Como bombar no Instagram? 13 estratégias eficientes
- As principais dicas de como bombar no Instagram são publicar imagines originais e de qualidade e poste conteúdo engajador para a sua marca ser reconhecida na rede social;
- Buscar fãs em perfis de concorrentes, interagir com os seguidores e publicar conteúdos nos momentos certo são outras dicas de como crescer no Instagram;
- Se você usa a rede social para vender, aproveite para baixar o e-book gratuito de como vender no Instagram, um verdadeiro guia para crescer o seu perfil de forma consistente e lucrativa.
As redes sociais podem ser uma grande vitrine para quem vende pela internet. Todavia, para que isso se concretize, é preciso ter uma estratégia que realmente chame a atenção dos seus seguidores. Mas, com tanta concorrência nas redes sociais, será que você sabe como bombar no Instagram?
Você sabia que o Instagram tem mais de 3,5 bilhões de contas criadas na plataforma? São mais de 72 milhões de contas ativas apenas no Brasil. E você sabia que 80% dos usuários seguem um perfil de empresa? Aí está um bom motivo para começar a investir na sua marca nessa rede social.
Ao longo deste artigo, você vai conferir várias dicas para crescer no Instagram e tornar as suas redes sociais uma referência para os seus seguidores. Vamos descobrir como bombar no Instagram? A seguir, veja um resumo:
- Crie um perfil comercial;
- Publique imagens originais e de qualidade;
- Poste conteúdo engajador para sua marca bombar no Instagram;
- Faça bom uso das hashtags;
- Busque fãs em perfis de concorrentes;
- Interaja com as pessoas;
- Aprenda com outras marcas;
- Publique conteúdo nos momentos certos;
- Tenha um calendário editorial;
- Faça anúncios no Instagram;
- Abuse das novidades no Instagram;
- Esteja em outros canais;
- Use o Instagram Shopping.
Agora, sim, veja as dicas completas para bombar no Instagram:
1. Crie um perfil comercial
A primeira dica de como bombar no Instagram é ter um perfil comercial na rede social. Esse tipo de conta permite que você coloque e-mail e telefone de contato no perfil, além de acompanhar métricas fundamentais para sua estratégia — sobre as quais falaremos mais adiante.
Ao criar esse tipo de conta, lembre-se de colocar o logotipo da sua marca como imagem de perfil, o nome da sua empresa como nome e uma breve descrição sobre seu negócio na bio, para que os novos seguidores possam entender do que se trata.
Além disso, não se esqueça de colocar um link na bio do seu perfil levando para o seu site. Afinal, sem contar os Stories, esse é o único espaço em que a rede social permite a inserção de links clicáveis. Então, aproveite-o!
💡 Saiba mais: Guia completo sobre Instagram comercial
2. Publique imagens originais e de qualidade
O próximo passo do nosso tutorial para bombar no Instagram é prestar atenção às imagens que você vai publicar. Tenha sempre em mente que essa é uma rede social em que o apelo visual é o principal aspecto. Então, use e abuse de fotos e vídeos esteticamente interessantes.
Para isso, certifique-se de que as fotos estão em boa resolução e, se não tiverem sido tiradas por você, de que pode utilizá-las, certo? Isso vale, especialmente, para arquivos de bancos de imagens.
No caso dessas fotos de acervos, procure editá-las e deixá-las com a cara da sua marca. Dessa forma, a identidade visual do seu negócio será respeitada e os seguidores facilmente associarão aquela imagem à sua empresa.
Além disso, seja na hora de fazer ensaios fotográficos ou de editar fotos de bancos de imagens, busque ser original. Em 2018, o Instagram atingiu a marca de um bilhão de contas ativas. Portanto, busque sempre uma forma de destacar seus conteúdos entre tantas coisas ofertadas ao público nessa rede social.
💡 Saiba mais: Dicas de como tirar fotos de produtos para vender Instagram
3. Poste conteúdo engajador para sua marca bombar no Instagram
Além do cuidado com a qualidade das imagens, você deve estar atento aos conteúdos que geram mais engajamento no Instagram. Para isso, observe tendências gerais do mercado, mas também quais postagens no seu perfil costumam ter mais curtidas, comentários e compartilhamentos.
Outro aspecto que pode te ajudar a reconhecer de quais conteúdos seu público mais gosta — e aumenta as chances de melhorar o engajamento — são as pesquisas nos Stories. Aproveite os recursos de enquete e perguntas para saber quais os formatos e assuntos preferidos dos seus seguidores.
💡 Saiba mais:
Já as perguntas nos Stories são caixinhas de texto em que as pessoas dão suas opiniões por escrito. É possível questioná-las sobre que assuntos gostariam que você produzisse conteúdo.
Por fim, outro formato de publicação que costuma chamar a atenção dos usuários são os sorteios. Essa pode ser uma boa forma de conseguir seguidores e aumentar o engajamento na publicação.
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4. Faça bom uso das hashtags
As hashtags são aquelas palavras precedidas pela cerquilha (#) — sim, esse é o nome oficial do “jogo da velha” 😅 — nas redes sociais. Elas servem para indicar assuntos gerais sobre os quais a publicação na qual você as empregou trata.
No Instagram, é possível realizar buscas por hashtags, por isso é uma boa ideia utilizá-las. Existem sites, como o #TagsFinder, que podem te auxiliar na hora de escolher quais são as mais adequadas para o seu conteúdo. Você pode, até mesmo, criar uma hashtag personalizada, mas é legal usar também as mais genéricas, com algum volume de buscas, e que tenham a ver com os interesses da sua persona.
Por fim, saiba utilizar as hashtags com moderação. O Instagram permite que sejam adicionadas 30 por postagem, mas o número recomendado é entre cinco e seis. Além disso, preste atenção a eventuais tags consideradas nocivas pela rede social, como aquelas de conteúdo sensível relacionado a violência ou com conotação sexual, ok?
💡 Saiba mais: O que são hashtags para Instagram e quais as # mais usadas?
5. Busque fãs em perfis de concorrentes para bombar o Instagram
Ter um bom número de seguidores também é um ponto fundamental para quem quer saber como crescer no Instagram. Para isso, uma boa estratégia é seguir pessoas com interesse nos assuntos dos quais você trata.
E onde melhor do que os perfis de seus concorrentes para encontrar esses usuários? Por isso, encontrar e interagir com os seguidores dos seus concorrentes pode ser uma boa maneira para formar sua própria base. Existem algumas ferramentas de automação para Instagram que te ajudam com isso.
Atente-se, apenas, a ter alguns conteúdos já publicados antes de começar com esse tipo de estratégia. Dessa forma, as pessoas que descobrirem seu perfil poderão ver que sua marca tem publicações bonitas e interessantes, o que aumenta as chances de que elas sejam conquistadas por ele.
💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no Instagram em 6 passos
6. Interaja com as pessoas
Como o próprio nome diz, as redes sociais pressupõem o relacionamento entre pessoas. Por isso, para bombar no Instagram, é imprescindível que você interaja com os seguidores da sua marca.
Essa interação pode envolver:
- Curtidas e respostas a comentários em publicações suas;
- Respostas às mensagens que você receber;
- Comentários em publicações de outras pessoas e marcas;
- Reação a Stories de outras pessoas e marcas;
- Compartilhamento de Stories que mencionem seu perfil.
Gerenciar o Instagram dessa forma pode fazer o público perceber sua marca como uma amiga que o está notando e reagindo às suas necessidades e desejos. No futuro, isso pode significar a conquista desse seguidor como um cliente do seu e-commerce.
💡 Saiba mais: Guia ilustrado para responder mensagens no Instagram
7. Aprenda com outras marcas
Outro ponto que você pode usar para bombar no Instagram é fazer um benchmarking, ou seja, observar o que outros perfis com públicos similares ao seu têm feito. Dê uma olhada nos formatos e conteúdos que estão postando e o que as pessoas estão dizendo sobre eles.
Além de ver, você pode utilizar sites como o Webstagram e o Socialblade para ver qual a taxa de engajamento de qualquer perfil público — ou seja, que não seja fechado apenas para seguidores. Desse modo, é possível ter uma noção se as publicações que você observou trazem resultados ou não.
💡 Saiba mais: Como conseguir parcerias no Instagram?
8. Publique conteúdo nos momentos certos
Quando falamos sobre o momento certo, estamos nos referindo a dois aspectos:
- Os assuntos mais falados;
- Os melhores horários para postar no Instagram.
Em relação às tendências, fique atento se há alguma notícia ou novidade relacionada ao seu nicho a que você possa fazer menção em uma postagem. Se você costuma utilizar uma linguagem mais jovial, por exemplo, pode pegar carona nos memes do momento para tornar suas publicações mais divertidas e atrativas.
Sobre os horários, é importante observar quais são os momentos do dia em que seu público costuma estar mais ativo na rede social. Para descobrir essa informação, você pode acessar o Instagram Insights, ferramenta disponível para usuários da conta comercial.
Por meio do Insights, você será capaz de descobrir muitas informações sobre seus seguidores, incluindo os dias e horários de pico. Para saber tudo sobre essa funcionalidade, confira o guia:
💡 Saiba mais: Como conectar o Instagram no Facebook
9. Tenha um calendário editorial
Ter um calendário editorial significa organizar em um documento todas as postagens que você pretende fazer. Isso é importante para que você possa publicar conteúdos que conversem entre si e relacionados a datas comemorativas, por exemplo.
Esse tipo de organização vai permitir que seu perfil no Instagram veicule postagens com mais qualidade, uma vez que cada uma delas terá sido pensada com cuidado. Isso também vai transmitir uma imagem muito mais profissional aos seus seguidores.
E, se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Baixe nosso calendário de conteúdo gratuito para as redes sociais e fique pronto para viralizar no Instagram!
💡 Saiba mais: Métricas do Instagram para acompanhar
10. Faça anúncios no Instagram
É claro que sempre queremos que o Instagram bombe de forma orgânica. Todavia, os anúncios nessa rede social também podem ser aliados na hora de fazer o seu Instagram crescer e se tornar conhecido por mais pessoas.
As publicidades veiculadas por meio do Instagram Ads podem ser fotos, vídeos, carrosséis de imagens e Stories na rede social. Esses conteúdos pagos são exibidos ao público que você segmentar na hora que criar as campanhas. A segmentação pode ser feita de acordo com a localização, informações demográficas e até mesmo interesses das pessoas.
💡 Saiba mais: Segmentação de mercado: o que é e quais as vantagens? [guia]
11. Abuse das novidades no Instagram
O Instagram vive lançando novas funcionalidades — e ainda apresenta essas novidades por meio de rápidos vídeos para os usuários. Um exemplo desse tipo são as Cenas do Instagram, os famosos Reels, uma função que se assemelha aos vídeos curtos do TikTok.
Nesse contexto, perfis que aderem a elas no início são percebidos como antenados. Por isso, aprenda como utilizá-las — para que o trabalho seja bem feito — e comece com os novos formatos!
💡 Saiba mais: Como mudar a letra do Instagram?
12. Esteja em outros canais
Por fim, uma dica que está relacionada a como crescer no Instagram de venda é a de estar em outros canais de comunicação, como YouTube, Pinterest e outras redes sociais — sempre levando em conta em quais deles seu público está presente.
É importante apenas não publicar exatamente o mesmo conteúdo em todos esses lugares. Saiba que cada um deles tem suas particularidades. Portanto, o assunto pode até ser o mesmo, mas o formato deve ser condizente com aquele ambiente, certo?
Além disso, se você usa o Instagram para divulgar sua marca, também é importante ter uma loja virtual própria. Isso porque, vale lembrar que as redes sociais vêm e vão, mas uma loja online sempre estará disponível para os seus clientes.
13. Use o Instagram Shopping
O Instagram Shopping, também conhecido como Compras no Instagram, é uma funcionalidade de compras da rede social que permite a inclusão de etiquetas com os nomes e preços de produtos em publicações, tanto no feed quanto nos Stories. Com ele, você pode marcar produtos no Instagram para agilizar as compras, caso utilize a rede social para vendas.
Além disso, quando você completar nove posts com produtos marcados, poderá colocar o botão comprar agora no seu Instagram. Ele é exibido automaticamente na bio do perfil, ao lado da opção de “Mensagem”.
Pronto para crescer no Instagram?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como bombar no Instagram. Lembre-se apenas de que, mesmo que você aplique todas essas ações ao seu perfil, pode levar um tempo até que consiga observar os primeiros resultados.
Caso você não saiba, a Nuvemshop oferece integração com o Instagram Shopping, permitindo que lojistas transformem posts e Stories em vendas diretas, aumentando a visibilidade dos produtos. Com a Nuvemshop, seu catálogo de produtos é sincronizado automaticamente entre a loja virtual e o Instagram, economizando tempo e esforço.
Além disso, a plataforma oferece ferramentas como catálogo de produtos, respostas rápidas e etiquetas para categorizar contatos, simplificando a gestão e melhorando a eficiência das vendas.
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