar a soluções mais concretas e adequadas à realidade da empresa.
💡 Saiba mais: O que é Lean Canvas e como estruturar um para o seu negócio?
Entendido o que é brainstorm?
Como vimos, o brainstorming é como uma chuva de ideias para encontrar a solução ideal para um produto, problema ou projeto. Portanto, esperamos que este artigo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre a técnica e te ajudado a usá-la para impulsionar as estratégias do seu negócio.
E, se você quiser alavancar ainda mais a sua marca, que tal criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop ainda hoje? É fácil, rápido e em poucos minutos você poderá vender para qualquer lugar do Brasil através do seu e-commerce. Esperamos por você! 💙