O que é centro logístico, quais as funções e como gerenciar?

Funcionária faz a conferência de pacotes dentro de um centro logístico.

O centro logístico é o local que concentra todas as atividades de armazenagem, processamento e distribuição de mercadorias para empresas. Ele é pensado para agilizar as entregas, facilitar o controle de estoque e otimizar a logística, aumentando a satisfação dos clientes e reduzindo custos para os negócios.


Antes de chegarem até os clientes e pontos de venda, os produtos podem percorrer um longo caminho em nosso país continental. Ainda bem que existe o centro logístico para encurtar distâncias e reduzir custos!

Esse local centraliza as principais atividades da logística, como recebimento, conferência, armazenagem, expedição e transporte de mercadorias. Por isso, o centro logístico é um parceiro essencial das lojas virtuais, que precisam garantir entregas rápidas, baratas e precisas.

Logo, nada mais justo do que ter um artigo dedicado a um dos grandes aliados do comércio eletrônico. Continue com a gente para entender o que é um centro logístico, quais são os tipos, por que é importante e como contratar. Então, vamos lá? 🚚

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O que é centro logístico?

Um centro logístico, também chamado de centro de distribuição, é um espaço dedicado às atividades de armazenagem, distribuição e gerenciamento de mercadorias para empresas. Dessa forma, é um local essencial para a otimização da logística empresarial, ou seja, o aprimoramento dos processos de transporte e entrega de produtos.

No Brasil, os centros logísticos têm um papel fundamental na economia, uma vez que suas dimensões continentais requerem uma vasta rede de distribuição. Prova disso é que o país bateu um recorde de condomínios logísticos em 2023, com mais de 23,4 milhões de metros quadrados de galpões, segundo um levantamento da plataforma Market Analytics da SiiLA.

A maior parte desses centros logísticos é utilizada por grandes empresas do e-commerce, como Mercado Livre, Amazon e Shopee. Esses gigantes movimentam a economia com milhares de entregas diárias e, dessa forma, também aquecem o setor logístico.

💡 Saiba mais: Como funciona a logística para e-commerce?

Como funciona um centro logístico?

O centro logístico funciona como uma grande central por onde as mercadorias passam até chegarem aos clientes. Ele é formado por estruturas como galpões, armazéns, contêineres, docas, silos e plataformas.

Além de serem usados para a armazenagem e entrega de produtos aos consumidores, esses centros também podem receber mercadorias de fabricantes para a realização de inventário, etiquetagem e controle de qualidade.

O modal de transporte mais comum nos centros logísticos brasileiros é o rodoviário, mas também existem os CDs que utilizam aviões e navios. Dessa forma, o centro logístico é palco de uma série de atividades que atravessam a gestão de supply chain (cadeia de suprimentos).

💡 Saiba mais: O que é gestão logística e como otimizar a do seu negócio?

Quais são as atividades de um centro logístico?

O centro logístico concentra todas as atividades de planejamento e controle de transporte e distribuição de mercadorias. Veja quais são as principais:

  • Armazenagem de mercadorias antes do envio aos destinatários;
  • Recebimento e conferência de produtos enviados por fornecedores;
  • Distribuição de mercadorias;
  • Gestão de estoque para empresas, incluindo apoio no inventário e programação de reabastecimento;
  • Manuseio de cargas e embalagens;
  • Picking, que significa separação de produtos, e packing, que é o embalo das mercadorias para envio aos clientes;
  • Gestão de notas fiscais, etiquetas, declarações, entre outros documentos relacionados ao transporte;
  • Expedição e despacho de produtos para o destino;
  • Serviços de logística reversa e devolução de mercadorias;
  • Análise e melhoria contínua dos processos logísticos para a redução de custos e aumento da satisfação dos clientes.

Qual a importância do centro logístico para as empresas?

O centro logístico é fundamental para as atividades de empresas, especialmente no comércio eletrônico. Afinal, esses galpões são responsáveis pela entrega eficiente de produtos aos clientes, um dos pontos mais importantes de um negócio digital.

Veja alguns dos benefícios que um centro logístico proporciona à sua empresa:

Aumento da eficiência operacional

Aumentar a eficiência operacional significa cumprir prazos, fazer mais com menos e otimizar os processos da empresa. Com os centros especializados, os negócios conseguem tornar todas as etapas da cadeia logística mais eficientes.

Isso significa reduzir o tempo de movimentação dos produtos, fazer um uso mais eficiente do espaço de armazenagem e reduzir os custos do transporte e mão de obra.

Redução de custos

Se não fossem os centros logísticos, as empresas gastariam muito mais dinheiro com a armazenagem, transporte e entrega de seus produtos. Imagine ter que alugar um galpão para guardar seu estoque, contratar pessoas para cuidar de cada etapa do embalo e expedição, ter custos com frotas de caminhões, entre outros investimentos.

Felizmente, com a centralização de operações logísticas nos centros, os custos são reduzidos, tornando esse serviço essencial para a saúde financeira dos negócios.

Agilidade e precisão nas entregas

Quem vende pela internet sabe que uma entrega rápida e precisa é o segredo para ter clientes fiéis. Com os centros de distribuição, as lojas virtuais conseguem enviar seus produtos de forma ágil e garantir que cheguem em perfeitas condições até o endereço de seus consumidores.

Aumento da satisfação dos clientes

Quando você recebe um produto dentro do prazo, bem embalado e com rastreamento completo, é provável que fique muito satisfeito com a compra. É por isso que as empresas contratam centros logísticos: para aumentar a satisfação de seus clientes e proporcionar uma experiência memorável.

Flexibilidade no controle de estoque

O centro logístico não só agiliza as entregas, como também facilita o controle de estoque na empresa. Com as informações precisas sobre as mercadorias, você consegue responder rapidamente às flutuações na demanda e ajustar seu nível de estoque às necessidades do mercado.

Isso evita a falta de produtos, que chamamos de ruptura de estoque, e ainda garante a quantidade ideal para evitar estoque parado.

💡 Saiba mais: O que é e como calcular o estoque mínimo de forma eficiente?

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Personalização de operações

Os centros de logística modernos conseguem personalizar as operações logísticas para atender as necessidades específicas das empresas. Por exemplo, eles podem fazer um embalo exclusivo para mercadorias frágeis, escolher uma rota de entrega mais rápida, planejar uma carga fracionada para reduzir custos e muito mais.

Integração com diversas tecnologias

A logística é uma das áreas que sai na frente quando o assunto é tecnologia no Brasil. Hoje, utilizar softwares de automação é uma exigência básica dos centros logísticos, enquanto alguns galpões já são equipados com recursos de inteligência artificial e robótica.

Suporte ao crescimento da empresa

Por fim, além de garantir cadeias de suprimentos eficientes, os centros logísticos também oferecem um suporte essencial para o crescimento das empresas. Com esses parceiros, os negócios podem planejar sua expansão com mais confiança e precisão, conquistando novos territórios e públicos.

10 principais tipos de centro logístico

Existem vários tipos de centros logísticos, cada um com a sua especialidade. Apresentamos os principais:

  1. Centro de distribuição;
  2. Crossdocking;
  3. Fulfillment Center;
  4. Hub logístico;
  5. Centro de transferência;
  6. Centro de custo;
  7. Centro de carga;
  8. Centro de separação de cargas;
  9. Centro de desconsolidação;
  10. Centro flexível de manufatura.

Agora, conheça cada um deles em detalhes:

1. Centro de distribuição

O centro de distribuição é o mais tradicional dos centros logísticos, uma vez que é focado na armazenagem e envio de grandes estoques de produtos. A partir desse local, as mercadorias podem ser despachadas para consumidores finais ou pontos intermediários, como pontos de coleta.

Cada vez mais, os CDs são instalados em locais mais próximos de zonas residenciais, facilitando a entrega de encomendas do e-commerce aos clientes. Além disso, eles contam com sistemas avançados de monitoramento e rastreamento de pacotes em tempo real.

2. Crossdocking

O crossdocking é um tipo de centro de distribuição focado na agilidade do fluxo logístico e na redução do tempo de armazenagem dos produtos. Dessa forma, as mercadorias são recebidas e enviadas ao destino quase imediatamente.

Por isso, o crossdocking é uma grande tendência no mercado de e-commerce, uma vez que os custos operacionais são reduzidos com a rapidez do processo.

3. Fulfillment Center

Fulfillment é um termo em inglês que significa cumprimento, utilizado para descrever o conjunto de processos logísticos e operacionais envolvidos em vendas online. Dessa forma, os fulfillment centers, também conhecidos como centros de atendimento, são especializados na logística de pedidos do e-commerce.

O principal diferencial desses locais é o foco na experiência do cliente, que é traduzido em um embalo cuidadoso, envio ágil das mercadorias e recursos avançados de rastreamento.

4. Hub logístico

Um hub logístico é um ponto central de consolidação de cargas de várias origens que permite otimizar a distribuição de grandes volumes de produtos. A principal característica desse tipo de centro logístico é a especialidade em otimização de rotas de entrega, facilitando a movimentação de mercadorias.

5. Centro de transferência

O centro de transferência funciona como um ponto intermediário, transferindo mercadorias para outros centros especializados. Assim, esses galpões servem basicamente para receber produtos e prepará-los para o envio à próxima etapa da cadeia logística.

6. Centro de custo

O centro de custo tem a função de distribuir produtos para clientes finais, porém, com um diferencial: o foco na apuração e registro do sistema de custeio. Por isso, ele é contratado por empresas que querem reduzir os riscos de prejuízos com perdas, danos e vencimento de produtos.

7. Centro de carga

O centro de carga atua como um ponto de conexão entre diferentes modais de transporte, como ferroviário, rodoviário, marítimo e aéreo. Logo, ele é uma boa opção para reduzir custos em sistemas logísticos que envolvem a movimentação intermodal.

8. Centro de separação de cargas

Como o próprio nome sugere, o centro de separação tem como principal função separar cargas grandes em lotes menores ou unidades. Assim, as empresas podem contratar esses operadores para fracionar seus estoques antes do envio aos clientes finais.

9. Centro de desconsolidação

O centro de desconsolidação desfaz cargas consolidadas em grandes lotes de acordo com as necessidades dos clientes. Dessa forma, sua responsabilidade é receber, desembalar, verificar e distribuir produtos para outros centros ou pontos de venda.

10. Centro flexível de manufatura

Por fim, o centro flexível de manufatura fabrica produtos sob demanda ou em pequenas quantidades. Logo, não é exatamente um centro logístico, mas uma combinação entre uma empresa logística e uma fabricante.

Isso porque, além da produção sob encomenda, esse tipo de negócio também atua com montagem e entrega de itens.

Qual a diferença entre centro logístico e armazém?

A principal diferença é que o centro logístico centraliza diversas operações no mesmo lugar, enquanto o armazém é uma estrutura física onde produtos e matérias-primas são guardados temporariamente. Logo, um armazém tem funções muito mais simples, ao passo que o centro logístico reúne todas as atividades de controle, conferência, estocagem, transporte e expedição que vimos ao longo deste artigo.

Na prática, o centro de distribuição funciona como uma evolução do armazém. Antigamente, a maioria das empresas logísticas apenas recebiam e armazenavam os produtos em galpões.

Hoje, elas oferecem um pacote de serviços completo para garantir que as mercadorias cheguem até os clientes da forma mais econômica e ágil possível, terceirizando todos os processos.

💡 Saiba mais: Centros de Distribuição Mercado Livre: o que são e onde ficam?

Quando o pedido sai do centro logístico vai para onde?

Um dos status de rastreamento de pedidos mais famosos é “seu pedido saiu do centro logístico”. Isso significa que a encomenda saiu do centro de distribuição e já está a caminho do seu endereço, conforme a modalidade de frete contratada.

No entanto, é bom lembrar que, dependendo da rota de entrega, o pedido ainda pode passar por outros centros logísticos intermediários. Por isso, é importante conferir a data estimada de entrega do pedido, antes de concluir que ele já está chegando ao seu destino.

Felizmente, existe o código de rastreio, que permite acompanhar cada etapa do envio de pedidos do e-commerce, desde a coleta pela transportadora até a saída para entrega ao destinatário.

💡 Saiba mais: Melhores apps de rastreamento de envio do mercado

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Como contratar e utilizar um centro logístico?

Se você tem um negócio online e quer utilizar centros logísticos para suas entregas, veja algumas dicas para acertar na contratação.

Integre seu e-commerce com centros logísticos

A forma mais fácil de contratar os serviços de um centro logístico é utilizar uma plataforma de e-commerce que pode ser integrada a diversas transportadoras. Com a Nuvemshop, você tem diversas opções de frete para otimizar suas operações logísticas e garantir entregas ágeis e com o menor custo possível para seus clientes.

Com o Nuvem Envio, nossa solução própria de fretes que vem no plano grátis, você consegue oferecer fretes até 50% mais baratos, integrando sua loja com os Correios ou múltiplas transportadoras. O sistema ainda oferece algoritmos inteligentes que escolhem a melhor opção de envio, levando em consideração o custo-benefício.

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Verifique a localização

Um dos pontos mais importantes de um centro logístico é sua localização. O local escolhido deve ser próximo de rotas de transporte que atendam as regiões onde estão seus principais clientes.

Quanto melhor localizado estiver o centro logístico, menores serão os custos do frete e mais rápida será a entrega.

Analise a proteção contra riscos

Outro ponto importante é analisar os riscos aos quais seus produtos estão expostos durante a movimentação e os recursos de proteção que o centro logístico oferece. Existe, por exemplo, o seguro dos Correios, oferecido pela empresa estatal para cobrir danos a produtos e extravios, e também seguros específicos oferecidos por transportadoras privadas.

💡 Saiba mais: Transportadora ou Correios: qual a melhor opção no e-commerce?

Use múltiplos centros de distribuição

Empresas com demandas logísticas mais complexas podem usar a estratégia multi CD, que consiste em ter múltiplos centros de distribuição espalhados pelas localidades de maior importância para o negócio.

Se você tem uma loja Nuvemshop, pode configurar e habilitar mais de um endereço de centro de distribuição para o envio dos produtos. Esse recurso é indicado para quem trabalha com o modelo de dropshipping nacional ou possui mais de uma loja física, ou depósito.

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Entendeu tudo sobre o centro logístico?

Hoje, você aprendeu que o centro logístico é um grande aliado das empresas na hora de separar, armazenar e enviar produtos aos consumidores. Então, já pode pensar em como utilizar esse prestador de serviços na sua estratégia logística, priorizando sempre a satisfação dos seus clientes.

Se você ainda não tem uma loja virtual integrada com meios de envio, este é o momento de abrir seu e-commerce grátis na Nuvemshop. Você vai ver como é fácil criar seu site de vendas em poucos minutos e utilizar as melhores soluções de frete do mercado! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre centro logístico

Um centro logístico, também chamado de centro de distribuição, é um local que concentra todas as atividades de armazenagem, distribuição e gerenciamento de mercadorias para empresas. Logo, os produtos passam por esse espaço antes de serem enviados aos consumidores e pontos de venda.

O pedido que saiu do centro logístico pode ser entregue no mesmo dia, dependendo da localização, ou passar por outros centros antes de chegar ao endereço final. Por isso, sempre verifique a data estimada de entrega no status do seu pedido, utilizando o código de rastreamento.

Depois do centro logístico, a mercadoria pode seguir diretamente para o destino ou passar por outros centros e pontos intermediários no caminho. Tudo depende do planejamento da rota de entrega e da modalidade de frete contratada.

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