Como fazer collab no Instagram e criar posts com mais de um autor?
- Collab no Instagram são publicações de autoria compartilhada entre dois ou mais usuários;
- Com o recurso, a postagem aparece para os seguidores de ambas as contas, aumentando a visibilidade do post;
- Se o seu objetivo com a collab é aumentar a visibilidade da sua marca, aproveite para criar uma loja virtual profissional gratuita na Nuvemshop e integrá-la à sua conta.
O Instagram vem investindo, cada vez mais, em ferramentas para quem usa a rede social para negócios. Os recursos de Shopping, Ads e Insights são alguns exemplos disso. E, uma das últimas funcionalidades adicionada a essa lista é a opção de collab no Instagram.
O recurso, que já está disponível para todos os usuários, permite fazer publicações em colaboração com dois ou mais perfis na rede social, facilitando as parcerias e aumentando o alcance de marcas para novos seguidores.
Está pronto para testar a nova ferramenta? Então, continue a leitura e veja passo a passo como fazer collab no Instagram e quais as vantagens para o seu Instagram Comercial!
O que é collab no Instagram?
Collab é o termo em inglês para o verbo colaborar. Logo, as collabs no Instagram são posts colaborativos, ou seja, conteúdos criados em parceria entre duas ou mais contas.
Na prática, é como se os dois perfis dividissem a autoria de uma publicação — que pode ser tanto do feed, quanto do reels do Instagram.
Assim, os dois usuários aparecem como autores e o post é exibido em ambos os perfis, recebendo curtidas e comentários dos seguidores de todas as contas mencionadas.
A marca Saint Germain, por exemplo, loja de relógios hospedada na plataforma de e-commerce da Nuvemshop, usou esse recurso para fazer uma publicidade de Dia das Mães em parceria com a influenciadora Natália Euzébio, divulgando a campanha tanto para os seus seguidores, quanto para os da influenciadora. Veja:
💡 Saiba mais: O que é co-marketing e como fazer parcerias de sucesso?
Como fazer collab no Instagram?
Assim como todas as ferramentas do Instagram, as collabs também são simples e bem intuitivas. Veja o passo a passo para fazer posts compartilhados:
1. Crie uma publicação
Abra o aplicativo do Instagram no seu celular (ainda não é possível fazer collab usando o Instagram pelo PC) e toque no botão “+”, na barra inferior da tela, para criar uma nova publicação.
Escolha a foto ou vídeo que deseja postar e clique em “Avançar”, no canto superior direito da tela.
2. Edit o post normalmente
Antes de continuar, você pode editar a foto como preferir, adicionando músicas, legendas, enquetes e hashtags mais usadas.
3. Toque em “Adicionar Colaboradores”
Abaixo da legenda, clique em “Marcar pessoas” e depois em “Adicionar colaboradores”. Em seguida, use a barra de pesquisa para procurar o @ ou o nome que aparece no perfil da pessoa que fará a collab com você.
É possível selecionar até cinco pessoas para serem colaboradores da publicação no Instagram. Assim, a foto ou vídeo publicado pode ter até seis autores no total (incluindo você).
4. Clique em “Concluir”
Depois de marcar todos os parceiros da collab, clique em “Concluir”, no canto superior direito da tela para finalizar a marcação e seguir com a postagem no Instagram.
5. Compartilhe a publicação
Para finalizar, toque na opção “Compartilhar”, na barra inferior da tela. A princípio, a publicação terá apenas o seu nome, pois os demais perfis precisam aceitar o convite para collab antes de aparecerem como autores.
💡 Saiba mais: Como mudar a letra do Instagram?
Como aceitar collab no Instagram?
Se você foi convidado para uma collab no Instagram, o processo é ainda mais simples. Basta seguir o tutorial abaixo:
1. Abra o seu Direct
Abra o aplicativo do Instagram no seu celular e toque no ícone de Direct, no canto superior direito, ou arraste a tela para a esquerda para abrir a aba de mensagens.
2. Toque na conversa com o parceiro da collab
Toque na conversa da pessoa que convidou você para ser colaborador de uma publicação no Instagram para acessar o convite de collab.
3. Toque em “Ver solicitação”
Ao clicar em “Ver solicitação”, você poderá escolher entre as opções “Aceitar”, “Recusar” ou “Agora não”, caso queira decidir depois.
4. Clique em “Aceitar” para confirmar a collab
Ao clicar em “Aceitar”, você confirma a collab no Instagram e o seu nome passa a aparecer como autor da publicação, que também será entregue para os seguidores do seu perfil.
Como fazer collab no Instagram depois do post publicado?
Não é possível adicionar colaboradores depois que um post ou reel já foi publicado no Instagram. O recurso de collab está disponível somente nas opções de edição — antes de concluir a publicação.
Nesse caso, ainda é possível marcar as pessoas na foto. No entanto, os perfis mencionados não aparecerão como autores e nem terão a publicação compartilhada diretamente no seu feed, como acontece nas collabs.
💡 Saiba mais: O que postar no Instagram? 15 ideias legais e fáceis
Não consigo fazer collab no Instagram: o que pode ser?
Ter o perfil privado pode ser um dos motivos para não conseguir fazer collab no Instagram. Isso porque, nesse caso, as suas publicações ficam visíveis apenas para os seus seguidores.
Assim, se a pessoa com quem você for fazer a colaboração não seguir o seu perfil, ela não poderá receber a notificação de parceria.
Além disso, se você tentou fazer uma collab e recebeu a mensagem de que “Não é possível convidar o colaborador”, pode ser que esse usuário tenha desativado as opções para ser marcada em publicações.
Nesse caso, se a parceria já foi combinada, é preciso solicitar que a pessoa altere essa opção temporariamente nas configurações de privacidade da conta para seguir com a collab no Instagram.
💡 Saiba mais: Como conseguir parcerias no Instagram em 6 passos
Qual a vantagem da collab no Instagram para marcas?
Se você usa a rede social para vender no Instagram, provavelmente quer saber como as collabs podem ser úteis para o seu negócio, não é mesmo? Então, veja o impacto que esse recurso pode trazer para a sua marca:
Maior alcance na rede
Quando fazemos uma collab no Instagram, o post é entregue para seguidores de todas as contas mencionadas. Isso significa que o alcance da sua marca será muito maior, já que o conteúdo será exibido para mais usuários.
Mais engajamento
Como as publicações feitas em parceria são entregues para um público maior, também existem boas chances de que elas recebam mais curtidas, comentários e compartilhamentos.
Isso ajuda a aumentar o seu engajamento no Intagram. E, com mais engajamento, o seu post também passa a ser entregue pelo algoritmo para mais pessoas, aumentando ainda mais a visibilidade das suas publicações entre os seus seguidores.
Além disso, a plataforma tende a privilegiar posts que usam as novas ferramentas da rede social. Por isso, serve que surgir uma novidade, como as collabs, vale a pena inserir o recurso no seu calendário editorial.
💡 Saiba mais: O que é o algoritmo do Instagram e como funciona?
Novos seguidores
Por fim, as collabs também contribuem para ganhar seguidores na rede social. Isso porque o seu perfil fica muito mais visível quando está marcado como autor, já que seu nome de usuário aparece diretamente ao lado do nome da conta parceira (e também na legenda, caso você tenha criado o post original).
Aprendeu a fazer collabs no Instagram?
Como vimos, as collabs no Instagram podem ser um recurso poderoso para quem usa a rede social para negócios. Mas, para aumentar as vendas, nada melhor que contar com uma loja virtual própria, que te permita vender 24 horas por dia — mesmo quando você não estiver online.
Então, aproveite para criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop e faça a integração com o seu perfil no Instagram. É rápido, fácil e sem a necessidade de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙