Como fazer cobrança online com segurança? [guia para lojistas]
- Cobrança online é uma forma de receber pagamentos virtualmente, ou seja, sem envolver transações físicas com dinheiro em papel;
- Para realizar essa cobrança é preciso utilizar um sistema de cobrança online, como Nuvem Pago, o PagSeguro, o Moip, o Mercado Pago ou o Paypal;
- Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e usar o Nuvem Pago sem custo para receber pagamentos online dos seus clientes.
Se você tem uma loja virtual, sabe que a cobrança online é uma das etapas mais importantes no processo de compra. Isso porque é nesse momento que a venda é realmente finalizada, ou seja, quando o pagamento acontece.
Para facilitar esse processo, existem diferentes plataformas e sistemas de cobrança que você pode oferecer no seu site. Cada um com suas funcionalidades e taxas para recebimento do dinheiro.
Para te ajudar a fazer a melhor escolha, separamos, neste artigo, as principais opções disponíveis no mercado para receber pagamentos de forma segura e aumentar as vendas em seu negócio online. Então, vamos lá?
O que é cobrança online?
Cobrança online é uma forma de receber pagamentos virtualmente. Nesse caso, o cliente compra um produto em sua loja virtual e realiza o pagamento usando plataformas que não envolvem transações físicas, com dinheiro em papel. Ou seja, tudo acontece de forma online.
Cabe a cada negócio escolher o melhor sistema de cobrança online para que os compradores possam pagar pelos itens ou serviços. No geral, a dica é escolher opções que ofereçam mais meios de pagamento (como cartão de crédito, boleto e Pix), com as menores taxas para recebimento.
Além disso, é necessário que o processo de checkout, ou seja, a etapa em que o consumidor escolhe o meio de pagamento ideal, seja o mais transparente possível. Dessa forma, o visitante terá mais confiança na sua página e é mais provável que ele feche a compra.
💡 Saiba mais: O que é checkout transparente e como usar no e-commerce?
Quais são os principais meios de cobrança online?
Independentemente da plataforma de cobrança online que você escolher, uma coisa é certa: é preciso oferecer diferentes meios de pagamentos e, sobretudo, seguros para atrair clientes e fidelizá-los.
Essa importância fica ainda mais clara quando consideramos que essa é uma das principais razões para o abandono de carrinho. Segundo a pesquisa conduzida pela Nuvemshop, por exemplo, 80% dos consumidores deixam de finalizar a compra se o processo de checkout não for flexível.
💡 Saiba mais: Como ativar o checkout transparente PagSeguro na sua loja?
Então, para que isso não aconteça no seu e-commerce, listamos aqui as opções de cobrança online mais usadas para que você faça a escolha certa para o seu negócio. Veja:
Boleto
O boleto bancário é um título de cobrança. Ele pode ser pago em qualquer instituição ou estabelecimento conveniado até a data de vencimento indicada.
Essa foi uma das primeiras formas de fazer uma cobrança online. E, embora tenha perdido espaço para opções mais modernas, o boleto ainda é utilizado por boa parte da população brasileira — principalmente quem não usa conta bancária.
💡 Saiba mais: Como gerar boletos para clientes?
Cartão de crédito
O cartão de crédito é a forma de pagamento preferida dos brasileiros para realizar compras na internet. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o método é utilizado por 57% dos consumidores.
A principal vantagem desse método é a possibilidade de pagar parcelado, o que aumenta o poder de compra do cliente e incentiva o fechamento de vendas com ticket médio mais alto, que talvez o consumidor não poderia pagar se fosse à vista.
💡 Saiba mais: Como vender parcelado na minha loja virtual?
Pix
O Pix é um sistema de cobrança online que permite o pagamento instantâneo da compra, já que o dinheiro pode ser transferido em até 10 segundos para qualquer banco. Graças à sua praticidade, o método já é usado por 3 a cada 4 brasileiros que fazem compras online.
Com essa forma de cobrança online, os pagamentos podem ser feitos em qualquer horário, a qualquer dia da semana (inclusive domingos e feriados). Ou seja, receber pelo Pix permite que o processo de compra fique mais fácil e rápido, diminuindo as chances de que o consumidor desista de fechar o pedido.
Para pessoas físicas, esse é um serviço totalmente gratuito. Contudo, no Pix para pessoas jurídicas, ou seja, para empresas, podem existir taxas cobradas pelas instituições financeiras. Portanto, é preciso ficar atento.
Na Nuvemshop, você conta com vários apps integrados que permitem cobrar no Pix e até mesmo parcelar vendas com esse meio de pagamento instantâneo. Alguns exemplos são Parcelex, Pagaleve e BluePay Pix.
👉 Confira:
Links de pagamentos
O link de pagamento é uma forma de facilitar o recebimento de cobranças online. Ele funciona como um hiperlink que pode ser compartilhado pelas redes sociais ou pelo WhatsApp para que os clientes possam finalizar a compra de forma prática e rápida.
Dessa forma, você não precisa se preocupar com a assinatura de maquininhas de cartão, por exemplo. Além de aceitar a maioria das bandeiras de cartão, é possível parcelar compras, usar as funções débito, crédito e até mesmo Pix.
Na Nuvemshop, você pode criar um link personalizado utilizando nosso gateway de pagamento Nuvem Pago. Assim, é possível aumentar ainda mais as vendas oferecendo a praticidade de pagamento por qualquer canal.
👉 Confira: Perguntas frequentes sobre o link de pagamento do Nuvem Pago
Carteiras digitais
Por fim, as carteiras digitais também são um meio de pagamento que vem crescendo nos últimos anos. Apenas em 2022, elas foram usadas em 49% das compras feitas pela internet.
Na prática, uma carteira digital é um aplicativo que pode ser utilizado para guardar dinheiro e também as informações de cartões de crédito e débito. Assim, ele pode ser utilizado para pagar cobranças online usando esses recursos.
Esse método se tornou popular graças à política de cashback para pagamentos com as carteiras digitais. Empresas como PicPay, por exemplo, são famosas por oferecerem dinheiro de volta sempre que o usuário paga alguma compra usando o aplicativo.
💡 Saiba mais: Como usar o cashback para fidelizar clientes?
Cobrança recorrente
A cobrança recorrente é um modelo de pagamento no qual os clientes são cobrados automaticamente em intervalos regulares por um produto ou serviço que estão utilizando ou recebendo continuamente.
Esse é um modelo muito comum em serviços de streaming, como a Netflix. No entanto, também tem ganhado espaço entre os lojistas com o clube de assinaturas, quando o cliente paga um valor mensal e recebe produtos todos os meses na sua casa.
Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode usar o aplicativo Cakemoney para vender produtos e serviços com cobrança recorrente no cartão de crédito de forma simples, com planos a partir de R$ 39 ao mês.
⚙️ Baixe o aplicativo: Cakemoney
💡 Saiba mais: O que é economia da recorrência e como lucrar com esse modelo de negócio?
Quais são os tipos de soluções para cobrar online
Agora que você conheceu os principais meios de cobrança online, também precisa entender quais tipos de sistemas existem para processar esses pagamentos. Basicamente, o mercado oferece intermediadores de pagamentos (subadquirentes), gateways de pagamento e PSPs.
Veja como funciona cada uma dessas soluções:
Intermediador de pagamentos (subadquirente)
Os intermediadores de pagamento (ou subadquirentes) são sistemas que conectam lojas virtuais aos adquirentes, que, por sua vez, são empresas que fazem a intermediação entre bancos, bandeiras e lojas (Cielo, Getnet, Stone, entre outras).
Como a conexão com um adquirente pode ser muito trabalhosa e burocrática, surgiram os subadquirentes para facilitar essa contratação.
A função dessas plataformas é intermediar as transações de cobrança online, transmitindo as informações de pagamento às adquirentes e repassando os valores de venda aos lojistas. Alguns exemplos de subadquirentes famosos no mercado são o Mercado Pago, o PayPal, e o PagBank.
💡 Saiba mais: O que é régua de cobrança e qual a sua importância?
Gateway de pagamento
O gateway de pagamento é um software que processa pagamentos e armazena dados. Sua função é conectar e transferir — de forma rápida e segura — os dados entre um usuário e instituições financeiras (bancos, operadoras de cartão, fintechs etc.) no ambiente virtual.
Dessa forma, a tecnologia do gateway de pagamento funciona como uma “ponte” que conecta os dados financeiros entre os agentes responsáveis para concluir uma transação. A principal diferença do gateway para o subadquirente é que ele costuma oferecer serviços complementares de gestão de cobranças e inadimplência, além de recursos para aumentar as conversões.
Alguns exemplos de gateways de pagamento conhecidos no mercado são o Nuvem Pago, a Vindi e o Braspag.
💡 Saiba mais: O que é e como conseguir o selo Ebit?
Provedor de Serviços de Pagamento (PSP)
Por fim, existe ainda o Provedor de Serviços de Pagamento (PSP), que tem praticamente a mesma função dos gateways e intermediadores. A diferença é que o PSP costuma ser mais abrangente, uma vez que ele processa o pagamento de ponta a ponta e garante a segurança dos dados dos consumidores.
Por outro lado, o PSP pode cobrar taxas mais altas, devido às facilidades oferecidas. Os PSPs mais conhecidos do mercado são Pagar.me, Stripe e Adyen.
💡 Saiba mais: O que é PSP do recebedor e o que significa pagamento rejeitado?
Quais são as principais plataformas de cobrança online?
Como vimos, para finalizar os pagamentos na sua loja virtual, é preciso utilizar um sistema de cobrança online seguro que permita que o cliente realize a transação financeira.
A seguir, vamos te apresentar os principais serviços do mercado, como cada um funciona e as menores taxas de pagamento online. Confira:
Nuvem Pago
Nuvem Pago é um meio de pagamento exclusivo para quem cria uma loja na Nuvemshop. Por meio dele, o lojista pode receber pagamentos de forma rápida e segura com boleto bancário, cartão de crédito e Pix.
Não existe taxa de ativação, mensalidade ou tarifa por venda. Os únicos valores cobrados do lojista são o juros de parcelamento (caso ofereça o parcelamento sem juros para o consumidor), a taxa do Pix, a emissão de boleto e as taxas MDR (Merchant Discount Rate ou “taxa de desconto do comerciante”, em português).
Nesse caso, a taxa por transação e o prazo médio de recebimento variam de acordo com o seu plano. No geral, os valores são:
Plano Começo:
- 4,89% + R$ 0,35 para receber em 30 dias;
- 5,39% + R$ 0,35 para receber em 14 dias;
- 5,89% + R$ 0,35 para receber em 2 dias.
Plano Essencial:
- 4,09% + R$ 0,35 para receber em 30 dias;
- 4,59% + R$ 0,35 para receber em 14 dias;
- 5,09% + R$ 0,35 para receber em 2 dias.
Plano Impulso:
- 3,89% + R$ 0,35 para receber em 30 dias;
- 4,39% + R$ 0,35 para receber em 14 dias;
- 4,89% + R$ 0,35 para receber em 2 dias;
Plano Escala:
- 3,59% + R$ 0,35 para receber em 30 dias;
- 4,09% + R$ 0,35 para receber em 14 dias;
- 4,59% + R$ 0,35 para receber em 2 dias.
👉 Confira:
PagSeguro
O PagSeguro é uma ferramenta de cobrança online que oferece opções de pagamento com cartão de crédito e débito, boleto bancário, Pix e QR Code.
As principais taxas por transação do PagSeguro estão relacionadas ao pagamento com cartão de crédito. Nesse caso, os valores são:
- 4,99% para receber na hora por compras à vista;
- 5,59% para receber na hora por compras parceladas;
- 3,99% para receber em 14 dias por compras à vista;
- 4,59% para receber em 14 dias por compras parceladas;
- 3,19% para receber em 30 dias por compras à vista;
- 3,79% para receber em 30 dias por compras parceladas.
Além disso, cobranças realizadas com cartão de débito têm uma taxa de 1,99% no primeiro ano. Depois desse período, o custo passa a ser de 2,39%. Também existe uma taxa do Pix e sobre a emissão de boleto.
Nesse caso, a boa notícia é que o PagSeguro oferece taxas especiais para quem cria sua loja grátis na Nuvemshop. Para pagamentos parcelados no cartão de crédito com recebimento em 14 dias, por exemplo, a taxa cai de 4,59% para 4,29% + R$0,40.
👉 Ferramenta grátis: Calculadora de taxas do PagSeguro
Moip
O Moip é uma plataforma de cobrança online que funciona como intermediador de pagamentos para lojas virtuais e marketplaces. Ele serve para realizar cobranças de forma rápida e segura, garantindo uma boa experiência para o consumidor.
Com ele, você consegue cobrar por meio de boletos, cartão de crédito e transferência bancária, como TED e DOC.
O Moip não cobra mensalidade ou valores por planos. No entanto, são cobradas porcentagens por cada transação realizada por meio da plataforma. Conheça os valores:
- 5,49% + R$ 0,69 por transação aprovada via cartão de crédito;
- 3,49% + R$ 0,69 por transação aprovada via débito em conta;
- R$ 3,49 por boleto pago.
Clientes Nuvemshop que usam o Moip também têm acesso à condições especiais. Nesse caso, as taxas são:
- Taxa de 2,99% + R$ 0,39 por venda via crédito com repasse do dinheiro em 30 dias;
- Taxa de 3,99% + R$ 0,39 por venda via crédito com repasse do dinheiro em 14 dias;
- Tarifa fixa de R$ 2,99 para transações via boleto e débito online.
👉 Confira: Como ativar o Moip na sua Nuvemshop?
Mercado Pago
O Mercado Pago é um banco digital desenvolvido pelo Mercado Livre para pagamentos online. Com ele, é possível fazer cobranças por meio de cartão de crédito, Pix, transferência bancária e boleto.
Assim como outras soluções de pagamento, existe a cobrança de taxa por transações realizadas com cartão de crédito, débito, emissão de boleto e cobranças online com Pix.
No entanto, lojistas que escolhem criar uma loja virtual com a Nuvemshop recebem uma pré-integração com a ferramenta, que disponibiliza taxas com valores abaixo do mercado.
Nesse caso, o repasse dos valores pode ser feito na hora, com taxas a partir de 4,99%, ou com prazos mais extensos de até 30 dias, com valores que variam entre 3,99% e 4,49%.
💡 Saiba mais: Como cobrar online pelo Mercado Pago?
👉 Confira: Como ativar o Mercado Pago em sua loja Nuvemshop?
Paypal
O PayPal funciona como uma carteira virtual. Aos lojistas, ele permite que sejam oferecidas as principais formas de pagamento do mercado, inclusive em vendas internacionais.
A plataforma de cobrança online também tem uma taxa sobre as vendas, composta por uma porcentagem do valor a receber mais uma quantia fixa. Funciona assim:
- Para vendas no Brasil, em reais, com recebimento em um dia: 4,99% + R$ 0,60 por venda;
- Para transações internacionais: 7,40% + tarifa fixa que varia de acordo com a moeda.
No entanto, se você tem uma loja Nuvemshop, as taxas para vendas no Brasil são especiais. Confira:
- Com recebimento em 1 dia: 4,59% + R$ 0,60 por venda;
- Com recebimento em 30 dias: 3% + R$ 0,60 por venda.
👉 Confira: Como instalar o PayPal na minha loja Nuvemshop?
Que tal começar a fazer cobrança online?
A cobrança online é um processo essencial para receber o valor pago pelos clientes na sua loja virtual. Por isso, é importante saber todos os detalhes antes de escolher a solução de pagamento mais recomendada para a sua empresa.
E, agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? Comece seu negócio e conte com uma plataforma segura para fazer todas as cobranças online! 💙
Referências:
- Pagamento no cartão de crédito é a modalidade utilizada por 57% dos consumidores brasileiros;
- Pix é usado por 3 a cada 4 consumidores brasileiros;
- Meios de pagamento engessados impedem 80% das pessoas de comprar online;
- Carteiras digitais foram usadas em 49% das compras feitas pela internet em 2022.