Como aumentar as vendas no Mercado Livre? Opinião de expert

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Imagem mostrando uma pessoa contando notas de dinheiro com uma calculadora, simbolizando como aumentar as vendas no Mercado Livre.
Pontos principais do artigo:
  • Para aumentar as vendas no Mercado Livre, busque criar títulos detalhados que descrevem exatamente o produto para atrair compradores. Além disso, capriche nas descrições e procure tirar fotos de alta qualidade dos produtos;
  • Da mesma forma, crie promoções atrativas e invista em anúncios bem estruturados no Mercado Livre Ads;
  • Na Nuvemshop, você pode integrar sua loja online com o Mercado Livre utilizando aplicativos como Mercado Livre by HubNoov e ANYMARKET. Aproveite!

Você já se perguntou como aumentar as vendas no Mercado Livre, certo? Com números surpreendentes de acessos diários, o marketplace é uma grande vitrine virtual para divulgar produtos.

Mas, pelo mesmo motivo, também é natural que a competição de vendedores na plataforma seja muito acirrada. Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa apresentada pela Conversion, o Mercado Livre é o marketplace com maior participação de mercado do Brasil, com 13,1% de market share.

Por isso, é preciso prestar atenção às suas publicações para que elas recebam mais visitas e tenham maiores possibilidades de efetivar vendas. Para isso, você pode contar com algumas boas práticas — e é isso que veremos neste conteúdo.

Então, se quer conhecer algumas estratégias de como impulsionar as vendas no Mercado Livre em 2025 e ainda conferir dicas exclusivas do Fabio Ludke, consultor e especialista em e-commerce, confira o artigo até o final!

E, antes de começar, aproveite para baixar o e-book gratuito para aprender mais sobre como ter sucesso nas vendas em marketplace:

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Por que vender no Mercado Livre?

O Mercado Livre é uma das maiores plataformas de venda da internet. Com mais de 70 milhões de usuários ativos, o marketplace oferece um grande potencial de alcance para os seus produtos, permitindo que sua loja atinja um público já consolidado, fiel à plataforma e espalhado por todo o país.

Além disso, o Mercado Livre conta com ferramentas de gestão de vendas eficientes, que facilitam o processo de gerenciamento de estoque, pedidos e envios. Isso permite que você tenha mais tempo para se dedicar a outras áreas do seu negócio. O marketplace também oferece um ambiente seguro e confiável para as transações.

Os únicos poréns da plataforma são os mesmos de todos os marketplaces: as taxas praticadas e a impossibilidade de projetar a própria marca no site. Isso porque os clientes do marketplace costumam associar a compra apenas ao nome da plataforma, sem procurar saber mais sobre qual a loja por trás daquela venda.

O especialista Claudio Dias, CEO da Magis5, explica sobre a diferença na conquista do cliente nas plataformas:

"A gente percebe que mais de 70% dos vendedores de marketplace não têm loja virtual própria, eles simplesmente ignoram a importância de ter uma loja própria, esse é o primeiro erro. No marketplace você não consegue fidelizar um cliente, por exemplo."

Claudio Dias
Claudio Dias
CEO da Magis5 e especialista em marketplaces

 

A parte interessante é que algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, oferecem a opção de integração com marketplaces, permitindo que o lojista tenha uma loja virtual própria com a identidade da sua marca, ao mesmo tempo em que aproveita o tráfego de plataformas famosas.

💡Saiba mais: Como integrar sua loja Nuvemshop com o Mercado Livre?

⚙️ Baixe o aplicativo: Magis5

Como aumentar as vendas no Mercado Livre?

Para aumentar as vendas no Mercado Livre, não existe um segredo ou fórmula mágica. Alavancar as vendas no marketplace depende da forma como você vai gerenciar o seu perfil de vendedor e em como vai se relacionar com seus clientes.

Por se tratar de um canal de venda bastante competitivo, você deve estar atento a tudo que pode ser útil para destacá-lo em meio aos seus concorrentes.

Pensando nisso, separamos as principais dicas de como aumentar as vendas no Mercado Livre:

1. Escreva bons títulos

Para entendermos, de uma vez por todas, a importância dos títulos dos anúncios, vamos observar um exemplo prático. Veja o seguinte título:

Captura de tela do Mercado Livre representando as dicas de como aumentar as vendas no Mercado Livre

A única informação do título é “Apple iPhone 12 ” e, embora permita que o público tenha uma ideia do produto, ela não é suficiente.

O ideal é que o título por si só possa contar exatamente o que é oferecido; dessa forma, quando uma pessoa fizer uma busca, não vai precisar ir até a página do produto para saber se ele é interessante ou não.

Se o título do seu produto é pouco informativo, você corre o risco de que os usuários não visitem sua publicação ou, ainda, que a vejam, mas se frustrem rapidamente se não for o que estavam procurando.

Nesse caso, teria sido melhor se o título mencionasse, por exemplo, que o produto está em perfeito estado e vem com todos os acessórios, qual a operadora de telefone correspondente e também algum dado técnico, como a capacidade de espaço de armazenamento disponível.

Como por exemplo:

Captura de tela de exemplo de titulo para aumentar as vendas no mercado livre

💡Saiba mais: Como anunciar um produto no Mercado Livre passo a passo?

2. Capriche na descrição

A descrição é o espaço no qual você deve informar tudo o que puder sobre o produto com o objetivo de atrair um possível comprador. No entanto, ser sincero é fundamental. Caso o item possua alguma característica em particular — como um detalhe de fábrica ou um defeito de uso — deixe isso claro.

Em vez de utilizar uma imagem com texto impresso, é aconselhável usar a opção “Apenas texto” no momento de elaborar a publicação, pois isso vai fazer com que a página carregue mais rapidamente e seja melhor visualizada em dispositivos móveis. Quanto mais simples e claro for o texto, melhor.

Evite também copiar o conteúdo de outras publicações, pois isso vai prejudicar sua conta no site e você poderá ser penalizado.

Veja o exemplo de parte da descrição de produto:

Captura de tela de exemplo de descrição para aumentar as vendas no mercado livre

Além disso, aproveite para baixar o modelo editável de descrição de produto:

📘 Confira o e-book: Exemplo de descrição de produtos e modelos editáveis

3. Tire boas fotos dos seus produtos

A primeira coisa que as pessoas que encontrarem seu produto no Mercado Livre vão ver serão as imagens. Para chamar a atenção e gerar a confiança de que elas necessitam para comprar, é importante tirar fotos de qualidade.

A seguir, veja algumas dicas para que as fotos dos seus produtos sejam agradáveis:

  • Aproveite bem o espaço: certifique-se de que o produto está sendo enquadrado sem cortes e evite incluir outros objetos que atrapalhem a visão;
  • Mantenha a imagem “limpa”: não acrescente bordas, logos ou textos promocionais na foto;
  • Preste atenção à iluminação: utilize fontes de luz branca e um fundo claro. Evite o flash sempre que possível, pois ele gera uma luz muito artificial e reta sobre o produto;
  • Inclua mais de uma foto do mesmo produto: experimente vários ângulos e aproveite para mostrar os detalhes que são mais interessantes;
  • Utilize fotos grandes: para que os compradores do Mercado Livre possam dar zoom, é aconselhável que as imagens tenham, no mínimo, 1200 x 1200 pixels. Se publicar mais de uma foto, assegure-se de que todas possuam o mesmo tamanho;
  • Gerencie seu tempo: é difícil tirar boas fotos se você o faz com pressa ou se esquece de ajustar cada detalhe. Tente se organizar para poder dedicar o tempo necessário a esta tarefa.

Caso não possa investir em equipamentos e comprar uma câmera profissional, aprenda a tirar fotos para o seu e-commerce com o celular:

🎥Veja também: Como tirar fotos profissionais com o celular?

4. Aproveite ao máximo os anúncios de moda

Se estiver publicando produtos de vestuário, especifique as cores, tamanhos e quantidades de cada peça. Assim, os compradores terão mais informações disponíveis (o que vai te poupar de muitas perguntas na hora de vender roupas).

Além disso, procure incluir uma foto para cada variação de cor e descreva as peças o máximo possível, incluindo as medidas, o tipo de textura (se possuem alguma estampa, por exemplo) e os materiais com que foram confeccionadas.

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5. Crie promoções

Sem dúvidas criar promoções é uma ótima estratégia para aumentar as vendas no marketplace. No entanto, toda e qualquer promoção deve ser bem planejada para não comprometer sua margem de lucro. Toda ação promocional deve ser atrativa para o consumidor, mas também rentável para o seu negócio.

Uma das táticas mais eficazes é utilizar a Central de Promoções do Mercado Livre. Além de gerar mais visibilidade para os seus anúncios, essa ferramenta ativa gatilhos mentais no consumidor, impulsionando a conversão, como explica Fabio Ludke:

"Uma das estratégias para vender mais é trabalhar alguns gatilhos com o seu cliente. A Central de Promoções, por exemplo, aumenta a conversão dos seus anúncios, pois os clientes visualizam um preço original riscado e um valor promocional abaixo. Esse efeito gera um senso de urgência e incentiva a compra."

Fabio Ludke
Fabio Ludke
Executivo de vendas e consultor no Ecommerce na Prática

 

6. Ofereça frete grátis

Entregas gratuitas são um grande incentivo para atrair compradores às suas publicações do Mercado Livre. Ao enviar produtos usando o Mercado Envios e oferecer frete grátis, eles têm maior chance de aparecer em destaque no site e com maior visibilidade as suas chances de realizar vendas aumentam.

7. Gere volume de vendas

Conforme um produto for vendendo mais, o Mercado Livre passa a exibi-lo com mais frequência para os visitantes. Isso porque a plataforma entende que aquele item tem mais relevância e maiores chances de ser vendido.

Pensando nisso, é possível otimizar seus anúncios para que eles te ajudem a aumentar o volume de vendas. Por exemplo: se você está vendendo camisetas em diversas cores, crie um anúncio com o título “Camiseta diversas cores” e permita que o cliente possa selecionar a cor que deseja dentro do anúncio.

Fazendo isso, as vendas ficam centralizadas no mesmo anúncio, aumentando, então, a relevância dele. Em consequência disso, ele será exibido em destaque para os usuários que acessarem o site.

8. Anuncie no Mercado Livre Ads

O Mercado Livre Ads é a ferramenta de anúncios do marketplace usada para promover os produtos e aumentar as vendas.

Com a plataforma é possível patrocinar os anúncios para que sejam mostrados em posições mais relevantes dentro do site.

Fabio Ludke explica sobre a importância dos anúncios no Mercado Livre Ads:

"Mercado Livre Ads nada mais é do que uma ferramenta para você otimizar seus anúncios e vender mais. Ele não vai fazer milagre, então se você não tem anúncios bons, se você não tem fotos boas, se você não tem um título otimizado, criar um anúncio dentro do Mercado Livre não vai adiantar muita coisa."

Fabio Ludke
Fabio Ludke
Executivo de vendas e consultor no Ecommerce na Prática

 

9. Ofereça um bom atendimento ao cliente

Por fim, mas não menos importante, devemos pensar no atendimento ao cliente como técnica de venda. Pense que o consumidor na internet tem um leque gigantesco de opções. Quando falamos sobre marketplaces, é preciso ter consciência de que ele pode encontrar produtos semelhantes aos seus com muita facilidade.

Portanto, além do produto, venda também uma experiência positiva. Mantenha uma comunicação cordial com seus clientes e os avise sobre qualquer atualização dos pedidos.

Responda às perguntas feitas pelos compradores o mais rápido possível e de forma clara. Isso vai permitir que eles esclareçam suas dúvidas e se decidam sobre a compra mais rapidamente.

Como funciona o algoritmo do Mercado Livre?

Entender o funcionamento do algoritmo do marketplace pode ajudar a aumentar as vendas no Mercado Livre. Isso porque ele é o responsável por definir a posição dos anúncios dentro da plataforma por meio de vários critérios que determinam quais produtos devem aparecer primeiro nos resultados de busca e na página inicial.

O especialista em e-commerce Fabio Ludke explica sobre o funcionamento do algoritmo no Mercado Livre:

"O algoritmo basicamente é um código, é o que rege o posicionamento dos anúncios, definindo quem vai aparecer quando alguém fizer uma busca ou na home. Você consegue entender alguns aspectos de como ele funciona e otimizar seus anúncios para ser encontrado e ficar bem posicionado."

Fabio Ludke
Fabio Ludke
Executivo de vendas e consultor no Ecommerce na Prática

 

Os principais fatores são:

  • Relevância do anúncio: palavras-chave bem escolhidas no título e na descrição ajudam o produto a ser encontrado com maior facilidade;
  • Histórico de vendas: os vendedores com boas avaliações e alto volume de vendas têm maior destaque;
  • Frete: ofertas com frete rápido e grátis costumam ter desempenho melhor;
  • Atendimento ao cliente: responder dúvidas rapidamente e oferecer suporte melhora a experiência do consumidor e impulsiona a posição;
  • Taxa de conversão: produtos que vendem mais em relação ao número de visitantes conseguem rankear melhor.

Aprendeu como aumentar as vendas no Mercado Livre?

Ao vender no Mercado Livre, anunciar no marketplace não é a única forma de alcançar maior visibilidade entre seus concorrentes. Dedicando tempo e criatividade, é possível fazer com que seus produtos se destaquem e sua presença no site seja mais efetiva.

Vale a pena também criar a sua própria loja virtual para aumentar o alcance da sua marca. A plataforma da Nuvemshop conta com uma integração com o Mercado Livre e permite que você mantenha o seu estoque sincronizado entre os dois canais.

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E, se você ainda não tem uma loja virtual, crie a sua loja grátis com a Nuvemshop e comece a vender pela internet! É prático, seguro e você não precisa de conhecimentos técnicos. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como aumentar as vendas no Mercado Livre

Para vender mais no Mercado Livre é preciso criar anúncios com bons títulos, caprichar na descrição dos produtos, tirar boas fotos, aproveitar ao máximo os anúncios de moda, oferecer frete grátis, criar promoções, anunciar no Mercado Livre Ads, gerar um alto volume de vendas e, por fim, oferecer um bom atendimento ao cliente.

O algoritmo do Mercado Livre é o responsável por definir a posição dos anúncios dentro da plataforma por meio de vários critérios que determinam quais produtos devem aparecer primeiro nos resultados de busca e na página inicial. Os principais são histórico de vendas, relevância do anúncio, taxa de conversão, opções de frete e atendimento ao cliente.

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