Como criar um canal de YouTube: guia completo
Pontos principais do artigo:
- Para criar um canal no YouTube, em primeiro lugar, faça login ou crie uma conta no YouTube. Depois clique no ícone do perfil e selecione “Criar um canal”. Em seguida, personalize o nome, foto de perfil e arte de capa e faça o upload do seu primeiro vídeo;
- Criar um canal no YouTube pode oferecer uma variedade de benefícios e oportunidades. Primeiro, que é uma plataforma para você expressar sua criatividade. Além disso, o canal tem uma audiência global enorme, permitindo que seu conteúdo seja visto por pessoas ao redor do mundo;
- Por fim, criar conteúdo para o YouTube pode ajudá-lo a desenvolver habilidades em edição de vídeo, narrativa, marketing digital e muito mais.
Uma das grandes dificuldades de quem começa a empreender diz respeito a como se destacar no mercado e fazer com que o cliente compre os seus produtos ou serviços. É por esse motivo que muitas pessoas procuram saber como criar um canal no YouTube.
Afinal, os vídeos permitem que o engajamento do público seja, muitas vezes, maior do que em outras redes sociais. Dependendo da sua estratégia com o canal, você pode gravar mídias para divulgar a sua empresa e produtos ou também para educar os clientes com tutoriais, por exemplo.
Então, quer aprender como criar um canal de Youtube e ganhar dinheiro com o canal? Continue com a leitura do conteúdo e descubra tudo sobre o assunto. Vamos lá?
Por que criar um canal no YouTube?
De acordo com dados divulgados pelo Think With Google, o brasileiro passa 4h30 por dia em frente a uma televisão. Desse tempo, 1h47 é dedicado a jogar videogame, assistir a vídeos no YouTube ou acessar programas de streaming de vídeos, como a Netflix.
Dessa forma fica fácil perceber que os brasileiros estão cada vez mais presentes no YouTube, o que coloca o país na posição de segundo maior mercado mundial na plataforma em horas de vídeo assistidas: são cerca de 98 milhões de pessoas conectadas.
💡Saiba mais: YouTube: saiba tudo sobre a maior plataforma de vídeos do mundo
Por isso, se você está começando um negócio e quer se destacar da concorrência, criar um canal no YouTube pode ser uma boa estratégia.
Isso porque a sua marca poderá ter maior visibilidade, principalmente para usuários que tenham interesse nos assuntos abordados em seu perfil. Ou seja, as chances de atrair clientes que estejam realmente interessados em sua solução são maiores.
💡Saiba mais: O que é vídeo marketing e como utilizá-lo a favor do seu negócio?
Como criar um canal no YouTube?
Existem duas maneiras de criar um canal no YouTube: pelo celular ou pelo desktop. O passo a passo para ambas as opções é o mesmo, então vamos explorá-lo a seguir.
Resumidamente, o guia para criar um canal no YouTube é:
- Faça login ou crie uma conta no YouTube;
- Clique no ícone do perfil e selecione “Criar um canal”;
- Personalize o nome, foto de perfil e arte de capa;
- Adicione informações e links relevantes na seção “Sobre”.
- Faça o upload do seu primeiro vídeo;
- Configure as configurações do canal, como privacidade e monetização;
- Promova seu canal em redes sociais e interaja com outros criadores;
- Mantenha uma programação consistente de upload de vídeos.
Agora, vamos nos aprofundar em cada um desses tópicos. Confira:
1. Crie uma conta Google e faça login na rede social
Se você decidiu criar um canal no YouTube para a sua empresa, é preciso ter uma conta no Google. Para isso, acesse o site da rede social e clique em “Fazer login”, localizado no canto direito da tela.
Em seguida, preencha os campos requeridos com a sua conta pessoal ou corporativa, caso você já tenha uma. Caso ainda não tenha um e-mail do Google, assim que abrir a tela para login, basta clicar em “Criar conta” e seguir as instruções.
2. Crie o seu canal
Depois de logar na rede social, clique em sua foto perfil no canto superior direito da tela. Se você não tiver uma imagem, aparecerá um círculo com as primeiras letras de seu nome. Em seguida, selecione a opção “Crie um canal”:
3. Inclua as informações básicas da conta
No passo seguinte, inclua informações como o seu nome, caso o seu objetivo seja criar um canal pessoal, ou os dados da sua empresa, para um canal corporativo. Além disso, selecione uma foto de perfil.
Por último, clique na opção “Criar”, no fim da tela. Pronto: o seu canal está no ar!
Como personalizar um canal de YouTube?
Com o canal de YouTube criado, agora chegou a hora de personalizá-lo com as suas informações pessoais ou da sua marca. Para isso, siga os passos:
Clique no botão “Personalizar o canal”
Para começar a personalizar o seu canal, clique no botão “Personalizar o canal”, no canto superior direito da tela.
Em seguida, comece a preencher as informações do seu canal, como layout, branding e informações básicas da conta. Vamos nos aprofundar em cada tópico a seguir:
Altere o layout
Aqui, você pode adicionar um trailer para introduzir o tema do seu canal. Em outras palavras, é um vídeo que fica em destaque na página inicial do seu perfil.
💡Saiba mais: Guia de como fazer vídeos para o YouTube
Alinhe o branding
Nessa seção, você pode editar a imagem do perfil, inserir marca d’água em seus vídeos e alterar o banner do canal. Caso queira uma ajuda para essa último tópico, baixe gratuitamente modelos editáveis de banner de YouTube, material desenvolvido pela Nuvemshop:
Defina informações básicas
Por fim, defina as informações básicas do seu canal, como descrição — isto é, qual é o objetivo do seu perfil — idioma, URL, links e dados de contato. Nesse tópico você também pode alterar o seu nome na rede social.
Como ter um canal no YouTube de sucesso?
Com o seu canal de YouTube criado, chegou a hora de começar a divulgar o seu trabalho. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você começar. Confira:
1. Escolha um assunto
Defina um assunto principal para o seu canal. Se você vende roupas online, por exemplo, procure explorar tudo sobre o tema: tendências do mercado, review dos seus produtos, tutoriais de moda etc. Evite mudar de tema a cada vídeo ou mesmo durante um conteúdo.
💡 Saiba mais: O que são tags para YouTube?
2. Faça pesquisas de palavra-chave
Utilize ferramentas como o Google Trends ou o Planejador de palavras-chave do Google para saber quais são os assuntos mais procurados no momento sobre o seu nicho de atuação. Tendo essa lista em mãos, procure fazer vídeos sobre o tema.
💡Saiba mais: O que é SEO para YouTube e como colocar em prática?
3. Publique com regularidade
Defina uma periodicidade de publicação para o seu canal. Isso é importante para engajar o seu público.
Uma sugestão é ter um calendário de publicações e informar a sua audiência sobre dias e horários de atividade em seu perfil.
💡 Saiba mais: Como usar o estúdio de criação do YouTube para decolar seu canal
4. Analise os seus resultados
Acompanhe os dados no YouTube Analytics para entender melhor o seu público e otimizar o seu conteúdo para aumentar o engajamento com o seu canal.
💡Saiba mais: Como vender no YouTube?
Pronto para criar o seu canal no YouTube?
Aprendeu como criar o seu canal no Youtube? Esperamos que as nossas dicas ajudem você a divulgar melhor o seu negócio e se destacar da concorrência.
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