Como fazer banners para e-commerce de graça? [guia]

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Imagem mostrando um banner outdoor representando um banner para e-commerce.
Pontos principais do artigo:
  • O banner para e-commerce serve para transmitir as mensagens e criar uma experiência visual envolvente para o cliente;
  • Para criar um banner, é necessário caprichar no visual, usar textos objetivos, combinar imagens de qualidade e caprichar na escolha de cores;
  • Se você vende pela internet, com o Criador de banner da Nuvemshop, você pode criar um banner digital de forma gratuita e utilizá-lo em seu site para atrair clientes.

Nas lojas físicas, os cartazes servem para chamar a atenção dos clientes para ofertas e novas coleções, certo? Nas lojas virtuais, a lógica é a mesma, só que a função dos cartazes é assumida pelos banners para e-commerce.

Investir na criação desses materiais é importante para comunicar ofertas, novidades e informações importantes logo na primeira visita do cliente ao site. Entretanto, sabemos que, muitas vezes, não há orçamento para contratar um designer profissional para criar as artes do seu negócio.

Por isso, ao longo deste artigo, vamos apresentar cinco sites de banners para criar designs de forma simples e gratuita. Dessa forma, você mesmo vai ser capaz de produzir materiais de alta qualidade para sua loja virtual.

E, se você ainda não tem um e-commerce para promover seus banners, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop agora mesmo:

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Qual é a função do banner para e-commerce?

A função de um banner para e-commerce é transmitir as mensagens e criar uma experiência visual envolvente para o cliente. É por meio da combinação inteligente entre imagem e texto que você consegue convencer o cliente a tomar determinada ação ao acessar a loja.

Os modelos mais usados em sites de venda são os banners promocionais e informativos. Eles costumam aparecer na página inicial, preferencialmente no topo, carregando títulos chamativos e CTAscall-to-action ou chamadas para ação, em português — com a intenção de levar o usuário a uma página específica.

Outra função dos banners no e-commerce é divulgar produtos e serviços. Sabe quando você entra em um site e vê um grande destaque para uma superliquidação ou desconto imperdível?

Esse impacto visual imediato desperta o desejo de compra — e é exatamente isso que um banner bem planejado pode fazer pelo seu negócio.

Antes de seguir a leitura, aproveite para ver o vídeo sobre como criar um banner para loja virtual:

Tipos de banners para loja virtual

A respeito do design, existem diversos tipos de banners para sites e-commerce. Não há uma regra clara sobre qual usar, isso vai depender do layout da sua loja virtual.

De qualquer forma, é importante que você conheça os modelos disponíveis e as funções mais utilizadas pelos empreendedores nos banners para e-commerce. Assim, fica mais fácil escolher os que fazem sentido com o seu site.

Portanto, confira, os principais tipos de banners para e-commerce:

Banner promocional

O banner horizontal promocional é o mais utilizado no e-commerce. Por ter um formato largo, é possível explorar seu espaço usando bons elementos visuais e títulos chamativos.

É bastante comum vê-los na página inicial com informações que guiam o cliente para a decisão de compra, como: produtos em promoção, cupons de desconto etc.

A loja Me.Mo, por exemplo, utilizou o banner promocional para mostrar os benefícios da promoção de desconto progressivo:

Captura de tela do banner para e-commerce promocional loja Me.Mo

Banner de lançamento

Os banners de lançamento são opções efetivas para apresentar ao cliente novas coleções, criando antecipação e gerando interesse.

Ou seja, seu objetivo principal é apresentar as novidades, chamando atenção para produtos inéditos e seus principais diferenciais. Assim, os clientes se sentem atraídos para conhecer mais sobre o lançamento.

Observe o exemplo da loja Calma São Paulo, que usou o banner para apresentar sua nova coleção, Cruzeiro:

Captura de tela do banner para e-commerce de lançamento loja Calma

Gostou da escolha do banner na loja virtual Calma? Então, aproveite para conferir a participação de Adrien Gingold e Kelly Kim, fundadores da marca, no podcast “Segue a Linha”, o podcast oficial da Nuvemshop Next, sobre visual merchandising.

🎙️ Ouça o podcast: Visual Merchandising: os segredos de uma loja virtual atraente, com Calma São Paulo, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts

Banner de anúncio

Como o próprio nome diz, o banner de anúncio é uma opção muito usada nas lojas virtuais para anunciar uma vantagem que pode ser atrativa para o cliente.

Muitas vezes, esse tipo de banner para e-commerce é criado para divulgar eventos especiais, como datas comemorativas ou vendas sazonais, por exemplo.

A loja Midas Touch investiu na criação de um banner para divulgar o frete grátis para as regiões Sul e Sudeste, o que pode ser atrativo para grande parte do público-alvo da marca:

Captura de tela do banner para e-commerce de anuncio loja Midas Touch

Banner de condição de pagamento

Outro tipo de banner muito utilizado no e-commerce é aquele que informa sobre condições especiais de pagamento. Ele ajuda a destacar formas facilitadas de compra, como parcelamento sem juros, descontos para pagamentos no Pix, cashback e outros benefícios.

A estratégia por trás desse tipo de banner é destacar essas condições ainda na jornada de compra, antes mesmo de o cliente chegar ao checkout. Dessa forma, ele já visualiza os benefícios oferecidos e se sente mais incentivado a finalizar a compra.

A loja Rubinella, por exemplo, mostra que as compras podem ser realizadas em até 6x sem juros:

Captura de tela do banner para e-commerce de condição especial loja Rubinella

💡Saiba mais: O que é banner rotativo e como usar em sua loja virtual?

Como criar um banner para e-commerce?

Agora que você já sabe quais são os tipos de banner para e-commerce, confira o passo a passo para criar os seus:

1. Capriche no visual

A primeira dica é fundamental para a criação de um bom banner para e-commerce: capriche no visual. Lembre-se de que um dos principais objetivos do banner é gerar impacto visual e você só vai conseguir fazer isso com um bom senso de estética e qualidade.

Evite banners com muitas informações, imagens e textos desalinhados, fotos com baixa qualidade e quaisquer outros elementos que possam deixá-lo com uma aparência ruim.

2. Atente-se ao tamanho

Garanta que os banners de sua loja virtual não atrapalhem a navegação do seu site. Crie seus materiais considerando as dimensões ideias. Assim, você não compromete o layout do seu site e evita que ele fique visualmente poluído.

Confira várias opções de tamanho de banner para loja virtual:

  • Banner horizontal médio: 300×250 pixels
  • Banner horizontal grande: 336×280 pixels
  • Banner horizontal principal (topo da página): 728×90 pixels
  • Banner quadrado: 720×615 pixels

3. Use textos objetivos

Dê preferência para textos curtos e objetivos na hora de criar seus banners. Grandes quantidades de palavras podem fazer com que o usuário desista de ler a mensagem.

O ideal é que você use os banners para inserir mensagens curtas e CTAs incentivando o visitante a realizar alguma ação específica como: conferir um produto, obter um cupom, comprar um item em promoção etc.

4. Utilize imagens de qualidade

Use suas melhores imagens para dar destaque aos banners em sua loja virtual. Por ficarem visíveis na página inicial, eles permitem que você mostre seus produtos e a identidade visual da sua marca da melhor forma possível.

Em dúvida sobre como tirar boas fotos para sua loja online? Confira o e-book gratuito sobre como tirar fotos de produtos:

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5. Preste atenção nas cores

Seja fiel à sua paleta de cores na hora de criar os banners. Lembre-se de que eles precisam fazer sentido com o restante da página.

Dessa forma, você terá um layout em harmonia, o que irá oferecer uma experiência visual positiva.

Caso ainda não tenha definido uma paleta de cores para sua loja virtual, aproveite para criar uma grátis agora mesmo:

👉 Ferramenta grátis: Gerador de paleta de cores

6. Garanta que o layout seja responsivo

Considerando que a maioria dos usuários utilizam seus smartphones para navegar pela internet, é importante garantir que seus banners funcionem bem em todos os dispositivos.

Para isso, conte com um design responsivo. Dessa forma, sua página consegue manter a qualidade da navegação independentemente do aparelho usado para acessá-la.

Lojas Nuvemshop, por exemplo, já são pré-configuradas com layout responsivo. Assim, os clientes podem acessá-las facilmente de qualquer lugar.

Aproveite para criar sua loja virtual grátis e comece a vender hoje mesmo:

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7. Atualize os banners com frequência

Como vimos nos exemplos, o ideal é que você use os banners como ferramenta de comunicação e marketing. Pensando nisso, atualize-os com frequência para que seus clientes sempre tenham acesso às novidades da sua marca.

Essa também é uma forma de mostrar que sua empresa está constantemente trabalhando para surpreender o seu público.

Ferramentas para criar banner para e-commerce

Agora que você já sabe tudo o que precisa para criar um banner, confira ferramentas que vão te ajudar a fazer os melhores para o seu e-commerce:

1. Criador de banners da Nuvemshop

O Criador de banners da Nuvemshop é uma ferramenta gratuita que ajuda você a criar banners personalizados em poucos passos.

Para usá-la, basta selecionar uma imagem, editar o texto, ajustar as dimensões e, em segundos, fazer o download do banner em alta resolução.

Captura de tela da ferramenta da Nuvemshop para criar banner para e commerce

Experimente agora mesmo e crie seus próprios layouts em poucos minutos sem precisar de conhecimentos técnicos:

👉 Ferramenta grátis: Criador de banner

2. Canva

O Canva é um dos editores online mais famosos. Ele conta com versão web e também com aplicativo para smartphone. Ambos podem ser utilizados de forma gratuita, sendo necessário apenas fazer um cadastro.

A ferramenta disponibiliza modelos editáveis de vários tamanhos, além de contar com um banco de imagens próprio. Algumas das fotos e ícones são de uso livre, enquanto outros só podem ser utilizados por quem assina o Canva Pro — que custa R$ 290 por ano.

Por ser muito fácil de mexer e permitir o carregamento de imagens próprias, o Canva é um dos editores online preferidos dos designers amadores. O passo a passo para sua utilização se dá por:

  1. Login;
  2. Escolha do template a ser utilizado (se será banner para loja, Story do Instagram etc.);
  3. Edição de fotos, fontes e tamanhos;
  4. Download da imagem em png.

Captura de tela da ferramenta Canva para criar banner para e commerce

Suas artes ficam salvas na pasta “Todos os seus designs” e podem ser editadas novamente sempre que você acessar o site ou o app.

3. Adobe Express

Da mesma forma que a primeira ferramenta, o Adobe Express oferece vários templates e imagens de uso gratuito. Seu funcionamento segue a mesma lógica, porém o trunfo está na possibilidade de integração com outros programas da Adobe.

Captura de tela da ferramenta Adobe Express para criar banner para e commerce

Além disso, o Spark permite o carregamento da identidade visual da sua marca, como logo, cores e tipografia. Dessa forma, quando for criar um banner para sua loja virtual, você terá acesso a esses elementos caso queira aplicá-los às suas artes.

Por fim, esse editor possui uma funcionalidade de sugestão de outros layouts. Com um clique, você pode alterar a posição dos elementos no banner que você estiver criando sem que ele fique desconfigurado. Assim, você pode testar outras opções sem precisar refazer todo o trabalho manualmente.

4. Venngage

Originalmente um editor online para infográficos, a Venngage também possui modelos com os quais criar banner para site e artes para redes sociais.

Captura de tela da ferramenta Venngage para criar banner para e commerce

Assim como as opções anteriores, possui um acervo gratuito de imagens e ícones para serem utilizados livremente, em conjunto com as fotos que você carregar ao editor. O diferencial dessa opção é a quantidade de ícones disponíveis na biblioteca: são mais de 40 mil.

Além disso, no primeiro acesso, a Venngage faz rápidas perguntas e pede que você selecione os layouts de que mais gostou. Desse modo, o algoritmo consegue oferecer os templates mais parecidos com seu gosto ou com a identidade da sua marca.

5. BannerSnack

Outra opção para criar banners gratuitos para sua loja virtual é o BannerSnack. Assim como as ferramentas anteriores, essa oferece templates e permite a utilização de fotos de seu acervo.

Captura de tela da ferramenta Banner Snack para criar banner para e commerce

Uma funcionalidade exclusiva desse editor é a geração de um jogo de banners. Isso significa que, a partir do primeiro que você criar, é possível gerar variações de tamanhos e layouts com os mesmos textos e imagens.

Além disso, ele permite a edição da imagem em camadas separadas — ou seja, a possibilidade de mexer apenas em alguns elementos da arte, sem que o resto seja alterado, ou a composição de imagens mais complexas.

Ao contrário dos anteriores, a versão gratuita do BannerSnack limita a criação a apenas dez banners. Para mais, é necessário contratar o serviço completo, que vai de US$ 7 a US$ 36 mensais.

6. Photopea

Por fim, Photopea é o editor com uma cara um pouco diferente dos outros apresentados até aqui. Seu visual se assemelha ao do Photoshop — o programa de edição de imagens pago da Adobe —, porém ele é grátis e totalmente online.

Captura de tela da ferramenta Photopea para criar banner para e commerce

Seu forte não são os modelos prontos, mas a possibilidade de edições mais avançadas. Essa ferramenta aceita arquivos nos formatos .psd, .xd, .sketch e .raw, tornando-se uma boa alternativa quando você já tem uma arte pronta em algum desses formatos e precisa apenas fazer uma pequena alteração.

Se você já tem alguma experiência com edição de imagens, essa é uma boa forma para criar os banners da sua loja virtual com mais funcionalidades e com a edição em camadas. Ele funciona como se fosse mesmo um Photoshop grátis.

Pronto para criar banners para seu e-commerce?

Esperamos que, entre as opções de ferramentas que apresentamos, você encontre a mais adequada para criar seu banner grátis.

Em geral, o Criador de banners da Nuvemshop é o mais indicado para iniciantes, mas nada impede que você teste cada uma delas e entenda qual a melhor para o seu negócio — e para suas habilidades gráficas.

E, caso esteja em busca de uma plataforma de e-commerce, que tal criar uma loja grátis na Nuvemshop? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre banner para e-commerce

O primeiro passo para criar banners do zero para e-commerce é definir o objetivo: divulgar promoções, destacar produtos ou reforçar a identidade da marca. Com isso em mente, escolha um tamanho adequado para o site e utilize imagens de alta qualidade para garantir um visual profissional. Antes de começar, lembre-se de que as cores e fontes devem estar alinhadas à identidade visual da loja, criando uma experiência visual coerente. Da mesma forma, o texto precisa ser direto e persuasivo, transmitindo a mensagem de forma clara e objetiva. Além disso, um botão de chamada para ação (CTA), como “Compre agora” ou “Aproveite a oferta”, incentiva a conversão.

A melhor ferramenta para fazer banners para lojas virtuais é o Criador de banners da Nuvemshop, que é gratuito e muito fácil de usar. Mas você também pode utilizar o Canva, Adobe Express, Venngage, BannerSnack ou Photopea.

Os tipos mais comuns de banners são: promocional, de lançamento, de anúncio e de condição especial.

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