10 estratégias para administrar um pequeno negócio
Pontos principais do artigo:
- A principal dica sobre como administrar um pequeno negócio é entender a sua realidade e observar os custos envolvidos desde a abertura da empresa até a operação;
- Além disso, é preciso ter em mente outras questões, como conhecer o seu segmento de atuação, ter um plano de negócio e cuidar da sua gestão financeira;
- Se você quiser começar um pequeno negócio pela internet, a Nuvemshop oferece um plano grátis para vender online com a possibilidade de integração com diferentes canais de vendas.
Empreender tem sido uma opção viável para muitos brasileiros. Seja para complementar renda ou ter uma fonte de recursos maior, o fato é que o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país saltou 55,6% entre 2020 e 2023, de acordo com a Receita Federal.
No entanto, para ter sucesso ao empreender, é preciso saber como administrar um pequeno negócio, afinal, os desafios são grandes. É preciso conhecer sobre os requisitos burocráticos para a abertura de uma nova empresa, ter um marketing efetivo, fazer a gestão financeira e por aí vai.
Pensando nisso, separamos dez dicas para você administrar um pequeno negócio de forma planejada e organizada. Então, vamos lá? Confira o guia a seguir!
Como administrar um pequeno negócio?
A principal dica sobre como administrar um pequeno negócio é entender a sua realidade e observar os custos envolvidos desde a abertura da empresa até aqueles envolvidos na operação. Além disso, é preciso ter em mente outras questões, como:
- Conhecer o seu segmento de atuação;
- Ter um plano de negócios;
- Definir o público-alvo;
- Cuidar da sua gestão financeira;
- Automatizar o dia a dia da sua empresa;
- Investir em ações de marketing;
- Ter um bom atendimento ao cliente;
- Estruturar uma boa equipe;
- Fazer o controle de estoque;
- Começar aos poucos.
💡 Saiba mais: O que é gestão empresarial e como ter uma administração eficaz?
Se você se interessou por algumas dessas dicas, veja mais detalhes sobre cada uma delas a seguir:
1. Conheça o seu segmento de atuação
Um conselho para você que está procurando um passo a passo de como administrar um pequeno negócio é conhecer bem o seu mercado de atuação. Dessa forma, você vai conseguir propor novas soluções para se diferenciar da concorrência.
Para isso, faça uma pesquisa de mercado e tenha atenção às novidades do seu setor. Algumas dicas para fazer um estudo como esse são:
- Defina o objetivo da pesquisa: determine o que você vai analisar, como variedade de produtos, concorrentes, canais de vendas etc.;
- Analise o público-alvo: entenda quem são os seus clientes;
- Estabeleça uma amostragem: defina quantas pessoas serão entrevistadas;
- Faça um roteiro: crie as perguntas do seu formulário de acordo com os pré-requisitos estabelecidos nos tópicos anteriores;
- Aplique a pesquisa: realize a pesquisa e organize os dados para entender o seu segmento.
💡 Saiba mais: O que é análise de mercado e por que fazer uma?
2. Tenha um plano de negócios
Plano de negócios é um documento que reúne uma série de dados e informações relevantes sobre sua empresa. Ele engloba desde questões básicas, como o ramo de atuação, até os processos mais delicados, como o plano financeiro, por exemplo.
Assim, o documento vai te ajudar a entender onde o seu negócio está, qual caminho deve seguir e aonde ele pode chegar — como se fosse um roteiro completo do funcionamento da sua empresa.
De forma resumida, um plano de negócios deve conter:
- Descrição geral da empresa;
- Visão e missão;
- Ramo de atividade;
- Produtos e serviços;
- Mercado consumidor;
- Mercado fornecedor;
- Análise estratégica;
- Plano financeiro;
- Plano de marketing e vendas;
- Análise de concorrência;
- Processo operacional;
- Resumo executivo.
📈 Confira planilha: Modelo de plano de negócios: planilha editável
3. Defina o público-alvo
Conhecer o público-alvo e a persona desempenha um papel fundamental na administração de um pequeno negócio. Essa compreensão detalhada dos potenciais clientes, suas características, comportamentos de compra, necessidades e preferências, oferece uma vantagem estratégica significativa.
Isso permite direcionar estratégias de marketing de forma mais precisa, personalizar produtos ou serviços para atender às demandas específicas dos consumidores e melhorar o atendimento ao cliente, proporcionando uma experiência mais satisfatória.
Além disso, esse conhecimento permite a otimização de investimentos, concentrando esforços nos canais e abordagens mais eficazes para o público-alvo. Identificar lacunas no mercado e necessidades não atendidas pode também abrir oportunidades de crescimento e inovação, impulsionando o desenvolvimento contínuo e sustentável do negócio.
4. Cuide da sua gestão financeira
Cuidar das finanças do seu negócio é a chave para uma boa administração. É a gestão financeira que garante a eficiência da sua operação, evitando que faltem recursos para a empresa continuar crescendo e aumentando as suas vendas.
Dessa forma, ter essas informações em mãos permite que você tenha uma visão mais clara sobre o quanto se pode gastar de forma segura e inteligente. Assim, você evita custos desnecessários que não tenham uma estimativa de ROI (Retorno sobre o Investimento) relevante.
Nesse sentido, um negócio com uma boa gestão de estoque tende a eliminar gastos excessivos e a otimizar os custos com armazenagem e transporte, por exemplo. Com isso, o capital da sua empresa terá um saldo mais positivo.
💡 Saiba mais:
- Como calcular e gerenciar o giro de estoque?
- Conheça os melhores apps de finanças pessoais
5. Automatize o dia a dia da sua empresa
O investimento em sistemas de gestão é importante para administrar um pequeno negócio e descomplicar o dia a dia do seu empreendimento. Isso porque esse é um software que integra e automatiza processos e informações de diferentes áreas, como contabilidade, vendas, estoque etc., em um único programa.
De forma resumida, um ERP permite centralizar todo o tipo de interação em seu negócio, como:
- Emissão de notas fiscais e boletos para cobranças;
- Controle de fluxo de caixa e transações bancárias;
- Controle de estoque;
- Entre outros.
💡 Saiba mais: O que é contabilidade digital e como adotá-la na empresa?
Sendo assim, se você já vende pela internet ou pretende entrar para o mundo do e-commerce, muitas plataformas, como a Nuvemshop, permitem integração a diversos sistemas ERPs com condições especiais, como o Omie e o Eccosys.
Nesse sentido, o Omie oferece treinamento (opcional) do Omie ERP com 20% de desconto em todos os Packs (P, M e G). Já as lojas Nuvemshop que optarem pela Eccosys, contam com 30% de desconto na implantação da ferramenta.
6. Invista em ações de marketing
Muitos empreendedores se preocupam apenas com o operacional de uma empresa e se esquecem de divulgar os seus produtos e serviços. No entanto, essa é uma parte extremamente importante para que você continue aumentando os seus lucros e atraia mais clientes para o seu negócio.
Veja algumas estratégias em que você pode apostar:
- Invista no merchandising, uma técnica de marketing que tem como objetivo promover a apresentação e visualização de diferentes mercadorias;
- Venda pelas redes sociais e amplie o alcance da sua marca para diferentes perfis;
- Crie campanhas de e-mail marketing para se relacionar com os clientes.
💡 Saiba mais: O que é merchandising no ponto de venda e por que adotar?
7. Tenha um bom atendimento ao cliente
Um estudo realizado pela American Express revelou que 78% dos consumidores cancelaram ou não finalizaram uma compra depois de um mau atendimento ao cliente.
Dessa forma, saber como administrar um pequeno negócio está diretamente relacionado a oferecer um bom suporte ao consumidor.
E, para isso, uma dica é direcionar as suas ações para as demandas que o seu cliente precisa sanar. Assim, é possível definir formas simples e rápidas de resolver os problemas.
💡 Saiba mais: Estratégias de atendimento ao cliente: 20 dicas para colocar em prática
8. Estruture uma boa equipe
Montar uma equipe capacitada é essencial para o sucesso de um pequeno negócio, pois colaboradores bem treinados contribuem significativamente em diversas áreas.
Além de aumentar a eficiência operacional e a qualidade dos produtos/serviços oferecidos, uma equipe qualificada promove um ambiente de trabalho positivo, fomentando a inovação, a adaptação às mudanças do mercado e a colaboração entre os membros.
Esse investimento não apenas melhora o atendimento ao cliente, proporcionando experiências positivas, mas também pode reduzir custos associados a erros e desperdícios, fortalecendo a posição financeira da empresa e seu crescimento no mercado.
Assim, a capacitação da equipe não apenas aprimora os processos internos, mas também é fundamental para o sucesso e a competitividade do negócio.
💡 Saiba mais: O que é backoffice?
9. Faça o controle de estoque
Certificar um alto giro de produtos no controle de estoque é essencial para administrar um pequeno negócio, garantindo disponibilidade contínua dos itens para venda e minimizando períodos de inatividade.
O armazenamento prolongado acarreta custos de manutenção, o que pode ser evitado com uma organização eficaz desde a produção até a entrega dos produtos. É crucial atualizar regularmente o inventário de produtos, mantendo-o alinhado com as vendas, e o uso de um sistema de gestão se mostra fundamental nesse processo.
Esse controle preciso possibilita otimização dos recursos, minimizando custos de armazenamento e maximizando a eficiência operacional.
💡 Saiba mais: Qual é o melhor sistema de controle de estoque e como escolher?
10. Comece aos poucos
Por fim, uma dica importante de como administrar um pequeno negócio é começar aos poucos. Não assuma muitos gastos no início do seu projeto, especialmente se o seu plano de negócios indicar que o lucro desejado pode levar um tempo para ser alcançado.
Ir escalonando aos poucos pode garantir que você irá sobreviver às imprevisibilidades de operação de uma pequena empresa.
Entendido como administrar um pequeno negócio?
Esperamos que este guia tenha esclarecido o processo necessário de como administrar um pequeno negócio. Lembre-se de que os passos são simples, mas é fundamental prestar muita atenção, principalmente com os processos burocráticos.
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