Estratégias de branding para e-commerce com especialistas

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Estratégias de branding para e-commerce com especialistas
Pontos principais do artigo:
  • Branding para e-commerce envolve a construção da identidade da marca, sendo importante para gerar conexão com o público, fortalecer a reputação e diferenciar-se da concorrência;
  • Para fazer branding no e-commerce é necessário realizar algumas etapas, como conhecer seu público, determinar o posicionamento, definir o tom de voz, criar a identidade visual e definir um diferencial competitivo;
  • Dando os primeiros passos na construção do branding do seu e-commerce? Então, aproveite para assistir as aulas gratuitas do curso branding para empreendedores!

Aplicar estratégias de branding para e-commerce pode ser o que falta para aumentar a popularidade da sua loja virtual.

Isso porque, com um planejamento correto e um posicionamento de marca coerente com seus princípios e valores, você consegue criar um diferencial competitivo para o seu negócio.

Como resultado, mais clientes serão impactados pelas suas ações e o seu faturamento tende a crescer consideravelmente.

Por isso, neste artigo, montamos um guia completo sobre como fazer branding no e-commerce. Continue a leitura para aprender, com especialistas, como destacar sua loja online em um cenário digital cada vez mais concorrido!

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Por que o branding no e-commerce é importante?

Apesar do que você possa pensar, o e-commerce não é apenas sobre vendas. Na verdade, trata-se de projetar sua marca para o mercado digital.

Hoje, tudo o que conhecemos e amamos nos produtos que usamos é devido à marca, afinal, esse é o elo que conecta empresas e clientes. Nesse sentido, o branding é fundamental para todas as empresas que querem ser reconhecidas online.

Ele é uma grande oportunidade para mostrar aos clientes quem você é e o que você representa. Basicamente, é uma excelente chance para ser honesto e aberto sobre a imagem que a sua marca quer passar para o mundo.

Além disso, os consumidores se apaixonam por ótimos produtos, no entanto, mais importante do que isso, apaixonam-se por ótimas marcas. Desse modo, se o seu produto/serviço não for representado por uma marca forte e relacionável, seus clientes podem ter dificuldades para se conectar com o seu negócio.

No curso de branding para empreendedores, Mylena Gama, head de Comunicação e Marca na Nuvemshop, explica que a estratégia de branding tem como objetivo principal criar uma conexão emocional com o público e tornar o produto memorável.

Além disso, a especialista afirma que o branding para e-commerce vai além da criação de logotipo e identidade visual, já que abrange posicionamento, comunicação e temas abordados pela marca.

“Branding para e-commerce é um trabalho de gestão de marca que tem como principal objetivo criar uma relação afetiva com seu público-alvo. A estratégia permite que a sua marca seja lembrada, percebida, consumida e também indicada pelo seu público.”

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Como fazer branding para meu e-commerce?

Agora que você sabe o que é branding e qual a sua importância para uma loja virtual, confira, abaixo, algumas dicas para criar uma estratégia eficiente para o seu negócio. Veja:

1. Conheça seu público-alvo

Para começar, é fundamental saber quem é o seu cliente. Afinal, todos os elementos de sua marca giram em torno das pessoas que estão comprando seus produtos. Além disso, seus consumidores servem como a base de qualquer estratégia de branding de sucesso.

Faça uma análise de mercado e descubra os gostos do seu público-alvo, como também as necessidades do seu segmento. Para isso, faça algumas perguntas-chave, como:

  • Quem são meus clientes (faixa etária, gênero, características demográficas)?
  • Que tipo de solução eles buscam no mercado?
  • Quais são os seus valores, interesses e hobbies?
  • Quais redes sociais ou plataformas eles utilizam com frequência?
  • São influenciados por opiniões de amigos, influenciadores digitais ou avaliações online?

Com esse conhecimento, você pode antecipar as necessidades dos compradores e criar mensagens que falem diretamente com eles, alcançando-os nas plataformas certas com a solução que eles precisam.

2. Escolha o nome da sua marca

Lembre-se: marca é o que as pessoas falam sobre o seu negócio e também o que o diferencia dos concorrentes.

Trata-se, portanto, de um elemento muito importante do branding que precisa ser elaborado com cuidado. Sendo assim, ao escolher o nome da sua marca, certifique-se de que ele seja:

  • Curto;
  • Fácil de memorizar;
  • Fácil de pronunciar e escrever;
  • Relacionado ao seu produto ou serviço.

Por exemplo, não há necessidade de colocar a palavra “roupa” caso você atue no segmento de moda, mas procure refletir a sua proposta de alguma maneira. Isso vai ajudar as pessoas a entenderem o que você tem a oferecer e procurarem mais informações a respeito.

Para facilitar o processo, use o Gerador de nomes da Nuvemshop, nele você pode acessar milhares de opções criativas à sua disposição. Experimente agora, é grátis!

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3. Determine o posicionamento do seu e-commerce

Outro recurso poderoso para o branding do seu e-commerce é o Brand Statement ou, em tradução livre, posicionamento de marca. Em poucas palavras, trata-se de como a sua marca é apresentada para o mercado.

Definir esse elemento requer uma reflexão profunda, mas é necessário tanto para ajudar as pessoas a entenderem a sua marca quanto para identificar quais iniciativas de marketing são relevantes. Tente responder a essas perguntas:

  • Quem é a sua marca?
  • O que ela oferece?
  • Quais suas características mais marcantes?
  • O que a diferencia da concorrência?
  • Quem é o seu público?

Depois, reúna essas questões em algumas linhas e as deixe em um local visível do seu espaço de trabalho. Essa ideia “macro” é essencial para orientar o negócio no dia a dia e reforçar o seu posicionamento diante do público.

Na palestra sobre branding apresentada pela Nuvemshop no Fórum E-commerce Brasil, Guta Tomalsquim, CEO da Purplemetrics, destaca que uma empresa focada em construir uma estratégia de branding de qualidade, consequentemente, acaba oferecendo algo mais significativo para o público do que apenas o produto em si.

"Quando uma empresa se preocupa com branding, você entende que ela percebe que está entregando um valor pras pessoas que vai muito além do produto."

Guta Tomalsquim
Guta Tomalsquim
CEO da Purplemetrics

 

4. Defina o tom de voz

O tom de voz de uma marca é a forma como sua empresa “se expressa” em diferentes canais e tipos de comunicação.

É importante garantir que todas as interações com o público sejam consistentes e reflitam sua identidade, seja em postagens nas redes sociais ou no atendimento ao cliente.

Para começar, você precisa garantir um tom de voz alinhado com a personalidade da marca. Para se guiar nessa construção, faça perguntas como:

  • Sua comunicação deve ser formal ou mais leve e descontraída?
  • A marca transmite seriedade ou busca ser mais divertida e acessível?
  • O relacionamento com o cliente é amigável e próximo ou profissional e objetivo?

Ah, lembre-se de levar em consideração o perfil do seu público-alvo para elaborar o tom de voz. Afinal, é com ele que você vai se comunicar, então entenda como ele se comunica no dia a dia e tente aproximar a linguagem da marca com a realidade do público.

💡Saiba mais: Brand persona: como personificar os valores da sua marca?

5. Crie a identidade visual

A identidade visual de um e-commerce nada mais é do que a escolha das cores, logotipos e estilos que traduzem a personalidade da sua marca e permitem que ela seja reconhecida pelos clientes.

Para criar a identidade visual você pode:

  • Escolher uma paleta de cores capaz de criar associações diretas com a marca;
  • Desenvolver um logotipo simples e alinhado com o estilo da empresa;
  • Definir fontes que transmitem a personalidade da loja;
  • Criar um manual de identidade visual para instruir e padronizar o uso.

Se não sabe por onde começar, saiba que é possível criar um logotipo profissional em minutos. A ferramenta Criador de logos da Nuvemshop te ajuda a encontrar o design perfeito para sua marca. É grátis!

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6. Defina visão, missão e valores

Independentemente de contar ou não com um plano de marketing, o ideal é incorporar três de seus elementos já na hora de começar o branding do seu e-commerce: a visão, a missão e os valores que serão levados adiante.

Vamos ver o que é cada uma dessas coisas:

Missão

A missão é, basicamente, o impacto que você deseja causar no mundo: para o que a sua empresa existe? Deve ser o seu objetivo maior, que será priorizado em relação a todas as metas e continuará o mesmo ainda que, no futuro, seus produtos ou serviços mudem.

Visão

A visão é um pouco mais prática e precisa ser atualizada no decorrer do tempo. Basicamente, refere-se a onde você quer chegar. Pode ser em um prazo de cinco, dez anos, não importa — desde que seja sempre acompanhada com os KPIs certos e usada para tomar as decisões de negócio.

Valores

Por fim, os valores são todos os princípios éticos e comportamentais a serem incorporados nos procedimentos e nas atitudes dos funcionários. Compõem a cultura da sua empresa e fazem toda a diferença no modo como ela será construída.

7. Crie um diferencial competitivo

Após definir tudo o que está relacionado à composição da sua marca, é hora de entender o que fazer para manter-se diferente dos concorrentes e conquistar os clientes.

O que você pode fazer em seu produto ou serviço para torná-lo original? Quais adaptações permitiriam que seu e-commerce inovasse e, ao mesmo tempo, mantivesse a proposta do posicionamento de marca?

Analise as últimas mudanças e as próximas tendências do seu ramo de atuação e antecipe-se. Pergunte-se como levar a sua missão adiante e explore públicos diferenciados, saindo do óbvio. São detalhes como esses que podem tornar sua marca a favorita dos consumidores.

💡 Saiba mais: Diferencial competitivo: dicas para destacar o seu negócio

8. Esteja focado em criar uma boa experiência para os clientes

As experiências dos seus clientes são definidas pelo o que eles veem, sentem e ouvem, então, seu foco deve estar 100% neles. Isso porque uma ótima experiência para o consumidor faz com que eles se sintam bem.

De modo geral, eles gostam de saber que são parte de algo maior do que eles mesmos. Então, faça isso e personalize seu atendimento por meio das informações coletadas no primeiro momento de pesquisa sobre o público-alvo.

Exemplo de estratégia de branding para e-commerce

Colocando o passo a passo anterior em prática, montamos um exemplo simples de estratégia de branding para um e-commerce de roupas:

  • Público-alvo: mulheres de 25 a 40 anos, urbanas, preocupadas com sustentabilidade. Preferem peças confortáveis, versáteis e de alta qualidade para o dia a dia;
  • Nome da marca: Nova Moda (nome curto, fácil de lembrar e que transmite a ideia de novidade);
  • Posicionamento: “Somos a escolha perfeita para quem busca unir estilo, conforto e sustentabilidade. Nosso propósito é oferecer moda que respeita o planeta.”;
  • Missão, visão e valores: democratizar a moda sustentável; ser referência em moda consciente no Brasil até 2030; sustentabilidade, inclusão, transparência e empatia;
  • Diferencial competitivo: produção sob demanda para evitar desperdício; uso de materiais de alta qualidade que garantem conforto; comunicação transparente com informações detalhadas sobre o impacto ambiental das peças;
  • Atendimento ao cliente: atendimento personalizado com sugestões baseadas no histórico do cliente; respostas rápidas nas redes sociais; entrega com embalagens sustentáveis; tom de voz acessível.

Métricas de branding para e-commerce

As métricas de branding mostram como uma marca é percebida pelo público, elas ajudam a entender as interações dos clientes durante a jornada de compra: desde a descoberta até a decisão.

Guta Tomalsquim destacou que é importante compreender toda a jornada para definir as métricas de branding: identificar como o público reage nas redes sociais, recomendações que podem surgir em sua loja e demais indicadores relacionados ao comportamento de compra ajudam nesta etapa.

"O ideal é você entender como o cliente compra e aí você vai mapeando as métricas que, no meio do caminho, vão ajudando ele a comprar."

Guta Tomalsquim
Guta Tomalsquim
CEO da Purplemetrics

 

Entre as métricas mais usadas pelas lojas, temos:

  • Engajamento: acompanhar curtidas, reações, comentários e demais interações nas redes sociais;
  • Respostas: mensagens enviadas por e-mail ou SAC da loja;
  • Programas de indicação: cupons ou clientes conquistados por recomendações.

Isabela Cerqueira, CEO da Good Vibres, explica o programa de indicação da empresa, que transformou recomendações orgânicas em uma estratégia incentivada. Para isso, a marca começou a gerar mais conteúdo em diferentes plataformas, sempre em tom amigável e próximo.

As métricas usadas para medir o sucesso incluem compartilhamentos, respostas a conteúdos e feedbacks diretos, extraídos tanto das redes sociais quanto de outras ferramentas de comunicação da marca.

“A gente gerou muito mais conteúdo em todas as formas de comunicação que a gente tem com o cliente: — E aí quantas vezes você já recomendou a Good Vibres para uma amiga sua? Já pensou em ganhar dinheiro com isso? E aí a gente vê a quantidade de compartilhamentos e a quantidade de pessoas que responderam esses conteúdos.”

"A gente gerou muito mais conteúdo em todas as formas de comunicação que a gente tem com o cliente: — E aí quantas vezes você já recomendou a Good Vibres para uma amiga sua? Já pensou em ganhar dinheiro com isso? E aí a gente vê a quantidade de compartilhamentos e a quantidade de pessoas que responderam esses conteúdos."

Isabela Cerqueira
Isabela Cerqueira
CEO e fundadora da Good Vibres

 

E-commerces que são exemplo em branding

Confira, a seguir, dois e-commerces de sucesso que são exemplos de estratégias de branding e se inspire:

Aff The Hype

A Aff The Hype se define como uma “marca autoral que cria produtos ranzinzas para pessoas bem-humoradas (e vice-versa).” A empresa se destaca como exemplo em branding por sua personalidade marcante em todas suas comunicações.

A essência da marca é ousada, divertida, cheia de atitude e até um pouco debochada. E é por meio dessa personalidade única que consegue se identificar com o público e abordar diversos tipos de assuntos em suas redes sociais.

O grande destaque da Aff The Hype, sem dúvidas, é a personagem Adênia, que é praticamente o rosto da marca. Ela traduz a personalidade da empresa de maneira direta e ainda adiciona uma pitada de humor (e muita sinceridade) nas publicações.

Captura de tela da Aff The Hype, exemplo em branding para e-commerce

El Gato Store

A El Gato Store foi criada para atender a demanda de fantasias para o Carnaval, mas rapidamente ganhou destaque por fornecer peças criativas e únicas. A marca tem uma essência vibrante, jovem e marcante, alinhada ao público-alvo do negócio.

Além disso, a El Gato Store tem seu diferencial competitivo na sua tabela de medidas que vai do P ao XG. Assim, a empresa reforça seu compromisso com a diversidade e inclusão.

O e-commerce também tem grande presença nas redes sociais, onde expressa a identidade da marca em publicações autênticas e com um toque de humor.

Captura de tela da El Gato Store, exemplo em branding para e-commerce

Entendeu como fazer branding para e-commerce?

Agora que você já sabe como criar uma estratégia de branding no seu e-commerce, não tem desculpas para não promover a sua marca. Coloque nossas dicas em prática e invista no crescimento da sua empresa.

E, se você quer tornar seu negócio ainda mais reconhecido, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? Monte sua loja e comece a vender hoje mesmo, é prático, seguro e não precisa de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre branding para e-commerce

Branding para e-commerce é a criação de uma conexão emocional com o público com o objetivo de tornar sua marca memorável. A estratégia abrange a criação do posicionamento da empresa, da comunicação, do diferencial competitivo e da identidade visual de forma harmônica e coerente.

Para citar uma estratégia de branding no e-commerce você precisa conhecer seu público, escolher o nome da marca, determinar o posicionamento, definir o tom de voz, criar a identidade visual, definir visão, missão e valores, criar um diferencial competitivo e focar no atendimento ao cliente

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