C2C: o que é o modelo Consumer-to-Consumer no e-commerce?
- O modelo C2C (Consumer-to-Consumer) permite transações entre consumidores, facilitando a compra e venda de produtos entre pessoas físicas;
- Plataformas como Mercado Livre e OLX são intermediárias, cobrando taxas e oferecendo integrações com outras plataformas de e-commerce;
- O modelo C2C apresenta vantagens como preços baixos e negociação direta, mas enfrenta desafios como falta de confiança do consumidor e incerteza na logística de envio.
Não é nenhuma novidade que o comércio eletrônico é composto por variados modelos de vendas. O mais comum deles é o B2C, em que empresas comercializam produtos para consumidores. Ao mesmo passo, pela natureza democrática desse mercado, outras modalidades também são possíveis, como é o caso do formato de vendas C2C, ou Consumer-to-Consumer.
Trata-se de um modelo de negócio em que as transações acontecem entre dois consumidores comuns. Como os classificados de jornais, o e-commerce C2C permitiu que as compras e vendas entre pessoas físicas fossem facilitadas e feitas de maneira muito mais rápida e segura.
Então, se quiser saber mais sobre o assunto, você veio ao lugar certo. Neste artigo, falaremos sobre o que é C2C, passando por dicas de marketing para esse formato e seus principais desafios e vantagens. Vem com a gente? 🤓
O que é C2C?
C2C é o modelo de vendas em que as transações são feitas de pessoa física para pessoa física. A sigla significa Consumer-to-Consumer ou, em tradução livre, Consumidor-para-Consumidor.
Como uma espécie de atualização do “classificado de jornal” para o meio digital, algumas das maiores plataformas do e-commerce começaram com essa proposta, como é o caso do Mercado Livre e a OLX.
Essas plataformas são marketplaces e funcionam como intermediárias, geralmente cobrando uma taxa pelo serviço. Apesar de algumas delas oferecerem opções de pagamento e envio, tudo fica a critério dos negociantes.
Por serem marketplaces famosos, elas possuem integrações com outras plataformas de e-commerce conhecidas, ampliando as chances de realizar vendas.
Com a Nuvemshop, por exemplo, é possível integrar uma loja virtual a diferentes marketplaces, como o Mercado Livre, Shopee, Amazon etc. Dessa forma, além de divulgar produtos em canais conhecidos, você pode ter seu próprio e-commerce, com opções de pagamento e envio próprias — e incluindo uma identidade visual da sua escolha.
Sem contar que criar uma loja na nossa plataforma é totalmente grátis.
Como funciona o e-commerce C2C?
Em linhas gerais, o mercado C2C segue o seguinte formato:
- Pessoas físicas criam um cadastro rápido nas principais plataformas;
- Então, criam anúncios dos produtos que desejam comercializar, incluindo imagens e informações técnicas;
- Com os anúncios criados, outras pessoas poderão encontrar esses itens. Se tiverem interesse, a negociação começa;
- Para facilitar a negociação, as plataformas mais famosas disponibilizam chats para que os detalhes de pagamento e envio sejam acertados.
- Por fim, a compra é finalizada seguindo o que foi acordado entre as partes;
- Para oferecer maior segurança nas transações, após a finalização, geralmente é possível fazer uma avaliação do vendedor, a fim de sinalizar possíveis golpes.
💡Saiba mais:
- Guia completo sobre como vender na Amazon
- Como vender no Mercado Livre? Veja o passo a passo
Quais as vantagens do modelo C2C?
Agora que você já sabe o que é C2C e como esse modelo de negócio funciona, listamos as principais vantagens da modalidade a seguir. Confira:
- Possibilidade de achar produtos variados e de períodos distintos;
- Negociação direta com o vendedor, permitindo chegar a acordos sobre o preço;
- Chance de encontrar produtos de qualidade por um preço mais baixo;
- O tempo de entrega pode ser mais curto pela proximidade geográfica e acordos que fujam do padrão das transportadoras;
- Qualquer indivíduo pode criar uma conta e vender com facilidade.
Quais os desafios do modelo C2C?
Apesar da comodidade, as vendas C2C também enfrentam desafios. Esses são os principais:
- Falta de confiança do consumidor;
- A qualidade dos itens comercializados pode deixar a desejar;
- A logística de envio é incerta;
- Os meios de pagamento podem não ser os mais seguros;
- As plataformas de marketplace nem sempre se responsabilizam por possíveis problemas nas transações.
Marketing C2C: é possível?
Um questionamento comum sobre esse modelo de negócio está relacionado ao marketing. Afinal, o marketing é uma opção no e-commerce C2C?
A resposta é sim. Ainda que estratégias mais robustas não sejam tão relevantes, existem algumas medidas que podem ser tomadas para aumentar as chances de venda, como por exemplo:
- Adotar técnicas de copywriting nas descrições dos produtos;
- Usar palavras-chave que ajudem os consumidores a encontrar os itens vendidos;
- Divulgação de links com imagens das mercadorias nas redes sociais;
Em resumo, se você entende de marketing, terá maior facilidade em criar um anúncio mais eficaz. O segredo é investir em boas imagens dos produtos e caprichar na escrita persuasiva.
Isto é, além de descrever os produtos de forma técnica, o vendedor deve criar textos que ressaltem as vantagens de adquirí-lo naquele momento.
💡Saiba mais: 7 técnicas de persuasão para aumentar sua taxa de conversão
C2C: exemplos do modelo
O mercado de C2C possui alguns representantes de peso. Para que você tenha uma visão mais ampla sobre o assunto, listamos alguns exemplos:
OLX
A OLX é um dos marketplaces mais usados no Brasil, muito popular para a comercialização de itens novos e usados, além de ter uma importante posição no mercado imobiliário. Presente em mais de 45 países, a OLX costuma ser uma das principais escolhas quando a intenção é comprar ou vender itens de segunda mão.
💡Saiba mais: Como vender na OLX e aproveitar ao máximo a plataforma?
Mercado Livre
O Mercado Livre começou na Argentina com foco no mercado C2C, funcionando como uma espécie de classificado online. Hoje, apesar de ter sido tomado por microempreendedores e grandes marcas, o marketplace continua sendo um importante espaço para vendas C2C, oferecendo um conjunto de facilidades relacionadas ao pagamento e envio dos itens.
💡Saiba mais: Como integrar minha loja Nuvemshop com o Mercado Livre?
Marketplace do Facebook
Ainda que muitas pessoas digam que o momento do Facebook passou, de acordo com o relatório Digital 2022, o Facebook ainda figura no ranking das três redes sociais mais usadas do Brasil, ocupando o terceiro lugar. Nesse sentido, o marketplace do Facebook continua sendo um espaço importante do mercado C2C.
💡Saiba mais:
- Como vender pelo Marketplace do Facebook?
- Como publicar anúncios gratuitos? 10 melhores sites
Já sabe o que é C2C no e-commerce?
O mercado C2C é uma importante parcela do comércio eletrônico, justamente por democratizar as possibilidades desse universo para os consumidores, promovendo maior rotatividade de produtos e estimulando o consumo. Esperamos que nosso artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre esse modelo de vendas.
Aproveitando que está aqui, já pensou em ter seu próprio e-commerce? Assim como usar os principais mercados C2C, criar uma loja virtual e começar a vender com a Nuvemshop é totalmente gratuito. É simples, rápido e não requer nenhum conhecimento técnico. Esperamos por você! 💙