Guia completo para fazer uma campanha de vendas de sucesso
- Campanha de vendas é uma estratégia planejada e temporária com o objetivo de promover produtos ou serviços e aumentar as vendas de uma empresa;
- Essas campanhas podem incluir ações de marketing, ofertas especiais, promoções, descontos, concursos, eventos, publicidade, entre outros recursos, para atrair novos clientes ou incentivar os atuais a comprar mais;
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Destacar-se entre tantos concorrentes no mercado e aumentar a taxa de conversão de um negócio parecem desafios comuns entre a maioria dos empreendedores. Por isso, saber como fazer uma campanha de vendas para transformar o máximo de possíveis compradores em clientes fiéis é uma necessidade para ter sucesso com a empresa.
Além de aplicar técnicas eficazes, é preciso criar estratégias específicas para que as ações implementadas surtam o devido efeito.
Pensando nisso, neste artigo, reunimos as principais informações sobre como fazer uma campanha de vendas de sucesso. Então, vamos lá? Antes de começar, baixe gratuitamente um modelo de Plano de marketing para otimizar as conversões do seu negócio:
O que é campanha de vendas?
Campanha de vendas – ou campanha de incentivo de vendas – é um conjunto de estratégias direcionado para aumentar a conversão de um negócio. Em outras palavras, são ações elaboradas para melhorar a venda de produtos ou serviços da empresa.
Essa tática pode ser utilizada para diferentes fins, tais como promover o lançamento de uma mercadoria, incentivar a queima de estoque de um item parado, entre outros.
O objetivo de uma campanha de vendas é aumentar o faturamento de um negócio em um curto período de tempo. Dessa forma, as ações estabelecidas tem uma finalidade estratégica e dias determinados para a sua execução.
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Por que fazer uma campanha de incentivo de vendas?
Uma campanha de incentivo pode ajudar um empreendedor a aumentar as vendas da sua empresa e, por consequência, a melhorar o fluxo de caixa.
Além disso, essa ação é uma forma de gerar mais valor aos produtos de um negócio, atraindo mais clientes.
Por fim, podemos entender que essa estratégia é importante para melhorar as vendas de uma empresa em um curto espaço de tempo. É o que acontece, por exemplo, em datas sazonais, como a Black Friday e o Dia dos Namorados.
📘Confira e-book: Calendário comercial 2023: datas para vender muito no e-commerce
Como fazer uma campanha de vendas de sucesso?
Agora que você já sabe o que é campanha de vendas e qual o seu objetivo, confira a seguir um passo a passo para aplicar a estratégia em seu negócio:
Tenha um objetivo
O que você pretende atingir com uma campanha de vendas? Aumentar a receita, fazer uma queima de estoque ou vender mais em uma certa data comemorativa são alguns dos objetivos que você pode definir antes de começar a elaborar a sua ação.
Por isso, o primeiro passo é analisar os resultados comerciais da sua empresa. Veja como estão as vendas do seu negócio, por exemplo. Se os números estiverem abaixo do esperado, vale a pena criar uma campanha direcionada para vender mais.
Defina metas
Após o objetivo da campanha de vendas definido, chegou a hora de estabelecer as metas da estratégia, isto é, quais indicadores você precisará acompanhar para mensurar os resultados da estratégia.
Alguns exemplos do que acompanhar são:
- Número de oportunidades geradas;
- Número de oportunidades finalizadas;
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
- Lifetime Value (LTV), ou seja, o valor que define qual o valor que cada consumidor gasta com a sua marca durante o período de compra;
- Tempo médio de venda;
- Taxa de conversão.
Estabeleça prazos
Além de definir o começo e o início da campanha de incentivo de vendas, é importante estabelecer datas para avaliar o andamento da estratégia.
Dessa forma, ficará possível tomar decisões mais assertivas caso a ação não esteja performando da maneira esperada.
Divulgue a campanha de venda
Nenhuma ação performa com excelência sem a sua correta divulgação. Por isso, uma boa campanha de vendas deve estar atrelada com estratégias de marketing digital.
Então, considere produzir peças exclusivas para divulgar a estratégia, trabalhe o marketing nas redes sociais ou contrate influenciadores digitais segmentados para trabalhar na divulgação.
💡Saiba mais: O que é marketing digital e quais as suas principais estratégias?
Faça parcerias
Parcerias com negócios que podem agregar a divulgação de sua campanha de venda são sempre bem-vindas.
Nesse sentido, mapeie marketplaces e plataformas de cashback – um sistema que devolve uma parcela do valor gasto em compras ao consumidor – para ampliar a divulgação da campanha.
Mensure os resultados
Ao final da campanha de incentivo de vendas, faça a apuração dos resultados. Veja as estratégias que deram certo e as que vão precisar de ajustes para o futuro.
Com isso, a sua empresa pode gerar cada vez mais resultados expressivos nas próximas campanhas de vendas.
Tipos de campanha de vendas
Depois de entender como fazer uma campanha de vendas de sucesso, veja quais são os principais tipos de estratégias que você pode explorar para o seu negócio:
Premiação
Clientes gostam de ser recompensados. Então, para juntar o útil ao agradável, não existe nada melhor do que oferecer condições especiais para incentivar a compra de um produto.
Escolhas de brindes, descontos exclusivos para a próxima compra, frete grátis e outros benefícios que tenham alto potencial para se explorar em uma campanha de vendas podem gerar bons resultados, além de melhorar o relacionamento com o cliente.
💡Saiba mais: Como fidelizar clientes?
Promoções
As promoções são um tipo de campanha de vendas dos mais comuns. Ao oferecer um benefício na hora da compra, como “desconto 10% ao levar mais de uma peça”, a chance de um cliente fazer negócio com você cresce.
Além do mais, essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas, liberar estoque parado do seu negócio e incentivar a compra em períodos menos movimentados da empresa.
💡Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame a atenção?
Sorteios
O sorteio para clientes é um modelo de campanha de vendas que permite que a empresa beneficie o consumidor.
Essa estratégia não apenas pode gerar mais conversões, como também reconhecimento de marca. Os compradores podem participar à medida que compartilham e marcam outros seguidores em uma publicação da ação nas redes sociais, por exemplo.
💡Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram?
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Criar uma campanha de vendas pode te ajudar a aumentar o alcance da sua marca. Esperamos que, com essas dicas, você possa potencializar as vendas do seu negócio.
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