O que é ciclo de vida do produto e quais são as 5 fases?
O ciclo de vida do produto é uma estratégia que envolve um conjunto de etapas percorridas por todo produto em seu projeto, desde o desenvolvimento até o momento de retirada do mercado. O conceito foi desenvolvido pelo economista alemão Theodore Levitt e ajuda empresas a otimizarem a sua estratégia de marketing e vendas.
Já parou para pensar que entender o ciclo de vida do produto pode ser um poderoso aliado para o seu negócio? Essa estratégia serve como um mapa da jornada do produto, permitindo que as empresas entendam e se preparem para cada uma das etapas.
O ciclo começa no momento em que uma ideia se transforma em um produto, passando por seu lançamento, crescimento, maturidade e, eventualmente, declínio. Conhecer cada uma dessas fases pode ser a chave para o sucesso da sua empresa.
Então, se deseja saber mais sobre o que é ciclo de vida do produto, suas cinco fases, quais fatores podem influenciar o processo e qual sua importância, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá?
O que é ciclo de vida do produto?
Ciclo de vida do produto é um conceito criado para descrever as fases pelas quais um produto passa desde seu projeto até a sua retirada de circulação no mercado. Entender o funcionamento desse ciclo é fundamental para as empresas planejarem estratégias de marketing e vendas mais adequadas.
Assim, o ciclo de vida do produto serve como uma ferramenta utilizada por muitas empresas para estruturar, acompanhar e analisar o comportamento de um produto em toda a sua jornada.
Sendo assim, esse conceito acompanha as fases do produto desde o momento de criação, passando pelo seu lançamento, analisando o crescimento e maturidade até chegar o momento da sua queda. Podemos relacionar o ciclo de vida do produto com a jornada de compra, já que esta também acompanha o consumidor em todas suas etapas.
O criador do conceito de ciclo de vida do produto foi Theodore Levitt, economista alemão e mestre na Harvard Business School, acreditava que nenhum produto vivia para sempre e buscava afirmar que mais cedo ou mais tarde o ciclo do produto chegaria ao fim.
O termo foi criado após Levitt compreender que as características e o propósito de um produto tendem a sofrer alterações durante o período em que circula no mercado.
Quais são as 5 fases do ciclo de vida do produto?
Agora que sabemos o que é ciclo de vida do produto, é importante entender quais são as cinco fases desse conceito: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Cada fase tem características específicas e exige cuidado especial dos times de marketing e vendas. Entenda melhor sobre o funcionamento de cada uma delas:
Fase 1 – Desenvolvimento
A primeira fase do ciclo de vida do produto é o desenvolvimento, essa etapa antecede o lançamento do produto no mercado. Ela envolve a pesquisa, o aprimoramento das características do produto e a escolha da sua finalidade para então iniciar a criação do produto de fato, levando em consideração as necessidades do público-alvo.
Nesta etapa é importante entender que o produto ainda está na fase embrionária, então é essencial realizar brainstorming de ideias com o time a fim de aperfeiçoar o produto, realizar testes e fazer ajustes na proposta de valor, se necessário.
💡Saiba mais: O que é pré-lançamento e como fazer para ter sucesso?
Fase 2 – Introdução
Depois de aprimorar o produto de acordo com feedback do público-alvo, reuniões internas e finalmente produzi-lo, chegou o momento de lançar o produto no mercado.
Durante a introdução, a empresa deve liberar o produto ou serviço para venda e entender como será aceito. Espera-se que nesta etapa as vendas sejam baixas e os custos com campanhas de marketing e produção sejam altos.
Sendo assim, é importante que a empresa invista em marketing para que o produto ganhe popularidade entre o público-alvo. Para isso é possível evidenciar seus benefícios, funcionalidades e oferecer condições especiais para compra.
💡Saiba mais: O que é a Fórmula de Lançamento e como funciona na prática?
Fase 3 – Crescimento
Depois de ter sido introduzido no mercado, o produto chega na fase de crescimento. Aqui, se as campanhas de marketing realizadas anteriormente tiverem sucesso, o produto começa a ganhar aceitação no mercado e as vendas aumentam. Assim, os lucros começam a crescer e os custos de produção tendem a diminuir.
Apesar das vendas estarem indo bem, nesta etapa é fundamental continuar investindo em marketing, expandir a distribuição, melhorar o produto e analisar a concorrência. Ao seguir esses passos, sua empresa aumenta as chances de o produto chegar à fase quatro. Caso contrário, há o risco de ele avançar diretamente para a fase cinco.
Fase 4 – Maturidade
A fase quatro ocorre quando um produto atinge o seu potencial máximo no mercado, ou seja, a maturidade. Nesta etapa, o produto tende a ganhar um público fiel e é importante que as empresas invistam na satisfação desses clientes e os motivem a avaliar seu produto positivamente.
O seu negócio precisa investir em estratégias para manter o produto nesta fase pelo máximo de tempo possível, já que, dessa forma, a companhia tende a conseguir mais lucros, se consolidar e se estabilizar no mercado.
💡Saiba mais: O que é review de produto e como incentivar no seu negócio?
Fase 5 – Declínio
Por fim, a fase cinco do ciclo de vida do produto é o declínio. Nesta etapa, o produto começa a perder relevância no mercado e se tornando saturado e, consequentemente, há uma queda nas vendas e no lucro.
Um produto pode chegar no declínio devido a diversos fatores, como campanhas de marketing mal elaboradas, mudanças na preferência dos consumidores ou chegada de concorrentes com novidades.
Aqui, as empresas podem optar por descontinuar o produto e retirá-lo do mercado gradualmente.
Quais fatores influenciam as fases do ciclo de vida do produto?
Os fatores que influenciam as fases do ciclo de vida do produto são variados e podem ser internos ou externos à empresa. Entre eles temos:
- Características do mercado de atuação da empresa;
- Mudanças tecnológicas;
- Saturação de mercado;
- Concorrência;
- Qualidade do produto;
- Falhas na estratégia de marketing e vendas.
É importante compreender esses fatores para ter sucesso em suas estratégias e prolongar a vida útil do produto.
Qual a importância da análise do ciclo de vida do produto?
Realizar a análise do ciclo de vida do produto é essencial para ter sucesso na estratégia de qualquer negócio. Uma vez que compreender as fases do ciclo de vida oferece vantagens para otimizar o processo de criação de novos produtos pela sua empresa.
Confira alguns pontos beneficiados pela análise do ciclo de vida do produto:
- Aprimoramento da gestão de leads;
- Identificação de novas oportunidades de negócio;
- Maior embasamento para a tomada de decisões;
- Otimização das estratégias de marketing;
- Auxílio no desenvolvimento de um diferencial competitivo.
Com isso em mente, podemos concluir que aplicar o conceito de ciclo de vida do produto facilita o alinhamento entre as equipes para atender as necessidades do mercado em cada fase.
Diferenças entre ciclo de vida do produto e matriz BCG
A matriz BCG é uma ferramenta de análise estratégica usada por empresas para realizar a análise de desempenho dos produtos e serviços. Organiza os produtos em quatro quadrantes:
- Estrela: atingem bom número de vendas, mas precisam de grande esforço do time de marketing;
- Vaca leiteira: produtos bem vistos no mercado que geram lucro;
- Interrogação: mercadorias recém lançadas que ainda não geram lucro;
- Abacaxi: produtos de baixo desempenho.
Muito utilizada para ajudar empresas a decidirem sobre o nível de participação de um produto no mercado, alcançarem o máximo de vendas de um produto e tirá-lo de circulação e preservar a participação de vendas em um único nicho de mercado.
Com isso podemos entender que o ciclo de venda do produto se refere às fases de vida de um produto, orientando decisões estratégicas de marketing e vendas ao longo do tempo. A matriz BCG tem foco na participação de mercado e crescimento, orientando decisões e estratégias de portfólio.
Ambas ferramentas são complementares e podem ser utilizadas juntas para fornecer uma visão abrangente da sua estratégia de produtos.
📈 Confira a planilha: Planilha de curva ABC + matriz BCG
Pronto para aplicar o ciclo de vida do produto?
Ao longo deste artigo você entendeu o ciclo de vida do produto como uma ferramenta essencial para otimizar estratégias de marketing e vendas da sua empresa. Então, lembre-se de acompanhar cada fase do ciclo com atenção para prolongar a vida útil do seu produto e ajustar as abordagens da sua empresa.
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