Como anunciar um produto no Mercado Livre passo a passo?
- Aprender como anunciar um produto no Mercado Livre é um passo importante para explorar um dos maiores canais de vendas da América Latina;
- Para anunciar seus produtos, é só clicar em “Vender”, preencher as informações, adicionar fotos e escolher entre as categorias de anúncios disponíveis (Grátis, Clássico ou Premium);
- Na Nuvemshop, você pode integrar sua loja online com o Mercado Livre utilizando aplicativos como Mercado Livre by HubNoov e PluggTo.
Estar em um grande marketplace pode ser a porta de entrada para o sucesso nas vendas online. Seguindo essa ideia, que tal aprender como anunciar no Mercado Livre e começar sua jornada de empreendedor digital?
Estamos falando da maior plataforma de vendas da América Latina, onde mais de 10 milhões de vendedores se conectam a mais de 34 milhões de compradores (dados do Mercado Livre). Apesar do tamanho, é muito simples criar e promover um anúncio por lá.
Neste artigo, você vai aprender como anunciar um produto no Mercado Livre passo a passo e conferir dicas para atrair muitos clientes. Então, vamos lá? 🚀
Por que anunciar no Mercado Livre?
Aprender como anunciar no Mercado Livre é um passo importante para explorar um dos maiores canais de vendas da América Latina.
Você pode se cadastrar como vendedor ou integrar sua loja virtual à plataforma facilmente. Em poucos passos, seus anúncios já estão no ar e são exibidos para milhares de pessoas.
Para você ter uma ideia, o Mercado Livre é o marketplace com maior participação de mercado do Brasil, com 13,1% de market share, seguido pela Amazon com 9% e pela Shopee, com 6% (Conversion). Além disso, as vendas da plataforma já cresceram 28% no primeiro trimestre de 2023, conforme dados da própria empresa publicados no Valor Investe.
💡 Saiba mais: Como vender pela internet: guia definitivo de vendas online
Quais são as condições para anunciar no Mercado Livre?
O Mercado Livre estabelece algumas condições para o anúncio de produtos no marketplace. Veja quais são elas:
- Os produtos vendidos precisam ter um valor igual ou superior a R$ 7, para cobrir a tarifa de venda;
- Se for um produto de Supermercado ou de consumo recorrente, o preço deve ser igual ou superior a R$ 5;
- Para vender itens de menor valor, é indicado criar kits de produtos para alcançar os preços mínimos;
- Para produtos novos, é permitido fazer até cinco vendas pelo anúncio do tipo “Grátis”. Para usados, é permitido fazer até 20 vendas nessa mesma categoria de anúncio;
- Se você for MercadoLíder ou usuário profissional do Mercado Pago, poderá anunciar somente nas categorias “Clássico” ou “Premium”, que conheceremos a seguir.
💡 Saiba mais: Como vender em marketplace: guia completo em 7 dicas
Quanto custa anunciar no Mercado Livre?
Anunciar produtos no Mercado Livre é grátis. No entanto, você precisa pagar uma tarifa quando a venda for concluída, que varia conforme o tipo de anúncio escolhido.
São três tipos de anúncios: Grátis, Clássico e Premium. Confira os valores e as características de cada um na tabela abaixo:
Grátis | Clássico | Premium | |
Custo para anunciar | Grátis | Grátis | Grátis |
Visibilidade nos resultados de busca | Baixa | Alta | Máxima |
Duração | 60 dias | Ilimitada | Ilimitada |
Parcelamento sem juros | X | X | Até 12x sem juros* |
Tarifa de venda | Grátis | Entre 10% e 14%, de acordo com a categoria do produto+ R$ 6 de custo fixo por unidade vendida em produtos abaixo de R$ 79 |
Entre 15% e 19%, de acordo com a categoria do produto+ R$ 6 de custo fixo por unidade vendida em produtos abaixo de R$ 79 |
💡 Saiba mais: Como aumentar as vendas no Mercado Livre em 7 passos
Logo, se você quer mais visibilidade para seus anúncios no Mercado Livre, é indicado escolher as categorias “Clássico” e “Premium”. Atualmente, também é possível anunciar no Mercado Shops, que tem as seguintes tarifas:
Tarifas | Clássico | Premium |
Tarifa para anunciar | Grátis | Grátis |
Tarifa para ativar | Grátis | Grátis |
Tarifa de manutenção | Grátis | Grátis |
Tarifa de transação por venda do Mercado Pago | Grátis | 3x sem juros por 5,99%
ou 12x sem juros por 11,99% |
💡 Saiba mais: Nuvemshop e Mercado Shops: qual a melhor?
Como anunciar no Mercado Livre passo a passo
Agora, sim, vamos mostrar como anunciar no Mercado Livre passo a passo pelo computador. Você também pode fazer esse processo pelo celular, já que as etapas são praticamente as mesmas. Confira:
1. Crie uma conta no Mercado Livre
O primeiro passo para anunciar produtos no Mercado Livre é criar uma conta na plataforma, caso você ainda não tenha. Para isso, é só acessar a página de criação de conta e preencher os seguintes dados:
- E-mail;
- Nome de usuário;
- Telefone;
- Senha.
2. Escolha a opção de vender produtos
Com a conta criada, clique no seu nome no menu superior do site e selecione “Vender”. Então, escolha a opção que corresponde ao que você quer anunciar (produtos, veículos, imóveis ou serviços).
3. Busque o produto
Supondo que você queira vender um produto, faça a busca pelo item que deseja ofertar. No exemplo abaixo, buscamos por um modelo de tênis da Adidas que foi encontrado rapidamente.
Em seguida, confirme a categoria do produto que você vai vender. Nesse caso, nosso item foi classificado em “Calçados, Roupas e Bolsas > Calçados > Tênis”.
O Mercado Livre também vai exibir um aviso de que não é permitida a comercialização de réplicas ou falsificações.
4. Preencha os dados do produto
Agora é o momento de preencher todos os dados do seu produto. Serão solicitadas as seguintes informações:
- Marca e modelo;
- Gênero do público-alvo;
- Condição do produto (novo ou usado);
- Título do anúncio;
- Cor;
- Desenho do tecido, como liso ou geométrico (se aplicável);
- Guia de tamanhos (o Mercado Livre vai sugerir um guia que se aplique, dependendo do seu produto).
Se você estiver vendendo um produto novo com um CNPJ, será necessário adicionar também as seguintes informações fiscais:
- Código universal do produto: número de 8 a 14 dígitos que se encontra junto ao código de barras na caixa do produto ou na sua etiqueta;
- SKU: código de uso interno do fabricante, fornecedor ou vendedor que identifica o produto. A sigla significa Stock Keeping Unit — em português, Unidade de Manutenção de Estoque;
- Nome do produto na NF-e: nome do produto como está na nota fiscal eletrônica;
- NCM: código de 8 dígitos que identifica a natureza do produto;
- CEST: código que determina a regra tributária associada ao produto;
- CSOSN do ICMS: é o Código de Situação da Operação do Simples Nacional, que identifica a aplicação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos produtos na NF-e;
- Tipo de origem: se o produto é de fabricação própria, nacional ou importado;
- Origem: código que ajuda a calcular a taxa de imposto interestadual do produto.
💡 Saiba mais: O que é tabela CFOP e como consultar? [+lista completa de códigos]
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4. Adicione fotos do produto
Na próxima tela, você deverá adicionar fotos dos seus produtos, uma das partes mais importantes do seu anúncio. Afinal, as imagens é que chamam a atenção dos compradores online.
É possível inserir até oito imagens que devem seguir as boas práticas do Mercado Livre.
💡 Saiba mais: Como tirar fotos para e-commerce: 8 dicas para ter sucesso
5. Descreva seu produto
Na próxima tela, você deverá preencher a ficha técnica e também descrever seu produto em detalhes. Estas são algumas das informações que você poderá preencher:
- Marca e modelo;
- Tipo de largura;
- Estilo (casual, esportivo, urbano etc.);
- Materiais utilizados;
- Tipo de ajuste;
- Se tem ou não materiais reciclados na composição;
- Entre outras.
Na hora de escrever a descrição de produto, utilize palavras-chave relacionadas ao que você está vendendo e capriche no texto.
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6. Defina o preço de venda
Então, informe o preço do produto. Inclusive, você pode usar o simulador de custos do Mercado Livre para precificar melhor seus itens.
💡 Saiba mais: O que é estratégia de precificação e como definir?
7. Escolha o tipo de anúncio
Chegou o momento de aprender como anunciar produtos no Mercado Livre na prática. Aqui, você poderá escolher entre os três tipos de anúncio que conhecemos acima:
- Grátis: é gratuito, mas tem exposição baixa e duração de 60 dias;
- Clássico: tem exposição alta e duração ilimitada;
- Premium: tem exposição máxima, duração ilimitada e permite o parcelamento em até 12 x sem juros.
Após escolher o anúncio, o Mercado Livre vai mostrar quanto você vai receber pelo produto, descontando o valor da tarifa cobrada. Então, é só finalizar as configurações de envio e publicar seu anúncio!
💡 Saiba mais: Como integrar sua loja Nuvemshop com o Mercado Livre?
Como criar um bom anúncio no Mercado Livre?
Agora que você sabe como anunciar no Mercado Livre de graça e pagando tarifas de venda, vamos finalizar com dicas para criar um anúncio eficiente. Confira:
1. Capriche no título
O título do seu anúncio é a chamada mais importante, que pode atrair imediatamente a atenção do consumidor ou afastá-lo. Uma dica é usar o formato “Produto + Marca + Modelo” para identificar claramente o que você está vendendo.
Isso porque a concorrência no Mercado Livre é alta e os consumidores querem praticidade para reconhecer os produtos. Também vale adicionar dados extras que representam vantagens.
Por exemplo, em vez de usar apenas “Sandália Melissa Downtown”, você pode escrever “Sandália Melissa Downtown com fechamento em velcro superconfortável”.
O importante é valorizar o produto sem abrir mão da identificação direta. Além disso, evite usar pontuação desnecessária e incluir palavras como “oferta” e “promoção”, que são redundantes.
2. Siga as boas práticas para imagens
O próprio Mercado Livre indica um guia de imagens assim que você seleciona o tipo de produto que vai vender. Isso porque suas fotos precisam ser atrativas para vencer a concorrência e chamar a atenção dos consumidores. Veja algumas práticas essenciais para se destacar com as imagens do seu anúncio:
- Adicionar imagens quadradas, com tamanho preferencial de 1.200 x 1.200 px, resolução mínima de 72 dpi. e tamanho acima de 600 KB;
- Ter uma foto de capa com fundo digitalizado em cor neutra, especialmente no caso de roupas e calçados;
- Utilizar imagens em alta definição com boa iluminação;
- Utilizar um enquadramento que centralize o produto na imagem, sem cortar nenhuma parte;
- Ocupar entre 75% e 85% da imagem com o produto;
- Evitar adicionar elementos contextuais como acessórios, que podem confundir o comprador e soar como propaganda enganosa;
- Adicionar fotos com diversos ângulos do produto, como superior, frontal e posterior;
- Ajustar tom e contraste com o auxílio de softwares de edição online como Adobe Express e Pixlr.
🎥Veja também: Como tirar fotos profissionais com o celular?
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3. Escolha a categoria certa
A categoria de produtos é um dos principais filtros que os compradores do Mercado Livre utilizam para encontrar o que querem. Por isso, tenha atenção a esse detalhe e escolha a classificação mais adequada para o seu produto.
A dica é priorizar a categoria indicada pelo próprio site no momento do cadastro.
4. Informe o estoque disponível
O Mercado Livre preza pela transparência em seus anúncios e prioriza os produtos que têm o estoque atualizado. Logo, é fundamental que você informe a quantidade disponível de forma realista, evitando práticas como escrever “perguntar disponibilidade” no anúncio.
💡 Saiba mais: Gestão de estoque: o que é, como fazer e principais métodos
5. Ofereça frete grátis e parcelamento sem juros
Quem não fica tentado quando um anúncio oferece frete grátis e parcelamento sem juros? Você pode adicionar essas duas características aos seus anúncios da categoria “Premium”, tornando suas ofertas muito mais atrativas no Mercado Livre.
Lembrando que muitos usuários usam o filtro “Frete grátis” na hora de fazer suas compras na plataforma.
6. Escreva uma descrição autêntica
Muitos vendedores do Mercado Livre simplesmente copiam a descrição do fabricante e colam no campo especificado. Porém, se você quer se destacar, precisa usar a criatividade para elaborar um texto próprio e autêntico sobre seu produto.
Uma dica é criar a descrição com base nas perguntas já feitas sobre o produto, criando uma espécie de FAQ. Você também deve ressaltar as vantagens do produto, falar sobre seus diferenciais (entrega rápida, atendimento eficiente, anos de experiência etc.) e dar detalhes técnicos que não estão na ficha.
No final do seu texto, sempre reforce sua disponibilidade em responder às dúvidas dos clientes, para que eles se sintam à vontade para questionar.
💡 Saiba mais: Guia para fazer dropshipping com o Mercado Pago
📘 Confira o e-book: Exemplo de descrição de produtos e modelos editáveis para seguir
7. Cuide da sua reputação
A reputação do Mercado Livre é um dos grandes diferenciais dentro da plataforma. Afinal, os compradores sempre consultam essa informação antes de fazer uma compra.
Por isso, você deve cuidar muito bem da sua reputação, assumindo algumas práticas essenciais como:
- Ser totalmente honesto sobre os produtos vendidos;
- Estar sempre acessível e responder rapidamente às perguntas dos compradores;
- Cumprir os prazos de entrega informados;
- Ter cuidado no embalo dos produtos, especialmente os mais frágeis, para que cheguem intactos até os consumidores;
- Atender rapidamente às reclamações e solucionar os problemas dos clientes.
Entendeu como anunciar no Mercado Livre e vender muito?
Depois deste guia, vai ficar mais fácil criar anúncios eficientes no Mercado Livre e explorar todo o potencial desse canal de venda. E, se você já tem uma loja virtual, vale a pena fazer a integração com o marketplace para vender ainda mais!
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode integrar sua loja online com o Mercado Livre utilizando aplicativos como Mercado Livre by HubNoov e PluggTo. Assim, os produtos podem ser importados diretamente do seu catálogo e anunciados na plataforma.
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