O que é análise Pestel e como criar uma matriz Pestel?

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Se você pretende abrir uma empresa ou está cogitando essa possibilidade, é importante embasar sua decisão no cenário atual do mercado. Para entender esse contexto, uma das ferramentas mais usadas é a análise Pestel ou matriz Pestel.

Por meio desse estudo, você consegue conhecer a fundo a situação atual do segmento em que deseja atuar. Além disso, ele te ajuda a antecipar problemas e propor soluções estratégicas para a sua empresa.

Pensando em ajudar você a entender essas variáveis externas ao seu negócio, elaboramos este conteúdo. Veja o que é análise Pestel, para que serve, exemplos e como ela pode compor o plano de negócios da sua empresa. 📝

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O que é análise Pestel?

Análise Pestel é uma ferramenta usada para entender os fatores externos que cercam um negócio. A palavra “Pestel” é um acrônimo que faz referência aos aspectos:

  • Políticos (P);
  • Econômicos (E);
  • Sociais (S);
  • Tecnológicos (T);
  • Ecológicos (E);
  • Legais (L).

Podemos dizer que a matriz Pestel permite analisar quais são as ameaças e oportunidades externas à empresa. Porém, não existe uma receita de bolo, cada documento será direcionado para as particularidades do negócio. Ou seja, não há um modelo pronto de análise Pestel.

É importante frisar que os dois últimos fatores — ecológicos e legais — podem ser deixados de lado dependendo do tipo de empresa em questão. Vamos conferir cada um deles a seguir:

Fatores políticos

Conhecer os fatores políticos do lugar onde a sua empresa vai operar é importante para entender a estabilidade do governo e o seu nível de interferência na economia. Isso permite analisar quão atrativo está o mercado e quais incentivos são dados aos negócios como o seu.

Além disso, os fatores políticos dizem respeito diretamente ao comércio exterior, às restrições comerciais, à legislação trabalhista e outros aspectos governamentais. Até o sistema educacional e a infraestrutura de saúde podem impactar o desenvolvimento de uma empresa.

Fatores econômicos

Os fatores econômicos dizem respeito a juros, inflação, taxas de câmbio, índice de desemprego e outros aspectos. Ou seja, estão relacionados à saúde financeira de um estado ou país e ao poder de compra da população.

Eles são divididos em dois grupos: microeconômicos e macroeconômicos. Os microeconômicos são aqueles ligados ao cotidiano das pessoas, por exemplo, a forma como elas gastam sua renda. Já os macroeconômicos estão relacionados às condições gerais do mercado, como a oferta e demanda de produtos e serviços.

💡 Saiba mais: Como fazer planejamento financeiro empresarial?

Fatores sociais

Os fatores sociais ou socioculturais levam em conta valores, crenças e hábitos culturais da sociedade para entender a fundo como é o ambiente em que a empresa está inserida. Essas características também serão úteis para nortear campanhas de marketing digital, afinal, ajudam a entender quem é o público-alvo de determinado serviço ou produto.

Algumas informações levantadas durante a pesquisa de fatores sociais são: dados demográficos, costumes, grau de escolaridade, crenças, opiniões sobre determinados temas etc.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

Fatores tecnológicos

Na análise Pestel, os fatores tecnológicos são os mais relevantes, pois determinam de que forma as empresas podem desenvolver seus produtos e como eles serão distribuídos. Ou seja, envolve inovação, incentivo tecnológico, automação e tudo relacionado ao conhecimento científico disponível no mercado.

Quando uma organização conhece o seu contexto digital, fica mais fácil entender, por exemplo, se é viável lançar determinado produto ou se vale a pena entrar no mercado internacional.

Fatores ecológicos

Também chamados de fatores ambientais, os ecológicos incluem aspectos relacionados ao meio ambiente, como mudanças climáticas, conservação, compensação ambiental e outros.

Essa pauta é relativamente nova e apareceu na matriz Pestel a partir do momento em que a sociedade passou a cobrar as empresas por um posicionamento claro sobre a conservação do planeta. Portanto, uma organização que pensa na responsabilidade social corporativa e na sustentabilidade tende a se destacar no mercado.

Fatores legais

Os fatores legais consideram questões como direitos do consumidor, leis relacionadas a segurança de produto, direitos autorais, patente, leis trabalhistas, de saúde, discriminação etc.

Eles servem para garantir que a empresa funcionará segundo as determinações legais de cada localidade. Portanto, para se manter dentro da lei, veja a possibilidade de conversar com um especialista da área jurídica.

Bônus: fatores éticos

É provável que, futuramente, o acrônimo mude para Pestele, adicionando também os fatores éticos. Eles dizem respeito aos problemas morais e éticos que podem surgir no cotidiano de uma empresa.

Isso inclui, por exemplo, situações de escravidão, trabalho infantil, comércio justo, atividades filantrópicas, ativismo etc.

Para que serve a matriz Pestel?

A análise Pestel é uma ferramenta que serve como complemento ao planejamento estratégico durante o processo de estruturação de uma empresa. Quando cada um dos fatores é trabalhado, a matriz fornece o direcionamento adequado que o negócio deve seguir para prosperar.

Ainda, esse estudo fornece insumos para que as decisões sejam tomadas com base em informações verdadeiras sobre o mercado. Isso será fundamental para antecipar mudanças e prever possíveis problemas.

Portanto, a análise Pestel serve para:

  • Identificar oportunidades no mercado;
  • Descobrir ameaças que possam comprometer os planos para o negócio;
  • Criar uma visão mais clara sobre o ambiente em que a empresa deseja se inserir.

Qual a diferença entre análise de SWOT e análise Pestel?

Talvez, ao longo da explicação, você tenha notado certa semelhança entre a matriz SWOT e a Pestel, já que ambas tratam de identificar forças e fraquezas do negócio.

No entanto, a análise SWOT está relacionada a fatores internos, ou seja, inerentes à organização. A matriz Pestel, por outro lado, olha apenas para aquilo que é externo à empresa, mas pode afetar o negócio.

Deu para perceber que uma ferramenta não exclui a outra, não é mesmo? Na verdade, elas se complementam e fornecem uma visão muito mais abrangente para o projeto. Ao optar por usar as duas metodologias juntas, você conseguirá potencializar seus resultados e alcançar um diferencial competitivo.

📹 Veja também: Como aplicar a matriz SWOT no seu negócio?

Como fazer uma análise Pestel?

Agora que você já sabe o que é análise Pestel e como ela funciona, chegou o momento de aprender como fazer a matriz para o seu negócio. Vale lembrar que cada empresa terá seu próprio diagnóstico, por isso, aqui, daremos dicas de como montar o seu diagrama.

Veja, abaixo, os passos para fazer uma análise Pestel:

1. Entenda os fatores da matriz Pestel

Para ter sucesso na sua análise, é preciso reunir os líderes do negócio e realizar um brainstorming para discutir cada um dos fatores que mencionamos. Para facilitar essa tarefa, separamos algumas perguntas que podem ser feitas para identificar as ameaças e oportunidades:

Políticos

  • Seu país está passando por uma transição ou haverá eleições em breve?
  • É um governo consolidado com uma nova gestão?
  • Qual é o perfil do governo atual?
  • Qual a atitude do governo em relação ao empreendedorismo, PME ou o e-commerce?

Econômicos

  • Como são as políticas de taxas de câmbio e taxas de juros?
  • Como é a carga tributária?
  • Quais são os custos de trabalho? Quais são as margens de lucro esperadas?
  • Como a indústria está se desenvolvendo? E em relação ao PIB? Está crescendo, estagnado ou declinando?
  • Qual a taxa de inflação?

Sociais

  • A sociedade está adaptada às novas tecnologias?
  • Existe otimismo ou pessimismo em relação à economia?
  • Como estão configuradas as diferentes camadas sociais?
  • A sociedade atravessa uma mudança nos hábitos de consumo e compra?
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Tecnológicos

  • Como se desenvolve a inovação tecnológica na indústria do comércio eletrônico?
  • O governo promove o avanço tecnológico?
  • Quais são as tecnologias disponíveis atualmente para o seu setor?
  • Quais são as tendências na utilização das redes sociais e dispositivos móveis?

Ecológicos

  • Como as leis de proteção ambiental influenciam o mundo da internet?
  • As medidas tomadas a respeito do consumo de energia e reciclagem afetam a indústria do e-commerce?
  • Quais são as expectativas da sociedade em relação ao cuidado com o meio ambiente?

Legais

  • O que diz a legislação a respeito da proteção de dados?
  • Quais são as leis que regulamentam o comércio online?
  • Quais são os aspectos legais relevantes na hora de abrir sua loja virtual?

2. Identifique as oportunidades

Depois de analisar o mercado, é importante entender quais oportunidades podem surgir que favoreçam o desenvolvimento do seu negócio. Lembre-se de pautar essas possibilidades nas respostas extraídas do passo anterior.

Isso significa que você poderá detectar tendências tecnológicas e sociais que beneficiarão as vendas dos seus produtos, por exemplo. Ou conseguirá perceber para qual direção o seu público-alvo está se movendo e, então, elaborar um plano de marketing focado nessa mudança.

Vale lembrar que os fatores que não oferecem nenhuma oportunidade para o negócio devem ser deixados de lado.

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3. Analise as possíveis ameaças

Novamente, é necessário fazer um brainstorming para listar todas as ameaças externas que possam comprometer o desenvolvimento do seu empreendimento. Esse passo permite criar planos de ação para minimizar os possíveis problemas ou resolvê-los da melhor forma possível.

Aqueles fatores que não apresentarem ameaças ao negócio também ficarão de fora da matriz. Desse modo, você conseguirá ter uma visão mais ampla sobre o mercado e poderá se desenvolver de acordo com as demandas externas.

💡 Saiba mais: O que é análise digital e como fazer?

Exemplo de análise Pestel

Para tornar o conceito mais simples de entender, trouxemos o exemplo de como os fatores externos podem impactar uma empresa. No caso, selecionamos uma companhia que vende sorvetes.

Sendo assim, confira como cada um dos pilares da matriz Pestel pode impactar em um negócio:

Políticos

Mudanças regulatórias e legislativas sobre ingredientes, como restrições ao uso de certos corantes ou regulamentações de segurança alimentar.

Econômicos

Variação no preço de ingredientes base, como leite e açúcar, impactando diretamente os custos de produção e, consequentemente, preço final.

💡 Saiba mais: O que é redução de custos e como diminuir as despesas?

Sociais

Mudanças no comportamento do consumidor e  em suas preferências. Por exemplo, tendência de consumo por produtos mais saudáveis ou orgânicos.

Tecnológicos

Novidades tecnológicas nas áreas de embalagem e logística, que contribuir para a distribuição e armazenamento dos sorvetes.

💡 Saiba mais: Qual a importância da logística para a administração de empresa?

Ambientais

Questões ambientais sobre o uso de embalagens plásticas e a sustentabilidade dos ingredientes usados na produção.

Legais

Regulamentações trabalhistas e de segurança alimentar que possam impactar a operação e a produção dos sorvetes.

Que tal começar a sua análise Pestel?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender o que é a matriz Pestel e de que forma ela pode te ajudar a ter um panorama mais claro do ambiente em que a sua marca crescerá.

Caso queira se aprofundar um pouco mais nessa análise, vale aliá-la à matriz SWOT e até mesmo a outras ferramentas de gestão empresarial.

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Perguntas frequentes sobre análise Pestel

Análise Pestel é uma ferramenta usada para entender os fatores externos que cercam um negócio. A palavra “Pestel” é um acrônimo se refere aos aspectos políticos (P), econômicos (E), sociais (S), tecnológicos (T), ecológicos (E) e legais (L).

A análise Pestel tem como objetivo identificar oportunidades no mercado, descobrir ameaças que possam comprometer os planos para o negócio e oferecer uma visão mais clara sobre o ambiente em que a empresa deseja se inserir, considerando diversos fatores externos.

Para fazer uma análise Pestel é necessário entenda cada um dos fatores (políticos, econômicos , sociais, tecnológicos, ecológicos e legais), além de mapear quais são as oportunidades do mercado e analisar suas possíveis ameaças.

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