Como atrair clientes no Instagram?

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Pontos principais do artigo:
  • Atrair clientes no Instagram ajuda a aumentar a visibilidade da marca. Para isso, aproveite recursos como Stories, Reels e Lives para criar conteúdos atrativos e interativos;
  • Utilize o Instagram Shopping para criar uma vitrine virtual, facilitando o processo de compra e aumentando a conversão de seguidores em clientes;
  • Faça parcerias com influenciadores para promover produtos e utilize Instagram Ads para segmentar e alcançar um público maior, aumentando as oportunidades de vendas.

Se você vende pela internet e tem dúvidas sobre como atrair clientes no Instagram, este artigo é para você. Afinal, sabemos muito bem que as redes sociais são grandes aliadas do e-commerce e podem ser decisivas para o sucesso de um negócio online.

Explorar diferentes canais de venda é uma das principais estratégias de negócios em expansão. Portanto, separe o papel, a caneta e venha conferir 15 dicas para chamar atenção no Instagram e conquistar mais clientes para a sua empresa. Vamos lá? 😉

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1. Tenha uma conta comercial

Antes de qualquer coisa, é importante saber que para criar estratégias de marketing no Instagram você precisa ter uma conta comercial. Isso porque as ferramentas voltadas para empresas não estão disponíveis nas contas pessoais da plataforma.

Mas não se preocupe, esse é um detalhe fácil de resolver. Dentro do aplicativo você pode realizar a mudança da conta pessoal para comercial e vice e versa. Confira os passos no guia abaixo:

💡Saiba mais: Como criar o Instagram comercial?

2. Conheça sua audiência

Agora, entrando na parte estratégica, é fundamental falarmos sobre a importância do seu público-alvo. Considerando que o Instagram é uma rede visual, é preciso criar conteúdos que chamem a atenção do usuário e você só poderá fazer isso conhecendo bem a sua audiência.

Nesse sentido, criar uma persona (ou buyer persona) irá ajudá-lo — e muito — a direcionar melhor toda a sua estratégia de divulgação. Com essa representação semi-fictícia do seu cliente ideal, fica muito mais fácil criar conteúdos com maiores chances de conversão.

Portanto, antes de dar início a qualquer planejamento, dedique um tempo para conhecer o seu cliente. Sem dúvidas isso será decisivo para a eficiência das suas estratégias.

💡 Saiba mais: Tipos de clientes e como atendê-los com sucesso

3. Use sua identidade visual

Outro ponto relevante diz respeito à presença da sua identidade visual no seu Instagram. Isto é, se a sua marca já tem uma identidade definida — e é importante que tenha — você deverá usá-la em todos os conteúdos e elementos visuais do seu Instagram.

Desde a foto do perfil até os stories, é fundamental que o usuário possa reconhecer sua empresa por meio da sua estética. Isso inclui uma paleta de cores que se conecte com o seu negócio, imagens que harmonizem em seu feed, uma fonte que seja característica da marca etc.

Pode parecer detalhe, mas a forma como uma empresa impacta o usuário faz toda a diferença na hora de escolher em qual loja ele irá comprar. Portanto, se você ainda não criou uma identidade visual para o seu negócio, aproveite algumas ferramentas gratuitas e comece a trabalhar nisso:

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E, se precisar de ajuda para levar a identidade visual da sua marca para as redes sociais, confira o guia abaixo:

💡 Saiba mais: Identidade visual nas redes sociais: guia completo

4. Entenda o algoritmo do Instagram

Um dos principais desafios de trabalhar com o Instagram é entender o seu algoritmo. Isso porque, é por meio dele que as publicações são distribuídas aos seguidores e isso é crucial para o alcance dos seus conteúdos.

Portanto, separe um tempo para estudar as diretrizes da plataforma. Além do algoritmo, é interessante conhecer as regras e boas práticas do aplicativo para evitar o temido shadowban do Instagram, a penalização da rede social que pode atrapalhar bastante toda a sua estratégia.

💡 Saiba mais: Algoritmo do Instagram: veja como usá-lo a favor da sua marca

5. Explore os recursos da rede social

A plataforma disponibiliza uma série de recursos que podem ser muito bem utilizados por empresas que buscam atrair mais clientes no Instagram. Por isso, ao levar sua marca para esse canal, aproveite tudo o que puder para aumentar o engajamento da sua conta.

Entre as funcionalidades mais populares podemos destacar:

  • Stories: postagens de fotos, vídeos ou textos que são exibidas por um prazo de 24 horas;
  • Reels: recurso para a criação de vídeos com efeitos, filtros, trilha sonora e outros elementos;
  • Carrossel: o carrossel do Instagram possibilita a publicação de uma sequência de fotos em seu feed;
  • Instagram Shopping: recurso voltado para vendas online dentro da plataforma — saberemos mais sobre no decorrer deste artigo.

Quanto mais você aproveitar as ferramentas da plataforma, maiores serão as chances de engajar o seu público e divulgar a sua loja virtual.

💡 Saiba mais:

6. Crie conteúdos com qualidade

Um erro muito comum de empreendedores no Instagram é focar muito na divulgação do produto ou serviço e esquecer da qualidade dos conteúdos. O Instagram, antes de qualquer coisa, é uma rede social que tem como objetivo proporcionar conexão e entretenimento, logo, não é qualquer postagem que irá fazer com que o usuário pare o que está fazendo para olhar o seu conteúdo a fundo.

Por isso a importância de criar conteúdos com qualidade. Use os recursos da plataforma e crie postagens que instiguem a interação do público, como quizzes, enquetes, dicas, resenhas etc.

Confira algumas dicas para aprimorar sua estratégia de marketing no guia abaixo:

💡 Saiba mais: Marketing nas redes sociais: como vender mais?

7. Ative o Instagram Shopping

Se você já tem um site de vendas, usar o Instagram como vitrine virtual pode ajudar bastante a aumentar suas vendas. Usando o Instagram Shopping, você poderá sincronizar o seu catálogo online com a rede social e adicionar os links do seu e-commerce.

Desse modo, ao se deparar com seus produtos, em poucos cliques o usuário será direcionado para a sua loja virtual. Assim, as chances de conversão aumentam e você poderá usar o Instagram como canal de vendas alternativo, além de gerar tráfego para a sua loja online.

Talvez você não saiba, mas a Nuvemshop oferece uma integração nativa com o Instagram, facilitando a sincronização automática do seu catálogo de produtos entre a loja virtual e a rede social. Isso economiza tempo e esforço, garantindo que seus produtos estejam sempre atualizados no Instagram.

Além disso, a Nuvemshop disponibiliza ferramentas como respostas rápidas e etiquetas para categorizar contatos, simplificando a gestão e melhorando a eficiência das vendas.

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8. Use as CTAs

A CTA (Call to Action, ou Chamada para Ação, no português) é uma técnica de marketing digital usada para incentivar o usuário a determinadas ações. No e-commerce, é muito comum vermos CTAs como “Compre já”, “Assine agora”, “Baixe o aplicativo” entre outras.

O uso desse elemento faz toda a diferença na hora de direcionar o usuário para a sua loja virtual. Além disso, em alguns conteúdos do Instagram é possível incluir links, por isso, as CTAs serão bastante úteis para impulsionar suas páginas de venda.

💡 Saiba mais: Como colocar o botão comprar agora no Instagram?

9. Considere usar mídia paga

Se você tem certa pressa para atingir resultados no Instagram, trabalhar com mídia paga é um dos caminhos mais certeiros. Com a ferramenta de anúncios própria da rede social, o Instagram Ads, é possível criar campanhas para diferentes públicos e objetivos.

Essa é uma forma de dar um empurrão na sua conta e alcançar potenciais clientes. No entanto, como diz o nome, essa é uma estratégia paga, logo, exige certo investimento em valores.

Embora não seja extremamente caro criar uma campanha no Instagram, é importante que você tenha suas finanças organizadas para não comprometer o caixa do seu negócio. Se quiser saber mais sobre o Instagram Ads e aprender como criar anúncios na plataforma, confira o guia abaixo:

💡Saiba mais: Instagram Ads: como anunciar na rede social?

10. Aposte nas hashtags

Se você usa o Instagram ou o Twitter, certamente já está familiarizado com as hashtags (#). Elas consistem em palavras acompanhadas pelo símbolo # que conectam automaticamente todas as postagens que a usaram.

Por exemplo, uma hashtag popular no instagram é #modafeminina, se você tem uma loja virtual de roupas, usar essa tag em suas publicações irá ajudá-lo a alcançar potenciais clientes que estão pesquisando por esse assunto.

Explorar as hashtags é uma das melhores maneiras de conquistar seguidores organicamente. Portanto, entenda quais delas se conectam com a sua marca e público e use-as para se conectar com sua audiência.

💡 Saiba mais: Hashtags para Instagram: quais são e como escolher?

11. Use o espaço da bio

A bio do instagram é um espaço disponível para a inclusão das principais informações de uma conta. Ela tem grande importância para as contas comerciais pois possibilita a inclusão de um link, o que é muito bom para quem deseja direcionar os seguidores para uma loja virtual ou landing page, por exemplo.

Nesse contexto, use o espaço da bio para inserir as informações mais importantes da sua loja, como dados de contato, link para o site etc. Uma boa prática para aproveitar esse espaço é criar um Linktree, uma página que reúne todos os links úteis do seu negócio em um só lugar.

Usando o Linktree, você não precisa escolher qual página vai colocar na bio. Assim, os seus seguidores poderão acessar qualquer site que você disponibilizar.

12. Crie um calendário editorial

O calendário editorial é um grande companheiro de estratégias de marketing de conteúdo. Quando o assunto é rede social, ele também se faz necessário.

É fundamental que você entenda como fazer suas postagens de forma estratégica. Isto é, considerando fatores como os melhores horários para postar no Instagram e a frequência ideal para atingir sua audiência.

É justamente nesse ponto que o calendário de postagens irá te ajudar. Com ele você poderá organizar suas publicações e ter mais controle sobre o conteúdo da sua marca.

💡 Saiba mais: 23 dicas de como vender mais de forma eficiente

13. Interaja com os seguidores

Embora seu principal objetivo seja vender, é preciso lembrar que nas redes sociais o público nem sempre está em busca de produtos e serviços. Por isso, é importante interagir com os seguidores para criar proximidade e engajamento com eles.

Essa é uma forma de gravar a sua marca na memória dos usuários, o que poderá fazer com que eles se tornem clientes quando precisarem de algum produto ou serviço que você oferece. Além do mais, interagir com aqueles que já são clientes também é fundamental.

Responder comentários — sejam críticas ou elogios —, repostar stories quando um cliente marcar sua conta e interagir pelo direct do Instagram são ações simples mas que geram grande impacto. Tudo isso fará a diferença na hora de fidelizar clientes, portanto, atente-se a essas dicas.

💡 Saiba mais: Como responder no Instagram?

14. Invista no marketing de influência

Não é de hoje que o marketing de influência tem dominado a internet. A presença de influencers ( ou influenciadores digitais) nas redes sociais é cada vez maior e as marcas mais antenadas estão de olho nas oportunidades que esse modelo pode gerar.

Essa estratégia consiste em parcerias com perfis que tenham grande engajamento com o seu público-alvo. A ideia é que o influenciador recomende o seu produto em suas redes sociais, fazendo com que seus seguidores tomem conhecimento da sua marca.

Hoje, esse mercado já movimenta diversas marcas grandes e pequenas, o que joga o valor dessas parcerias lá em cima. Mas, para quem está começando, trabalhar com micro-influenciadores é uma boa alternativa, assim, é possível conquistar público qualificado sem gastar muito dinheiro.

💡 Saiba mais: Como fazer collab no Instagram?

15. Acompanhe as métricas

Por fim, mas não menos importante, devemos lembrá-lo de sempre acompanhar as métricas de suas estratégias. E, quando falamos sobre chamar atenção no Instagram, isso não é diferente.

Com o Instagram Insights, ferramenta de análise de dados da plataforma, você tem acesso aos principais indicadores da sua conta. Acompanhar essas informações, tanto de suas campanhas de mídia paga quanto de suas publicações, tem grande importância para a eficiência da estratégia como um todo.

Afinal, são as métricas que irão dizer se você está no caminho certo e mostrar quais conteúdos são mais eficazes e possuem maior engajamento. Esses insumos são valiosos para garantir que você esteja investindo e se dedicando a uma estratégia assertiva.

💡 Saiba mais: Métricas de marketing digital: veja as principais

📹 Veja também: Como turbinar as publicações no Instagram?

Lembre-se, para atrair clientes no Instagram, você precisa ter uma estratégia consistente e focada em oferecer conteúdo valioso e atraente para o seu público-alvo.

Aprendeu como atrair clientes no Instagram?

Agora que você já sabe como chamar a atenção no Instagram, use essas dicas para criar um bom planejamento para suas redes sociais. Apostar nesses canais é uma maneira prática e econômica para aumentar o alcance da sua marca e atrair mais clientes no Instagram.

A Nuvemshop oferece uma integração simplificada com o Instagram Shopping, permitindo que lojistas convertam posts e stories em vendas diretas. Com a plataforma de e-commerce, o catálogo de produtos é automaticamente sincronizado entre a loja virtual e o Instagram, economizando tempo e esforço.

Além disso, a plataforma disponibiliza ferramentas robustas, como catálogo de produtos, respostas rápidas e etiquetas para categorizar contatos, facilitando a gestão e aumentando a eficiência das vendas. Isso resulta em maior visibilidade dos produtos e uma experiência de compra mais fluida para os clientes.

E, se você já vende online pelo Instagram, o que acha de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? Conte com a maior plataforma de e-commerce da América Latina para ganhar dinheiro na internet. 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como atrair clientes no Instagram

Tenha uma conta comercial, conheça sua audiência, use sua identidade visual, entenda o algoritmo do Instagram, explore os recursos da rede social, crie conteúdos com qualidade, ative o Instagram Shopping, use as CTAs, considere usar mídia paga, aposte nas hashtags, use o espaço da bio, crie um calendário editorial, interaja com os seguidores, invista no marketing de influência e acompanhe as métricas.

Para vender muito no Instagram, é necessário ter uma estratégia de marketing eficiente que inclua a criação de um perfil atraente, o uso de hashtags relevantes, a publicação regular de conteúdo visualmente atraente e a interação com os seguidores. Além disso, é importante oferecer promoções exclusivas para os seguidores, investir em publicidade paga e monitorar as métricas de engajamento para ajustar a estratégia. Também é importante entender o público-alvo e oferecer produtos ou serviços que atendam às suas necessidades e interesses.

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