O que é combo promocional, quais as vantagens e como criar um?
- Criar combos promocionais com produtos ou serviços incentiva compras maiores, aumentando o faturamento, ticket médio e atraindo novos clientes;
- Existem diversos tipos de combos, como complementares, únicos, destaques, liquidação e comemorativos. Cada tipo visa atrair diferentes perfis de consumidores e metas de vendas;
- Ao criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop, você pode integrar seu e-commerce com aplicativos específicos para criar combos promocionais, como Compre Junto Funsales, Kit de Produtos e Compre Junto Pro.
Sabia que existe um jeito de vender mais produtos ou serviços em uma única transação? É muito simples: é só criar um combo promocional com vários itens da sua loja!
Esses kits podem ser formados pelos produtos mais vendidos, por um único item do catálogo em maior quantidade, por ofertas com descontos irresistíveis e muito mais. Cabe a você decidir qual estratégia de combo de vendas vale mais a pena para o seu negócio.
Ficou em dúvida sobre como começar? Então, vem com a gente para aprender como criar combos promocionais e decolar as vendas da sua loja virtual. Você vai se impressionar com as vantagens dessa estratégia! 👀
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O que é um combo promocional?
Combo promocional, ou combo de vendas, é um kit de produtos ou serviços que incentiva o consumidor a comprar vários itens juntos. Muitas vezes, o lojista também oferece um desconto para tornar a oferta ainda mais vantajosa para o cliente.
A lógica é simples: quanto mais produtos o consumidor levar, melhor para o seu faturamento. Então, por que não sugerir combinações de itens ou quantidades maiores de um mesmo produto ou serviço para facilitar a escolha?
Essa é a ideia do combo promocional, que tem sido usado por vários segmentos para aumentar as vendas, elevar o ticket médio e fidelizar clientes.
💡 Saiba mais: Como usar a estratégia de bundling para ter sucesso nas vendas?
Quais são os tipos de combos de vendas?
Existem vários tipos de combos promocionais que você pode montar no seu negócio. Confira os principais:
Combo de produtos/serviços complementares
Nada melhor do que montar um combo de produtos e serviços que se complementam, certo? Se o cliente puder usar os itens juntos, a oferta vai se tornar ainda mais atrativa.
Um exemplo clássico são os combos de fast food com sanduíche, batata frita e refrigerante. Também são famosos no mercado os combos de serviços complementares de telecomunicações, como os pacotes que incluem internet, telefone e TV.
Combo de um único produto/serviço
Os combos promocionais também podem incluir um único produto ou serviço em quantidades maiores. Essa estratégia funciona bem para itens que são usados com frequência e comprados com recorrência.
Além disso, é importante que o produto escolhido não tenha uma data de validade curta ou que o serviço tenha um prazo longo para utilização. Por exemplo, combos de desodorantes, lâminas de barbear e sabonetes são sempre uma boa pedida.
Outro exemplo é um combo promocional de estética, que pode incluir várias sessões de determinado procedimento com desconto. Assim, a empresa aumenta a eficácia do tratamento, fideliza o cliente e aumenta as vendas ao mesmo tempo.
Combo de destaques
O combo de destaques é um kit com produtos e serviços que estão em alta na empresa. Pode ser um combo de mais vendidos, mais procurados em uma determinada época do ano, ou o que for mais interessante para o negócio.
Muitas lojas vendem o famoso “combo de queridinhos”, que inclui os produtos favoritos dos clientes.
Combo de liquidação
O combo de liquidação reúne vários produtos ou serviços com desconto e tem foco no preço atrativo. Nesse caso, o lojista seleciona itens que estão parados no estoque e incentiva a saída com os kits.
💡 Saiba mais: Como fazer uma queima de estoque e sair no lucro?
Combo comemorativo
Esse combo é montado com base em uma data comemorativa ou momento especial da empresa. Por exemplo, você pode criar um kit de produtos especial para o Dia das Mães ou comemorar o aniversário do negócio com um combo imperdível.
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Quais são as vantagens do combo promocional?
Tem interesse nas vantagens do combo promocional? Veja agora por que essa estratégia vale a pena:
Facilidade de implementação
É muito fácil montar combos promocionais, principalmente se você tem uma loja virtual com recursos automatizados para a criação de promoções. Na plataforma de e-commerce Nuvemshop, por exemplo, você conta com vários aplicativos que permitem criar kits de produtos e alavancar suas vendas.
Com o Compre Junto, é possível agrupar produtos na home da sua loja virtual e fazer recomendações inteligentes para os clientes. Além disso, você pode criar kits com condições especiais.
Outra opção é o app Kit de produtos, que permite montar combos promocionais em poucos cliques. O estoque dos produtos individuais é atualizado automaticamente logo após o faturamento, fazendo com que todos os seus canais de vendas fiquem sincronizados.
Há ainda o Compre Junto Pro, que permite criar kits de produtos com descontos ilimitados, destaque na loja virtual e recursos de vendas exclusivos.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo Kit de Produtos?
💡 Saiba mais: O que são vendas online e como vender pela internet?
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Aumento do ticket médio
Se você está vendendo mais produtos ou serviços em uma mesma compra, significa que está aumentando seu ticket médio. Esse indicador representa o valor médio que os consumidores estão gastando na sua loja.
Quanto mais alto for o ticket médio, melhor para a saúde financeira da sua empresa.
Conquista de novos clientes
Você pode atrair novos clientes com combos promocionais que representam economia e conveniência. Com a correria do dia a dia, esses kits de produtos são irresistíveis para os consumidores, pois transmitem a sensação de resolver várias pendências com uma única compra.
Fidelização de clientes
Além de atrair clientes novos com seus combos, você também tem a oportunidade de fidelizar aqueles que já compram de você. Afinal, o consumidor se habitua à comodidade dos kits e tende a ficar mais satisfeito com suas compras.
Melhora no giro de estoque
Os combos de vendas também ajudam você a se livrar do estoque parado. Se tiver itens encalhados, faça um kit promocional e aproveite para acelerar seu giro de estoque.
Valor agregado
Por fim, os combos também agregam valor aos seus produtos e serviços. Juntos, os itens se tornam mais atrativos e comunicam sua utilidade ao consumidor.
O efeito psicológico é claro: o cliente é atraído imediatamente para o kit e enxerga valor superior na sua oferta, em comparação com a do concorrente.
💡 Saiba mais: O que é proposta de valor e como criar uma?
Como criar um combo promocional do zero?
Agora vamos à parte prática: como criar um combo promocional infalível para decolar suas vendas! Confira o passo a passo:
Entenda seu público-alvo
Conhecer bem seu público-alvo é fundamental para montar combos promocionais que realmente fazem sentido para seus clientes. Você deve considerar aspectos como gênero, faixa etária, classe socioeconômica, hábitos de consumo, necessidades, entre outros fatores.
Para facilitar essa análise, você pode criar personas, personagens semifictícias que representam seu cliente ideal. Por exemplo, em vez de traçar um público de mulheres que consomem produtos de beleza, você pode criar a seguinte persona:
“Luiza, 30 anos, casada. Mora em São Paulo e tem uma rotina corrida como gerente comercial. Procura cosméticos que facilitem seus cuidados pessoais diários e quer ter menos trabalho para escolher e comprar.”
Dessa forma, você tem uma visão mais clara dos perfis e consegue criar combos mais direcionados às necessidades dos seus clientes.
💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
Ofereça valor ao cliente
O ponto de partida do combo promocional é gerar valor para o cliente. Então, não adianta simplesmente juntar produtos que têm a margem de lucro que você quer, por exemplo, ou pensar só nos resultados financeiros. É preciso que eles façam sentido juntos e realmente proporcionem conveniência ao consumidor.
Faça a seleção de produtos e serviços
O próximo passo é escolher o tipo de combo que você quer montar e selecionar os produtos e serviços. Se você nunca fez isso, uma dica é começar pelo kit dos mais vendidos da sua loja.
Depois, pense em como os itens do seu catálogo podem se complementar na rotina de um consumidor. Se você tem uma loja virtual de roupas, por exemplo, pode criar combos de meias, vender conjuntos, associar um cinto a uma calça da moda, etc.
Inclua um desconto
O desconto é o toque final para tornar seus combos de vendas arrasadores. Afinal, quem não gosta de levar mais e pagar menos?
Para facilitar seus cálculos, você pode usar nossa calculadora de desconto gratuita, que já vem com recursos para criar promoções tipo “Leve 2, Pague 1”. Experimente:
👉 Ferramenta grátis: Calculadora de desconto
💡 Saiba mais: O que é desconto progressivo e como oferecer no e-commerce?
Tome cuidado com a venda casada
Na hora de montar seus combos, tome cuidado para não acabar praticando a venda casada. Essa modalidade é proibida no Brasil e consiste em obrigar o cliente a comprar um produto para levar outro.
Para evitar esse problema, sempre permita que os itens do seu combo sejam comprados separadamente.
Analise o desempenho dos seus kits
Depois de lançar seus combos promocionais, analise o desempenho das vendas para ver se a estratégia está funcionando. Convém fazer vários testes para entender o que seus clientes preferem, até chegar aos kits ideais.
💡 Saiba mais: 7 KPIs do e-commerce e como medi-los
Tudo pronto para criar seu combo de vendas?
E então, o que você achou dos combos promocionais? Esperamos que tenha gostado do artigo e que seus kits de produtos façam muito sucesso na sua loja virtual.
Se você ainda não tem seu negócio online próprio, este é o momento de empreender: crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite todos os recursos da plataforma para criar combos irresistíveis. Você nem precisa de conhecimentos técnicos para montar uma loja profissional! 💙