Calendário comercial 2024: principais datas comemorativas
- O calendário comercial contém as principais datas sazonais para lojistas, ou seja, oportunidades de aumentar as vendas aproveitando as datas comemorativas;
- As principais datas comerciais de 2024 incluem Dia do Consumidor, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal;
- Baixe grátis nosso calendário comercial de 2024 e confira dicas para divulgar o seu negócio e aumentar o faturamento em cada uma das principais datas comemorativas do ano.
Todo ano, o empreendedor deve ficar ligado ao calendário comercial para não deixar nenhuma data importante passar. E, como o ano de 2024 ainda não acabou, é importante estar de olho nas principais datas comemorativas que ainda estão por vir!
Pensando nisso, separamos este artigo com os principais eventos, uma imagem com as datas especiais em destaque e o calendário do e-commerce completo para baixar, imprimir e ter sempre em seu escritório. Vamos lá?
O que é calendário comercial?
Calendário sazonal é aquele que destaca as principais datas sazonais para os vendedores. Ao ter essas épocas em vista na hora de definir a estratégia do ano e delimitar seu plano de marketing, é possível conquistar cada vez mais clientes e vender todos os dias em sua loja, seja ela física ou virtual.
Quais as principais datas comemorativas de 2024?
As principais datas comerciais de 2024 para usar na estratégia de marketing da sua empresa são:
12 de fevereiro: Carnaval
O Carnaval é uma das datas comemorativas essenciais para empresas de turismo, lojas de artigos de festa e negócios de fantasias. Como é um período de sazonalidade forte, essa pode ser uma boa oportunidade para fazer queimas de estoque e aumentar o faturamento do negócio já no início do ano.
💡 Saiba mais: 12 ideias de campanhas de Carnaval para faturar na folia
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8 de março: Dia Internacional da Mulher
O Dia da Mulher é o momento celebrar as conquistas das mulheres e oferecer cupons de desconto especiais para elas. Nesse dia, a dica é apostar em ofertas de roupas, produtos de beleza, cosméticos e flores, por exemplo.
Além disso, essa também é uma ótima chance de aproveitar o calendário comercial para reforçar o posicionamento de marca da sua empresa, apoiando o empreendedorismo feminino e o combate à violência contra a mulher.
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💡 Saiba mais: 10 produtos femininos mais vendidos na internet
15 de março: Dia do Consumidor
As ofertas de Dia do Consumidor têm se tornado uma tradição cada vez mais forte no Brasil, principalmente nos e-commerces. Em 2022, essa foi a segunda data comemorativa para a qual os lojistas mais se dedicaram, ficando atrás apenas da Black Friday.
Nesse caso, uma boa ideia para impulsionar as vendas por mais alguns dias é transformar a campanha na semana do consumidor, estendendo as promoções e reforçando a comunicação com os clientes durante esse período.
31 de março: Páscoa
A Páscoa é uma das melhores datas do calendário sazonal para quem vende comida pela internet — principalmente chocolates, bombons, produtos artesanais e itens personalizados.
Ovos de páscoa, doces em geral, vinhos, colombas e bacalhau são alguns dos vários produtos sazonais em alta e que podem render um dos meses de maior faturamento do ano para quem empreende neste nicho.
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12 de maio: Dia das Mães
O Dia das Mães é sempre uma das maiores datas para o comércio, principalmente para quem trabalha com vendas online. Em 2022, ele foi a terceira data comercial mais concorrida no mercado de e-commerces — ficando a frente, inclusive, do Natal.
Aqui, a dica é preparar promoções com antecedência e começar as ações de publicidade o quanto antes, já que boa parte dos consumidores compram os presentes antes da data para garantir que cheguem a tempo.
Além disso, vale a pena investir em ofertas exclusivas para clientes que acessem a loja pelo celular, já que o mobile chegou a representar mais de 80% das vendas no Dia das Mães em 2024, segundo dados da Nuvemshop.
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12 de junho: Dia dos Namorados
Os apaixonados não medem esforços para presentear seus amores. Prova disso é que a movimentação do e-commerce nas duas semanas anteriores ao Dia dos Namorados, em 2023, levou a levou a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico a estimar um faturamento de mais de 7 bilhões de reais no mercado digital.
Como o público-alvo dessa data comemorativa é amplo, as promoções e ofertas especiais podem alcançar todos os nichos de mercado, aumentando as vendas e o impulsionando o faturamento de todos os tipos de negócio.
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11 de agosto: Dia dos Pais
O Dia dos pais é mais uma data essencial para o comércio e que merece muitas promoções. Além dos produtos tradicionais recomendados para presente, como camisas, vinhos e ferramentas, outra dica é apostar nos itens personalizados.
Assim como no Dia das Mães, é importante preparar as ofertas com antecedência e cuidar da parte logística do frete, já que boa parte dos clientes vão fazer as compras nas semanas anteriores para garantir a entrega.
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15 de setembro: Dia do Cliente
Assim como o Dia do Consumidor, em março, o Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para valorizar o seu público e fortalecer o relacionamento com clientes fiéis.
Aqui, a ideia central é agradar os consumidores e aumentar as vendas em um mês que tende a ser menos movimentado para o comércio. Para isso, a dica é apostar em programas de fidelidade e oferecer cupons exclusivos para quem já visitou a sua loja.
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12 de outubro: Dia das Crianças
O Dia das Crianças também é uma das datas comemorativas de 2024 que mais movimentam as vendas no varejo, principalmente nos setores de roupas, brinquedos e acessórios para crianças.
Esse é um momento de alta demanda por todo tipo de produto relacionado ao universo infantil. Por isso, oferecer promoções e descontos especiais, além de boas condições de frete, pode ser um grande incentivo para convencer os pais a comprar os presentes online.
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29 de novembro: Black Friday
A Black Friday é, sem dúvida, a maior data do comércio eletrônico, com descontos imperdíveis e recordes de faturamento em lojas virtuais de todos os nichos.
No entanto, vale lembrar que essa é uma das datas comemorativas mais concorridas, o que representa um alto custo de anúncios e expectativas elevadas dos consumidores em relação aos descontos. Portanto, é preciso estar preparado.
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02 de dezembro: Cyber Monday
Nem todo mundo sabe o que é Cyber Monday, por isso, muitos lojistas deixam essa data passar. Ela acontece logo depois da Black Friday e é a hora de vender produtos de tecnologia. A campanha entra no calendário comercial de 2024 como parte da Black November, que estende promoções e ofertas durante todo o mês de novembro para atrair os consumidores.
Ao contrário da Black Friday, que também acontece em lojas físicas, essa é uma data exclusiva do comércio eletrônico, o que a torna especialmente importante para os e-commerces.
25 de dezembro: Natal
Apesar de já não ser a data mais importante para o comércio digital, as vendas de Natal ainda estão entre as grandes responsáveis por aumentar o faturamento no final do ano. Em 2022, por exemplo, apenas na semana anterior ao Natal, as lojas Nuvemshop movimentaram mais de 71 milhões de reais.
Afinal, nunca pode faltar uma decoração especial para a data e muitas ofertas de presentes para toda a família, não é mesmo? Por isso, essa campanha fecha com chave de ouro o calendário comercial de 2024.
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Quer conhecer outras datas importantes para faturar no e-commerce? Confira o calendário completo abaixo:
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Pronto para as principais datas comemorativas de 2024?
Agora você já está preparado para todas as datas comemorativas de 2024 com seu calendário comercial! E, para conferir dicas sobre como vender muito durante todo o ano, veja nossos guias especiais:
- Como vender pela internet: a estratégia digital que toda marca deve ter
- Como montar uma loja virtual?
- Taxa de conversão: segredos de como aumentar as vendas da sua loja virtual
- Como vender pelo Instagram: o guia definitivo
- Guia completo de marketing digital
- Como anunciar no Google: o que você precisa saber para começar
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