O que é coleção-cápsula e como lançar uma?

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Empreendedores lançam coleção-cápsula em loja virtual de roupas da Nuvemshop.

Coleção-cápsula é aquela que tem um número reduzido de peças, em comparação com uma coleção de moda tradicional. Geralmente, inclui entre 8 e 15 peças, além de ter um apelo de exclusividade e uma temática diferenciada.


Por que se limitar à sua coleção principal se você tem um mercado enorme para explorar? Essa é a ideia por trás da coleção-cápsula, uma tendência da indústria de moda e beleza que veio para ficar.

Basicamente, as coleções-cápsulas são minicoleções temáticas e exclusivas com um número reduzido de peças e apelo sustentável. Elas podem ser lançadas em colaboração com artistas, para eventos específicos ou em datas comemorativas. Interessante, não é mesmo?

Então, se você tem um negócio de moda ou beleza, precisa saber como fazer uma cápsula de impacto. Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo, mostrar quais são as vantagens e ainda sugerir nomes para sua coleção-cápsula. 👠

Para completar, adicionamos dicas exclusivas da nossa Diretora de Estratégia de E-commerce da Nuvemshop Next, Babi Tonhela, especialista em grandes marcas fashion do e-commerce.

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Agora sim, vamos ao guia completo sobre coleções-cápsula!

O que é coleção-cápsula?

Coleção-cápsula, do inglês capsule collection, é aquela que tem um número reduzido de peças, em comparação com uma coleção de moda tradicional. Geralmente, são lançadas entre 8 e 15 exemplares combináveis entre si, dependendo da estratégia utilizada pela marca.

Por isso, a coleção-cápsula tem um apelo de exclusividade e peças limitadas. Muitas vezes, essas minicoleções são lançadas em colaboração com artistas e designers renomados ou para atender a uma tendência específica.

Dessa forma, as marcas conseguem lançar linhas paralelas às suas coleções principais, explorando diversas oportunidades de mercado e estilos diferentes. Além disso, é comum que as coleções-cápsula tenham um apelo sustentável, utilizando o conceito de slow fashion (oposto ao de fast fashion, relacionado à moda sustentável).

Como esse tipo de coleção tem um número menor de peças, a ideia é investir em itens essenciais para um guarda-roupas mais enxuto — sem excessos. A sustentabilidade também costuma aparecer na confecção, com o uso de matérias-primas de alta qualidade e tecidos ecológicos.

Vale mencionar que a coleção-cápsula não é utilizada somente na indústria da moda, mas também em segmentos como beleza, decoração, perfumaria, acessórios etc.

Para que serve a coleção-cápsula?

Uma coleção-cápsula pode ser utilizada para vários objetivos, por exemplo:

  • Promover uma seleção de peças temáticas de acordo com uma data específica ou evento;
  • Criar coleções que vão além das sazonalidades tradicionais do mercado de moda, como coleção primavera/verão e outono/inverno;
  • Fazer uma collab (colaboração) com algum artista para uma coleção exclusiva;
  • Apresentar as peças-desejo da marca;
  • Reforçar posicionamentos de marca e contar histórias por meio do storytelling;
  • Testar demandas no mercado e coletar feedbacks de clientes;
  • Aproveitar o timing de tendências;
  • Criar pequenas coleções no estilo slow fashion, com proposta de sustentabilidade.

💡 Saiba mais: Tendências e oportunidades no mercado de beleza do Brasil

Vantagens de lançar uma coleção tipo cápsula

Lançar uma coleção do tipo cápsula pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Confira os principais:

Liberdade criativa

As coleções-cápsula são um veículo de liberdade criativa para marcas e estilistas. Com elas, a empresa não precisa se restringir às coleções tradicionais e temporadas de moda, tendo a possibilidade de experimentar e lançar peças inovadoras.

Teve uma nova ideia promissora, mas ela não está alinhada com a coleção atual? Sem problemas! É só lançar uma cápsula e aproveitar a inspiração.

Apelo sustentável

Com a sustentabilidade em alta no mercado fashion, uma minicoleção com tecidos ecológicos e materiais recicláveis pode ser um grande diferencial. Outra ideia é fazer collabs com designers e artesãos especializados em técnicas de upcycling (transformação de roupas ou tecidos descartados em novos produtos).

"Lançar uma coleção-cápsula é uma jogada superinteligente para marcas de moda que querem se destacar, trazendo itens exclusivos que chamam atenção pelo design único e uma pegada mais sustentável. Na Nuvemshop, isso é uma chance de ouro para mostrar produtos limitados e capturar a atenção de um público que valoriza a exclusividade."

Babi Tonhela
Babi Tonhela
Diretora de Estratégia de E-commerce Nuvemshop Next

 

Possibilidade de aproveitar tendências

No mercado da moda e da beleza, as tendências vêm e vão em uma velocidade impressionante. Por isso, se você quer aproveitar o timing de uma novidade, a melhor solução é criar uma coleção-cápsula.

Oportunidades de vender entre estações

As cápsulas de moda também são uma ótima forma de vender peças diferentes entre estações. Tradicionalmente, o mercado fashion gira em torno das temporadas de primavera/verão e outono/inverno, mas existem muitas possibilidades além delas — até porque as mudanças climáticas vêm modificando esses padrões.

Atração de novos públicos

Com as coleções exclusivas, você pode atrair novos consumidores que ainda não fazem parte do seu público-alvo. De repente, se você identificar um nicho de mercado com alto potencial, basta criar uma seleção de peças com a cara desse novo segmento.

Aumento da consciência de marca

Para fechar as vantagens da coleção compacta, temos o aumento da consciência de marca (brand awareness). Isso porque muitas empresas usam esse tipo de coleção para manter-se em evidência no mundo da moda, gerando buzz e reforçando o posicionamento da marca.

Qual é a origem da coleção-cápsula?

O conceito de coleção-cápsula começou a ser utilizado na década de 1970. A origem do termo é atribuída, principalmente, à estilista Susie Faux, que criou o conceito “armário cápsula” (capsule wardrobe) para se referir a uma pequena seleção de peças atemporais e essenciais.

No entanto, a popularização do termo veio em 1980, com a estilista Donna Karan, que criou a coleção “Seven Easy Pieces”, composta por sete itens essenciais que podiam ser misturados para formar diversos looks.

Com o passar dos anos, a coleção-cápsula ganhou novos significados, deixando de ser somente uma seleção de peças-chave para o guarda-roupas. Hoje, esse tipo de coleção se tornou uma poderosa ferramenta de inovação para marcas fashion, sendo utilizada com frequência por lojas de roupas e acessórios.

Como criar uma coleção-cápsula?

Agora que você sabe o que é uma coleção do tipo cápsula e por que ela é interessante, vamos aprender a criar uma passo a passo. Acompanhe:

1. Defina seu público-alvo

A criação de toda coleção começa com a definição de um público-alvo. No caso da cápsula, você pode ir além do seu público usual e mirar em um nicho de mercado diferenciado.

Por exemplo, com a aproximação do Carnaval, vale lançar uma coleção-cápsula específica para os foliões, com uma vibe mais colorida e fantasiosa. Lembre-se de mapear cuidadosamente o público-alvo e entender o perfil dessas pessoas, reunindo dados demográficos e comportamentais.

O ideal é criar personas, que são personagens inspirados no seu perfil de cliente ideal.

2. Crie um tema e um nome

Toda coleção-cápsula precisa contar uma história envolvente, porque um bom conceito é o segredo para conquistar o público. Então, a dica é começar pelo tema, que pode ser inspirado em uma tendência que está em alta, uma data que se aproxima ou simplesmente um insight seu.

Por exemplo, você pode estar navegando pelo TikTok e se deparar com a tendência witchcore, que traz uma aura gótica e mística nas peças. A partir disso, pode surgir uma cápsula da marca com peças estilo “bruxa moderna”, batizada de “Tarot Vibes”.

Em outro caso, uma marca decide criar uma cápsula baseada em um grande evento musical que se aproxima. A coleção é chamada de “Dressed to Lola” e inclui peças típicas de festivais, com o espírito da festa e algumas estampas alusivas aos artistas participantes.

Lembre-se de caprichar no storytelling, criando narrativas únicas para sua coleção. Muito além de roupas e acessórios, estamos falando de estilos de vida e vivências.

“Contar a história por trás de cada peça faz toda a diferença. Aproveite os recursos da Nuvemshop, como blogs integrados e descrições detalhadas, para mergulhar na narrativa de cada coleção. Mostrar o processo criativo e o cuidado com cada detalhe ajuda a criar uma relação mais profunda com os clientes.

Babi Tonhela

3. Faça um moodboard da coleção

Um moodboard é um painel de referências onde você adiciona imagens, vídeos e elementos visuais em geral que representam suas ideias. Na hora de criar uma coleção-cápsula, vale a pena usar essa ferramenta para organizar o look and feel (a parte visual e sensitiva da coleção) e aumentar sua inspiração criativa.

Você encontra modelos gratuitos de moodboard na internet, em sites como o Canva, e também pode usar uma rede social como o Pinterest.

4. Tenha uma statement piece

A statement piece, ou peça statement, é uma roupa ou acessório icônico da coleção, que se destaca pela autenticidade ou pela exclusividade. Por isso, sua cápsula precisa ter uma (ou mais) dessas peças, que despertam grande desejo nos consumidores e transmitem uma mensagem forte nos looks.

5. Desenvolva peças combináveis entre si

Uma característica importante das coleções exclusivas é que as peças podem ser combinadas entre si, formando vários looks. Por isso, é essencial incluir opções mais neutras, equilibrando a paleta de cores, e modelagens que ornam juntas.

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6. Faça um pré-lançamento

O pré-lançamento , ou pré-venda, é uma estratégia que permite divulgar sua coleção para um grupo seleto de clientes antes do lançamento oficial. Muitas marcas criam grupos VIP para ter acesso, em primeira mão, às peças da nova cápsula, com direito a descontos especiais.

Durante o pré-lançamento, você também pode coletar feedbacks do público e ajustar sua coleção de acordo com as expectativas dos clientes. Além disso, vale a pena criar um “save the date” e publicar teasers (conteúdos engajantes que antecipam o lançamento e provocam curiosidade) nas suas redes sociais para criar expectativa em torno do lançamento.

Para ter uma pré-venda de sucesso, é importante que você faça uma segmentação de clientes avançada, selecionando os grupos com maior interesse no lançamento.

"Uma dica de ouro é usar as ferramentas de segmentação da plataforma Nuvemshop Next para criar experiências personalizadas. Com a Nuvemshop, dá para mandar campanhas direcionadas para quem realmente se interessa por essas coleções, aumentando não só as vendas como a conexão dos clientes com a marca."

Babi Tonhela
Babi Tonhela
Diretora de Estratégia de E-commerce Nuvemshop Next

9. Faça vídeos e fotos profissionais

A qualidade da produção audiovisual é tudo no lançamento de uma minicoleção de moda. Por isso, é fundamental saber como tirar fotos de roupas, acessórios, produtos de beleza, ou outro item que você venda.

Para valorizar sua coleção, aposte em cenários criativos e vídeos-conceito. Quem tem um e-commerce de moda na Nuvemshop Next — nossa plataforma de e-commerce para negócios em expansão —, por exemplo, pode usar os recursos de inteligência artificial para editar fotos e acessar aplicativos como o Widde, que permite criar vídeos incríveis de produtos.

💡 Saiba mais: Como fazer vídeo marketing e aumentar suas vendas

8. Promova sua coleção-cápsula

Quando lançar sua coleção-cápsula, promova em todos os canais da sua marca e reserve uma página especial do seu site para ela. Explore a exclusividade da coleção, deixando claro que se trata de uma oportunidade única e pontual, para além do que a marca entrega normalmente.

Na divulgação, dispare um e-mail marketing de lançamento, crie conteúdos inspiradores nas redes sociais (Reels e Stories são sempre bem-vindos) e envie mensagens diretas pelo WhatsApp. Outra dica é fazer transmissões ao vivo de vendas, utilizando a estratégia de live commerce para promover as novas peças.

💡 Saiba mais: Guia completo para criar um post de moda para Instagram

Vale ressaltar que a Nuvemshop Next, nossa plataforma de e-commerce para negócios que não param de crescer, oferece soluções completas de automação de marketing para divulgar coleções.

Com o Nuvem Marketing, você consegue automatizar campanhas de e-mail marketing, recuperar carrinhos abandonados, gerar cupons de desconto e cashback, e muito mais! Conheça a solução:

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30 ideias de nomes para coleção-cápsula

Precisa de ideias de nomes para sua coleção-cápsula? Confira algumas sugestões.

Nomes para coleção-cápsula feminina

Veja ideias de nomes para coleções-cápsula de marcas de moda feminina:

  • Princess Mood;
  • Encantos Fluidos;
  • Abalo Sísmico;
  • Orvalho da Manhã;
  • Sinestesia;
  • Onda Dourada;
  • Rock & Roses;
  • Skin Diva;
  • Clean & Cool;
  • Diva Core.

Nomes para coleção-cápsula masculina

Confira opções de nomes para coleções-cápsula de marcas de moda masculina:

  • Street Kings;
  • Hall of Fame;
  • Irreverentes;
  • Gentlemans;
  • Urban & Cool;
  • Pure Swag;
  • Hype Beast;
  • Street Edgy;
  • Resenha;
  • Fino do fino.

Nomes para coleção-cápsula infantil

Confira sugestões de nomes para coleções-cápsula de marcas de moda infantil:

  • Mini Hype;
  • Grudinho;
  • Trendinha;
  • Sonho Azul/Rosa;
  • Hora do Recreio;
  • Playground;
  • Sono Sereno;
  • Aquarela;
  • Teen & Clean;
  • Kids Core.

Exemplos de coleção-cápsula

Para entender o conceito de coleção-cápsula na prática, confira alguns exemplos de lojas virtuais que utilizam essa estratégia.

Not Me Shoes

A Not Me Shoes, cliente Nuvemshop Next, é uma loja de calçados femininos especializada em modelos “fashionistas”. Um dos pilares do sucesso da empresa é o lançamento de novas coleções, incluindo coleções-cápsula, que são utilizadas para testar a demanda do mercado. Veja um exemplo na home da loja virtual:

Exemplo de coleção-cápsula da Not Me Shoes.

De acordo com a CEO da Not Me Shoes, Ana Carina Kammers, as coleções-cápsula são muito úteis para entender a necessidade dos clientes em diferentes estações e temporadas. Caso um lançamento não tenha o desempenho esperado, essas minicoleções também podem ser desenvolvidas rapidamente para ajustar a estratégia da empresa.

"Eu trabalho muito cedo as coleções e, caso não tenha a performance que esperava no período, lançamos uma coleção-cápsula, vemos o que o mercado está pedindo. Bota é pra frio, mas não vai vender se estiver um calor de 40 graus, aí trazemos sapatilha, bico fino, etc."

Ana Carina Kammers
Ana Carina Kammers
Fundadora da Not Me Shoes

 

Store Guette

A loja virtual de moda feminina Store Guette, um dos cases de sucesso da plataforma Nuvemshop Next, tem uma estratégia certeira de lançamento de coleções-cápsula VIP. Na Black Friday de 2024, por exemplo, a loja faturou mais de R$ 1 milhão com uma coleção exclusiva para a data e cupons de desconto.

No exemplo abaixo, a Store Guette divulga sua coleção-cápsula Maré Estelar, inspirada na tendência mermaid core. Antes do lançamento oficial, as clientes podem entrar no grupo VIP da coleção e ter acesso antecipado às peças, além de cupons exclusivos. Veja:

Coleção-cápsula da Store Guette.

Graças à robustez da plataforma Nuvemshop Next, a Store Guette conseguiu profissionalizar o lançamento de coleções-cápsula, utilizando um grupo VIP, cupons de desconto antecipados, e-mail marketing e live commerce.

Andreza Chagas

A loja virtual de moda feminina sustentável Andreza Chagas, que utiliza a solução Nuvemshop Next para vender online, é adepta das coleções-cápsula. No site da empresa, vemos a estratégia de adicionar a coleção “Alto Verão 2025” à tradicional seleção de primavera/verão do ano. Aqui um exemplo:

Coleção-cápsula Alto Verão.

Rubinella

A loja de moda feminina Rubinella, também cliente Nuvemshop Next, utiliza a estratégia de coleções-cápsula para gerar expectativa em seus clientes. No exemplo abaixo, a marca lançou uma coleção de outono inverno reduzida como prévia para suas clientes. Veja:

Coleção Rubinella no Instagram.

Olie Velas

A loja virtual de velas aromáticas e home sprays Olie, cliente Nuvemshop, utiliza o conceito de coleção-cápsula para vender aromas exclusivos. No exemplo abaixo, vemos a coleção Maresia, que traz um aroma fresco e sereno, inspirado na tranquilidade do mar. Olhe:

Coleção-cápsula da Olie.

Narcisos

A loja de streetwear masculino Narcisos, outro cliente Nuvemshop, lança diversas coleções-cápsula numeradas com ícones como Tupac, Zeca Pagodinho e Seu Jorge. No exemplo a seguir, a marca promove o lançamento de sua “Cápsula 7.0” no Instagram. Veja:

Coleção cápsula Narcisos.

Renner e NFL

Em 2024, a Renner fechou uma parceria com a NFL, a principal liga de futebol americano dos EUA, para lançar uma coleção cápsula temática do esporte. Foram confeccionadas diversas peças, entre camisetas, agasalhos e acessórios.

As peças trazem a marca institucional da NFL e de vários times, como New England Patriots, Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles. Olhe:

parceria da Renner com NFL.

Tudo pronto para lançar sua coleção-cápsula?

Esperamos que este artigo tenha inspirado você a investir nas coleções-cápsula para impulsionar sua marca de moda, beleza ou decoração. Cada vez mais, as empresas apostam em lançamentos exclusivos para atrair novos públicos, manter a marca em evidência e diversificar seu portfólio de produtos.

Se você vende online e trabalha com cápsulas, precisa de uma plataforma de e-commerce completa e fácil de gerenciar. Conheça a Nuvemshop Next, que te oferece liberdade para customizar sua loja virtual, uma equipe dedicada ao seu crescimento e ferramentas poderosas para vender! 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre coleção-cápsula

Coleção-cápsula é aquela que tem um número reduzido de peças, em comparação com uma coleção de moda tradicional. Além disso, ela tem um apelo de exclusividade, peças que combinam entre si e temas diferenciados.

Idealmente, a coleção-cápsula deve ter entre 8 e 15 peças. Mas a regra é que tenha, pelo menos, um número menor do que o da coleção principal.

A coleção-cápsula oferece liberdade criativa à marca, cria novas oportunidades de vendas e permite atingir novos públicos. Além disso, ela permite aproveitar tendências no timing correto, vender entre estações e aumentar a consciência de marca.

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