O que é buzz marketing e como gerar “burburinho” nas redes sociais?
Buzz marketing é uma estratégia que destaca marcas, produtos e serviços por meio de comentários e menções na internet. Buzz é um termo que pode ser traduzido como “burburinho”, ou seja, esse tipo de marketing é focado em gerar grande repercussão.
Se você quer aprender novas estratégias para divulgar seus produtos e serviços, entender mais sobre buzz marketing pode ser um excelente caminho. Afinal, nada melhor do que gerar muito “burburinho” em torno do produto que você está lançando ou aproveitar as tendências online para viralizar sua marca.
Se você estiver na boca dos consumidores, será muito mais fácil impactar um público amplo e promover sua marca na internet. Mas é claro que, para isso, é preciso ter cuidado com as estratégias e pensar na repercussão da sua campanha.
Então, se você quer saber o que é buzz marketing, quais são suas principais aplicações e como lançar uma campanha desse tipo, continue a leitura deste conteúdo! 😉
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O que é buzz marketing?
Buzz marketing uma estratégia de marketing viral que busca destacar marcas, produtos e serviços por meio de comentários e menções na internet. A essência dessa tática está em aproveitar conteúdo criativo e eventos interativos para trabalhar o marketing boca a boca.
A tradução oficial do termo em inglês “buzz” é rumor ou zumbido, no entanto, o significa está mais próximo do nosso famoso “burburinho”. Logo, o buzz marketing promove marcas e produtos criando repercussão em torno de seu lançamento ou simplesmente viralizando conteúdos que geram curiosidade e incentivam discussões na internet.
Inclusive, há situações em que o buzz marketing assume um viés negativo, ao melhor estilo “falem mal, falem bem, mas falem de mim”. Mas é claro que é preciso tomar muito cuidado com essa estratégia, pois , dependendo do impacto da campanha, a empresa pode ter sua reputação prejudicada.
Quais são os cuidados que se deve ter ao trabalhar com buzz marketing?
O buzz marketing pode parecer a maneira mais eficaz de criar o máximo de engajamento possível para o lançamento de seu novo produto ou serviço. No entanto, antes de começar a planejar sua próxima campanha de buzz marketing, é crucial lembrar que o novo produto ou serviço para o qual você está gerando buzz precisa atender às expectativas definidas por sua campanha.
Caso contrário, você desapontará seus potenciais clientes, contribuindo para que eles percam a confiança em você. Como resultado, isso prejudicará o valor de sua marca.
💡Saiba mais: Checklist de lançamento de produto: passos para ter sucesso
6 gatilhos do buzz marketing
Existem diferentes gatilhos que podem ser usados para gerar buzz em torno de uma marca ou produto. A seguir, vamos detalhar melhor os principais. Confira:
Tabu
Abordar um tabu da sociedade é sempre uma estratégia certeira de buzz marketing. É claro que, para lançar uma campanha com esse gatilho, a marca deve estar disposta a correr riscos, pois nunca é fácil abordar assuntos polêmicos na opinião pública.
Um exemplo é a marca KitKat, que lançou uma campanha intitulada “Pride takes no break” (O orgulho não tira férias, em tradução livre), para reafirmar o orgulho LGBTQIA+.
Segredo
O gatilho do segredo é baseado na ideia de que as pessoas gostam do que é desconhecido e misterioso. A ideia é criar um senso de exclusividade em torno de um produto ou serviço, gerando curiosidade e interesse no seu público.
Isso pode ser feito por meio de campanhas publicitárias enigmáticas e o lançamento de imagens e vídeos intrigantes, capazes de gerar mistério e deixar seu público curioso pelo desfecho.
Incomum
O gatilho do incomum é baseado na ideia de que as pessoas são atraídas por coisas diferentes e inusitadas.
Um exemplo de uso desse gatilho são as campanhas da Red Bull, que patrocina eventos esportivos extremos, como corridas de aviões e saltos de paraquedas. Por se tratarem de eventos pouco comuns, é natural que eles despertem o interesse e curiosidade do público, que acabam associando-os à marca.
Extraordinário
O gatilho do extraordinário no buzz marketing é uma estratégia que se baseia na apresentação de algo que é excepcional e fora do comum.
Para usar esse gatilho, é importante oferecer algo que seja verdadeiramente inovador. Pode ser um detalhe diferente no design, na produção ou na experiência de compra. O importante é que seja algo inusitado e que possa ser lido como uma vantagem pelo seu público-alvo.
Hilário
O gatilho do hilário é baseado na ideia de que as pessoas gostam de sorrir, do que diverte e não se leva tão a sério.
Um exemplo desse gatilho foi a campanha da marca de chocolates Snickers, que criou uma série de comerciais com o slogan “Você não é você quando está com fome”. Durante a campanha, um dos comerciais viralizou e gerou buzz por incluir o personagem Gremlin representando um rapaz com fome.
Chocante
O gatilho do chocante no buzz marketing é uma estratégia que se baseia na apresentação de algo que é inesperado, surpreendente e capaz de causar um forte impacto emocional no público.
Um exemplo foi a campanha publicitária da marca Nivea, “Stress Test”. Na iniciativa, a marca criou um anúncio impresso com um sensor de suor que reagia ao suor das axilas do leitor, mostrando a eficácia do desodorante da Nivea.
3 dicas para uma boa estratégia de buzz marketing
Agora que você já sabe o que é buzz marketing, quais suas vantagens e desvantagens, vamos passar por algumas dicas para você desenvolver uma boa estratégia nessa área. Confira abaixo:
1. Mantenha-se engajado no meio digital
É importante saber que quase tudo na internet é passageiro e isso inclui tendências e memes. Sendo assim, quanto mais você criar conteúdo compartilhável e de qualidade, é mais provável que os usuários fiquem de olho nas suas redes sociais e acompanhem suas estratégias.
2. Organize campanhas
Para uma boa estratégia de buzz marketing, você pode criar campanhas online e offline com incentivos para os potenciais clientes. Isso porque é muito fácil as pessoas simplesmente engajarem online, mas quando você oferece recompensas para que elas visitem o seu local físico, elas têm um motivo a mais.
Isso pode criar uma experiência memorável e estabelecer uma associação positiva a sua marca.
3. Foque na mensagem
Em vez de apenas publicar conteúdo maçante em todos os canais, trata-se de criar mensagens e histórias pessoais. O buzz marketing dá importância ao boca a boca, e com razão, pois é mais provável que as pessoas confiem nas opiniões de outras pessoas. Como resultado, isso pode gerar mais conversões.
Já sabe o que é buzz marketing?
Esperamos que este conteúdo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre buzz marketing. Como vimos ao longo do artigo, essa é uma boa estratégia para promover seus novos produtos ou serviços.
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