Como administrar uma loja virtual com sucesso? [dicas]
Se você vende pela internet, saber como administrar uma loja virtual é essencial para ter sucesso em vendas. Sobretudo quando se trata de um mercado competitivo e em expansão.
Em 2022, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o primeiro semestre do ano registrou um faturamento de quase R$ 74 bilhões, o que representa um crescimento de 5% quando comparado ao ano anterior.
Já para 2023, uma projeção da ABComm Forekast, calcula que o crescimento do comércio eletrônico será de quase R$ 186 bilhões e que os pedidos podem chegar até 395 milhões. Promissor, não é mesmo?
Por isso, ter um e-commerce bem gerenciado é uma maneira de se destacar entre tantas opções de lojas virtuais. É essa organização que vai manter o seu negócio ativo e em crescimento!
Quer aprender como administrar uma loja virtual? Continue a leitura do artigo!
Como administrar uma loja virtual em 8 passos
Para administrar uma loja virtual, você precisa:
- Encontrar a plataforma de vendas ideal;
- Ter um planejamento financeiro;
- Fazer o controle de estoque;
- Escolher fornecedores confiáveis;
- Definir os meios de pagamento;
- Organizar a logística;
- Analisar os resultados das vendas;
- Valorizar a opinião de seus clientes.
Agora, vamos ver os detalhes de cada uma dessas dicas:
1. Encontre a plataforma de vendas ideal
Criar um site de vendas é uma boa opção para quem pretende vender pela internet. Existem duas opções: por meio de uma plataforma de e-commerce ou pelo desenvolvimento web.
Caso você opte por contratar um desenvolvedor para seu site de vendas, cada vez que você precise de alguma atualização, será preciso a ajuda desse profissional, o que pode acabar prejudicando a administração da sua loja virtual.
Para selecionar a sua plataforma de e-commerce, estude as opções disponíveis no mercado.
💡 Saiba mais: Motivos para provar que a Nuvemshop é boa para seu negócio
2. Tenha um planejamento financeiro
Do ponto de vista operacional até o controle do que entra e sai do caixa, ter um planejamento financeiro para cada etapa ao montar uma loja virtual é essencial para cumprir com todos os requisitos de como administrar um negócio online.
Para evitar surpresas no meio da gestão do seu e-commerce, crie planilhas no Excel para monitorar pontos como as despesas fixas e variáveis, fluxo de caixa e as datas de vencimento de cada uma.
Além disso, você pode contar com um ERP, um sistema de gestão empresarial que auxilia os profissionais de uma empresa a registrar e gerir informações fundamentais do negócio.
3. Faça o controle de estoque
O controle de estoque é outro ponto essencial do passo a passo de como administrar uma loja virtual.
Aqui, é recomendado verificar a disponibilidade dos produtos com frequência para que não exista o risco de anunciar itens que não estejam disponíveis.
Uma boa estratégia para evitar erros nesta etapa é criar categorias de produtos. Para isso, defina um método de organização, como prateleiras ou um cômodo exclusivo para cada tipo de mercadoria que você vende em sua loja virtual.
Indica-se também uma planilha de controle de estoque. Sugerimos a da Nuvemshop, que é completa e gratuita. Nela, você encontra diversas lacunas para preencher com os pontos de entrada e de saída do seu negócio, além de um espaço para comparar sua previsão com o lucro alcançado. Faça já o download:
4. Escolha fornecedores confiáveis
Escolher bons fornecedores para o seu negócio também é uma etapa importante para ter sucesso com em como gerenciar um e-commerce. Afinal, se o serviço prestado não for de qualidade, influenciará diretamente em suas vendas e na reputação de seu e-commerce.
Para evitar situações como essa, pesquise quem pode atender às necessidades da sua empresa, quais são os prazos de entrega e as condições de produção.
📘Confira o e-book: Gestão de fornecedores: onde encontrá-los e como administrar o relacionamento
💡 Saiba mais: Como escolher bons fornecedores para a sua empresa
5. Defina os meios de pagamento
Definir os meios de pagamento também é uma das etapas importantes para gerenciar um e-commerce.
Além de entender a preferência do seu público ao pagar pelas compras, é fundamental que você conheça o perfil dos seus consumidores. Por isso, defina a persona do seu negócio, ou seja, um personagem semifictício para representar seu cliente ideal.
Com isso em mente, conheça os principais meios de pagamento para e-commerce:
- Cartão de crédito;
- Boleto bancário;
- Débito online;
- Transferência bancária.
Lembre-se de que não basta escolher os mais populares, mas aqueles que se encaixem às necessidades do seu negócio e do seu público
6. Organize a logística
A logística para e-commerce é todo o processo de gerenciamento realizado para garantir que os produtos cheguem aos clientes. Por isso, ela é fundamental na checklist de como administrar uma loja virtual.
Além de escolher bons fornecedores, é preciso organizar todo o processo logístico do seu negócio.
Hoje, as entregas online são realizadas pelos Correios ou transportadoras particulares.
Nos Correios, a principal vantagem é o alcance a, praticamente, todo o território nacional, além de preços mais competitivos de entrega.
Já com uma transportadora, você não precisa se preocupar com a restrição de peso para pacotes — diferentemente dos Correios, que têm o limite de 30 quilos — pode negociar os valores e conseguir prazos menores e mais agilidade na entrega.
7. Analise os resultados de vendas
Acompanhar se o fluxo de vendas da sua loja virtual está crescendo, estagnado ou caindo permite criar estratégias para melhorar.
Analise o número de visitas em seu site, descubra quais são as páginas de produtos mais visitadas e acompanhe quais itens são mais vendidos. Para isso, utilize o Google Analytics, uma ferramenta gratuita de monitoramento e análise de sites.
Ter os dados do seu negócio mensurados e analisados te ajudará a melhorar a administração da sua loja virtual e poderá ser revertido em lucro.
💡 Saiba mais: Como administrar um pequeno negócio?
8. Valorize a opinião de seu cliente
Por fim, escutar a opinião de seus clientes também faz parte do guia de como administrar uma loja virtual.
Afinal, para além de números e resultados de vendas, o feedback do comprador final é importante para avaliar se os processos de cada etapa de venda são efetivos.
Você pode, por exemplo, promover pesquisas, ler as avaliações nas páginas de produtos e comentários de redes sociais. A partir disso, crie planos de ação. Seus clientes vão gostar de serem ouvidos e valorizados!
📹Veja também: 5 erros que você precisa evitar na sua loja virtual
Já sabe como administrar uma loja virtual?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a melhorar o processo de como administrar uma loja virtual! Antes de colocar tudo em prática, comece fazendo uma autoavaliação para entender quais são os possíveis gargalos no passo a passo de gerenciar um e-commerce.
E se você ainda não vende pela internet, que tal começar agora? Crie sua loja virtual grátis na plataforma da Nuvemshop, cadastre seus produtos e coloque todas essas estratégias em prática! 💙