9 estratégias simplificadas para criar um catálogo online

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Pontos principais do artigo:
  • Catálogo online é uma adaptação de um catálogo convencional para o ambiente virtual;
  • Algumas das melhores ferramentas para criar catálogo online são o Canva, o Desygner, o Pixlr Editor e o Shutterstock Editor;
  • Para expandir as suas vendas, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e integre seu negócio com o Instagram e outros canais. Assim, você pode enviar seu catálogo online de forma automatizada.

Nas vendas online, o catálogo virtual é muito mais do que uma vitrine de produtos. Ele é a porta de entrada para atrair clientes, transmitir a essência da marca e converter visitantes em compradores fiéis. Em tempos em que a experiência de compra digital ganha cada vez mais relevância, saber como criar um catálogo online não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para se destacar em um mercado em constante evolução.

No entanto, fazer um catálogo online envolve estratégias inteligentes que vão desde a organização das informações até a apresentação dos produtos. Não basta apenas expor suas mercadorias: é preciso contar histórias que conectem os consumidores à sua marca e ofereçam uma experiência de compra personalizada.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar como funciona esse método de exibição de produtos e serviços no ambiente virtual. Além disso, vamos ensinar como criar um catálogo de produtos online e dar dicas de lojistas que sabem como aproveitar esse recurso. Vamos lá? 😊

Antes de começar, que tal montar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? Com a maior plataforma de e-commerce da América Latina, você pode criar não apenas um catálogo online, mas um negócio digital completo, integrado e adaptado às necessidades do seu negócio. Comece hoje mesmo:

O que é catálogo online?

Catálogo online é a adaptação de um catálogo convencional para o ambiente virtual. Disponível para desktop e dispositivos móveis, ele tem o papel de exibir seus produtos ou serviços de forma prática e acessível. Ele também pode ser conhecido como catálogo virtual ou catálogo digital.

Diferente dos catálogos impressos que costumamos receber em casa ou encontrar em lojas físicas, a versão virtual foi pensada para facilitar a visualização dos produtos. Com o material disponível online, seus clientes podem acessá-lo de qualquer lugar, basta estarem conectados à internet.

Esse modelo pode ser utilizado para ilustrar os seus produtos com as informações necessárias para a decisão de compra, como: tamanho, cor, preço etc. Mas, muitas vezes, pode ser uma estratégia para divulgar um novo item, o lançamento de um produto, um novo serviço etc.

Segundo Kelly Kim, CEO da Calma São Paulo, e Adrien Gingold, diretor da empresa, o catálogo de uma loja online deve passar uma impressão semelhante à que os clientes têm ao explorar uma loja física.

"Você já entrou na sua própria loja como se fosse um cliente? Você vai começar a ver: ‘Nossa, essa calça não está passada, o atendente está no celular e ainda não me atendeu’. É igual no site. Entra no seu site e pensa que você está procurando um produto."

Adrien Gingold
Adrien Gingold
Diretor da Calma São Paulo

Para entender mais sobre visual merchandising, comunidade online e integração entre loja virtual e física, confira o episódio completo do podcast Segue a Linha no seu tocador de áudio favorito!

🎙️ Ouça o podcast: Visual merchandising: os segredos de uma loja virtual atraente, com Calma São Paulo, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts

Quais são as vantagens de um catálogo online?

Agora que entendemos o conceito do catálogo online, é importante compreender quais são suas vantagens, não é mesmo? Então vamos lá!

Amplia a visibilidade dos seus produtos

Com seu catálogo disponível na internet, o alcance dos seus produtos será maior. Isso porque a distribuição e o compartilhamento do material se tornam mais práticos. Desta forma, seus itens poderão ser visualizados por mais pessoas.

Além disso, conforme vimos anteriormente, é possível aprimorar o seu catálogo com técnicas de SEO, assim, seus produtos poderão ser localizados a partir de pesquisas orgânicas feitas nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

💡 Saiba mais: Dicas para fazer a divulgação de produtos

Facilita a divulgação da marca

Levar os seus produtos para o ambiente virtual também irá contribuir para o aumento da popularidade da sua marca. Com boas estratégias de divulgação em redes sociais, por exemplo, cada vez mais sua loja ganhará notoriedade. Isso irá, consequentemente, aumentar seu ticket médio e sua receita.

Elimina gastos com impressão

Quando falamos em corte de gastos, os olhos chegam a brilhar, não é? Saiba que, ao optar pelo catálogo online, você elimina as despesas com a impressão do material físico.

Como a versão digital é hospedada em um ambiente completamente virtual, seu investimento será voltado somente para a criação e hospedagem do material. Com isso, já dá para riscar alguns valores da sua lista de custos.

Contribui com o meio ambiente

Economizar já é bom, agora, imagina poder cortar gastos e ainda contribuir com o meio ambiente. Melhor ainda, certo?

Uma vez que você troca o catálogo impresso pelo virtual, você não só elimina os custos com a impressão, como também contribui com o meio ambiente, ajudando na preservação de árvores, diminuição de poluentes e na economia de água.

💡 Saiba mais: O que é moda sustentável e quais são os benefícios par ao planeta?

Como funciona um catálogo online?

No catálogo online, os produtos ou serviços são exibidos com informações completas e detalhadas, como descrições, preços, fotos de alta qualidade e, em alguns casos, avaliações de clientes.

Além disso, ele permite uma categorização personalizada, dividindo os itens por tipos, tamanhos, cores ou outras especificidades relevantes para o público. Essa organização torna a experiência de compra mais simples e agradável, ajudando o consumidor a encontrar exatamente o que procura em poucos cliques.

A grande vantagem de um catálogo online é sua flexibilidade e interatividade. Ele pode ser atualizado em tempo real, com novos produtos, promoções ou mudanças de estoque.

Por fim, catálogos online muitas vezes são integrados a sistemas de pagamento e envio, permitindo que o cliente não apenas conheça o produto, mas finalize sua compra no mesmo ambiente digital.

Como criar um catálogo online em 9 passos

Para criar um catálogo online envolve um certo trabalho e exige bastante atenção. Portanto, separamos algumas dicas para te ajudar a começar o seu projeto. Confira abaixo:

1. Tire boas fotos de seus produtos

Essa primeira dica é a chave de como fazer um catálogo virtual ou impresso. Para garantir que o cliente tenha a melhor visualização possível dos produtos, é preciso utilizar boas fotos para o e-commerce.

Para garantir uma boa experiência visual, utilize fotos com boa qualidade e resolução que sejam fiéis às dimensões e cores do item. Aposte também em diferentes ângulos, assim, o consumidor consegue ter uma visão mais ampla do produto.

Outras dicas são:

  • Prefira luz natural sempre que possível, como a luz do dia perto de uma janela;
  • Evite sombras fortes usando difusores ou cortinas transparentes para suavizar a iluminação;
  • Use um tripé para evitar fotos tremidas e garantir consistência nos ângulos;
  • Mostre o produto em diferentes ângulos para que o cliente visualize todos os detalhes;
  • Ajuste brilho, contraste e saturação para destacar o produto.

2. Capriche na descrição dos itens no seu catálogo virtual

Para evitar que o cliente tenha dúvidas, é importante fornecer todas as informações que ele precisa para a decisão de compra. Portanto, capriche na descrição dos produtos.

Dados como: tamanho, material, recomendações de uso e medidas exatas são de extrema importância e evitam que o cliente precise procurar os canais de atendimento da sua loja, diminuindo sua taxa de contato.

Outras estratégias para isso são:

  • Inclua termos que provoquem emoções e criem uma conexão com o cliente, como: exclusivo, irresistível, prático, inovador, premium;
  • Divida a descrição em tópicos, como: principais características, benefícios e instruções de uso;
  • Ajude o cliente a imaginar o produto em uso. Por exemplo: “Perfeito para quem busca praticidade no dia a dia”, “Ideal para compor um look elegante e moderno”;
  • Se possível, inclua depoimentos, prêmios ou certificações que reforcem a credibilidade do produto.

Caso queira, use o gerador de descrição de produto gratuito para economizar seu tempo e potencializar vendas. Selecione o segmento adequado, insira as informações e receba um modelo de descrição pronto para usar e simplificar o seu dia a dia:

👉 Ferramenta grátis: Gerador de descrição de produto

3. Ofereça um layout responsivo

Para garantir que a navegação pelo seu catálogo seja positiva tanto via desktop, quanto em dispositivos móveis, você precisa garantir que ele possua um layout responsivo.

Este modelo de layout é automaticamente adaptado de acordo com o dispositivo pelo qual o material está sendo acessado. Por exemplo, ao visualizar o catálogo através de um celular ou de um notebook, a qualidade das imagens, textos e demais elementos gráficos deve ser igual em ambos aparelhos.

Páginas que apresentam erros básicos, como imagens quebradas e componentes desalinhados, podem gerar desconforto e insegurança nos visitantes. Portanto, investir no layout responsivo deve ser uma prioridade.

Logo abaixo você encontra um artigo com mais informações sobre este assunto:

💡 Saiba mais: O que é e qual a importância de um layout responsivo?

4. Crie categorias separadamente

Se o objetivo do seu catálogo é mostrar seus produtos, separá-los em categorias é uma ótima dica para facilitar a localização dos itens. Desta forma, fica mais simples para que seus clientes encontrem o que estão buscando.

Se você tem um e-commerce, o ideal é criar menus de acordo com as categorias de produtos. Mas, caso pretenda criar um arquivo em PDF ou uma página exclusiva para exibir os itens, organizá-los em um sumário também torna a visualização mais prática.

💡 Saiba mais: Como criar uma categorias de produtos para sua loja virtual?

5. Use a identidade da sua marca no catálogo digital

Seguindo as dicas de como criar um catálogo digital bonito e atrativo, use os elementos que já estão presentes na identidade da sua loja. Isso inclui cores, fontes, elementos gráficos, logotipo etc.

E, se você ainda não deu aquele toque pessoal na sua marca, essa é uma oportunidade para fazer isso. Abaixo, você usar uma ferramenta gratuita para criar um logo para sua marca em poucos minutos:

👉 Ferramenta grátis: Criador de logo

6. Insira links para a página de vendas

Essa dica pode trazer grandes benefícios para você. Incluir links que direcionam o cliente para sua loja virtual ou para a página de vendas pode impactar positivamente em sua taxa de conversão.

Com esta prática, você diminui o número de cliques de que o cliente precisa para concluir uma compra. 😉

7. Ofereça uma boa experiência de navegação

Navegar por um catálogo online, seja ele em PDF ou hospedado em um site, precisa ser prático e agradável. Por isso, é importante garantir alguns elementos de usabilidade que irão facilitar a navegação dos usuários.

Para isso, quando for criar o projeto do seu catálogo online, certifique-se de que ele possua os seguintes itens:

  • Sistema de pesquisa: assim, o visitante pode localizar os itens que mais lhe interessam com facilidade;
  • Índice interativo: permite que o usuário clique no tópico que deseja, levando-o até a página que ele procura;
  • Zoom e opção full screen: para oferecer uma visualização mais aprofundada das imagens do catálogo;
  • Links internos e externos: assim, caso o cliente decida comprar o produto, você pode direcioná-lo para sua loja, seu e-mail, WhatsApp etc.

8. Otimize seu catálogo virtual para os mecanismos de busca

O Google indexa vários tipos de conteúdo: blogs, sites, imagens, PDF, etc. Portanto, para garantir que seu material esteja bem posicionado nos resultados de busca, é importante investir em SEO.

Para fazer isso, procure entender o que o seu público-alvo procura no Google e como faz essa pesquisa. Assim, é possível definir palavras-chave e trabalhar no seu catálogo virtual com base nelas.

Fazendo isso, o seu catálogo terá mais chance de aparecer nos primeiros resultados do Google e, assim, gerar mais visibilidade para sua marca.

💡 Saiba mais: Dicas de SEO para e-commerce

9. Procure por ferramentas adequadas

Criar um catálogo, seja ele em PDF ou em uma landing page, exige certo trabalho. Caso você não seja expert em web design, é possível contar com a ajuda de um profissional ou procurar por ferramentas práticas e didáticas.

No mercado, existe uma série de plataformas que podem te ajudar a criar um catálogo bonito, profissional e com a cara da sua marca. Abaixo, separamos algumas opções:

Exemplos de catálogo virtual

Dentre os formatos mais utilizados, está a adaptação do catálogo tradicional para a versão online. Na animação abaixo, podemos ver como o Boticário fez essa adequação sem mudar a estrutura do material:

Imagem mostrando o catálogo online da marca o Boticário.

Percebeu que, mesmo que esteja em uma plataforma diferente, o formato e as informações são as mesmas? Essa é uma estratégia que ajuda na divulgação da marca e dos produtos no ambiente virtual, mantendo a identidade da empresa.

Outro método bastante comum é a criação de landing pages. Esse formato consiste em páginas exclusivas para a exibição de produtos, serviços, ações da empresa etc.

Normalmente, os catálogos são criados com o intuito de oferecer uma experiência visual mais aprofundada do produto, como podemos ver no exemplo abaixo:

Imagem mostrando a Landing Page da marca Apple para o lançamento do Iphone SE2

Nesta página criada pela Apple para apresentar o lançamento do Iphone SE2, percebemos que a marca se comprometeu em oferecer uma visualização mais imersiva, mostrando em detalhes o aparelho.

Para criar um catálogo virtual é preciso ter um e-commerce?

Caso você não pretenda ingressar no mercado de lojas virtuais agora, o catálogo online pode ser uma alternativa para levar seus produtos para o ambiente virtual, sejam eles vendidos em lojas físicas, em casa, sob encomenda etc.

Portanto, você não precisa ter um e-commerce para criar o seu catálogo online. É possível utilizar este recurso a fim de divulgar o seu trabalho de forma mais ampla, prática, econômica e ecológica.

Contudo, para negócios do e-commerce, o catálogo online pode ser uma grande estratégia para alavancar a divulgação da marca. Com o material disponível em uma loja virtual, o cliente além de visualizar os produtos, pode também comprá-los no mesmo site.

Além disso, um dos principais benefícios de uma loja virtual é centralizar as informações em um só ambiente, diminuindo o número de cliques e aumentando as chances de conversão. Isso, sem dúvidas, pode ser mais vantajoso para o seu negócio.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar e gerenciar seu catálogo com facilidade, integrando ferramentas que aumentam suas vendas e otimizam a experiência do usuário. Monte sua loja virtual grátis:

Tudo pronto para criar seu catálogo online?

Esperamos que, com essas dicas, você possa criar um catálogo online para sua loja e ampliar o alcance dos seus produtos com muito mais facilidade!

E, caso você ainda não venda na internet e está procurando por uma plataforma completa e segura, o que acha de criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop ? Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o catálogo online

O catálogo online é a adaptação de um catálogo convencional para o ambiente virtual. Ele serve para que seus clientes possam acessar as informações dos produtos de qualquer lugar a partir do seu smartphone, por exemplo.

Para criar catálogo online é preciso ter boas fotos e descrições dos produtos, escolher um layout responsivo, dividir os itens em categorias, usar a identidade visual da sua marca, inserir links para a página de vendas, criar uma experiência de navegação positiva, otimizar o catálogo para os mecanismos de busca e usar ferramentas adequadas, como o Canva.

As principais vantagens de um catálogo online são: ampliar a visibilidade dos seus produtos, facilitar a divulgação da marca e eliminar os gastos com impressão, contribuindo também para a preservação do meio ambiente.

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