14 melhores canais de venda online e offline para começar
- Canais de vendas são meios pelos quais as empresas podem vender produtos e serviços para os consumidores;
- Existem canais online, como lojas virtuais, redes sociais e marketplaces, e canais offline, como lojas físicas e eventos;
- Para explorar todos os canais de vendas, que tal criar a sua loja virtual gratuita com a Nuvemshop e integrar o seu negócio com redes sociais, marketplaces e aplicativos de mensagens?
Com a competitividade crescente, as tarefas para ampliar o alcance do seu negócio e fidelizar clientes não são tão fáceis. Afinal, com o rápido acesso a informações, o consumidor pode avaliar a melhor proposta em um piscar de olhos — seja comparando preços, fretes ou prazos.
Os consumidores, que se tornaram multicanais, navegam por aplicativos e páginas da internet e, em todos esses ambientes, se deparam com ofertas atraentes. Logo, se você deseja atingir o seu público-alvo, é essencial marcar presença em diferentes canais de venda.
Por isso, neste artigo, vamos nos aprofundar no assunto e te mostrar 14 tipos de canais de venda em que vale a pena investir na hora de vender produtos para os seus clientes. Aproveite o conteúdo!
O que são canais de venda?
Canais de venda são os diferentes meios pelos quais um produto ou serviço é disponibilizado para os consumidores. É como se fossem os caminhos que levam o que você quer vender até as mãos dos compradores.
No geral, eles se dividem entre virtuais (e-commerces, redes sociais e marketplaces) e físicos (showrooms, lojas pop-up, pontos de venda físico, etc.). Não se preocupe, falaremos mais sobre cada um desses exemplos nos próximos tópicos deste texto.
Como os canais de venda são o principal ponto de contato com o consumidor, é por meio deles que as pessoas passam a conhecer melhor o que a sua empresa tem a oferecer e, consequentemente, têm a oportunidade de se tornarem clientes.
Por isso, antes de investir em uma loja física ou virtual, é fundamental compreender onde o seu público-alvo se concentra e quais são os tipos de canais de venda preferidos da sua persona — que é a representação de um cliente real.
Dependendo do seu nicho e dos tipos de vendas que você faz, determinados canais não surtirão o efeito esperado, enquanto outros podem se tornar uma verdadeira mina de ouro.
Quando começar uma estratégia?
Ter uma estratégia de canais de venda — ou seja, escolher estrategicamente por quais plataformas você vai vender seus produtos — é um dos primeiros passos se você está começando um negócio online e/ou offline.
Então, quanto antes você começar a pensar sobre isso, melhor. Mas, para que essa escolha seja realmente efetiva, é preciso que algumas coisas já estejam definidas sobre a sua empresa.
A persona, como falamos no tópico anterior, é uma delas. Outros fatores essenciais são o seu nicho de mercado e os tipos de produto que você pretende vender. A partir daí, será muito mais fácil encontrar os canais de venda ideais para começar a sua prospecção.
Com isso esclarecido, o próximo passo é conhecer mais sobre cada plataforma e, assim, estruturar as melhores abordagens para conquistar seus consumidores.
💡 Saiba mais:
- Os produtos mais vendidos na internet
- O que é O2O e como adotar o modelo para alcançar mais clientes?
Quais são os tipos de canais de vendas online?
Quer saber qual o melhor canal de vendas na internet? A seguir, vamos revelar os tipos de canais de vendas online mais populares do mercado. A partir desta lista, você conseguirá decidir quais são os melhores para a sua empresa:
- Loja virtual;
- Redes sociais;
- Marketplaces;
- Comparadores de preços;
- E-mail marketing;
- Google Ads.
Se você quiser saber mais um pouco sobre cada opção, veja mais detalhes na lista abaixo:
1. Loja virtual
Com uma plataforma de e-commerce, você tem diversas alternativas para personalizar o seu negócio na internet — algo que você não encontrará em nenhum outro canal de venda. Por isso, ter uma loja virtual é a primeira iniciativa para quem quer consolidar uma presença na internet.
Em uma loja online, é possível:
- Automatizar a gestão e fazer o controle de estoque;
- Comunicar-se claramente com o seu cliente — afinal, na página do produto, você poderá adicionar todas as informações necessárias para levá-lo à conversão;
- Integrar outros canais de venda ao seu e-commerce (redes sociais, marketplaces etc.);
- Conquistar mais tráfego orgânico usando estratégias personalizadas de SEO;
- Escolher os layouts e os meios de pagamento e de envio que fazem mais sentido para o seu empreendimento;
- Elaborar páginas de conteúdo, como Sobre Nós, FAQ (Perguntas Frequentes) e Canais de Atendimento.
Com uma loja virtual própria, é possível ter mais autonomia para fazer a gestão do seu negócio da forma como você preferir. Não à toa, esse é considerado o principal canal de venda de marcas que buscam criar um negócio sustentável e escalável na internet.
Para quem procura o melhor canal de vendas na internet, uma loja virtual própria é indispensável. Afinal, você precisa de um ponto de venda fixo que possa controlar livremente, para então utilizar outros canais de divulgação como redes sociais e WhatsApp.
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2. Redes sociais
Mais de 70% dos consumidores usam as redes sociais para fazer compras. Isso é o que diz o levantamento da Opinion Box e que confirmamos diariamente, já que é quase impossível encontrar pessoas que não acessem as redes sociais.
Para as marcas, especificamente, as mídias sociais são os meios ideais para gerar visibilidade e engajamento. Mas, além disso, ferramentas como o Instagram Shopping e a Loja do Facebook têm, cada vez mais, transformado essas plataformas em verdadeiros canais de venda online.
Além disso, quem tem um e-commerce pode fazer a integração com as redes sociais para automatizar as vendas e a divulgação de produtos e serviços. O contrário também é muito comum: empreendedores que vendem nas redes sociais levam sua audiência para uma loja virtual, onde podem oferecer mais benefícios e facilitar a jornada de compra de seus clientes.
Abaixo, confira como o Instagram, o Facebook e o WhatsApp se configuram como canais de venda.
O Instagram possui mais de 1 bilhão de perfis ao redor do globo. 70% das marcas estão ativas nessa rede social e 8 em cada 10 usuários seguem contas comerciais.
E não para por aí: cerca de 55% dos instagrammers alegam comprar produtos e contratar serviços por indicação de influenciadores digitais. Ou seja, o marketing de influência está com tudo!
Logo, ter uma conta profissional nesse canal de venda certamente te coloca à frente da concorrência. Por meio de dados que o próprio Instagram recolhe sobre o seu perfil, é possível entender melhor quem é o seu público-alvo, quais conteúdos ele mais gosta e direcioná-los para outros canais, como a sua loja virtual.
Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode fazer a integração com o Instagram Shopping, criar uma loja na plataforma e marcar produtos no Instagram (a famosa sacolinha de compras). Além disso, ter um e-commerce traz inúmeras possibilidades, como enviar cupons de desconto aos clientes, fazer remarketing (impactar novamente usuários que já visitaram a loja) e enviar links de pagamento para facilitar as vendas.
💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram: o guia definitivo
Há quem diga que o Facebook está morrendo. Entretanto, dependendo do seu segmento, ele ainda pode te servir muito bem como um canal de venda. De acordo com Tomás Dotti, criador do blog Papo de Pai, essa rede social ainda oferece um diferencial em relação às publicações.
Por ser um espaço mais amplo para produção de textos e desenvolvimento de discussões, a chance de um conteúdo (e produto) viralizar é maior.
Além da Loja do Facebook que falamos antes, a rede social também oferece a ferramenta de anúncios pagos, o Facebook Ads. Por meio dele, você tem a chance de segmentar seu público-alvo — por meio de idade, gênero, localização etc — e atingi-lo com maior assertividade, seja com propagandas em vídeo, imagem ou texto.
Uma ótima forma de aproveitar essa rede social é integrar a sua loja virtual ao Facebook. Na Nuvemshop, isso pode ser feito por meio de uma integração nativa e também pelo Pixel do Facebook, uma extensão da rede social que permite que você analise dados sobre anúncios e conversões com mais facilidade.
Depois de fazer a integração, você poderá impulsionar suas vendas por meio do e-commerce do Facebook, criar anúncios a partir do seu catálogo de produtos com o Facebook Ads e criar um botão “Comprar agora” na sua página, levando seus clientes diretamente para o seu site de vendas. Assim, os consumidores terão acesso a inúmeros recursos na sua loja virtual, como cupons de desconto, diversas opções de formas de pagamento e promoções exclusivas.
💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?
TikTok
O TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que já superou 1 bilhão de usuários no mundo todo e se firmou como tendência (especialmente entre os mais jovens). Com o sucesso do aplicativo, ele também se tornou um importante canal de venda para as empresas.
De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 46% dos usuários do TikTok seguem alguma marca ou empresa. Além disso, 1 em cada 3 usuários já compraram um produto ou serviço que conheceram na plataforma.
Uma das formas mais eficientes de usar o TikTok como canal de venda é integrar uma loja virtual à plataforma. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode conectar seu e-commerce com o TikTok Ads por meio de uma integração nativa.
Para isso, basta ter uma conta no TikTok for Business, acessar seu painel administrativo e seguir o caminho Mais canais de venda > TikTok> Conectar conta. Com isso, você poderá sincronizar seu catálogo de produtos com o TikTok e criar anúncios de seus itens facilmente.
Além disso, você pode instalar gratuitamente o aplicativo TikTok, a integração oficial da Nuvemshop com a plataforma de vídeos. Com ele, você pode criar vídeos, fazer anúncios e levar seus seguidores do TikTok para a sua loja virtual com um botão de compra.
Considerado uma rede social, o WhatsApp é muito mais do que isso. Além de fazer parte da estratégia de atendimento ao cliente, o app de mensagens também pode ser usado como um canal de venda pelas marcas, por meio de uma conta empresarial no WhatsApp Business.
Isso porque uma das suas principais vantagens é a possibilidade de manter contato direto com cada cliente. Ademais, o famoso “zap” permite que marcas adicionem catálogos de produtos quando utilizam a versão Business do aplicativo, voltada especificamente para negócios. Desse modo, é possível mostrar ali mesmo quais são os produtos disponíveis para compra.
No entanto, atender cada cliente manualmente pode ser uma tarefa complexa no aplicativo, já que é preciso enviar detalhes dos produtos, informar preços e calcular frete, por exemplo. Por isso, é recomendado que o empreendedor faça a automação do WhatsApp, utilizando recursos como chatbots, mensagens automáticas e links de pagamento para facilitar as vendas e o atendimento ao cliente.
Os lojistas da Nuvemshop, por exemplo, contam com vários recursos para automatizar as vendas pelo WhatsApp. É possível adicionar um botão de WhatsApp ao seu site, configurar o Teclado Nuvem para enviar produtos do seu catálogo automaticamente pelo aplicativo e ainda utilizar aplicativos de automação avançada, como Robbu, Sak e Mensagex.
Além disso, com o Nuvem Pago, a solução de pagamento da Nuvemshop, você pode enviar links de pagamento diretamente pelo WhatsApp para seus clientes, sem pagar tarifa por venda. O serviço também inclui um sistema antifraude integrado para maior segurança.
💡 Saiba mais:
- Como vender pelo WhatsApp?
- 50 frases para atrair clientes pelo WhatsApp e pelas redes sociais
3. Marketplaces
Os marketplaces são como “shoppings online”, onde diferentes vendedores podem listar e vender seus produtos em um único lugar. Alguns dos mais conhecidos são Mercado Livre, OLX, Americanas, Submarino e Amazon, por exemplo.
A grande vantagem desse canal de venda é o maior tráfego e visibilidade, já que essas plataformas recebem milhares de usuários todos os dias. No entanto, assim como um shopping físico, a concorrência se concentra em um único lugar. O mesmo item que você oferece estará disponível em muitas outras lojas. Portanto, aposte em preços competitivos e acompanhe os concorrentes.
Dedique-se a descrições detalhadas dos seus produtos, cuide das avaliações e responda todas, sejam positivas ou negativas. Diferencie-se mostrando que sua marca se preocupa com cada feedback e tem como principal objetivo facilitar a vida do cliente.
Estar presente nesses canais de venda renomados agrega credibilidade à sua marca. Mas, vale ressaltar que marketplaces possuem suas próprias regras e layouts, portanto, você terá menos flexibilidade em relação à customização. Assim, a melhor estratégia é ter a sua loja virtual própria e, a partir dela, fazer a integração com marketplace.
📘 Confira o e-book: Comparativo de marketplaces: quais são os melhores? [e-book]
4. Comparadores de preço
Como o próprio nome já diz, são bases que comparam valores de um mesmo produto em diferentes lojas virtuais – tudo em uma única página. São disponibilizadas ao cliente informações de preços e serviços de entrega, para que ele avalie qual compensa mais. Os mais conhecidos são Google Shopping, Buscapé, Zoom e Bondfaro.
Essas plataformas também são importantes canais de venda, já que mais de 50% dos consumidores usam algum tipo de comparador de preços antes de finalizar uma compra, de acordo com o SPC Brasil.
Por isso, vale a pena se cadastrar nas principais plataformas e, mais uma vez, não deixar de observar a concorrência e investir em diferentes propostas. Assim, será muito mais fácil se destacar e conquistar novos consumidores.
💡 Saiba mais: 11 comparadores de preços para escolher
👉 Se você já vende pela Nuvemshop, saiba como ativar o Google Shopping para a sua loja virtual e publicar seus produtos no Buscapé.
5. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ótima forma de estar em contato com o seu público e resgatar consumidores que não compram há muito tempo ou que não finalizaram uma compra, por exemplo.
Afinal, um dos principais empecilhos de um negócio online são os carrinhos de compra abandonados: quando o cliente seleciona os produtos, adiciona ao carrinho e desiste de fechar a compra, seja pelo frete caro, o tempo de entrega ou o checkout confuso.
Diante disso, você pode apostar no e-mail marketing para oferecer vantagens e descontos para recuperar esses clientes. Por exemplo, se determinada pessoa abandonou o carrinho na etapa do frete, você pode enviar um e-mail oferecendo um cupom de desconto ou um cupom de frete grátis para que ela volte e finalize a compra.
💡 Saiba mais: Ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis
6. Google Ads
O Google é uma das maiores empresas de tráfego pago do mundo. Nesse caso, as empresas pagam ao Google para exibir anúncios quando alguém faz uma pesquisa relacionada ao que elas oferecem, ajudando a trazer visitas para a sua loja virtual e, consequentemente, aumentar as vendas.
Esse canal de venda é ideal para atingir clientes que ainda não conhecem a sua marca, mas desejam adquirir algum produto ou serviço do seu segmento. Isso pode acontecer de duas formas: pela rede de pesquisa ou pela rede de display.
A rede de pesquisa, também conhecida como links patrocinados, funciona por meio da compra de palavras-chave relacionadas ao seu nicho. Assim, quando alguém pesquisa por essas palavras no Google, o seu anúncio pode aparecer.
Já a rede de display apresenta as propagandas da sua marca em sites parceiros em vez de apenas nos resultados de pesquisa do Google, como sites, blogs e aplicativos que sejam relevantes para atingir seu público-alvo.
Uma vantagem é que ambos os tipos de canais de venda permitem segmentação do público — considerando localização, idade, gênero e interesses — e escolha do pagamento por clique. Dessa maneira, você poderá definir quanto deseja gastar e controlar o seu orçamento.
💡 Saiba mais:
- Como anunciar no Google?
- 7 dicas de tráfego pago para iniciantes no e-commerce
7. Programa de afiliados
Por fim, o programa de afiliados é como uma parceria entre empresas e indivíduos (afiliados) para promover produtos ou serviços em troca de uma comissão para cada venda gerada. Geralmente, esse tipo de pareceria é intermediada por canais de venda como a Hotmart e a Amazon.
Como vendedores, os afiliados promovem a sua marca e os links dos seus produtos em blogs, sites e redes sociais. Dependendo do nível de influência deles, a sua taxa de conversão pode crescer rapidamente e aumentar o faturamento do seu negócio.
💡 Saiba mais: O que é marketing de afiliados?
Se você acredita que está na hora de aplicar essas estratégias em sua loja virtual mas precisa de apoio, conheça o Nuvemshop Next. Essa solução de e-commerce focada em negócios em expansão coloca a sua disposição todo um ecossistema de integrações, além de poder contar com um gerente de conta totalmente dedicado.
Quais são os tipos de canais de vendas offline?
Além dos canais de vendas online, existem também os offline, que são mais tradicionais. Vamos conhecê-los a seguir.
8. Ponto de venda
Um ponto de venda (PDV) é uma loja física — o canal de vendas mais conhecido de todos. Ele pode ser próprio, quando a marca pertence ao dono da loja, ou uma franquia, no caso de pessoas que têm permissão para abrir uma loja em nome de outra marca.
Há também o modelo de pop-up store, que nada mais é do que um espaço compartilhado por muitas marcas. Ele pode funcionar como um ponto de venda fixo ou temporário, caso a empresa esteja fazendo uma ação específica para um lançamento, por exemplo.
Nesses estabelecimentos, os produtos ficam expostos e quase sempre contam com um estoque local. No entanto, uma das principais desvantagens são os altos custos para manter o local, já que é preciso arcar com aluguel, luz, água e funcionários.
💡 Saiba mais: Como criar um site?
9. Distribuidores
Distribuidores são empresas que fazem a intermediação dos produtos entre as marcas e os consumidores. Nesse caso, você repassa os seus produtos para esses intermediários, que ficam responsáveis por comercializá-los e vendê-los a varejistas ou aos consumidores finais.
A grande vantagem é que, desse modo, você consegue fazer com que suas mercadorias cheguem a mais pessoas. Além disso, outro benefício desse tipo de canal é fazer uso da expertise dessas companhias em relação à logística.
💡 Saiba mais: O que é logística de distribuição e qual a sua importância?
10. Catálogo (venda direta)
Sabe os famosos revendedores Avon ou Jequiti? Pois bem, eles são pessoas que fazem a venda direta de produtos por meio de catálogos, o que também é um dos canais de venda offline mais conhecidos do mercado.
Nesse tipo de modelo, os revendedores não têm vínculo empregatício com a marca e ganham comissão sobre os produtos que conseguem comercializar. Na prática, podemos dizer que esse canal de venda é um precursor do marketing de afiliados.
Inclusive, hoje, os revendedores já utilizam catálogos online para agilizar as vendas.
💡 Saiba mais: 10 melhores produtos para revender [+ guia de fornecedores]
11. Televisão
Um dos formatos de venda mais tradicionais — e que deu origem à tendência do que hoje conhecemos como live commerce — é a venda pela televisão. Afinal, com certeza, em algum momento da vida, você já assistiu ofertas de canais como a Polishop, não é mesmo?
Pois saiba que, dependendo do nicho e da faixa etária que você pretende atingir, estar nas telinhas pode trazer muitos resultados para o seu negócio. Não é à toa que a publicidade por esse canal continua sendo uma das mais caras que existem.
12. Telemarketing
Por fim, chegamos ao tão conhecido telemarketing, ou seja, a venda por telefone. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao optar por esse canal. Devido à sua má fama, o vendedor precisa ter muito tato para lidar com os consumidores e não ser inconveniente.
💡 Saiba mais: 15 melhores dicas sobre como vender por telefone
Quais são os tipos de canais de vendas de anúncios?
Embora não sejam exatamente canais de venda, as plataformas de anúncios online são veículos essenciais para aumentar as vendas pela internet. Por isso, vamos acrescentar os principais à nossa lista:
13. Google Shopping
O Google Shopping é a vitrine virtual do Google, onde são exibidos produtos de diversas lojas virtuais e marketplaces. Dessa forma, ele se torna um canal de venda indireto muito poderoso, uma vez que os consumidores encontram os anúncios de produtos a partir de buscas no Google, comparam preços e vão direto para a página de compra.
Para exibir seus produtos no Google Shopping, você precisa ter uma loja virtual ou loja em marketplace como canal de venda principal. Então, é necessário criar uma conta no Google Merchant Center, verificar o domínio da sua loja virtual e configurar o feed de produtos. Veja como fazer isso no artigo abaixo:
💡 Saiba mais: O que é Google Shopping e como usar na minha loja virtual?
Lembrando que, na Nuvemshop, você pode fazer sua integração com o Google Shopping no seu painel administrado, seguindo o caminho Canais de Venda > Google Shopping.
👉 Confira: Como vincular a sua Nuvemshop com o Google Shopping?
14. Meta Ads
Por fim, a Meta Ads é a plataforma de anúncios da Meta, que engloba campanhas no Instagram Ads, Facebook Ads e WhatsApp. É um dos canais de anúncios mais utilizados para aumentar a venda de produtos online e, assim como o Google Ads, requer um canal de venda principal como uma loja virtual.
Como vimos anteriormente, você tem a opção de integrar sua loja virtual com o Instagram para marcar produtos na sua loja e levar os usuários diretamente para a página de compra. Da mesma forma, é possível anunciar no Facebook e levar os consumidores para o seu site de vendas por meio da loja do Facebook.
Como escolher os melhores canais de venda?
Com tantos tipos de canais de venda disponíveis, pode parecer difícil escolher qual é a melhor para a sua empresa e para o seu modelo de atuação. Assim, é importante se lembrar de que poder estar em vários canais de venda não significa que você precisa estar em todos.
Faça um exercício de análise do seu negócio para tomar a melhor decisão. Alguns pontos que você pode levar em consideração nesse momento são:
1. Quais desses canais de venda são acessados pelo seu público-alvo?
Como já falamos, estude o seu público-alvo com profundidade. Entenda seus hábitos de consumo e suas preferências para ter a certeza de que ela está presente no canal que você optar.
2. Como você pode expor seu produto em cada um dos canais?
A apresentação das mercadorias que você vende é um fator muito importante e, por isso, precisa ser considerado. Por exemplo, se você trabalha com roupas ou itens de decoração, ter um perfil para vender pelo Instagram é fundamental.
3. Quantos canais de venda você consegue gerenciar?
De nada adianta estar presente em todas essas plataformas e não conseguir gerenciá-las da melhor forma possível. Assim, é melhor começar com pequenos passos. Escolha uma ou duas opções para iniciar suas vendas e, depois, vá ampliando aos poucos os seus pontos de contato com o cliente.
4. Como está a distribuição e o treinamento da sua equipe?
Da mesma forma, é preciso garantir que seu time — ou você mesmo, se trabalhar sozinho — esteja preparado para atuar com os canais de venda escolhidos. Por exemplo, sem uma estratégia de marketing certa para o Google Ads, seu lucro pode não compensar os investimentos.
5. Qual o investimento necessário para cada canal de venda?
Outro fator que entra na conta é o investimento que você precisa fazer para vender em cada um dos canais. Enquanto ter a sua própria loja virtual engloba a mensalidade de uma plataforma de e-commerce, optar por uma loja física exige custos com vendedores, aluguel do espaço etc.
💡 Saiba mais: Como montar uma loja virtual GRÁTIS?
📹 Veja também: Vale a pena criar uma loja virtual?
Como medir a eficácia do canal de vendas?
Ser apoiado por métricas e KPIs (ou seja, indicadores-chave para o negócio) é o que vai garantir que a sua estratégia de canais de venda está dando certo. Por isso, é fundamental acompanhar alguns dados sobre o negócio durante todo o processo. Veja quais são os principais!
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ROI
Métrica essencial em qualquer modelo de negócio, o ROI representa o retorno sobre o investimento de uma empresa. Ou seja, quanto o valor que você coloca para que a operação possa rodar está retornando para o caixa e, de preferência, gerando de lucros.
💡 Saiba mais: Passo a passo para calcular a lucratividade do seu negócio
Ruptura
A ruptura nada mais é do que a compra de um produto que não está mais disponível no estoque da loja. Para evitar esse acontecimento — que gera frustração no cliente e impacta negativamente a reputação da empresa — é preciso manter a atenção nas quantidades disponíveis no estoque.
📈 Confira a planilha: Planilha de controle de estoque: ferramenta de gestão grátis para Excel
Sell in e sell out
Sell in e sell out são, respectivamente, os processos de venda do B2B e do B2C. Ou seja, enquanto o primeiro é a venda de produtos feita por um fabricante para um distribuidor ou loja virtual, o segundo é a comercialização realizada por esse distribuidor ou loja virtual diretamente para o consumidor final.
💡 Saiba mais: Sell in e sell out: o que são e como se integram?
Posicionamento do produto
Já o posicionamento do produto diz respeito à visibilidade e à reputação de cada mercadoria no canal de venda. Para isso, independentemente da plataforma utilizada, é preciso que exista um monitoramento constante de cada item vendido.
💡 Saiba mais: Loja online para iniciantes: 40 ideias de produtos para vender
Tudo entendido sobre os canais de venda?
Conhecer os principais tipos de canais de venda online e offline é fundamental para traçar as melhores estratégias para a sua empresa. Por isso, esperamos que nosso conteúdo tenha te ajudado a tirar suas principais dúvidas sobre o assunto.
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